The Daily Audio Bible
Today's audio is from the GW. Switch to the GW to read along with the audio.
A posição das tribos no acampamento
2 O SENHOR disse a Moisés e a Aarão:
2 —Os israelitas devem acampar ao redor da Tenda do Encontro, a certa distância dela, cada um com a sua própria unidade militar e debaixo da bandeira da sua família.
3 —Ao leste, pelo lado que nasce o sol, acamparão por tropas os membros da unidade militar do acampamento de Judá. Seu chefe é Naassom, filho de Aminadabe. 4 De acordo com o censo, as suas tropas têm 74.600 homens.
5 —Acampando ao lado deles estará a tribo de Issacar. Seu chefe é Natanael, filho de Zuar. 6 De acordo com o censo, as suas tropas têm 54.400 homens.
7 —Ao lado deles acampará também a tribo de Zebulom. Seu chefe é Eliabe, filho de Helom. 8 De acordo com o censo, as suas tropas têm 57.400 homens.
9 —Então, o total das tropas do exército de Judá é de 186.400 homens. Eles marcharão na frente.
10 —Ao sul acamparão por tropas os membros da unidade militar do acampamento de Rúben. Seu chefe é Elizur, filho de Sedeur. 11 De acordo com o censo, as suas tropas têm 46.500 homens.
12 —Acampando ao lado deles estará a tribo de Simeão. Seu chefe é Selumiel, filho de Zurisadai. 13 De acordo com o censo, as suas tropas têm 59.300 homens.
14 —Ao lado deles acampará também a tribo de Gade. Seu chefe é Eliasafe, filho de Deuel. 15 De acordo com o censo, as suas tropas têm 45.650 homens.
16 —Então, o total das tropas do exército de Rúben é de 151.450 homens. Eles marcharão em segundo lugar.
17 —Em seguida, no meio dos outros exércitos, marchará a Tenda do Encontro, o exército dos levitas. Todos eles marcharão na mesma ordem que acamparam, no mesmo lugar, conforme às suas unidades militares.
18 —No lado oeste acamparão por tropas os membros da unidade militar do acampamento de Efraim. Seu chefe é Elisama, filho de Amiúde. 19 De acordo com o censo, as suas tropas têm 40.500 homens.
20 —Acampando ao lado deles estará a tribo de Manassés. Seu chefe é Gamaliel, filho de Pedazur. 21 De acordo com o censo, as suas tropas têm 32.200 homens.
22 —Ao lado deles acampará também a tribo de Benjamim. Seu chefe é Abidã, filho de Gideoni. 23 De acordo com o censo, as suas tropas têm 35.400 homens.
24 —Então, o total das tropas do exército de Efraim é de 108.100 homens. Eles marcharão em terceiro lugar.
25 —No lado norte acamparão por tropas os membros da unidade militar do acampamento de Dã. Seu chefe é Aieser, filho de Amisadai. 26 De acordo com o censo, as suas tropas têm 62.700 homens.
27 —Acampando ao lado deles estará a tribo de Aser. Seu chefe é Pagiel, filho de Ocrã. 28 De acordo com o censo, as suas tropas têm 41.500 homens.
29 —Ao lado deles acampará também a tribo de Naftali. Seu chefe é Airá, filho de Enã. 30 De acordo com o censo, as suas tropas têm 53.400 homens.
31 —Então, o total das tropas do exército de Dã é de 157.600 homens. Eles marcharão na retaguarda, conforme as suas unidades militares.
32 O censo das famílias israelitas deu um grande total de 603.550 homens. 33 Mas assim como o SENHOR ordenou a Moisés, as famílias dos levitas não participaram do censo.
34 Portanto os israelitas fizeram tudo como o SENHOR mandou a Moisés: acamparam por unidades militares, e cada um marchou com o seu próprio clã e a sua própria família.
A família de Aarão, os sacerdotes
3 Assim estava formada a família de Aarão e de Moisés no tempo em que o SENHOR falou com Moisés no monte Sinai.
2 Os filhos de Aarão eram Nadabe, o mais velho, depois Abiú, Eleazar e Itamar. 3 Estes eram os filhos de Aarão, que foram consagrados com azeite como sacerdotes, 4 mas Nadabe e Abiú morreram perante o SENHOR no deserto do Sinai enquanto serviam ao SENHOR porque lhe ofereceram um fogo estranho que Deus não tinha ordenado. Visto que Nadabe e Abiú não tiveram filhos, só Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Aarão, seu pai.
5 O SENHOR disse a Moisés:
6 —Mande chamar a tribo de Levi para que se apresentem diante do sacerdote Aarão e façam tudo o que ele mandar. 7 Eles ajudarão a Aarão e a todo o povo no trabalho relacionado com a Tenda do Encontro e farão o trabalho pesado[a] na Tenda Sagrada. 8 Eles deverão vigiar todo o equipamento da Tenda do Encontro e guardá-lo para os israelitas. Farão o trabalho pesado na Tenda Sagrada. 9 Deixe que os levitas fiquem ao serviço de Aarão e de seus filhos porque, de todos os israelitas, os levitas se dedicarão inteiramente a trabalhar comigo[b]. 10 Nomeie a Aarão e aos seus filhos como sacerdotes, porque são eles os responsáveis por esse trabalho. Qualquer outra pessoa que tente fazer esse trabalho será condenado à morte.
11 O SENHOR disse a Moisés:
12 —Olhe, escolhi os levitas em vez dos filhos mais velhos da comunidade de Israel. Os levitas me pertencem 13 porque todo filho mais velho é meu. Quando fiz morrer os filhos mais velhos dos egípcios, separei para mim todos os filhos mais velhos dos israelitas. Serão meus tanto os filhos mais velhos dos israelitas como as primeiras crias dos seus animais, porque eu sou o SENHOR.
Censo dos levitas
14 O SENHOR disse a Moisés no deserto do Sinai:
15 —Faça um censo de todos os levitas de um mês de idade para cima, por clãs e famílias.
16 Então Moisés fez o censo assim como o SENHOR lhe ordenou.
17 Os filhos de Levi eram Gérson, Coate e Merari.
18 Os clãs de Gérson eram Libni e Simei.
19 Os clãs de Coate eram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
20 Os clãs de Merari eram Mali e Musi.
Estes foram os clãs dos levitas por suas famílias.
21 Os clãs de Libni e Simei eram de Gérson; eram clãs gersonitas. 22 De acordo com o censo, o número de homens de um mês de idade para cima era de 7.500. 23 Os clãs gersonitas acampavam atrás da Tenda Sagrada, no lado oeste. 24 Seu chefe era Eliasafe, filho de Lael. 25 Os gersonitas tinham a função de vigiar[c] a Tenda do Encontro. Isto incluía a Tenda Sagrada, a tenda exterior, sua cobertura, a cortina da entrada da Tenda do Encontro, 26 as cortinas do pátio, a cortina da entrada do pátio ao redor da Tenda Sagrada e o altar e as cordas correspondentes. Também lhes correspondia todo o trabalho pesado relacionado a este serviço.
27 Os clãs de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel eram de Coate; eram clãs coatitas. 28 Eles cuidavam das coisas sagradas. De acordo com o censo, o número de homens de um mês de idade para cima era de 8.300[d]. 29 Os clãs coatitas acampavam no lado sul da Tenda Sagrada. 30 Seu chefe era Elizafã, filho de Uziel. 31 Eles estavam encarregados do cuidado da arca sagrada, da mesa, do suporte da lâmpada e dos altares, e também dos utensílios sagrados que eram usados neles e da cortina. Realizavam todo o trabalho pesado relacionado com os utensílios.
32 O chefe mais importante dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Aarão. Eleazar supervisionava o trabalho das pessoas que tinham ao seu cuidado as coisas sagradas.
33 Os clãs de Mali e Musi eram de Merari; eram os clãs meraritas. 34 De acordo com o censo, o número de homens de um mês de idade para cima era de 6.200. 35 O chefe da família dos meraritas era Zuriel, filho de Abiail. Eles acampavam no lado norte da Tenda Sagrada. 36 Os meraritas tinham sob sua responsabilidade o suporte estrutural da Tenda Sagrada, seus travessões, colunas e bases. Eles estavam encarregados do cuidado de todo o equipamento da Tenda Sagrada e do trabalho pesado relacionado com este serviço. 37 Também eram responsáveis pelas colunas do pátio ao redor da tenda, com suas bases, estacas e cordas.
38 Moisés, Aarão e os seus filhos acampavam no lado que sai o sol, em frente da Tenda Sagrada (também chamada de Tenda do Encontro). Eles cuidavam da região sagrada em favor dos israelitas. Era condenado à morte aquele que se atrevesse a se aproximar da região sagrada não sendo da família de Aarão nem sacerdote.
39 Moisés e Aarão fizeram o censo dos levitas por clãs assim como ordenou o SENHOR. O resultado final do censo deu um total de 22.000 homens de um mês de idade para cima.
Os levitas tomam o lugar dos filhos mais velhos
40 O SENHOR disse a Moisés:
—Faça um censo de todos os filhos mais velhos dos israelitas de um mês de idade para cima, e faça também uma lista com seus nomes. 41 Separe para mim os levitas que irão ficar no lugar de cada filho mais velho dos israelitas. Faça a mesma coisa com os animais dos levitas que irão ficar no lugar de cada uma das primeiras crias dos animais dos israelitas. Eu sou o SENHOR.
42 Então Moisés contou todos os primeiros filhos homens dos israelitas assim como o SENHOR tinha ordenado. 43 Foram colocados na lista todos os homens com mais de um mês de idade e o total foi de 22.273.
44 O SENHOR disse a Moisés:
45 —Ponha os levitas no lugar de cada primeiro filho nascido entre os israelitas e também ponha os animais dos levitas no lugar dos animais dos israelitas. Os levitas são meus, pois eu sou o SENHOR. 46 O número total de levitas é menor do que o número total dos filhos israelitas mais velhos: há 273 levitas a menos do que os filhos israelitas mais velhos. Para estes filhos israelitas mais velhos não há levitas que os substituam. 47 Então, para salvá-los, você deverá cobrar cinco moedas de prata por cada um deles. Deverá receber esse dinheiro de acordo com o peso oficial, o qual estabelece que cada moeda de prata deve pesar onze gramas.[e] 48 Você dará esse dinheiro a Aarão e aos seus filhos como valor do resgate desses 273 filhos mais velhos.
49 Então Moisés cobrou o dinheiro do resgate dos filhos mais velhos dos israelitas que havia a mais. 50 O dinheiro que Moisés recebeu por eles foi um total de 1.365 moedas de prata, conforme o peso oficial. 51 Moisés entregou o dinheiro a Aarão e aos seus filhos, conforme a ordem que o SENHOR tinha lhe dado.
A autoridade de Jesus
(Mt 21.23-27; Lc 20.1-8)
27 Depois disso eles voltaram para Jerusalém. Enquanto Jesus andava pelo templo, os líderes dos sacerdotes, os professores da lei e os líderes se aproximaram dele 28 e lhe perguntaram:
—Por meio de que tipo de poder fazes isto? Quem te deu este poder para fazer estas coisas?
29 Então, Jesus lhes disse:
—Eu vou lhes fazer uma pergunta. Se me responderem, eu lhes direi quem me deu poder para fazer essas coisas. 30 Respondam-me isto: Quem deu a João Batista autoridade para batizar: foi Deus ou foram os homens?
31 Eles começaram a discutir entre si, dizendo:
—Se nós dissermos que foi Deus, ele dirá: “Então por que vocês não acreditaram nele?” 32 Mas não podemos falar que foram os homens (os líderes tinham medo do povo, pois todos acreditavam que João Batista era verdadeiramente um profeta).
33 Então eles responderam:
—Nós não sabemos.
Ao que Jesus lhes disse:
—Então também não vou dizer com que poder faço essas coisas.
A parábola dos lavradores maus
(Mt 21.33-46; Lc 20.9-19)
12 Depois disto Jesus começou a falar com eles mediante parábolas, e disse:
—Um homem fez uma plantação de uvas e a cercou com um muro. Depois construiu um tanque, onde as uvas seriam amassadas, e uma torre. Então arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. 2 Quando chegou o tempo certo, o dono mandou um servo seu aos lavradores a fim de receber parte dos frutos da sua plantação de uvas. 3 Os lavradores, porém, pegaram o servo e, dando-lhe uma surra, o mandaram de volta de mãos vazias. 4 Ele lhes enviou outro, mas eles bateram na cabeça dele e o insultaram. Então lhes enviou um outro que, por sua vez, foi morto por eles. 5 O dono da plantação de uvas lhes enviou muitos outros, mas eles bateram em alguns e mataram a outros. 6 Só restava ao dono da plantação enviar seu querido filho. E enviando-o, finalmente, disse: “Ao meu filho eles respeitarão”. 7 Os lavradores, porém, disseram uns aos outros: “Este é o herdeiro. Se nós o matarmos a herança será nossa”. 8 Então, agarrando ao filho do dono, mataram-no e jogaram o seu corpo fora da plantação. 9 Agora eu lhes pergunto: O que o dono da plantação de uvas vai fazer com esse lavradores? Ele virá e os matará e arrendará a sua terra a outros lavradores. 10 Vocês nunca leram as Escrituras? Elas dizem:
“A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a pedra mais importante de todas.
11 Isso foi feito pelo Senhor
e é maravilhoso aos nossos olhos!”(A)
12 Os líderes dos sacerdotes e os professores da lei entenderam que Jesus tinha dito esta parábola contra eles e, embora quisessem prendê-lo, tinham medo do povo. Então, deixando-o, foram embora.
Jesus e os impostos
(Mt 22.15-22; Lc 20.20-26)
13 Depois, enviaram alguns fariseus e alguns herodianos até Jesus para ver se o pegavam em alguma coisa que ele dissesse. 14 E, aproximando-se dele, disseram:
—Mestre, nós sabemos que é um homem honesto e que não se importa com o que as pessoas possam pensar, pois o senhor não olha para as aparências, mas ensina sempre o caminho de Deus com toda honestidade. É certo ou não pagar impostos ao imperador? Devemos pagá-los ou não?
15 Jesus, porém, percebendo a hipocrisia deles, lhes disse:
—Por que estão me testando? Tragam-me uma moeda de prata para eu ver.
16 Eles lhe deram a moeda e ele lhes perguntou:
—De quem são esta imagem e esta inscrição?
—Do imperador—eles responderam.
17 Jesus, então, lhes disse:
—Deem ao imperador o que é Do imperador e deem a Deus o que é de Deus.
E todos ficaram admirados com ele.
O Rei de toda a terra
Ao diretor do coro. Salmo dos filhos de Coré.
47 Aplaudam, todos os povos!
Louvem o SENHOR com gritos de alegria!
2 Porque o SENHOR, o Altíssimo, deve ser temido;
ele é o grande rei de toda a terra.
3 Ele nos ajudou a vencer os nossos inimigos,
e os submeteu ao nosso poder.
4 Deus escolheu e nos deu, por herança, a nossa terra,
que é o orgulho de Jacó, a quem amou. Selah
5 Deus subiu ao seu trono entre gritos de alegria,
o SENHOR subiu ao som das trombetas.
6 Cantem louvores a Deus!
Cantem, cantem louvores ao nosso rei!
7 Louvem a Deus com entendimento,
porque ele é o rei de toda a terra.
8 Deus está assentado no seu santo trono,
e reina sobre todas as nações.
9 Os governantes dos povos se reúnem com o povo do Deus de Abraão.
Todos os reis do mundo lhe pertencem, Deus é rei de todos.
24 Tudo o que o mau mais teme lhe acontecerá;
mas o justo alcançará tudo o que quer.
25 Quando a tempestade passa, os maus desaparecem;
mas os justos permanecem firmes para sempre.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International