The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.
21 Então os rubenitas, os gaditas e a metade tribo de Manassés responderam aos chefes dos clãs de Israel:
22 —O SENHOR é o Deus de todos os deuses! Afirmamos de novo que o SENHOR é o Deus de todos os deuses! Ele sabe por que fizemos isto e queremos que Israel também o saiba. Se nos revoltamos ou desobedecemos ao SENHOR, vocês podem nos condenar e matar. 23 Que o SENHOR nos castigue se foi para abandonarmos o SENHOR que construímos este altar! Que o SENHOR nos castigue se nele oferecermos sacrifícios queimados, ofertas de cereais ou ofertas de comunhão! 24 Construímos o altar porque estamos preocupados que, no futuro, os seus descendentes possam dizer aos nossos para não adorarem o SENHOR, Deus de Israel. 25 Eles poderiam dizer que o SENHOR separou os povos de Rúben e Gade do povo deles, dando-lhes a terra no outro lado do Jordão, não fazendo mais parte do povo do SENHOR. Assim os seus descendentes poderiam obrigar os nossos a deixarem de adorar o SENHOR.
26 —Foi por isso que decidimos construir este altar. Não para oferecer sacrifícios queimados ou qualquer outro tipo de sacrifício, 27 mas para servir de testemunho entre nós e vocês e os nossos descendentes. Testemunho de que temos o direito de vir adorar o SENHOR, na sua presença, com sacrifícios queimados, sacrifícios e ofertas de comunhão. Assim os seus descendentes não poderão dizer que os nossos não fazem parte do povo do SENHOR. 28 Também pensamos que se algum dia alguém falar isso a nós, ou aos nossos descendentes, então diremos: “Vejam a réplica do altar do SENHOR que os nossos antepassados construíram, não para oferecer sacrifícios queimados ou outras ofertas, mas como testemunho entre nós e vocês”.
29 —Nunca pensamos em nos revoltar contra o SENHOR ou em deixar o SENHOR, construindo outro altar. Sabemos que o único altar onde devem ser oferecidos sacrifícios queimados, ofertas de cereais ou ofertas de comunhão é no altar que está diante da Tenda do Encontro. Esse é o altar do SENHOR, o nosso Deus.
30 Quando o sacerdote Fineias e os chefes da congregação, os chefes dos clãs dos israelitas, ouviram o que disseram os homens de Rúben, de Gade e de Manassés, ficaram satisfeitos. 31 Então Fineias, filho do sacerdote Eleazar, disse aos rubenitas, aos gaditas e aos manasseítas:
—Agora sabemos que o SENHOR está conosco e que vocês não desobedeceram ao SENHOR. Por isso o povo de Israel não será castigado pelo SENHOR.
32 Então Fineias, filho do sacerdote Eleazar, e os chefes partiram do encontro com os homens de Rúben e de Gade em Gileade, e foram para Canaã para informarem os israelitas sobre o que tinha acontecido. 33 Todos ficaram satisfeitos com a informação e agradeceram a Deus. Depois disso, não pensaram mais em atacar as tribos de Rúben e Gade, nem em destruir as suas terras.
34 Os rubenitas e os gaditas deram o nome ao altar de Testemunho, porque diziam:
—É um testemunho entre nós de que só o SENHOR é Deus.
Josué anima o povo
23 Já tinha passado muito tempo depois de Deus ter dado descanso aos israelitas das guerras contra os inimigos ao seu redor, Josué já era muito velho. 2 Então Josué reuniu todo o povo de Israel, com os seus líderes, os chefes, os juízes e os oficiais, e lhes disse:
—Eu já estou velho. 3 Vocês viram tudo o que o SENHOR, seu Deus, fez para expulsar as nações. Foi o SENHOR, seu Deus, que combateu por vocês. 4 Lembrem-se que eu já reparti pelas tribos todas as terras das nações. Já dei as terras que conquistei desde o Jordão até o mar Mediterrâneo, no oeste. E também já lhes dei as terras que ainda faltam ser conquistadas. 5 O SENHOR, seu Deus, irá expulsar diante de vocês os habitantes dessas terras e irá dá-las a vocês, assim como o SENHOR prometeu.
6 —Portanto, sejam fortes! Obedeçam cuidadosamente a tudo o que está escrito no livro da Lei de Moisés. Não se desviem dele, nem para a direita nem para a esquerda. 7 Não se associem com as nações que vivem entre vocês. Não orem aos seus deuses, nem jurem pelos seus nomes. Não os sirvam e não se inclinem diante deles. 8 Façam só a vontade do SENHOR, seu Deus, como vocês têm feito até hoje.
9 —O SENHOR expulsou da sua frente nações que eram grandes e poderosas. E até hoje ninguém conseguiu resistir a vocês. 10 Um só de vocês pode vencer mil homens, porque é o SENHOR, seu Deus, que luta por vocês, como prometeu. 11 Por isso guardem os seus corações, para amarem só o SENHOR, seu Deus!
12 —Não se afastem de Deus e não façam alianças com os povos que fiquem no meio de vocês. Não se casem com eles, não se juntem a eles nem deixem que eles se juntem a vocês. 13 Porque se fizerem isso, podem ter certeza de que o SENHOR, seu Deus, não expulsará essas nações da terra que vocês querem ocupar. Essas nações serão um laço e uma armadilha para apanhar vocês. Serão como um chicote rasgando as suas costas, como espinhos cegando os seus olhos. Não há de ficar nenhum de vocês nesta boa terra que o SENHOR, seu Deus, lhes deu.
14 —Agora estou quase morrendo. E vocês sabem, com todo o seu coração e com toda a sua alma, que o SENHOR, seu Deus, cumpriu todas as boas promessas que fez. Ele cumpriu todas as promessas, não falhou em nada. 15 Tudo o que o SENHOR, seu Deus, lhes prometeu de bom, aconteceu. Assim também irão acontecer todas as coisas ruins se não obedecerem ao SENHOR. Todos vocês serão destruídos desta boa terra que ele lhes deu. 16 Se violarem as leis da aliança que o SENHOR, seu Deus, fez com vocês, e servirem outros deuses e se inclinarem diante deles, então o SENHOR ficará muito irritado e não deixará nenhum de vocês nesta boa terra que ele lhes deu.
Os saduceus perguntam sobre a ressurreição
(Mt 22.23-33; Mc 12.18-27)
27 Alguns saduceus se aproximaram de Jesus e, como não acreditavam em ressurreição, lhe perguntaram:
28 —Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se um homem casado morrer sem deixar filhos, o seu irmão deve se casar com a viúva e ambos devem ter filhos que serão considerados filhos do irmão que morreu.[a] 29 Era uma vez sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem ter filhos. 30 Então, o segundo se casou com a viúva e também morreu sem filhos. 31 Depois o terceiro. E assim aconteceu com os sete irmãos; eles se casaram e todos morreram sem deixar filhos. 32 Mais tarde, a mulher também morreu. 33 Portanto, se todos os sete irmãos se casaram com ela, de quem ela vai ser esposa na ressurreição?
34 Jesus lhes respondeu:
—As pessoas desta época se casam. 35 Aquelas pessoas, porém, que sejam consideradas dignas de participar na época que ainda virá e na ressurreição dos mortos, não se casarão mais. 36 Elas não morrerão mais, pois são como anjos. Estas pessoas são filhas de Deus, pois ressuscitaram. 37 Moisés mesmo mostrou que os mortos ressuscitam. Na passagem do arbusto[b] que se queimava, ele se referiu ao Senhor como Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó[c]. 38 Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos, pois, para ele, todas as pessoas estão vivas.
39 Alguns dos professores da lei disseram:
—O senhor respondeu bem, Mestre!
40 E ninguém mais se atreveu a lhe fazer perguntas.
Jesus pergunta sobre o Messias
(Mt 22.41-46; Mc 12.35-37)
41 Jesus, então, lhes perguntou:
—Como vocês podem dizer que Cristo é filho de Davi? 42 O próprio Davi diz, no livro de Salmos:
“O Senhor disse ao meu Senhor:
‘Sente-se à minha direita,
43 até eu pôr os seus inimigos
debaixo dos seus pés’”.(A)
44 Se o próprio Davi o chama de Senhor, como pode ele ser seu filho?
Jesus alerta sobre os professores da lei
(Mt 23.1-36; Mc 12.38-40; Lc 11.37-54)
45 Enquanto as pessoas escutavam, Jesus disse aos seus discípulos:
46 —Tenham cuidado com os professores da lei. Eles gostam de andar com as suas roupas elegantes e gostam de ser cumprimentados com respeito em lugares públicos. Eles também gostam muito de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e nas festas. 47 Eles exploram as viúvas, roubando delas os bens e, ao mesmo tempo, fazem longas orações para serem notados. Estes receberão o pior castigo.
14 A retidão e a justiça são os alicerces do seu reino.
É fiel e cheio de amor em tudo o que faz.
15 Felizes são, ó SENHOR, os que sabem louvá-lo com alegria.
Eles caminham na luz da sua presença.
16 Eles se alegram no Senhor,
e o louvam porque é justo.
17 O Senhor é o poder glorioso deles,
e é quem lhes dá a sua força.
18 O nosso escudo é o SENHOR.
O nosso Rei é o Santíssimo de Israel.
19 Um dia, numa visão, disse aos seus fiéis:
“Dei força a um guerreiro; exaltei um jovem escolhido dentre o povo.
20 Encontrei o meu servo Davi
e o ungi com azeite sagrado para ser rei.
21 A minha força lhe dará apoio,
o meu poder lhe dará força.
22 O inimigo não será capaz de derrotar o meu escolhido;
os maus nunca o vencerão.
23 Derrubarei os seus inimigos diante dele;
e destruirei os que o odeiam.
24 Ele poderá sempre contar com o meu amor fiel
e, por causa do meu poder, ele vencerá sempre.
25 Ele terá poder sobre o mar
e domínio sobre os rios.
26 Ele me dirá: ‘O Senhor é o meu Pai, o meu Deus,
a rocha que me salva’.
27 Eu o nomearei como o meu filho mais velho,
e ele será rei sobre todos os reis do mundo.
28 Eu sempre o amarei
e a minha aliança com ele nunca terá fim.
29 Os seus descendentes sempre serão reis,
e o seu reino permanecerá enquanto existirem os céus.
30 “Quando os seus filhos desobedecerem à minha lei
e não seguirem as minhas ordens,
31 quando eles não forem obedientes aos meus ensinamentos
e não cumprirem os meus mandamentos,
32 então terei que castigá-los por causa dos seus erros,
e de açoitá-los por causa dos seus pecados,
33 mas nunca deixarei de amá-los
e de cumprir o que lhes prometi.
34 Não quebrarei a aliança que fiz com ele,
nem modificarei as minhas promessas.
35 De uma vez por todas, jurei pela minha santidade,
que nunca mentiria a Davi.
36 A sua descendência permanecerá para sempre,
o seu reino durará enquanto existir o sol.
37 Existirá para sempre, como a lua.
Os céus testemunham essa aliança em que se pode confiar”. Selah
17 Um mau mensageiro provoca a desgraça,
mas um bom mensageiro traz a cura.
18 Quem despreza a correção cai na pobreza e na vergonha,
mas quem a aceita ganha o respeito das pessoas.
19 Quem alcança o que deseja tem alegria,
mas o insensato não quer abandonar o mal.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International