Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the EHV. Switch to the EHV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Números 4-5

O trabalho dos levitas

O SENHOR disse a Moisés e a Aarão:

—Façam um censo dos coatitas que estão entre os levitas, por clãs e famílias; que tenham entre trinta e cinquenta anos de idade, e sejam aptos para o trabalho na Tenda do Encontro. O trabalho dos coatitas na Tenda do Encontro será o de transportar as coisas mais sagradas.

—Quando o acampamento tiver que ser mudado de lugar, Aarão e os seus filhos deverão entrar na tenda e tirar a cortina da entrada. Depois cobrirão a arca da aliança com ela, e colocarão em cima uma cobertura de couro[a]. Depois estenderão um pano roxo sobre ela e colocarão nela as varas para transportá-la, e estenderão também um pano roxo sobre a mesa da presença e colocarão nela os pratos, as colheres, as taças e as jarras para as ofertas de vinho. O pão da oferta permanente estará também ali. Estenderão um pano vermelho sobre isto, cobrirão a mesa com uma cobertura de couro e depois colocarão nela as varas para transportá-la.

—Depois tomarão um pano roxo e cobrirão com ele o candelabro, suas lâmpadas, os alicates, os apagadores e todas as jarras de azeite utilizadas na lâmpada. 10 Então colocarão isto e o seu equipamento numa cobertura de couro e colocarão tudo isso sobre umas varas para ser carregado. 11 Também estenderão um pano roxo sobre o altar de ouro, o cobrirão com uma cobertura de couro e colocarão nele as varas para transportá-lo.

12 —Depois terão que tomar todas as peças do equipamento usado para servir no lugar sagrado. As colocarão num pano roxo, as cobrirão com couro e depois as colocarão sobre as suas varas para serem carregadas.

13 —Em seguida, deverão limpar as cinzas do altar e estender um pano roxo sobre ele. 14 Depois colocarão sobre o altar todos os utensílios usados no serviço, ou seja os alicates, os garfos, as pás, e as taças, todo o equipamento do altar. Sobre ele deverão estender uma cobertura de couro e, então, pôr tudo isso sobre as suas varas para ser carregado.

15 —Aarão e os seus filhos terminarão de cobrir todo o equipamento sagrado e todos os objetos sagrados. Quando o acampamento estiver pronto para ser trasladado, então os coatitas poderão vir para transportar tudo isso. Mas eles não deverão tocar nas coisas sagradas, para que não morram. Os coatitas carregarão as coisas da Tenda do Encontro.

16 —Eleazar, filho do sacerdote Aarão, estará encarregado do azeite para a lâmpada, do incenso aromático, da oferta diária de cereal[b] e do azeite de consagração. Ele também será responsável pela Tenda Sagrada e por tudo o que há nela. Será responsável pelas coisas sagradas e seus utensílios.

17 Então o SENHOR disse a Moisés e a Aarão:

18 —Não deixem que nenhum dos clãs dos coatitas seja separado[c] dos levitas. 19 Eles deverão fazer o seguinte para que não morram ao tocar nas coisas mais sagradas: Aarão e os seus filhos entrarão e ensinarão a cada um deles o trabalho que devem fazer e o que eles têm que transportar. 20 Os coatitas não devem entrar para olhar as coisas sagradas, nem sequer por um instante, senão morrerão.

21 O SENHOR disse a Moisés:

22 —Faça também um censo dos gersonitas, por famílias e por clãs. 23 Conte os que tenham entre trinta e cinquenta anos de idade, ou seja todos os que sejam aptos para trabalhar na Tenda do Encontro.

24 —O trabalho dos gersonitas consistirá em empacotar e transportar as coisas. 25 Eles transportarão as cortinas da Tenda Sagrada, a Tenda do Encontro e a sua cobertura de dentro, assim como a cobertura de couro que esteja em cima dela. Também transportarão a cortina da entrada da Tenda do Encontro. 26 Eles devem transportar também as cortinas do pátio, a armação da entrada da porta do pátio que rodeia a Tenda Sagrada e o altar, suas cordas e todos os seus utensílios e acessórios necessários para fazer seu trabalho. 27 Aarão e os seus filhos supervisarão todo o trabalho dos gersonitas, tudo o que mudarem de lugar e empacotarem. Eles serão responsáveis por cuidar de tudo o que trasladarem. 28 Esse é o trabalho dos gersonitas na Tenda do Encontro. Farão isto sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão.

29 —Também faça um censo dos meraritas, por clãs e famílias. 30 Conte os que tenham entre trinta e cinquenta anos de idade, ou seja todos os que sejam aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. 31 No que diz respeito ao seu trabalho na Tenda do Encontro, eles transportarão as tábuas da Tenda Sagrada, suas travessas, colunas e bases. 32 Também as colunas do pátio ao redor, as suas bases, estacas e cordas, todo seu equipamento. Faça uma lista por nome de tudo o que eles têm que cuidar e transportar. 33 Esse é o trabalho dos meraritas em relação à Tenda do Encontro. Façam isso sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão.

34 Moisés, Aarão e os chefes da comunidade fizeram o censo dos coatitas por seus clãs e famílias. 35 Contaram todos os homens entre trinta e cinquenta anos de idade, ou seja todos os aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. 36 O resultado do censo por clãs foi de 2.750 homens. 37 Esses foram os homens dos clãs coatitas aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. Moisés e Aarão os contaram conforme o SENHOR ordenou a Moisés.

38 Foi feito também o censo dos gersonitas por clãs e famílias. 39 Foram contados todos os homens entre trinta e cinquenta anos de idade, ou seja todos os aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. 40 O resultado do censo por clãs foi de 2.630. 41 Esses foram os homens dos clãs gersonitas aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. Moisés e Aarão os contaram conforme o SENHOR ordenou a Moisés.

42 Foi feito também o censo dos meraritas por clãs e famílias. 43 Contaram todos os homens entre trinta e cinquenta anos de idade, ou seja todos os aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. 44 O resultado do censo por clãs foi de 3.200. 45 Esses foram os homens dos clãs meraritas aptos para trabalhar na Tenda do Encontro. Moisés e Aarão os contaram conforme o SENHOR ordenou a Moisés.

46 Assim pois, Moisés, Aarão e os chefes da comunidade fizeram o censo de todos os levitas por clãs e famílias. 47 Contaram todos os homens entre trinta e cinquenta anos de idade, ou seja todos os aptos para trabalhar, manusear e transportar tudo da Tenda do Encontro. 48 O total deste censo foi de 8.580 homens. 49 Esse censo foi feito conforme o SENHOR ordenou a Moisés. A cada um lhe foi dito o que deveria fazer e transportar, assim como o SENHOR ordenou a Moisés.

A pureza do acampamento

O SENHOR disse a Moisés:

—Mande os israelitas que tirem do acampamento todo aquele que tenha uma doença perigosa de pele, aquele que tenha alguma doença sexualmente transmissível e todo aquele que tenha se contaminado por tocar numa pessoa morta. Eles serão tirados do acampamento, sejam homens ou mulheres, para que não contaminem o acampamento onde eu moro com vocês.

Os israelitas obedeceram e tiraram do acampamento toda essa gente, assim como o SENHOR disse a Moisés.

A multa por danos e prejuízos

O SENHOR disse a Moisés:

—Diga aos israelitas que caso alguém, homem ou mulher, peque causando mal a outra pessoa, está pecando contra o SENHOR, e é culpado. Quem faz isso deverá confessar o pecado que cometeu e pagar para a pessoa defraudada o custo do mal que lhe causou mais uma quinta parte do seu valor. Se acontecer da pessoa ofendida morrer sem ter parentes para receber o pagamento, então esse pagamento se entregará ao SENHOR. O sacerdote receberá o pagamento. Além disso, quem cometeu a ofensa deverá levar ao sacerdote um carneiro para que faça a cerimônia de purificação por aquele que cometeu a ofensa.

—Toda doação santa que os israelitas consagrarem e entregarem ao sacerdote, pertencerá ao sacerdote. 10 O que cada um consagrar, pertencerá a ele, mas o que for entregue ao sacerdote, será do sacerdote.[d]

A lei em casos de ciúmes

11 O SENHOR disse a Moisés:

12 —Diga aos israelitas que pode acontecer que a esposa de um homem lhe seja infiel. 13 Outro homem estaria tendo relações sexuais com ela sem que o saiba o marido e, embora ela já tenha se contaminado, mantém segredo porque não houve testemunhas nem foi surpreendida no ato. 14 O marido é vítima de ciúmes contra sua esposa porque ela se contaminou. Também pode acontecer que um marido fique ciumento embora sua esposa não tenha se contaminado. 15 Nesses casos, o marido deverá levar a sua esposa perante o sacerdote juntamente com uma oferta que se requer por ela. A oferta será de dois quilos[e] de farinha de cevada. Não será colocado azeite nem incenso nessa oferta porque é uma oferta de cereal de um marido ciumento. É uma oferta de cereal feita para que um pecado seja descoberto.

16 —Depois o sacerdote fará com que a mulher se aproxime perante o SENHOR. 17 Ele colocará um pouco de água consagrada numa jarra de argila e colocará nela um pouco de terra tomada do chão da Tenda Sagrada. 18 Então o sacerdote fará com que a mulher se aproxime perante o SENHOR, soltará o cabelo dela e colocará em suas mãos a oferta de cereal para expor a sua culpa. Na mão do sacerdote estará a água que leva uma maldição.

19 —Depois o sacerdote fará com que a mulher jure e lhe dirá: “Você é casada e por isso já tem marido. Você sabe que fazer sexo com outro homem enquanto estiver casada é errado e a torna impura. Se você não fez isso, então esta água que traz uma maldição não irá machucá-la. 20 Mas o SENHOR fará cair sobre você a maldição que leva esta água se for culpada de ter relações sexuais com um homem que não era seu marido, tornando-se impura”. 21 Nesse momento o sacerdote fará que a mulher jure sob maldição e então dirá à mulher: “Que o SENHOR faça do seu nome uma maldição no meio do seu povo, que o SENHOR faça com que fique estéril, que suas entranhas se inflamem, 22 que esta água que leva uma maldição vá dentro do seu corpo e faça que suas entranhas se inflamem e fique estéril”. Então a mulher deverá dizer: “Estou de acordo, assim seja”.

23 —Depois o sacerdote escreverá estas maldições num documento e as lavará com a água amarga. 24 Então fará com que a mulher beba a água que leva a maldição; a água entrará nela para lhe causar grande dor. 25 Depois o sacerdote pegará das mãos da mulher a oferta de cereal do seu marido ciumento e fará o movimento de apresentação da oferta perante o SENHOR e a levará ao altar. 26 Em seguida o sacerdote pegará um punhado da oferta de cereal, que representa toda a oferta, e o queimará no altar. Depois disto fará com que a mulher beba a água. 27 Quando ela tiver bebido a água, as pessoas poderão ver o resultado. Se ela for impura e foi infiel ao seu marido, então a água que leva a maldição entrará nela causando grande dor; suas entranhas se inflamarão e ficará estéril. A mulher será maldita no meio do seu povo. 28 Se a mulher não for impura, então será declarada inocente e poderá ter filhos.

29 —Essa é a lei para os casos de ciúmes, quando uma mulher seguir o mau caminho enquanto se encontra casada, contaminando-se. 30 É também para quando um homem ficar ciumento da sua esposa. Então ele deve fazer com que ela se apresente perante o SENHOR e o sacerdote fará que se aplique esta lei. 31 Dessa forma o marido ficará livre do castigo, mas a mulher carregará o seu pecado.

Marcos 12:18-37

Os saduceus perguntam sobre a ressurreição

(Mt 22.23-33; Lc 20.27-40)

18 Depois, alguns saduceus, os quais dizem não haver ressurreição, se aproximaram dele e perguntaram:

19 —Mestre, Moisés nos deixou escrito que se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar-se com a viúva para terem filhos que serão considerados filhos do irmão que morreu.[a] 20 Era uma vez sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo se casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Com o terceiro aconteceu a mesma coisa, 22 e nenhum dos sete teve filhos. Por último, morreu também a mulher. 23 No dia da ressurreição, quando todos voltarem à vida, de quem ela será esposa, uma vez que foi casada com todos os sete irmãos? 24 Jesus, porém, lhes respondeu:

—Como vocês estão enganados! E a razão é que não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. 25 Quando o dia da ressurreição chegar, ninguém se casará. Porém todos serão como os anjos no céu. 26 Mas a respeito da ressurreição dos mortos, vocês nunca leram no livro de Moisés, a passagem que fala sobre o arbusto[b] que queimava? Nela Deus disse a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”.(A) 27 Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos! Vocês estão completamente errados!

O mandamento mais importante

(Mt 22.34-40; Lc 10.25-28)

28 Um dos professores da lei aproximando-se de Jesus, ouviu a discussão e, como tivesse gostado da resposta que Jesus havia dado, lhe perguntou:

—Qual é o mandamento mais importante?

29 Jesus respondeu:

—O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”(B).[c] 31 O segundo mandamento é este: “Ame o seu próximo[d] como você ama a você mesmo”(C). Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes. 32 O mestre da lei lhe disse:

—O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele. 33 O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar o nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios.

34 Quando Jesus ouviu aquela resposta sábia do mestre da lei, lhe disse:

—Você não está longe do reino de Deus. Depois disto, ninguém se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.

Jesus pergunta sobre o Messias

(Mt 22.41-46; Lc 20.41-44)

35 Quando Jesus estava ensinando no templo, disse:

—Como podem os professores da lei dizer que o Cristo vem da família de Davi? 36 O próprio Davi, inspirado pelo Espírito Santo, disse:

“O Senhor disse ao meu Senhor:
    ‘Sente-se à minha direita,
até eu pôr os seus inimigos
    debaixo dos seus pés’”.(D)

37 Se o próprio Davi o chama de Senhor, como pode ele vir da família de Davi?

E a multidão o ouvia com prazer.

Salmos 48

A grandeza de Sião

Cântico. Salmo dos filhos de Coré.

48 Grande é o SENHOR e digno de louvor
    na cidade do nosso Deus, no seu monte santo;
o qual é alto, belo, e dá alegria ao mundo inteiro.
    O monte Sião é o verdadeiro monte de Deus[a], a cidade do grande rei.
Nos palácios da cidade,
    sabe-se que Deus é refúgio seguro.

Eis aqui que os reis se reuniram
    e decidiram atacar esta cidade.
Quando a viram, ficaram espantados,
    tiveram medo e fugiram.
O medo se apoderou deles,
    tremiam de dores como uma mulher que dá à luz.
Com o vento leste o Senhor despedaçou
    os navios de Társis.

Na cidade do nosso Deus,
    a cidade do SENHOR dos exércitos,
verificamos com os nossos olhos
    tudo o que tínhamos ouvido.
Deus estabelecerá a sua cidade para sempre. Selah

No seu templo, ó Deus,
    meditamos sobre o seu amor fiel.
10 Deus, o Senhor é louvado por todos os povos,
    é conhecido em todo o mundo,
    porque todas as suas decisões são justas.
11 O monte Sião alegra-se,
    a população de Judá sente-se feliz
    porque as suas decisões são justas.

12 Caminhem ao redor de Sião
    e contem as suas torres,
13 reparem nas suas muralhas e examinem as suas fortalezas,
    para que possam anunciar às gerações futuras
14 que este Deus é o nosso Deus, agora e para sempre,
    ele nos guiará eternamente.

Provérbios 10:26

26 Se você mandar o preguiçoso fazer alguma coisa, ele ficará irritado;
    é como pôr vinagre na boca ou fumaça nos olhos.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International