The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
4 Depois percebi que existem muitas pessoas oprimidas neste mundo. Vi os oprimidos chorando sem ter quem os consolassem. Vi algumas pessoas sendo oprimidas por pessoas cruéis no poder e não havia quem as consolassem. 2 Concluí que estão melhor os que já morreram que os que ainda estão vivos 3 e que os que nunca nasceram tiveram melhor sorte que todos eles porque não tiveram que ver todo o mal que é feito aqui, “debaixo do sol”.
4 Vi que as pessoas tentam triunfar e querem ser melhores do que os outros por inveja; não gostam que os outros tenham mais do que elas. Isso também é ilusório, é como tentar segurar o vento.
5 Alguns dizem que é tolice cruzar os braços e não fazer nada,
e a pessoa que não trabalhar morrerá de fome.
6 Talvez isso esteja certo,
mas acho que é melhor estar satisfeito com o pouco que se tem
do que estar sempre lutando para conseguir mais.
7 Comprovei uma coisa mais que não faz sentido: 8 há pessoas que não têm família, nem um filho nem um irmão e mesmo assim continuam trabalhando duro. Nunca estão satisfeitas com o que têm, trabalham duro e nenhuma delas se detém para se perguntar: “Para que estou trabalhando tão duro? Por que não desfruto da vida?” Isso também não faz sentido.
9 Dois é melhor do que um, pois trabalhar unidos é melhor para ambos. 10 Se um cair, o outro o levanta. Mas aquele que está sozinho padece muito quando cai porque não tem quem o ajude. 11 Se dois se deitam juntos, se aquecerão, mas se alguém dorme sozinho, não haverá quem o aqueça. 12 Uma pessoa sozinha pode ser vencida, mas dois se defendem melhor. E três pessoas são ainda por cima mais fortes. Elas são como uma corda de três fios a qual não pode ser rompida facilmente.
13 É melhor ser jovem pobre mas sábio, do que rei velho mas néscio, porque este último já não leva em consideração os conselhos que recebe. 14 Talvez esse jovem tenha nascido pobre nesse reino ou tenha saído da prisão para tomar o poder, 15 mas conheço bem as pessoas e sei que seguirão àquele jovem e ele será o novo rei. 16 Serão muitos os seguidores desse jovem, ainda que depois eles mesmos já não se sentirão bem com ele. Isso também é ilusório, é como tratar de segurar o vento.
Ter cuidado ao fazer promessas
5 Tome muito cuidado quando você for adorar a Deus. É melhor obedecer a Deus do que oferecer sacrifícios como qualquer que carece de entendimento que continuamente faz o mal e não percebe. 2 Tome cuidado quando fizer promessas a Deus, meça as suas palavras. Não deixe que os seus sentimentos o façam falar sem pensar. Lembre-se que Deus está no céu e você, um simples ser humano, na terra. Portanto seja breve, porque como diz o ditado:
3 Os maus sonhos chegam com muitas preocupações,
e os tontos com muitas palavras.
4 Se você fizer uma promessa a Deus, cumpra-a, porque Deus não se agrada das pessoas com falta de seriedade. Cumpra a Deus o que você prometeu. 5 É melhor não prometer do que prometer e não cumprir. 6 Portanto não deixe que as suas palavras o façam pecar. Não diga ao sacerdote[a]: “Não queria dizer o que disse”. Se você fizer isso, Deus se irritará por causa das suas palavras e destruirá tudo o que você conseguiu com o seu trabalho. 7 Não deixe que os seus sonhos inúteis e as suas ostentações lhe causem dificuldades. Mostre respeito para com Deus!
Inutilidade das riquezas
8 Quando você perceber que numa província há opressão contra os pobres, que reina a injustiça e o direito lhes é negado, não se surpreenda. Isso acontece porque um alto oficial é protegido por outro mais elevado e ambos são protegidos por outros superiores. 9 Até o rei obtém a sua parte no lucro: a riqueza de um país é dividida entre eles.
10 Quem ama o dinheiro nunca se satisfaz com o que tem, sempre quer mais e mais. Isso também é ilusório. 11 Quanto mais riqueza se tem, mais gastos há. A única coisa que se ganha em ter riquezas é contemplá-las. 12 O trabalhador chega em casa e dorme em paz, tenha pouco ou muito que comer; mas o rico não pode dormir porque a sua riqueza lhe traz muitas preocupações.
13 Há uma coisa muito triste que vi acontecer aqui, “debaixo do sol”: há pessoas que acumulam riquezas em prejuízo próprio, 14 pois ao fazer um mal negócio, perde tudo e não fica nada para deixar para os seus filhos.
15 Nada trouxemos ao nascer e nada levaremos conosco ao morrer. O povo trabalha duro para conseguir coisas, mas quando morre não pode levar nada. 16 Isso é muito triste, a pessoa parte do mundo da mesma forma em que chegou. Então, o que obtém da sua tentativa de segurar o vento? 17 Só consegue dias cheios de tristeza e dor. No final, fica frustrado, doente e irritado.
18 Vi que isto é o melhor que pode ser feito: comer, beber e desfrutar do nosso trabalho durante o número de dias determinado para a nossa existência nesta terra. Deus nos concede a vida com um número de dias determinado e isso é tudo o que temos. 19 Se Deus dá a alguém riqueza, propriedades e a capacidade de desfrutar delas, é necessário aproveitar, aceitar o que Deus dá como presente, o fruto do nosso trabalho. 20 Deus manterá a cada um ocupado no que gosta de fazer[b] para que assim ninguém fique pensando muito no número de dias que tem.
A riqueza não traz a felicidade
6 Tenho percebido mais uma coisa injusta que acontece aqui, “debaixo do sol”: 2 há pessoas a quem Deus dá riquezas, propriedades e honra. Elas têm tudo o que precisam e podem desejar, mas depois Deus não lhes permite desfrutar disto; vem outro e fica com tudo. Isso está muito mal e não faz sentido. 3 Pode ser que alguém viva 100 anos e tenha 100 filhos, mas se não for feliz e seus filhos se lembrar dele quando morrer, acho que foi muito melhor o destino daquele que morreu ao nascer do que o desta pessoa. 4 Realmente não faz sentido que um bebê nasça morto. É sepultado rapidamente sem pelo menos ter recebido um nome. 5 Esse bebê nunca viu o sol nem conheceu nada, mas encontra mais descanso que o homem que nunca aproveitou o que Deus lhe deu. 6 Talvez esse homem viva 2.000 anos, mas se não é feliz, o bebê que nasceu morto encontrou um caminho mais fácil para chegar ao mesmo fim.[c]
7 A gente trabalha e trabalha para poder comer e nunca se farta. 8 Portanto não vejo nenhuma vantagem no sábio com relação ao que carece de entendimento. É melhor ser como o pobre que sabe aceitar a vida como ela é. 9 É melhor ser feliz com o que se tem do que querer sempre ter cada vez mais. Essa pressa por ter cada vez mais é ilusória. É como tratar de segurar o vento.
10 Tudo o que foi criado é conhecido e tem recebido seu nome. Nós sabemos o que o ser humano é. Nós também sabemos que uma pessoa não pode vencer num debate com Deus, porque Deus é mais poderoso que ela. 11 É certo que onde há muitas palavras, há muitas tolices, e o que se ganha com isso?
12 Quem sabe o que é melhor para uma pessoa durante sua curta vida na terra? Sua vida passa como uma sombra e ninguém pode lhe dizer o que acontecerá depois, “debaixo do sol”.
Não deve haver união entre cristãos e não cristãos
14 Vocês não devem unir-se com aqueles que não creem em Cristo, pois se vocês se unissem formariam uma junta desigual. Não pode existir qualquer relação entre a justiça e a maldade. Não há nada em comum entre a luz e a escuridão. 15 Não pode haver harmonia entre Cristo e Satanás[a]. Não pode haver união entre uma pessoa que segue a Jesus e outra que não acredita nele. 16 Não há relação entre o templo de Deus[b] e os ídolos. Pois nós mesmos somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse:
“Viverei e caminharei com eles;
serei o Deus deles
e eles serão o meu povo”.(A)
17 “Portanto, saiam do meio deles
e separem-se deles”, diz o Senhor,
“não toquem mais em coisas impuras.
Então, eu aceitarei vocês”.(B)
18 “Eu serei o seu Pai,
e vocês serão para mim filhos e filhas,
diz o Senhor Todo-Poderoso”.(C)
7 Queridos amigos, desde que temos estas promessas, devemos nos livrar de tudo o que contamina tanto o corpo como a alma. Devemos tentar ser completamente dedicados a Deus, por causa da reverência que temos por ele.
A alegria de Paulo
2 Abram-nos os seus corações. Não fizemos mal a ninguém, não arruinamos ninguém e não tiramos vantagem de ninguém. 3 Não digo isto para condená-los. Já lhes disse que temos tanto amor por vocês que estamos prontos a viver ou a morrer com vocês. 4 Tenho muita confiança em vocês e me orgulho de vocês. Sinto-me muito encorajado e cheio de alegria em todas as nossas dificuldades.
5 Quando chegamos à Macedônia, não tivemos sossego. Pelo contrário, encontramos dificuldades por toda parte, com lutas por fora e muito medo por dentro. 6 Porém Deus, que conforta os que estão desanimados, nos confortou com a chegada de Tito. 7 E não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que vocês deram a ele. Ele nos contou da saudade de vocês, que vocês estavam arrependidos do que tinham feito e do interesse de vocês por mim. Tudo isso aumentou ainda mais a minha alegria.
O Rei de toda a terra
Ao diretor do coro. Salmo dos filhos de Coré.
47 Aplaudam, todos os povos!
Louvem o SENHOR com gritos de alegria!
2 Porque o SENHOR, o Altíssimo, deve ser temido;
ele é o grande rei de toda a terra.
3 Ele nos ajudou a vencer os nossos inimigos,
e os submeteu ao nosso poder.
4 Deus escolheu e nos deu, por herança, a nossa terra,
que é o orgulho de Jacó, a quem amou. Selah
5 Deus subiu ao seu trono entre gritos de alegria,
o SENHOR subiu ao som das trombetas.
6 Cantem louvores a Deus!
Cantem, cantem louvores ao nosso rei!
7 Louvem a Deus com entendimento,
porque ele é o rei de toda a terra.
8 Deus está assentado no seu santo trono,
e reina sobre todas as nações.
9 Os governantes dos povos se reúnem com o povo do Deus de Abraão.
Todos os reis do mundo lhe pertencem, Deus é rei de todos.
16 Estas duas pessoas acabarão na pobreza:
a pessoa que oprime ao pobre para se tornar rica
e a pessoa que dá presentes aos ricos.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International