The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
Nova escala de valores
7 É melhor ter um bom nome
do que ter um bom perfume.[a]
O dia no qual se morre é muito melhor
do que o dia no qual se nasce.
2 É melhor ir para um funeral que sair para uma festa,
porque todos devem morrer,
e os que estão vivos devem aceitar isso.
3 A dor é muito melhor que o riso,
porque quando estamos tristes,
tentamos ser bons.
4 O sábio pensa na morte,
mas o que carece de entendimento só pensa em se divertir.
5 É melhor ser criticado por um homem sábio,
do que ser louvado por alguém que carece de entendimento.
6 O riso dos tolos é como
o crepitar da lenha que se queima no fogão,
e também não faz sentido.
7 Até um homem sábio se esquecerá da sua sabedoria se alguém lhe pagar um bom suborno.
Esse dinheiro irá corromper seu entendimento.
8 É melhor acabar alguma coisa do que começá-la.
É melhor ser gentil e paciente do que ser orgulhoso e ansioso.
9 Não se irrite com facilidade,
porque irritar-se é uma tolice.
10 Não é inteligente se perguntar:
Por que os dias passados foram melhores do que estes?
11 Ser sábio é como ser rico. Na realidade, o sábio conseguirá muita riqueza. 12 A sabedoria e o dinheiro podem protegê-lo, mas é muito melhor ter sabedoria porque esse conhecimento pode salvar a sua vida.
13 Observe a criação de Deus. Você não pode mudar nem uma só coisa ainda que pense que está mal. 14 Desfrute os bons tempos; mas quando estiver em dificuldades lembre-se que Deus nos dá momentos bons e maus, e que ninguém sabe o que virá no futuro.
15 Na minha curta vida tenho visto todo tipo de situação: gente boa que morre jovem e gente má que vive muito tempo.
16 Não é necessário chegar aos limites da honestidade e da sabedoria.
Para que tentar acabar consigo mesmo?
17 Não é necessário chegar aos limites da maldade e da insensatez.
Para que morrer antes de tempo?
18 É melhor segurar bem isto,
sem soltar aquilo da mão.
Quem tem respeito por Deus
sairá bem em tudo isso.
19 A sabedoria dá força,
um sábio vale mais do que dez prefeitos.[b]
20 Não existe ser humano que consiga fazer sempre
o que Deus considera que é certo.
Todos, de alguma forma, já pecaram
em algum momento das suas vidas.
21 Não é necessário ficar prestando atenção a tudo o que diz o povo, assim não ouvirá quando falar mal de você quem está ao seu serviço, 22 pois sabe muito bem que também muitas vezes você falou mal dos outros.
A procura por entender o porquê das coisas serem como são
23 Tudo isso pensei com sabedoria, pois eu queria ser sábio, mas foi impossível para mim. 24 Não consigo entender o porquê das coisas serem como são. Isso é muito difícil de entender. 25 Estudei e tentei encontrar a verdadeira sabedoria, uma razão para cada coisa, e aprendi que não faz sentido ser mau e que é insensato agir como um tolo. 26 Também encontrei que certas mulheres são tão perigosas como uma armadilha, o coração delas é como uma rede e os seus braços são como correntes. É melhor morrer que cair nas suas redes. O seguidor de Deus se afasta delas; mas o pecador cairá nas suas redes.
27 Disse o Mestre: “Tentei dar coerência a tudo isto para ver que resposta podia encontrar. 28 Sempre pensei que este ditado fosse verdade: ‘Em mil pessoas, você encontrará apenas um homem bom, mas nenhuma boa mulher!’ 29 Isso é o que finalmente descobri ser verdade: Deus fez todas as pessoas boas. Mas todas elas encontraram maneiras de serem más”.
Sabedoria e poder
8 Ninguém pode entender ou explicar as coisas como faz um sábio. A sua sabedoria o alegra e faz com que as pessoas mudem o rosto de tristeza para alegria.
2 Cumpra as ordens do rei porque assim você se comprometeu diante de Deus. 3 Não tema fazer sugestões ao rei e não apoie qualquer coisa que esteja mal, mas lembre-se que o rei faz o que quiser. 4 O rei tem autoridade para dar ordens e ninguém pode lhe dizer o que fazer. 5 Quem obedece às ordens do rei, não terá dificuldades; e o sábio entende quando é o momento certo de dar a sua opinião e quando é o momento certo de obedecer às ordens do rei.
6 Há um momento e uma maneira certa para fazer tudo o que é necessário fazer, mas o problema do ser humano é que 7 nunca sabe o que vai acontecer e não há quem possa lhe dizer.
8 Ninguém é dono do seu espírito nem pode comandá-lo já que ninguém é dono da morte. Quando chega a guerra, não pode enviar outro no seu lugar. A maldade que a pessoa faz não lhe servirá de proteção.
9 Percebi tudo isso e pensei muito em tudo o que acontece aqui, “debaixo do sol”. Vi que o povo sempre luta por conseguir poder para dominar os outros, mas isso não é bom para ele.
Justiça, recompensa e castigo
10 Vi que para as pessoas perversas eram feitos grandes e fastuosos funerais e vi também as pessoas falarem bem dessas pessoas perversas. Isto acontecia ainda nos lugares onde as pessoas perversas tinham feito muitas maldades. Isso não faz sentido. 11 Alguns recebem o seu castigo imediatamente depois de praticar o mal, mas quando o castigo tarda outros não veem problema em praticar o mal. 12 Um pecador pode fazer muitas iniquidades e ter vida longa, mas sei com certeza que é melhor obedecer e respeitar a Deus. 13 Os maus não respeitam a Deus e por isso não obterão o que é realmente bom nem terão vida longa. A sua vida não será como a sombra que se faz cada vez mais longa quando o sol se esconde.
14 Há uma coisa mais que acontece na terra e que eu acho injusta. O malvado deveria receber o mal e o bondoso o bem, mas algumas vezes acontece o contrário. Isso não é justo. 15 Portanto decidi que afinal de contas é melhor desfrutar da vida. O melhor que a pessoa pode fazer é comer, beber e desfrutar da vida. Isso pelo menos fará a vida mais fácil em vista do duro trabalho que Deus decidiu que o homem fizesse aqui, “debaixo do sol”.
16 Estudei com cuidado tudo o que as pessoas fazem nesta vida, vi como estão ocupadas trabalhando dia e noite, quase sem dormir. 17 Também vi todas as coisas que Deus faz e vi que aos homens não é possível entender todo o trabalho que Deus faz na terra. Alguém o pode tentar, mas não o conseguirá. Embora apareça um sábio dizendo que ele o pode entender, não é verdade. Ninguém pode entender tudo isso.
Todos morremos
9 Meditei cuidadosamente em tudo isso. Percebi que Deus controla a vida das pessoas sábias e boas, e o que estas pessoas fazem. O ser humano não sabe se será amado ou odiado porque não sabe o que acontecerá no futuro. 2 Mas há uma coisa que acontece a todos igualmente: todos nós vamos morrer, tanto bons como maus. A morte atinge todos, os puros e impuros, os que oferecem sacrifícios e os que não oferecem sacrifícios, o bom e o pecador, os que fazem promessas a Deus e os que não fazem promessas a Deus.
3 O mais triste de tudo o que acontece aqui, “debaixo do sol”, é que a todos espera o mesmo fim. Assim pois, a mente do ser humano está cheia de maldade, vive guiado pela tolice, e no final de tudo, a morte. 4 Enquanto há vida há esperança, pois
é melhor cão vivo
do que leão morto.
5 Nós, que estamos vivos, sabemos que vamos morrer, mas os mortos não sabem nada, não têm consciência de nada e serão esquecidos. 6 Depois de morrer, o homem já não sente amor nem inveja; nunca mais volta a experimentar o que se faz “debaixo do sol”.
7 Portanto vá agora, coma com alegria, beba com prazer, já que Deus quer que você desfrute destas coisas. 8 Vista-se bem e que a sua aparência se veja bem.[c] 9 Desfrute a vida com a esposa que ama, todos os dias da sua curta existência que Deus lhe permita viver aqui, “debaixo do sol”. Isso é o que corresponde à sua vida e ao seu trabalho “debaixo do sol”. 10 Cada vez que encontre um trabalho para fazer, dê o melhor de si. Na sepultura não há trabalho, nem pensamento, nem conhecimento nem sabedoria e para lá vamos todos nós.
11 Também fui testemunha de outras injustiças que existem nesta vida: quem corre mais depressa nem sempre ganha a corrida; o exército mais poderoso nem sempre ganha a batalha; o mais sábio nem sempre consegue deixar de ser pobre; o mais astuto nem sempre enriquece e uma pessoa educada nem sempre recebe a recompensa que merece. Bons e maus momentos estão reservados para todos.
12 Nenhuma pessoa sabe o que acontecerá com ela: assim como o peixe preso numa rede ou o pássaro dentro de uma armadilha não sabem o que vai acontecer com eles, também as pessoas, presas pelos momentos difíceis que chegam de repente, não sabem o que vai acontecer com elas.
13 Tive a oportunidade de ver um sábio fazendo alguma coisa que me pareceu muito inteligente. 14 Havia uma aldeia pequena e com poucos habitantes. Veio um rei muito poderoso e cercou com os seus exércitos àquela aldeia. 15 Nessa aldeia, porém, havia um sábio que, embora fosse pobre, usou a sua inteligência para salvar a aldeia. No entanto, uma vez acabado tudo, se esqueceram do sábio pobre. 16 Contudo, eu acho que a melhor fortaleza que pode se ter é a sabedoria, e ainda que essas pessoas se esqueceram desse sábio pobre e deixaram de escutá-lo, eu continuo achando que a sabedoria é melhor.
17 Umas poucas palavras faladas em voz baixa por um sábio são muito melhores
que as palavras gritadas por um governante tolo.[d]
18 A sabedoria é melhor do que as armas na guerra,
mas um ignorante[e] pode acabar com tudo o que é bom.
8 Mesmo que eu tenha entristecido a vocês com a carta que escrevi, não estou arrependido de tê-la escrito. E mesmo que eu tenha me arrependido, vejo que aquela carta entristeceu a vocês por pouco tempo. 9 Agora eu estou contente, não porque vocês ficaram tristes, mas porque a tristeza de vocês os levou a se arrependerem. Vocês ficaram tristes da maneira como Deus queria que ficassem, e por isso nós não os prejudicamos em nada. 10 Porque a tristeza que Deus quer que vocês tenham, leva a pessoa a arrepender-se, fazendo-a mudar de coração e de vida. Isso conduz para a salvação e nós não podemos nos arrepender disso. Porém a tristeza do mundo conduz à morte. 11 Vocês mostraram a tristeza que Deus queria ver em vocês. Vejam agora o resultado dessa tristeza: vocês agora estão determinados a fazer o que têm que ser feito. Vocês querem provar que são inocentes e estão chateados com o mal. Vocês estão alarmados com a situação. Vocês querem me ver. Vocês se preocupam comigo. Vocês estão dispostos a punir o transgressor. Em tudo vocês provaram que eram inocentes neste assunto. 12 Não escrevi esta carta a vocês por causa de quem fez o mal, nem por causa da pessoa que sofreu esse mal. Escrevi para que vocês se dessem conta que Deus sabe do grande interesse que têm por nós. 13 Foi por isso que nos sentimos confortados.
Além deste nosso conforto, ficamos ainda mais contentes com a alegria de Tito, porque todos vocês o fizeram sentir-se melhor. 14 Pois eu falei muito bem de vocês a ele, e mostraram que eu tinha razão. Assim como tudo aquilo que lhes falamos é verdade, também o que dissemos a Tito sobre vocês é verdade. 15 E o carinho dele por vocês cresce cada vez mais quando ele se lembra de como todos vocês estavam dispostos a obedecer, e como o receberam com respeito e humildade. 16 Alegro-me porque posso confiar inteiramente em vocês.
A grandeza de Sião
Cântico. Salmo dos filhos de Coré.
48 Grande é o SENHOR e digno de louvor
na cidade do nosso Deus, no seu monte santo;
2 o qual é alto, belo, e dá alegria ao mundo inteiro.
O monte Sião é o verdadeiro monte de Deus[a], a cidade do grande rei.
3 Nos palácios da cidade,
sabe-se que Deus é refúgio seguro.
4 Eis aqui que os reis se reuniram
e decidiram atacar esta cidade.
5 Quando a viram, ficaram espantados,
tiveram medo e fugiram.
6 O medo se apoderou deles,
tremiam de dores como uma mulher que dá à luz.
7 Com o vento leste o Senhor despedaçou
os navios de Társis.
8 Na cidade do nosso Deus,
a cidade do SENHOR dos exércitos,
verificamos com os nossos olhos
tudo o que tínhamos ouvido.
Deus estabelecerá a sua cidade para sempre. Selah
9 No seu templo, ó Deus,
meditamos sobre o seu amor fiel.
10 Deus, o Senhor é louvado por todos os povos,
é conhecido em todo o mundo,
porque todas as suas decisões são justas.
11 O monte Sião alegra-se,
a população de Judá sente-se feliz
porque as suas decisões são justas.
12 Caminhem ao redor de Sião
e contem as suas torres,
13 reparem nas suas muralhas e examinem as suas fortalezas,
para que possam anunciar às gerações futuras
14 que este Deus é o nosso Deus, agora e para sempre,
ele nos guiará eternamente.
Trinta ditados dos sábios
17 Ouça com atenção o que vou lhe ensinar,
dedique-se ao estudo dos ditados dos sábios.
18 Terá prazer em aprendê-los
e estarão sempre na ponta da sua língua.
19 Quero lhe ensinar estes ditados
para que você confie no SENHOR.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International