Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Crônicas 24-25

Joás reconstrói o templo

24 Joás tinha sete anos quando começou a reinar, e governou quarenta anos em Jerusalém. A mãe de Joás era Zíbia, de Berseba. Durante toda a vida do sacerdote Joiada, Joás fez o que agrada ao SENHOR. Joiada lhe conseguiu duas mulheres e teve filhos e filhas com elas.

Algum tempo depois, Joás decidiu restaurar o templo do SENHOR. Reuniu os sacerdotes e os levitas e lhes disse:

—Vão às cidades de Judá e coletem de todos os israelitas o dinheiro necessário para reparar cada ano o templo de Deus. Façam isso imediatamente.

Mas os levitas tardaram em fazê-lo, portanto Joás chamou o sumo sacerdote Joiada e lhe disse:

—Por que não fez que os levitas fossem a Judá e Jerusalém para recolher a contribuição que Moisés, servo do SENHOR, impôs sobre a congregação de Israel para a Tenda da Aliança?

(A perversa Atalia e seus seguidores haviam entrado no templo de Deus e haviam retirado todos os artigos sagrados do templo do SENHOR para usá-los na adoração de Baal.)

Então o rei mandou fazer uma arca e ordenou que fosse colocada na parte de fora, junto da porta do templo do SENHOR. Depois fez anunciar por todo Judá e Jerusalém para fazerem chegar ao SENHOR a contribuição que Moisés, servo de Deus, tinha ordenado aos israelitas no deserto. 10 Todos os chefes e o povo levaram com gosto sua contribuição e a depositaram na arca até enchê-la. 11 Os levitas faziam chegar a arca aos ministros do rei para que a examinassem. Quando viam que tinha muito dinheiro, vinha o arquivista real do rei e um funcionário escolhido pelo sumo sacerdote e esvaziavam a arca e voltavam a colocá-la no seu lugar. Faziam isto diariamente e dessa forma recolheram muito dinheiro. 12 Joás e Joiada davam então o dinheiro aos que dirigiam as obras do templo do SENHOR. Estes, por sua vez, contratavam os pedreiros, carpinteiros e as pessoas que trabalhavam com o bronze e o ferro, para reparar o templo do SENHOR.

13 Os que dirigiam as obras cumpriram bem seu trabalho e o fizeram de tal maneira que o templo ficou reparado conforme aos planos originais e em muito bom estado. 14 Quando acabaram, levaram ao rei e a Joiada o dinheiro restante. Com esse dinheiro eles mandaram fazer utensílios para o serviço do templo do SENHOR, tanto para o culto como para os sacrifícios que devem ser queimados completamente, e colheres e outros artigos de ouro e prata.

Enquanto viveu Joiada, foram oferecidos continuamente no templo do SENHOR os sacrifícios que devem ser queimados completamente. 15 Joiada envelheceu e morreu muito ancião, aos cento e trinta anos. 16 O sepultaram na Cidade de Davi com os reis porque tinha servido bem a Israel, a Deus e ao templo.

17 Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá foram apresentar-se perante o rei e lhe renderam homenagem. Ele se deixou aconselhar por eles, 18 e então abandonaram o templo do SENHOR, Deus dos seus antepassados, e começaram a adorar as imagens de Aserá e de outros ídolos. Por causa desse pecado, Deus irritou-se muito com Judá e com Jerusalém. 19 Então o SENHOR enviou profetas para fazer que o povo voltasse a ele, mas o povo não quis dar ouvidos a eles.

20 O Espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se pôs de pé diante do povo em um lugar elevado e disse a mensagem de Deus:

—Por que desobedeceram aos mandamentos do SENHOR? Assim vocês não prosperarão. Já que vocês têm abandonado ao SENHOR, ele também irá abandonar vocês.

21 Mas eles fizeram planos para matar Zacarias. Eles o mataram atirando pedras nele. Isto aconteceu no pátio do templo do SENHOR por ordem do rei. 22 Joás não levou em conta que Joiada, o pai de Zacarias, tinha sido fiel a ele: o rei matou o filho dele. Zacarias, enquanto morria, disse:

—Que o SENHOR veja isto e faça justiça!

23 Por volta de um ano o exército sírio invadiu Judá e Jerusalém. Mataram os principais dentre o povo e enviaram todo o despojo ao rei de Damasco. 24 Os sírios tinham chegado com um pequeno exército, mas o SENHOR deu a eles a vitória sobre o exército de Joás, que era muito numeroso. Isso aconteceu porque tinham abandonado ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. Este foi o castigo bem merecido que Joás sofreu. 25 Os sírios se retiraram e deixaram Joás gravemente ferido. Os ministros de Joás conspiraram contra ele e o mataram em sua própria cama pelo que havia feito ao filho do sacerdote Joiada. Depois o sepultaram na Cidade de Davi, mas não no túmulo real.

26 Os que realizavam o complô contra Joás foram o amonita Zabade, filho de Simeate, e o moabita Jeozabade, filho de Sinrite. 27 Quanto aos filhos de Joás, as profecias famosas pronunciadas contra eles, e a restauração do templo de Deus, tudo isso está escrito em O comentário do livro dos reis. Seu filho Amazias reinou no seu lugar.

Amazias, rei de Judá

25 Amazias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou vinte e nove anos em Jerusalém. A mãe de Amazias era Jeoadã, de Jerusalém. Amazias fez o que agradava ao SENHOR, embora não com todo o coração. Quando Amazias se firmou no controle do seu reino, matou os oficiais que tinham assassinado o seu pai. Mas não matou os filhos dos que mataram o seu pai, seguindo assim o ensino do Livro da Lei de Moisés. O SENHOR deu a ordem na lei de Moisés: “Os pais não devem ser mortos pelos crimes que fizeram os seus filhos, e os filhos não devem ser mortos pelos crimes que fizeram os seus pais. Cada um deve ser morto pelo seu próprio pecado”.(A)

Amazias reuniu os da tribo de Judá e os reorganizou segundo suas famílias com chefes de 1.000 e de 100 soldados. Depois fez um censo de todos os homens de vinte anos para cima. Como resultado percebeu que Judá e Benjamim tinham 300.000 homens aptos para a guerra, capazes de usar lança e escudo. Amazias contratou também 100.000 soldados corajosos de Israel por 3.300 quilos[a] de prata. Mas um homem de Deus foi e disse:

—Sua Majestade, não deixe que o exército de Israel vá com você porque o SENHOR não está com Israel, nem com esse povo de Efraim. Agora bem, se decidir ir assim mesmo, pode ficar pronto para a briga, mas Deus o fará cair na frente dos seus inimigos, porque Deus é quem ajuda ou faz cair na batalha.

Então Amazias perguntou ao homem de Deus:

—Mas então, como recupero os 3.300 quilos de prata que paguei ao exército de Israel?

E o homem de Deus lhe respondeu:

—O SENHOR tem e pode lhe dar muito mais.

10 Amazias então separou suas tropas das de Efraim e fez voltar a estas últimas para suas casas. Os de Efraim se enfureceram muito com Judá e voltaram muito irritados para suas casas.

11 Amazias se encheu de coragem e levou seu exército até o vale de Sal em Edom e matou 10.000 homens de Seir[b]. 12 Os de Judá também capturaram outros 10.000 homens e os levaram para cima de um monte rochoso de onde os empurraram ao precipício. Todos morreram destroçados contra as rochas.

13 Enquanto isso, o exército dos israelitas que Amazias tinha feito voltar para as suas casas e não havia levado com ele à guerra, começaram a saquear as cidades de Judá, desde Samaria até Bete-Horom, mataram 3.000 pessoas e levaram muito despojo.

14 Depois que Amazias voltou de derrotar os edomitas, trouxe os deuses deles e os adotou como seus deuses, os adorou e lhes queimou incenso. 15 O SENHOR se irritou muito com ele e mandou um profeta que disse a ele:

—Por que segue os deuses de uma nação da qual eles mesmos não puderam livrá-los das suas mãos?

16 Mas o rei o interrompeu e disse:

—Quem o nomeou conselheiro real? Deixe de falar se não quer que o matem.

O profeta deixou de insistir, mas disse:

—Eu sei que Deus tem decidido destruí-lo porque fez isso e não seguiu meu conselho.

17 Então Amazias, rei de Judá, pediu conselho e mandou mensageiros a Joás, rei de Israel, que era filho de Jeoacaz e neto de Jeú. Na mensagem o desafiava a enfrentá-lo. 18 Jeoás, rei de Israel, mandou esta resposta a Amazias, rei de Judá:

—No Líbano o espinheiro mandou esta mensagem ao cedro: “Entregue a sua filha para que se case com o meu filho”, mas passou um animal selvagem e esmagou o espinheiro. 19 Você está muito orgulhoso por ter derrotado os edomitas, mas é melhor que fique em casa e não arranje problemas. Vale a pena buscar problemas e cair não só você mas todo o povo de Judá com você?

20 Amazias não obedeceu ao aviso de Jeoás, porque Deus tinha decidido assim, já que seu propósito era entregá-lo a Israel por ter seguido os deuses de Edom. 21 Então Jeoás, rei de Israel, lutou contra Amazias, rei de Judá. Eles se enfrentaram no povoado de Bete-Semes, em Judá. 22 Israel derrotou Judá e os homens de Judá fugiram para suas casas. 23 Em Bete-Semes, Jeoás, rei de Israel, prendeu Amazias, rei de Judá, filho de Joás e neto de Acazias. Jeoás capturou Amazias e o levou para Jerusalém. Ali ele fez abrir uma brecha de cento e oitenta metros[c] no muro de Jerusalém desde a porta de Efraim até a porta da Esquina. 24 Então Jeoás levou todo o ouro, a prata e os objetos do templo de Deus que estavam ao cuidado de Obede-Edom. Ele levou também os tesouros que estavam na casa do rei e fez prisioneiros. Depois ele voltou para Samaria.

25 Amazias filho de Joás, rei de Judá, viveu quinze anos depois da morte de Jeoás, rei de Israel, filho de Jeoacaz. 26 Todas as coisas que fez Amazias, do princípio ao fim, estão escritos em O livro dos reis de Judá e de Israel. 27 Desde o momento em que Amazias deixou de seguir ao SENHOR, o povo conspirou contra Amazias em Jerusalém. Então ele fugiu para Láquis. Mesmo assim os seus inimigos foram até lá e o mataram. 28 O seu corpo foi levado para Jerusalém sobre cavalos e foi sepultado junto com os seus antepassados, na Cidade de Davi.

Romanos 12

Ofereçam suas vidas a Cristo

12 Irmãos, Deus mostrou por nós uma grande misericórdia. Por isso, peço-lhes que ofereçam a ele as suas vidas em sacrifício,[a] isto é, um sacrifício vivo, puro e que lhe seja agradável. Esta é a maneira espiritual de vocês o adorarem. Não sejam mais moldados por este mundo mas, pela nova maneira de vocês pensarem, vivam uma vida diferente. Então vão descobrir a vontade de Deus, isto é, o que é bom, agradável a ele, e perfeito.

Pelo encargo que Deus na sua bondade me deu, digo a cada um que está entre vocês: não pense de si mesmo achando que é melhor que os demais. Ao contrário, pense de maneira modesta, de acordo com a medida de fé que Deus repartiu a cada um. Todos nós temos um corpo que tem muitas partes e cada parte tem uma função diferente. Da mesma maneira nós, embora sejamos muitos, somos todos um corpo em Cristo. Somos todos partes deste corpo e cada parte pertence a todas as outras partes. Deus deu a cada um de nós diferentes dons espirituais. Se alguém tem o dom de profetizar, então que use esse dom com a fé que tem. Se alguém tem o dom de servir, que sirva. Se alguém tem o dom de ensinar, que ensine. Se alguém tem o dom de encorajar os outros, que os encoraje. Se alguém tem alguma coisa para contribuir para com os outros, que o faça generosamente. Se alguém tem o dom de presidir, que o faça com dedicação. Se alguém tem o dom de praticar misericórdia para com os outros, que a pratique com alegria.

O amor de vocês deve ser sincero. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem. 10 Amem uns aos outros com carinho de irmãos. Cada um de vocês dê mais honra ao seu irmão do que a si mesmo. 11 Não sejam preguiçosos quando deveriam estar trabalhando para o Senhor. Mas sejam fervorosos de espírito ao servi-lo. 12 Alegrem-se na esperança que têm. Tenham paciência nas dificuldades e orem em todas as ocasiões. 13 Repartam o que vocês possuem com o povo de Deus[b] que tem necessidades. Procurem receber e hospedar nas suas casas as pessoas do povo de Deus que estão viajando.

14 Peçam que Deus abençoe aqueles que fazem o mal a vocês. Peçam bênçãos para eles e não os amaldiçoem. 15 Participem da alegria dos que estão alegres e da tristeza dos que estão tristes. 16 Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas se façam amigos daqueles que não parecem ser importantes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

17 Não paguem o mal com o mal. Procurem fazer o que todos acham que é bom. 18 Façam o possível, até onde depender de vocês, para viverem em paz com todos. 19 Queridos irmãos, não se vinguem daqueles que lhes fazem mal. Mas deixem que Deus, na sua fúria, os castigue. Como dizem as Escrituras:

“A vingança é minha;
    eu retribuirei”,
    diz o Senhor.(A)

20 Pelo contrário:

“Se o seu inimigo tiver fome, dê algo para ele comer;
    se ele tiver sede, dê algo para ele beber.
Porque assim fará com que ele sinta vergonha”[c].(B)

21 Não permita que o mal vença a você, mas vença o mal fazendo o bem.

Salmos 22:19-31

19 SENHOR, não me deixe sozinho!
    O Senhor é a minha força,
    venha me ajudar depressa!
20 Salve-me da morte,
    salve a minha vida destes cães.
21 Salve-me da boca do leão, e dos chifres dos touros.
    E o Senhor ouviu a minha oração!

22 Contarei ao meu povo o que fez,
    no meio da assembleia cantarei os seus louvores.
23 Louvem o SENHOR, todos aqueles que o temem.
    Deem-lhe toda a glória, todos os descendentes de Jacó.
    Respeitem-no, todos os descendentes de Israel.
24 Porque ele nunca se esquece dos pobres que estão sofrendo.
    Nem se envergonha deles.
Quando o procuram, ele não se esconde
    e quando o chamam, ele responde.

25 O SENHOR é a razão porque canto louvores no meio da grande assembleia.
    No meio daqueles que o adoram
    cumprirei as promessas que lhe fiz.
26 Todos os pobres,
    venham comer até ficarem satisfeitos.[a]
Aqueles que buscam o SENHOR,
    irão adorá-lo e viverão para sempre.
27 Que todas as nações
    se lembrem do SENHOR e voltem para ele.
Que todas as nações
    se ajoelhem diante dele e o adorem.
28 Porque o SENHOR é rei,
    ele reina sobre todas as nações.
29 Todos os fortes da terra, adorem-no,
    ajoelhem-se diante dele, todos os que estão prestes a morrer
    e os que já não têm vida.
30 Os nossos filhos servirão ao Senhor
    e os que ainda não nasceram ouvirão falar dele.
31 Cada geração contará aos seus filhos
    tudo o que o Senhor fez.

Provérbios 20:8-10

Quando o rei se senta no tribunal,
    ele deve olhar e discernir o mal.

Quem poderá dizer: “O meu coração está limpo,
    não tenho nenhum pecado”?
10 O SENHOR detesta
    quem utiliza pesos falsos e medidas desonestas.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International