Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the GNT. Switch to the GNT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Deuteronômio 34 - Josué 2

A morte de Moisés

34 Moisés subiu da planície de Moabe para o monte Nebo, ao topo do monte Pisga, que está na frente de Jericó. O SENHOR mostrou-lhe toda a terra: desde Gileade a Dã, toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar do oeste, a região sul de Canaã e a planície de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. Depois o SENHOR disse a Moisés:

—Esta é a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó. Eu disse: “Darei esta terra aos seus descendentes”. Deixei que você a visse, mas não entrará nela.

Então Moisés, o servo do SENHOR, morreu na terra de Moabe, tal como o SENHOR tinha dito. O SENHOR o enterrou na terra de Moabe, perto de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe exatamente onde fica o lugar em que foi enterrado. Moisés ainda tinha toda a sua força e enxergava claramente quando morreu com cento e vinte anos de idade. Durante trinta dias os israelitas choraram e fizeram luto por Moisés, na planície de Moabe.

Josué, sucessor de Moisés

Então Josué, filho de Num, ficou cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. E os israelitas o obedeceram e fizeram o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

10 Nunca houve outro profeta em Israel como Moisés, com quem o SENHOR falasse face a face. 11 Nem outro profeta que fizesse os sinais e os milagres que o SENHOR lhe mandou fazer no Egito, contra o faraó, contra os seus ministros e contra o seu país. 12 Também nunca ninguém teve tanto poder como Moisés demonstrou ter quando fez os seus grandes milagres diante do povo de Israel.

Josué, o novo líder de Israel

Josué, filho de Num, era o ajudante de Moisés, o servo do SENHOR. Depois da morte de Moisés, o SENHOR lhe disse:

—O meu servo Moisés morreu. Agora preparem-se, você e todo o povo, para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu vou dar aos filhos de Israel. Eu darei a vocês toda a terra onde os seus pés pisarem, pois foi essa a promessa que fiz a Moisés. Todo este território pertencerá a vocês: todo o território desde o deserto, no sul, até o Líbano, no norte; desde o rio Eufrates, onde habitam os heteus, ao leste, até o mar Mediterrâneo[a], no oeste. Durante toda a sua vida, nunca ninguém poderá vencê-lo. Assim como estive com Moisés, agora estou com você. Nunca o deixarei nem abandonarei. Deve ser forte e corajoso, porque guiará este povo para possuir a terra que prometi dar aos seus antepassados. Mas tem que ser muito forte e corajoso, para obedecer aos mandamentos que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se afaste deles, nem para a direita nem para a esquerda, para que tenha sucesso em tudo o que você fizer. Fale sempre das palavras deste Livro da Lei e medite nelas de dia e de noite. Faça tudo o que nele estiver escrito. Então tudo o que você fizer correrá bem e terá sucesso. Lembre-se que mandei você ser forte e corajoso. Não tenha medo, nem desanime. O SENHOR, seu Deus, estará sempre ao seu lado, em todos os lugares por onde passar.

Josué torna-se o líder de Israel

10 Então Josué deu estas ordens aos chefes do povo de Israel:

11 —Vão por todo o acampamento e digam ao povo para preparar tudo o que eles precisam, porque daqui a três dias irão atravessar o rio Jordão e ocupar aquelas terras. As terras que o SENHOR, seu Deus, lhes dá como herança.

12 Depois Josué disse às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés:

13 —Lembrem-se da ordem que Moisés, o servo do SENHOR, deu a vocês, quando disse que o SENHOR, seu Deus, lhes daria um lugar para viverem tranquilos. 14 Moisés deu a vocês este território onde agora estamos, ao leste do Jordão. Portanto, as suas mulheres, os seus filhos e o seu gado poderão ficar aqui. Mas Moisés disse que todos os homens armados para a guerra deveriam ir na frente e ajudar os seus irmãos. 15 O SENHOR já lhes deu um território para vocês habitarem. Agora ajudem os seus irmãos até que eles também tenham um lugar para descansar, um lugar que Deus lhes dá. Depois vocês poderão voltar para a sua própria terra e ficarão vivendo neste lado do Jordão, no lado leste. Esta é a terra que Moisés, o servo do SENHOR, deu a vocês.

16 Eles responderam a Josué:

—Faremos tudo o que nos mandar fazer e iremos para onde nos mandar ir. 17 Assim como obedecemos a Moisés, obedeceremos a você. Só pedimos que o SENHOR, seu Deus, esteja com você como esteve com Moisés. 18 Se alguém se revoltar contra você e desobedecer às suas ordens, será morto. Só pedimos que seja forte e corajoso.

Então Josué, filho de Num, mandou secretamente desde Acácias[b] dois espiões e lhes disse:

—Explorem a terra, especialmente a cidade de Jericó.

Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe para ali passarem a noite. Mas alguém informou o rei de Jericó:

—Entraram aqui esta noite alguns israelitas. Eles vieram espiar a terra.

Então o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe:

—Entregue esses homens que entraram na sua casa porque eles são espiões.

Mas Raabe escondeu os dois homens e respondeu ao rei:

—É verdade que alguns homens entraram na minha casa mas eu não sabia de onde eles eram. Partiram ao anoitecer, um pouco antes de se fecharem as portas da cidade. Não sei para onde foram, mas se forem depressa, talvez ainda os possam alcançar.

O que realmente tinha acontecido é que ela tinha levado os espiões para o terraço da sua casa e tinha-os escondido entre o linho que ali tinha. Então os homens do rei saíram em perseguição dos espiões e fecharam imediatamente as portas da cidade. Eles procuraram os espiões até chegarem ao lugar onde o caminho atravessa o rio Jordão. Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço e lhes disse:

—Eu sei que o SENHOR deu esta terra a vocês. Estamos com um medo terrível, as pessoas desta terra estão morrendo de medo. 10 Sabemos que o SENHOR secou a água do mar Vermelho quando vocês saíram do Egito e o que vocês fizeram, no outro lado do Jordão, com os dois reis amorreus, Seom e Ogue. Vocês os destruíram. 11 Quando soubemos o que tinha acontecido, ficamos sem coragem e cheios de medo, porque o SENHOR, seu Deus, é o Deus do céu e da terra. 12 Jurem-me agora pelo SENHOR que assim como eu tratei bem vocês, vocês também tratarão bem a mim e à minha família. E deem-me também uma garantia 13 de que pouparão a vida do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos, das minhas irmãs e das suas famílias.[c] Prometam que nos salvarão da morte.

14 Os espiões responderam:

—Se não disser a ninguém o que estamos fazendo, daremos a nossa vida pela sua. Quando o SENHOR nos der esta terra, vamos tratá-la bem e cumpriremos o que juramos.

15 Então, como a sua casa fazia parte do muro da cidade, Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda. 16 Mas antes lhes disse:

—Vão para as montanhas! Dessa forma os homens do rei não os apanharão. Escondam-se lá durante três dias, até que eles regressem à cidade. Depois poderão seguir o seu caminho.

17 E os homens lhe disseram:

—Cumpriremos o juramento que lhe fizemos, 18 mas quando voltarmos aqui, prenda esta corda vermelha na sua janela. E reúna em sua casa o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família. 19 Toda pessoa que sair para fora da sua casa será responsável pela sua própria morte. Nós não teremos culpa. Só seremos responsáveis pela morte de alguém que estiver dentro da sua casa. 20 Mas se você contar a alguém o que estamos prestes a fazer, já não seremos obrigados a cumprir o juramento que fizemos.

21 Então ela respondeu:

—Seja assim como vocês disseram.

Então ela se despediu deles e eles foram embora. Depois disso, ela prendeu a corda vermelha na sua janela.

22 Eles foram para as montanhas e ali permaneceram durante três dias. Os homens do rei os procuraram por todos os caminhos e depois regressaram para a cidade sem os terem encontrado. 23 Então os espiões desceram das montanhas, atravessaram o Jordão e apresentaram-se diante de Josué, filho de Num, para lhe informar de tudo o que tinha acontecido. 24 Eles disseram:

—Na verdade o SENHOR nos deu toda aquela terra, porque todos os seus habitantes estão tremendo com medo de nós.

Lucas 13:22-14:6

A porta estreita

(Mt 7.13-14,21-23)

22 Jesus passava por cidades e vilas e ensinava enquanto continuava no seu caminho para Jerusalém. 23 Um homem lhe disse:

—Senhor, são poucos os que se salvarão?

E ele lhes disse:

24 —Esforcem-se para entrar pela porta estreita, pois eu lhes digo que muitos tentarão entrar, mas não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora. Então vocês baterão na porta, dizendo: “Abra a porta para nós, Senhor!” Mas ele responderá: “Não sei de onde vocês são!” 26 E vocês então dirão: “Nós comíamos e bebíamos com o senhor! O senhor ensinava em nossas ruas!” 27 E ele dirá a vocês: “Não sei de onde vocês são! Afastem-se de mim, todos vocês que fazem o mal!” 28 Vocês verão a Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, mas vocês mesmos serão lançados fora. Então irão chorar e ranger os dentes. 29 E muitos virão do leste, do oeste, do norte e do sul, e vão tomar lugar à mesa no reino de Deus. 30 Prestem atenção! Aqueles que são os últimos, serão os primeiros; e aqueles que são os primeiros, serão os últimos.

O amor de Jesus por Jerusalém

(Mt 23.37-39)

31 Nesse momento, alguns dos fariseus chegaram perto dele e lhe disseram:

—Vá embora daqui para algum outro lugar, pois Herodes quer matá-lo.

32 Jesus então lhes disse:

—Vão e digam a essa raposa[a] o seguinte: “Eu expulsarei demônios e curarei pessoas hoje e amanhã e, no terceiro dia, terminarei o meu trabalho”. 33 Tenho que continuar no meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã, pois um profeta não deve morrer fora de Jerusalém. 34 Jerusalém, Jerusalém! Você que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe envia! Quantas vezes eu quis juntar o seu povo, como a galinha junta os pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! 35 Agora Deus abandonará este templo de vocês e eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor”(A).

Jesus cura um doente

14 Num sábado, Jesus foi comer na casa de certo líder dos fariseus e todas as pessoas o observavam. À sua frente se achava um homem muito inchado, que sofria de hidropisia. Jesus então perguntou aos professores da lei e aos fariseus:

—É permitido curar no sábado, ou não?

Mas eles não responderam nada. Jesus então segurou o homem, o curou e depois o mandou embora. Depois disse a eles:

—Imaginem que vocês tivessem um filho ou um boi que caísse num poço. Será que vocês não o tirariam de lá, mesmo sendo sábado?

E eles não puderam responder.

Salmos 79

Deus salva o seu povo

Salmo de Asafe.

79 Ó Deus, as nações invadiram o seu povo.
    Destruíram o seu templo sagrado e deixaram Jerusalém em ruínas.
Deixaram os corpos dos seus servos para alimento das aves do céu;
    os corpos dos seus fiéis para serem devorados pelas feras selvagens.
O sangue do seu povo corria como água por toda a cidade de Jerusalém;
    e não havia ninguém para enterrar os mortos.
Somos desprezados pelos nossos vizinhos;
    os países que nos rodeiam zombam de nós.

SENHOR, até quando ficará indignado conosco?
    Deixará que a sua ira nos queime para sempre?
Derrame a sua ira sobre as nações que não o conhecem,
    sobre os povos que não o adoram.
Pois foram eles que destruíram Jacó,
    que deixaram em ruínas o país.
Não nos castigue pelos pecados dos nossos antepassados.
    Mostre-nos depressa a sua compaixão,
    pois estamos sem nenhuma força.

Ó nosso Deus e Salvador, ajude-nos!
    Salve-nos para glória do seu nome;
    perdoe os nosso pecados por causa da sua honra.
10 Não deixe que os outros povos nos perguntem:
    “Onde está agora o seu Deus?”
Deixe-nos ver o castigo
    daqueles que derramam o sangue dos seus servos.
11 Ouça os lamentos dos prisioneiros,
    mostre todo o seu poder e salve os condenados à morte.

12 Ó Senhor, castigue as nações vizinhas sete vezes mais do que elas nos fizeram!
    Castigue-as pelos insultos com que o ofenderam!
13 Nós somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho, sempre o louvaremos.
    De geração em geração lhe cantaremos louvores.

Provérbios 12:26

26 O justo guia bem ao seu próximo,
    mas os maus estão sempre perdidos.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International