The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NRSVUE. Switch to the NRSVUE to read along with the audio.
12 Dessa forma foi como ficou estabelecido os turnos dos porteiros, tanto dos chefes como dos seus parentes, para que fizessem seus trabalhos no templo do SENHOR. 13 A guarda de cada porta foi feita por sorteio entre todas as famílias, e a todas se tratou por igual.
14 A Selemias coube por sorteio a entrada oriental; ao seu filho Zacarias, conselheiro inteligente, coube a entrada norte. 15 A Obede-Edom coube a entrada sul, e aos seus filhos, a guarda do depósito. 16 A Supim e a Hosa coube a entrada de Salequete, ao oeste, no caminho da subida.
Cada família tinha seus guardas posicionados na entrada que lhes foi designada: 17 na entrada oriental havia seis levitas de guarda todos os dias; tanto na entrada norte como na entrada sul havia quatro levitas todos os dias; na entrada do depósito havia dois. 18 Na parte ocidental havia dois guardas na entrada e quatro no caminho. 19 Assim foram divididos os porteiros descendentes de Coré e descendentes de Merari.
Os tesoureiros e outros oficiais
20 Os outros levitas estavam encarregados de cuidar dos tesouros do templo de Deus, das ofertas e objetos sagrados. 21 Ladã era da família de Gérson, e Jeiel era um dos chefes de família entre os vários grupos de Ladã. 22 Os filhos de Jeiel eram Zetã e Joel. Eles estavam encarregados dos tesouros do templo do SENHOR.
23 Também haviam homens encarregados de certas tarefas, os quais procediam das famílias de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 24 Moisés foi o pai de Gérson e Gérson foi o pai de Sebuel. Sebuel era o chefe dos oficiais encarregados dos tesouros do templo.
25 Seus parentes em linha direta por parte de Eliézer foram: Reabias, Isaías, Jeorão, Zicri e Selomote. 26 Selomote e seus familiares estavam encarregados de cuidar das ofertas que faziam o rei Davi, os comandantes de 1.000 e 100 homens e os comandantes do exército. 27 Eles tiravam esses presentes dos despojos que conseguiam em suas batalhas. Esses presentes eram para fazer a manutenção do templo do SENHOR. 28 Selomote e seus parentes cuidavam de todos os tesouros que haviam consagrado ao vidente Samuel; a Saul, filho de Quis; a Abner, filho de Ner; e a Joabe, filho de Zeruia.
29 Dos descendentes de Isar estavam Quenanias e seus filhos. Eles estavam encarregados dos assuntos de fora do templo como oficiais e juízes de Israel.
30 Da família de Hebrom estavam Hasabias e seus familiares. Eram ao todo 1.700 homens muito capazes. Eles estavam encarregados de supervisionar Israel no trabalho do SENHOR e no serviço do rei ao oeste do rio Jordão. 31 Jerias era o chefe dos descendentes de Hebrom, assim como aparece nos registros das famílias. No ano quarenta do governo de Davi foi feita uma investigação nos registros das famílias e foi descoberto que havia muitos homens capazes em Jazer-de-Gileade. 32 Jerias tinha 2.700 parentes que eram homens muito capazes e chefes de famílias. O rei Davi os nomeou como chefes das famílias de Rúben, de Gade e da metade da tribo de Manassés. Esses 2.700 homens ficaram encarregados de todos os assuntos de Deus e do rei.
As divisões militares de Davi
27 Esta é a lista dos israelitas que eram chefes de família, comandantes de 1.000 e de 100 homens e oficiais que estavam ao serviço do rei nos assuntos relacionados com as divisões militares. Cada divisão tinha 24.000 homens e prestavam serviço ao rei em turnos mensais durante todo o ano:
2 Jasobeão, filho de Zabdiel, estava encarregado da primeira divisão de 24.000 homens durante o primeiro mês. 3 Ele era descendente de Perez e era o comandante-chefe de todos os oficiais do exército que faziam seu turno no primeiro mês.
4 Dodai, descendente de Aoí, era o encarregado da divisão de 24.000 homens que prestavam serviço durante o segundo mês. Miclote era o comandante-chefe desta divisão.
5 Benaia, filho do sumo sacerdote Joiada, era o chefe da terceira divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no terceiro mês. 6 Benaia era um dos guerreiros e chefe do grupo dos trinta; seu filho Amisabade supervisionava esta divisão.
7 Asael, irmão de Joabe, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no quarto mês. O sucedeu seu filho Zebadias.
8 Samute, descendente de Izra, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no quinto mês.
9 Ira, filho de Iques, o tecoíta, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no sexto mês.
10 Helez, o pelonita, descendente de Efraim, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no sétimo mês.
11 Sibecai, de Husá, descendente de Zerá, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no oitavo mês.
12 Abiezer, de Anatote, descendente de Benjamim, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no nono mês.
13 Maarai, de Netofate, descendente de Zera, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no décimo mês.
14 Benaia, de Piratom, descendente de Efraim, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no décimo primeiro mês.
15 Heldai, de Netofate, descendente de Otoniel, era o comandante da divisão de 24.000 homens que fazia seu turno no décimo segundo mês.
16 Esta é a lista dos chefes das tribos de Israel:
Eliézer, filho de Zicri, da tribo de Rúben;
Sefatias, filho de Maaca, de Simeão;
17 Hasabias, filho de Quemuel, da tribo de Levi;
Zadoque, da tribo de Arão;
18 Eliú, irmão de Davi, da tribo de Judá;
Onri, filho de Micael, da tribo de Issacar;
19 Ismaías, filho de Obadias, da tribo de Zebulom;
Jeremote, filho de Azriel, da tribo de Naftali;
20 Oseias, filho de Azazias, da tribo de Efraim;
Joel, filho de Pedaías, da metade da tribo de Manassés;
21 Ido, filho de Zacarias, da outra metade da tribo de Manassés em Gileade;
Jaasiel, filho de Abner, da tribo de Benjamim.
22 Azareel, filho de Jeroão, da tribo de Dã.
Todos eles eram os chefes das tribos de Israel.
23 Davi não contou no censo os menores de vinte anos porque o SENHOR tinha prometido que o povo de Israel seria tão numeroso como as estrelas do céu. 24 Joabe, filho de Zeruia, tinha começado o censo mas não pôde terminá-lo. Israel recebeu um castigo de Deus devido a este censo e por isso esses dados não aparecem nas Crônicas do rei Davi.
Os administradores do rei
25 Azmavete, filho de Adiel, era o tesoureiro do rei.
Jônatas, filho de Uzias, estava encarregado dos depósitos do campo, dos povos, das cidades e das fortalezas.
26 Ezri, filho de Quelube, estava encarregado dos agricultores que cultivavam a terra.
27 Simei, da família de Ramate, estava encarregado das vinhas. Zabdi, da família de Sifá, estava encarregado de armazenar o vinho nas garrafas.
28 Baal-Hanã, da família de Gederá, estava encarregado das oliveiras e das florestas de figueiras silvestres que ficam nas planícies de Judá. Joás estava encarregado da produção de azeite de oliva.
29 Sitrai, de Sarom, estava encarregado do gado que pastava em Sarom, e Safate, filho de Adlai, era o encarregado do gado que pastoreava nos vales.
30 Obil, o ismaelita, estava encarregado dos camelos. Jedias, de Meronote, estava encarregado dos burros.
31 Jaziz, o hagareno, estava encarregado dos rebanhos de ovelhas.
Todos eles eram os administradores dos bens do rei Davi.
32 Jônatas, tio de Davi, trabalhava como um dos principais acessores do rei. Jônatas era um homem muito inteligente, sábio e com muita educação e conhecimento. Jeiel, filho de Hacmoni, era responsável pelo cuidado dos filhos do rei.
33 Aitofel era outro acessor do rei. Husai, o arquita, era homem de confiança do rei. 34 Depois de Aitofel seguiam no comando Abiatar e Joiada, filho de Benaia. Joabe era o comandante-chefe do exército do rei.
As promessas de Deus são recebidas pela fé
13 Não foi por obedecer à lei que Abraão e seus descendentes receberam a promessa de que eles iriam herdar o mundo. Mas sim porque Deus, por causa da fé que Abraão tinha, o declarou justo. 14 Pois, se fosse possível receber a promessa de Deus por obediência à lei, não seria preciso a fé. E a promessa perderia todo o seu valor, 15 porque a lei provoca a ira de Deus quando as pessoas a ela não obedecem. Mas onde não há lei, não há nada para se desobedecer.
16 Assim, a promessa de Deus é dada pela fé, como oferta gratuita. Se essa promessa é gratuita, ela vale para todos os descendentes de Abraão. Não é somente para os que vivem sob a lei de Moisés, mas também para os que têm uma fé como a de Abraão. Ele é o pai de todos nós. 17 Como dizem as Escrituras: “Eu constituí você pai de muitas nações”(A). Ele é o nosso pai perante Deus. Abraão teve fé em Deus, o Deus que dá vida aos mortos e que faz existir o que não existe.
18 Não havia esperança alguma de Abraão vir a ter filhos, mas ele teve fé em Deus e continuou a esperar. Por isso veio a ser o pai de muitas nações. Conforme Deus lhe tinha dito: “Você vai ter muitos descendentes”(B). 19 Abraão, com quase cem anos, era velho demais para poder ter filhos; além disso, Sara era estéril e não podia tê-los. Abraão sabia tudo isso, mas a sua fé não diminuiu. 20 Ele nunca duvidou de que Deus pudesse cumprir a sua promessa, nunca perdeu a fé. Pelo contrário, a sua fé ficou mais forte e ele deu louvores a Deus. 21 Abraão tinha a certeza de que Deus tem o poder de fazer aquilo que promete. 22 Assim, “Deus o aceitou como justo”(C). 23 Estas palavras (“Deus o aceitou como justo”), não foram somente escritas para o benefício de Abraão, 24 mas também foram escritas para nós. Deus também nos aceita porque cremos naquele que ressuscitou da morte a Jesus Cristo, nosso Senhor. 25 Jesus foi entregue para ser morto por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado para que Deus pudesse nos declarar justos.
Justos diante de Deus
5 Portanto, desde que pela fé fomos declarados justos perante Deus,[a] temos paz[b] com ele por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. 2 Através dele, pela fé, também pudemos entrar na graça de Deus, na qual agora nos encontramos. Portanto nos alegramos por causa da esperança que temos de participar da glória de Deus. 3 Além disso, até nos nossos sofrimentos nos alegramos, porque sabemos que o sofrimento produz a paciência; 4 a paciência produz caráter; e o caráter produz a esperança. 5 A esperança não nos decepciona, pois Deus derramou o seu amor para encher os nossos corações por meio do Espírito Santo que nos foi dado.
A maldade dos seres humanos
Ao diretor do coro. Salmo de Davi.
1 O insensato diz no seu coração:
“Não preciso levar em conta a Deus na minha vida”.
As suas ações são corruptas e detestáveis.
Não há nenhum deles que faça o bem.
2 Do alto do céu, o SENHOR olhou para os seres humanos,
para ver se havia alguém sábio,
alguém que procurasse por Deus.
3 Mas todos tinham se afastado de Deus
tornando-se perversos.
Não havia ninguém que fizesse o bem.
Ninguém!
4 Será que os maus nunca aprendem?
Eles devoram o meu povo como se fosse pão,
e nunca procuram o SENHOR!
5 Os que fazem o mal ficarão cheios de terror
quando Deus os castigar,
porque Deus está sempre do lado dos justos.
6 Os maus tentam sempre frustrar os planos dos necessitados,
mas o SENHOR é a sua proteção.
7 Que a salvação de Israel
venha daquele que habita no monte Sião!
Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo,
Jacó será feliz,
e Israel será alegre!
17 Quem ajuda os pobres, empresta ao SENHOR,
e será recompensado por ele.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International