The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.
As ofertas da Páscoa
16 —O dia catorze do primeiro mês é a Páscoa do SENHOR. 17 No dia quinze do mesmo mês se celebrará um festival e se comerá pão sem fermento durante sete dias. 18 No primeiro dia dessa festa terão uma reunião sagrada e não farão nenhum trabalho. 19 Oferecerão ao SENHOR como sacrifício que deve ser queimado completamente, dois bezerros, um carneiro e sete cordeiros de um ano de idade, que não tenham defeito algum. 20 A oferta de cereal que será oferecido com eles será de farinha da melhor qualidade misturada com azeite, e se dará assim: seis quilos e meio por cada bezerro, quatro quilos e meio pelo carneiro 21 e dois quilos por cada um dos sete cordeiros. 22 É necessário oferecer também para a purificação de vocês, um bode como sacrifício pelo pecado. 23 Deverão oferecer isto e também o sacrifício regular que deve ser queimado completamente todos os dias pela manhã. 24 Farão a mesma coisa todos os dias durante os sete dias, como oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR. Todos estes sacrifícios terão que ser oferecidos com a sua correspondente oferta de vinho, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente e da sua oferta de vinho, que são oferecidos todos os dias. 25 No sétimo dia vocês terão uma reunião sagrada e nesse dia ninguém trabalhará.
As ofertas da festa das Semanas
26 —No dia dos primeiros frutos, a festa das Semanas, quando apresentarem uma oferta de cereal novo ao SENHOR terão uma reunião sagrada e não farão nenhum trabalho. 27 Oferecerão como sacrifício que deve ser queimado completamente, de aroma agradável ao SENHOR, dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano. 28 A oferta de cereal que será oferecida com eles será de farinha da melhor qualidade misturada com azeite e se dará assim: seis quilos e meio por cada bezerro, quatro quilos e meio pelo carneiro 29 e dois quilos por cada um dos sete cordeiros. 30 Ofereçam também um bode para a purificação de vocês. 31 Preparem este sacrifício junto com a oferta de vinho, além do sacrifício que deve ser completamente queimado todos os dias e da oferta de cereal. Os animais não devem ter nenhum defeito.
A festa das Trombetas
29 —No primeiro dia do sétimo mês vocês terão uma santa assembleia. Ninguém trabalhará e será o dia de vocês tocarem as trombetas. 2 Oferecerão como sacrifício que deve ser queimado completamente, de aroma agradável ao SENHOR, um bezerro, um carneiro e sete cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 3 A oferta de cereal que se oferecerá com eles será de farinha da melhor qualidade misturada com azeite, e se dará assim: seis quilos e meio pelo bezerro, quatro quilos e meio pelo carneiro 4 e dois quilos por cada um dos sete cordeiros. 5 É necessário também oferecer um bode como sacrifício pelo pecado do povo. 6 Estas ofertas serão trazidas, além dos sacrifícios que devem ser queimados completamente a cada dia e a cada mês, com suas correspondentes ofertas de cereal e ofertas de vinho regulares. Tudo isso será uma oferta que, ao ser queimada, terá um aroma agradável ao SENHOR.
As ofertas do dia do Perdão
7 —No dia dez desse sétimo mês, terão uma santa assembleia. Será dia de jejum, e não se trabalhará. 8 Oferecerão como sacrifício que deve ser queimado completamente, de aroma agradável ao SENHOR, um bezerro, um carneiro e sete cordeiros de um ano. Deverão se assegurar que não tenham nenhum defeito. 9 A oferta de cereal que se oferecerá com eles será de farinha da melhor qualidade misturada com azeite e se dará assim: seis quilos e meio pelo bezerro, quatro quilos e meio pelo carneiro 10 e dois quilos por cada um dos sete cordeiros. 11 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício pelo pecado do dia do Perdão e além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente e das suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
As ofertas da festa das Tendas
12 —No dia quinze do sétimo mês terão uma santa assembleia e não se trabalhará. Celebrarão um festival em honra ao SENHOR por sete dias. 13 Oferecerão como sacrifício que deve ser queimado completamente, oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR: treze bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano de idade, que não tenham defeito algum. 14 A oferta de cereal que se oferecerá com eles será de farinha da melhor qualidade misturada com azeite e se dará assim: seis quilos e meio por cada bezerro, quatro quilos e meio por cada um dos dois carneiros 15 e dois quilos para cada um dos cordeiros. 16 Também é necessário oferecer um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente e das suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
17 —No segundo dia ofereçam doze bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 18 Também apresentem, nas quantidades requeridas, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 19 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
20 —No terceiro dia ofereçam onze bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 21 Também apresentem, nas quantidades requeridas, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 22 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
23 —No quarto dia ofereçam dez bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 24 Também apresentem, nas quantidades requeridas, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 25 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
26 —No quinto dia ofereçam nove bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 27 Também apresentem, nas quantidades requeridas, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 28 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
29 —No sexto dia ofereçam oito bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 30 Também apresentem nas quantidades requeridas as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 31 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
32 —No sétimo dia ofereçam sete bezerros, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 33 Também apresentem, nas quantidades requeridas, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 34 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
35 —No oitavo dia terão uma reunião muito importante e não se trabalhará. 36 Oferecerão como sacrifício que deve ser queimado completamente, oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR: um bezerro, um carneiro e sete cordeiros de um ano, que não tenham defeito algum. 37 Também apresentem, nas quantidades requeridas, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho que vão com os bezerros, carneiros e cordeiros. 38 Também apresentem um bode como sacrifício pelo pecado, além do sacrifício regular que deve ser queimado completamente, com as suas correspondentes ofertas de cereal e de vinho.
39 —Nas suas festas apresentarão estas ofertas ao SENHOR, além das suas ofertas em cumprimento de uma promessa, ofertas voluntárias, sacrifícios que devem ser queimados completamente, ofertas de cereal, ofertas de vinho e ofertas para festejar.
40 Moisés comunicou tudo isso aos israelitas assim como o SENHOR ordenou a ele.
A genealogia de Jesus
(Mt 1.1-17)
23 Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou o seu trabalho. Ele era, conforme pensavam, filho de José.
José era filho de Eli;
24 Eli, filho de Matate;
Matate, filho de Levi;
Levi, filho de Melqui;
Melqui, filho de Janai;
Janai, filho de José;
25 José, filho de Matatias;
Matatias, filho de Amós;
Amós, filho de Naum;
Naum, filho de Esli;
Esli, filho de Nagai;
26 Nagai, filho de Maate;
Maate, filho de Matatias;
Matatias, filho de Semei;
Semei, filho de José;
José, filho de Joda;
27 Joda, filho de Joanã;
Joanã, filho de Resa;
Resa, filho de Zorobabel;
Zorobabel, filho de Salatiel;
Salatiel, filho de Neri;
28 Neri, filho de Melqui;
Melqui, filho de Adi;
Adi, filho de Cosã;
Cosã, filho de Elmadã;
Elmadã, filho de Er;
29 Er, filho de Josué;
Josué, filho de Eliézer;
Eliézer, filho de Jorim;
Jorim, filho de Matate;
Matate, filho de Levi;
30 Levi, filho de Simeão;
Simeão, filho de Judá;
Judá, filho de José;
José, filho de Jonã;
Jonã, filho de Eliaquim;
31 Eliaquim, filho de Meleá;
Meleá, filho de Mená;
Mená, filho de Matatá;
Matatá, filho de Natã;
Natã, filho de Davi;
32 Davi, filho de Jessé;
Jessé, filho de Obede;
Obede, filho de Boaz;
Boaz, filho de Sala;
Sala, filho de Nassom;
33 Nassom, filho de Aminadabe;
Aminadabe, filho de Admim;
Admim, filho de Arni;
Arni, filho de Esrom;
Esrom, filho de Perez;
Perez, filho de Judá;
34 Judá, filho de Jacó;
Jacó, filho de Isaque;
Isaque, filho de Abraão;
Abraão, filho de Tera;
Tera, filho de Naor;
35 Nacor, filho de Seruque;
Seruque, filho de Ragaú;
Ragaú, filho de Faleque;
Faleque, filho de Éber;
Éber, filho de Sala;
36 Sala, filho de Cainã;
Cainã, filho de Arfaxade;
Arfaxade, filho de Sem;
Sem, filho de Noé;
Noé, filho de Lameque;
37 Lameque, filho de Metusalém;
Metusalém, filho de Enoque;
Enoque, filho de Jarete;
Jarete, filho de Maleleel;
Maleleel, filho de Cainã;
38 Cainã, filho de Enos;
Enos, filho de Sete;
Sete, filho de Adão;
e Adão, filho de Deus.
Confiança em Deus
Ao diretor do coro. A Jedutum[a]. Salmo de Davi.
62 Só em Deus encontro paz,
ele é o único que pode me salvar.
2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação.
Ele é o meu refúgio, nunca serei vencido.
3 Até quando vocês continuarão me atacando?
Querem me derrubar, a mim, que sou uma parede prestes a cair,
um muro em ruínas.
4 Só pensam em me tirar do trono,
em me destruir.
Ficam felizes mentindo a meu respeito.
Falam bem de mim quando estão em público,
mas, quando estão sozinhos, só falam mal de mim. Selah
5 Só em Deus encontro paz,
e nele ponho a minha esperança.
6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação.
Ele é o meu refúgio, nunca serei vencido.
7 A minha glória e a minha salvação vêm de Deus,
ele é a minha proteção e o meu refúgio.
8 Confiem sempre em Deus,
contem a ele todos os problemas que têm,
Deus é o nosso refúgio. Selah
9 Os seres humanos são só um sopro,
por isso não ponham a sua esperança neles.
Eles não têm nenhum peso, mesmo se pesados juntos na balança.
10 Não confiem no dinheiro roubado, nem nos bens roubados;
não ponham a esperança nas grandes riquezas.
11 Uma vez ouvi Deus dizer que ele é poderoso.
Mas eu ouvi Deus dizer mais de uma vez
12 que o seu amor é sempre fiel.
Ó Senhor, cada pessoa receberá a sua recompensa
de acordo com as suas ações.
18 O golpista engana as pessoas, mas no longo prazo perderá seus ganhos.
Quem age com honestidade, garante seus ganhos.
19 As pessoas que fazem o bem caminham para a vida,
mas quem vai atrás do mal caminha para a morte.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International