The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
As terras ainda por conquistar
13 Quando Josué já estava muito velho, o SENHOR lhe disse:
—Você já é muito velho e ainda há muita terra por conquistar. 2 Ainda falta a terra dos filisteus e a dos gesureus, 3 que vai desde o rio Sior, ao leste do Egito, até a fronteira de Ecrom, ao norte, que pertence aos cinco chefes filisteus: de Gaza, Asdode, Ascalom, Gate e Ecrom. 4 No sul, falta ainda conquistar a terra dos cananeus e Meará, que é dos sidônios, até Afeque, que faz fronteira com os amorreus. 5 Ainda falta a terra dos gibleus e todo o Líbano, para o leste, desde Baal-Gade, junto ao monte Hermom, até a entrada de Hamate. 6 Eu mesmo expulsarei todos eles da frente dos israelitas. Mas, como lhe ordenei, você deve repartir toda a terra entre os israelitas, para ser a sua herança. 7 Portanto, divida o território entre as nove tribos e a metade da tribo de Manassés.
A divisão do território
8 As tribos de Rúben e de Gade e a outra metade da tribo de Manassés já tinham recebido a sua parte da herança que Moisés, o servo do SENHOR, tinha lhes dado ao leste do rio Jordão. 9 Os seus territórios estendiam-se desde Aroer, junto ao ribeiro de Arnom e da cidade no meio do vale, e incluíam todo o planalto de Medeba e chegavam até Dibom. 10 Também lhes foram dadas todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que reinava desde Hesbom até as terras dos amonitas. 11 Também incluía Gileade, o território dos gesureus e macateus, toda a região do monte Hermom e toda a região de Basã, até Salcá. 12 A região de Basã incluía todo o território do rei Ogue, que reinava desde Astarote até Edrei. Ele era um dos últimos refains que Moisés tinha derrotado e conquistado as suas terras. 13 Os israelitas também não expulsaram os habitantes de Gesur e de Maaca que continuam vivendo no território de Israel até hoje.
14 Moisés não deu nenhum território à tribo de Levi, pois Deus tinha prometido que a sua herança seria os sacrifícios oferecidos no altar ao SENHOR, o Deus de Israel.
15 Moisés deu terras à tribo dos rubenitas, de acordo com o número das suas famílias. 16 Eles receberam as terras que vão desde Aroer, junto ao ribeiro de Arnom e da cidade que fica no meio do vale, incluindo o planalto de Medeba, 17 até Hesbom e todas as cidades do planalto, incluindo Dibom, Bamote-Baal, Bete-Baal-Meon, 18 Jaza, Quedemote, Mefaate, 19 Quiriataim, Sibma, Zaret-Shaar, que fica na encosta do vale, 20 Bete-Peor, as encostas do Pisga e Bete-Jesimote. 21 Incluía todas as cidades do planalto e todo o reino de Seom, rei amorreu, que governava Hesbom. Moisés o derrotou e também derrotou os chefes de Midiã que eram seus aliados e viviam naquela terra: Evi, Requém, Zur, Hur e Reba. 22 Os israelitas também mataram Balaão, filho de Beor, que praticava a adivinhação. 23 A fronteira da tribo de Rúben era o rio Jordão. Essa foi a herança dada às famílias da tribo de Rúben, incluindo as cidades e as vilas.
24 Moisés também deu território à tribo de Gade, segundo o número das suas famílias. 25 O seu território incluía Jazer e todas as cidades de Gileade. Metade da terra dos amonitas até Aroer, perto de Rabá. 26 O seu território ia desde Hesbom até Ramate-Mispá e Betonim, e desde Maanaim até o território de Debir. 27 No vale do Jordão, foi lhe dado Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom, que era o restante do reino de Seom, rei de Hesbom, a área do leste do Jordão até chegar ao lago da Galileia. 28 Essa foi a herança dada às famílias da tribo de Gade, incluindo as cidades e as suas vilas. 29 À metade da tribo de Manassés, Moisés deu, de acordo com o número de famílias, este território: 30 as terras do Maanaim, incluindo todo o reino de Ogue de Basã, e as sessenta vilas que Jair conquistou. 31 O seu território também incluía metade de Gileade e Astarote e Edrei (as cidades de Ogue, rei de Basã). Tudo isto foi dado à metade das famílias descendentes de Maquir, filho de Manassés.
32 Estas foram as terras que Moisés deu em herança quando estava na planície de Moabe, do outro lado do Jordão, ao leste de Jericó. 33 Mas Moisés não deu nenhuma terra à tribo de Levi, pois o SENHOR, o Deus de Israel, é a herança deles, como tinha prometido.
14 Foram estas as terras que os israelitas receberam em Canaã como herança. As terras foram repartidas pelo sacerdote Eleazar, por Josué e pelos chefes dos clãs das tribos israelitas. 2 A distribuição das terras foi feita por sorteio às nove tribos e meia, como o SENHOR tinha ordenado por meio de Moisés. 3 Às outras duas tribos e meia, Moisés já tinha dado terras no outro lado do Jordão. A tribo de Levi não recebeu nenhuma terra. 4 Os filhos de José formaram duas tribos, a tribo de Manassés e a tribo de Efraim. Os levitas não receberam nenhuma terra, mas receberam cidades para viverem, com pastagens para os seus rebanhos e animais. 5 Assim os israelitas dividiram a terra entre eles conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
A terra de Calebe
6 Certo dia um grupo de pessoas da tribo de Judá foram a Gilgal falar com Josué. Um deles, Calebe, o quenizeu, filho de Jefuné, lhe disse:
—Você sabe o que o SENHOR disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barneia a nosso respeito. 7 Eu tinha quarenta anos quando Moisés, o servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barneia para espiar a terra. Quando voltei dei a minha sincera opinião sobre a terra. 8 Mas os outros espiões que tinham ido comigo fizeram com que o povo tivesse medo e ficasse desanimado. Eu, porém, acreditei que o SENHOR, meu Deus, nos ajudaria a conquistar a terra. 9 Por isso, Moisés me fez esta promessa: “A terra que vocês pisaram há de pertencer a você e aos seus filhos para sempre, porque você acreditou totalmente no SENHOR, meu Deus”.
10 —Agora, já passaram quarenta e cinco anos desde que o SENHOR disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto, mas o SENHOR me manteve vivo, como tinha prometido. Agora tenho oitenta e cinco anos, 11 mas continuo com tanta força como no dia em que Moisés me enviou. Tenho a mesma força de sempre e estou pronto para sair em combate. 12 Dê-me, portanto, a região montanhosa que o SENHOR me prometeu naquele dia. Você sabe que os anaquitas vivem lá com as suas cidades grandes e fortificadas. Mas, se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como o SENHOR prometeu.
13 Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefuné, e lhe deu a cidade de Hebrom como sua herança. 14 Por isso, Hebrom pertence aos filhos de Calebe, filho de Jefuné, o quenizeu, até hoje. Pois ele acreditou totalmente no SENHOR, o Deus de Israel. 15 Antes a cidade de Hebrom era chamada Quiriate-Arbá, porque Arbá era o homem mais famoso entre os anaquitas.
Depois houve paz na região.
Persistência na oração
18 Jesus lhes contou uma parábola para lhes ensinar que deveriam orar sempre, sem desanimar. 2 Ele disse:
—Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e nem respeitava a ninguém. 3 Nessa mesma vila vivia também uma viúva que sempre o procurava, pedindo: “Ajude-me a obter justiça contra o meu adversário”. 4 Por muito tempo ele se negou a ajudar a viúva, mas um dia disse para si mesmo: “É certo que eu não temo a Deus e que também não respeito a ninguém. 5 Porém, tenho que ajudar esta viúva a obter justiça, pois ela não para de me aborrecer e, se eu não a ajudar, ela nunca me deixará em paz”.
6 Então o Senhor disse:
—Considerem o que o juiz desonesto disse. 7 Não fará Deus justiça a favor do seu povo que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? 8 Eu lhes digo que ele fará justiça ao seu povo e depressa. Porém, será que o Filho do Homem encontrará fé na terra quando voltar?
O fariseu e o cobrador de impostos
9 Para aqueles que tinham certeza de que eram justos e que desprezavam os outros, ele contou esta parábola:
10 —Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu se levantou e orou consigo mesmo: “Meu Deus! Eu lhe agradeço por não ser como as outras pessoas: ladrões, desonestos, adúlteros, ou até mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou dez por cento de tudo o que ganho”. 13 O cobrador de impostos, porém, de longe, nem sequer olhava para o céu e, batendo no peito, dizia: “Meu Deus! Tenha compaixão de mim, pois sou pecador!” 14 Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa em paz com Deus. Pois Deus fará com que todo aquele que se exalte seja humilhado, e aquele que se humilhe seja exaltado.
Jesus acolhe as crianças
(Mt 19.13-15; Mc 10.13-16)
15 E levavam até mesmo crianças a Jesus, para que ele pudesse abençoá-las[a]. Quando, porém, os discípulos viram isto, repreenderam aqueles que as levavam. 16 Mas Jesus, chamando as crianças para perto de si, disse:
—Deixem que as criancinhas venham a mim; não as proíbam! Pois o reino de Deus pertence aos que são como estas crianças. 17 Digo a verdade a vocês: Quem não receber o reino de Deus assim como uma criança o faz, nunca entrará nele.
Aceite-nos de novo
Ao diretor do coro. Salmo da família Coré.
85 SENHOR, como tem sido bom para a sua terra,
restaurou o bem-estar do povo de Jacó.
2 Perdoou a maldade do seu povo,
e cobriu todos os seus pecados. Selah
3 Deixou de estar irritado conosco,
a sua ira terrível já passou.
4 Ó Deus, nosso Salvador,
salve-nos mais uma vez, e aceite-nos de novo.
5 Ficará indignado conosco por todas as gerações?
Será que a sua ira nunca acabará?
6 Por favor, volte novamente para nós e dê-nos vida.
Faça o seu povo se sentir alegre por lhe pertencer.
7 Mostre-nos o seu amor, ó SENHOR,
e dê-nos a salvação.
8 Estarei atento ao que Deus, o SENHOR, diz.
Ele promete paz para o seu povo, para os seus fiéis,
se eles não voltarem para a vida sem sentido que viviam antes[a].
9 Deus está pronto para salvar aqueles que o respeitam;
a sua glória habitará de novo[b] em nossa terra.
10 Então o amor de Deus se encontrará com os seus fiéis,
a justiça e a paz os cumprimentarão com um beijo.
11 A lealdade brotará dos fiéis da terra,
e do céu, Deus lhes mostrará a sua justiça.
12 O SENHOR nos dará o que é bom,
e a nossa terra produzirá bons frutos.
13 A justiça irá adiante de Deus,
para lhe preparar o caminho.
7 Algumas pessoas fingem que são ricas mas não têm nada,
outras fingem que são pobres mas são muito ricas.
8 O rico pode ter que pagar resgate para não ser morto,
mas o pobre não recebe ameaças.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International