The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
Israel, o povo de Deus
7 —Quando o SENHOR, seu Deus, fizer vocês entrarem na terra que irão ocupar, ele expulsará muitas nações: os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sete nações maiores e mais fortes do que vocês. 2 Quando o SENHOR, seu Deus, colocar esses povos nas suas mãos e vocês os tiverem conquistado, terão que destruí-los completamente. Não façam nenhum acordo de paz e não tenham compaixão deles. 3 Não tenham nenhuma relação com eles. Não deem as suas filhas aos filhos deles, nem casem as filhas deles com os seus filhos. 4 Pois, se fizerem isso, os seus filhos deixarão de seguir a Deus e irão adorar outros deuses. E o SENHOR ficará irritado com vocês e os destruirá rapidamente.
5 —O que devem fazer é destruir os seus altares, partir as suas pedras sagradas, cortar os postes de Aserá e queimar os seus ídolos. 6 Vocês são um povo santo, que pertence ao SENHOR, seu Deus. Foram escolhidos pelo SENHOR, seu Deus, para ser o seu povo, o seu tesouro, entre todos os povos da terra. 7 Não é por vocês serem o maior povo do mundo que o SENHOR os ama e os escolheu. De fato, vocês eram o povo mais pequeno. 8 O SENHOR tirou vocês do Egito, com grande poder, e os resgatou da escravidão e do poder do faraó, rei do Egito, porque ele os ama e também para cumprir a promessa que fez aos seus antepassados.
9 —Portanto, fiquem sabendo que só o SENHOR, seu Deus, é Deus. Durante mil gerações, Deus permanece fiel e mantém a sua aliança e o seu amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. 10 Mas Deus também castiga aqueles que não o amam. Aqueles que o desprezam são destruídos rapidamente. 11 Portanto, obedeçam aos mandamentos, decretos e leis que hoje lhes ordeno.
12 —Se obedecerem a estas leis e as cumprirem, o SENHOR, seu Deus, manterá a sua aliança e o seu amor fiel, como prometeu aos seus antepassados. 13 Ele continuará a amá-los e a abençoá-los: terão muitos filhos, os seus campos darão muitos frutos, trigo, vinho e azeite. Abençoará o seu gado com muitas crias e as suas ovelhas com muitos cordeiros. Terão todas estas bênçãos na terra que ele prometeu aos seus antepassados.
14 —Serão mais abençoados do que todos os outros povos. Não haverá, entre vocês, nenhum homem ou mulher que não possa ter filhos por ser estéril, nem nenhum animal que não possa ter crias. 15 O SENHOR não deixará que fiquem doentes. Vocês conhecem bem as terríveis doenças que caíram sobre o Egito, mas ele não deixará nenhuma delas cair sobre vocês, mas sim sobre os seus inimigos. 16 Mas terão que destruir todos os povos que o SENHOR, seu Deus, vai entregar a vocês. Não tenham compaixão deles. Não adorem os seus deuses, pois isso causaria a destruição de vocês.
O Senhor ajudará o seu povo
17 —Se vocês pensarem: “Estes povos são mais fortes do que nós. Como poderemos expulsá-los?” 18 Não tenham medo deles. Lembrem-se do que o SENHOR, seu Deus, fez com o faraó e todo o Egito. 19 Lembrem-se das maravilhas que os seus olhos viram, os sinais e os milagres que o SENHOR realizou. Lembrem-se do grande poder e da força que o SENHOR, seu Deus, mostrou para tirá-los do Egito. Ele fará o mesmo que fez com o Egito às nações de quem agora vocês têm medo.
20 —Além disso, o SENHOR, seu Deus, enviará vespas[a] contra eles até que todos os que sobrevivam e se escondam de vocês sejam mortos. 21 Não tenham medo. O SENHOR, seu Deus, está com vocês, e ele é o Deus poderoso e assustador. 22 O SENHOR, seu Deus, expulsará essas nações, aos poucos. Não deverão destruí-las de uma só vez, para que os animais ferozes não aumentem e ataquem vocês. 23 O SENHOR, seu Deus, entregará todas essas nações nas suas mãos e causará muita confusão entre elas até que sejam destruídas. 24 Ele entregará nas suas mãos os reis dessas cidades e vocês os matarão. Ninguém mais vai se lembrar deles. Nenhum deles poderá resistir vocês, serão todos destruídos.
25 —Queimem todos os seus ídolos. Não guardem os ídolos por serem de prata ou de ouro, para que isso não cause a sua destruição. O SENHOR, seu Deus, odeia os ídolos. 26 Não levem nenhum desses ídolos para suas casas, para que o SENHOR não odeie também vocês. Considerem os ídolos condenados à destruição total.
Lembrem-se do Senhor
8 —Sejam obedientes a toda a lei que hoje lhes dou. Assim poderão viver, ter muitos descendentes, e ocupar a terra que o SENHOR prometeu aos seus antepassados.
2 —Lembrem-se de como o SENHOR, seu Deus, guiou vocês pelo deserto durante quarenta anos para lhes ensinar a serem humildes. E também para ver se vocês seriam obedientes aos seus mandamentos ou não. 3 Ele humilhou vocês e fez com que passassem fome, e lhes deu maná para comerem, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam. Ele fez isso para lhes ensinar que o ser humano não vive só de pão, mas de tudo o que o SENHOR diz. 4 Durante esses quarenta anos as suas roupas não ficaram velhas e os seus pés não incharam. 5 Lembrem-se, portanto, que o SENHOR, seu Deus, está educando vocês e corrigindo-os como um pai corrige ao seu filho.
6 —Por isso, obedeçam aos mandamentos do SENHOR, seu Deus, sigam os seus caminhos e tenham todo o respeito por ele. 7 Pois o SENHOR, seu Deus, vai levar vocês para uma terra boa, onde há rios, fontes e nascentes que surgem nos vales e nas montanhas. 8 Uma terra onde há trigo e cevada, videiras, figueiras e romãzeiras, onde há azeite e mel. 9 Uma terra onde não passarão fome porque vocês terão tudo o que precisarem. Uma terra onde as pedras têm ferro e pode ser tirado o cobre das montanhas. 10 Ali vocês comerão até ficarem satisfeitos, e agradecerão ao SENHOR, seu Deus, pela terra boa que lhes deu.
11 —Tenham cuidado para vocês não se esquecerem do SENHOR, seu Deus. Obedeçam aos seus mandamentos, decretos e leis que hoje lhes dou. 12 Assim vocês poderão comer e ficar satisfeitos, construirão casas e nelas viverão. 13 Assim também aumentará o seu gado e os seus rebanhos, o seu ouro e a sua prata, tudo o que vocês têm aumentará. 14 Mas quando isso acontecer, tenham cuidado para vocês não ficarem orgulhosos e se esquecerem do SENHOR, seu Deus, que tirou vocês da terra do Egito, da terra da escravidão. 15 Foi ele quem conduziu vocês pelo deserto imenso e terrível, cheio de cobras e escorpiões venenosos, uma terra seca e sem água. Foi aí que Deus fez sair água de uma pedra sólida para vocês beberem. 16 E foi no deserto que ele alimentou vocês com o maná, algo que ninguém conhecia: nem vocês nem os seus antepassados. Fez isso para ensiná-los a serem humildes e para pô-los à prova. Mas tudo isso era para que depois vocês fossem prósperos. 17 Portanto, tenham cuidado para não falarem: “Fui eu quem conseguiu juntar toda esta riqueza, com a minha força e pelo meu poder”. 18 Lembrem-se do SENHOR, seu Deus, porque é ele quem lhes dá o poder para vocês juntarem essa riqueza. Fazendo isso, ele cumpre a aliança que prometeu aos seus antepassados, tal como faz hoje.
19 —Mas se vocês se esquecerem do SENHOR, seu Deus, e procurarem pela ajuda de outros deuses, e os adorarem e servirem, então, podem ter absoluta certeza de que a destruição virá sobre vocês. 20 Serão destruídos como estes povos que o SENHOR vai agora destruir diante de vocês. Assim também ele destruirá vocês se não obedecerem ao SENHOR, seu Deus.
Jesus na casa de Simão, o fariseu
36 Um fariseu convidou Jesus para jantar na sua casa. Jesus foi e tomou lugar à mesa. 37 Naquela cidade vivia uma mulher. Todos a consideravam uma “pecadora”. Quando ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu, pegou um vaso de alabastro cheio de perfume 38 e se colocou atrás de Jesus, aos pés dele e começou a chorar. As lágrimas dela caíam sobre os pés dele, molhando-os. Ela então os enxugou com os seus cabelos e os beijava e derramava o perfume neles. 39 Quando o fariseu que o tinha convidado viu aquilo, disse para si mesmo: “Se este homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher é aquela que o está tocando. Ele saberia que ela é uma mulher pecadora”. 40 Jesus se dirigiu ao fariseu e lhe disse:
—Simão, quero falar com você.
Respondeu ele:
—Pois não, Mestre.
41 E Jesus lhe disse:
—Um certo credor tinha dois devedores. Um deles lhe devia quinhentas moedas de prata e o outro, cinquenta. 42 Como nenhum dos dois conseguia lhe pagar, ele cancelou os empréstimos. Agora eu lhe pergunto: Qual dos dois devedores o amará mais?
43 Simão lhe respondeu:
—Eu acho que é aquele que lhe devia mais.
Jesus então disse:
—Você está certo.
44 E, virando-se para a mulher, disse a Simão:
—Você está vendo esta mulher? Eu entrei na sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Você não me cumprimentou com um beijo; ela, porém, não para de beijar meus pés desde que entrei. 46 Você não derramou óleo sobre a minha cabeça. Ela, porém, derramou perfume nos meus pés. 47 Por isso eu digo a você: Os muitos pecados dela foram perdoados; e isto é evidente, pois ela mostrou um grande amor. Mas a pessoa a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor.
48 Então Jesus disse à mulher:
—Os teus pecados estão perdoados.
49 E aqueles que estavam comendo com ele começaram a comentar uns com os outros:
—Quem é este que até perdoa pecados?
50 Então Jesus disse à mulher:
—A sua fé a salvou. Vá em paz.
As mulheres que acompanhavam Jesus
8 Depois disto Jesus iniciou uma viagem por todas as cidades e vilas, proclamando e anunciando as Boas Novas do reino de Deus. Iam com ele os seus doze discípulos 2 e algumas das mulheres que tinham sido curadas de demônios e doenças: Maria, chamada Madalena (de quem tinham saído sete demônios); 3 Joana, mulher de Cuza (que era administrador da casa do rei Herodes); Susana e muitas outras. Estas mulheres ajudavam a Jesus e seus discípulos com o que elas possuíam.
O justo sofredor
Ao diretor do coro. À melodia de “Os Lírios”. Salmo de Davi.
69 Salve-me, ó meu Deus,
pois as águas chegaram até o meu pescoço!
2 Estou prestes a me afundar no lodo e não tenho onde me agarrar.
Estou num mar de águas profundas, arrastado pela corrente.
3 Estou cansado de tanto chamá-lo;
a minha garganta está seca de tanto gritar;
os meus olhos cansados de tanto procurar pelo meu Deus.
4 Tenho mais inimigos do que cabelos na cabeça;
me odeiam sem razão.
Querem me destruir e mentem a meu respeito;
mentem, me acusam de ter roubado,
e agora tenho que devolver o que não roubei.
5 Ó Deus, o Senhor sabe das loucuras que tenho cometido,
não posso esconder os meus pecados do Senhor.
6 Senhor DEUS, Todo-Poderoso,
não permita que os que confiam no Senhor
se sintam envergonhados por causa de mim.
Ó Deus de Israel,
não deixe que os que o procuram
se sintam frustrados por minha culpa.
7 Por amor ao Senhor suportei insultos,
e tenho passado vergonha.
8 Os meus irmãos me tratam como um estranho;
os filhos da minha mãe, como um desconhecido.
9 O amor que tenho pela sua casa me queima por dentro;
quando o ofendem, eu sinto a dor dos seus insultos.
10 Quando choro e faço jejum,
eles riem de mim.
11 Me visto de luto
e sou insultado.
12 Falam mal de mim nas praças;
os bêbados se divertem à minha custa.
13 SENHOR, ouça a minha oração.
Por favor, me aceite.
Por causa do seu amor fiel me responda, ó Deus.
Salve-me como prometeu.
14 Tire-me da lama,
não deixe que me afunde;
Livre-me dos meus inimigos
e das águas profundas.
15 Não deixe que seja arrastado pela corrente,
nem afogado pelas águas profundas,
nem engolido pela sepultura.
16 Responda-me, SENHOR, pelo seu amor fiel;
ajude-me pela sua grande compaixão.
17 Não se esconda de mim, o seu servo.
Estou sofrendo, me responda depressa.
18 Venha me resgatar,
livre-me dos meus inimigos.
12 Quem gosta de aprender gosta que o corrijam,
mas quem detesta a disciplina é insensato.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International