Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Josué 24

O discurso de despedida

24 Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou todos os líderes, os chefes, os juízes e os oficiais. Todos compareceram diante de Deus[a]. Então Josué disse a todo o povo a mensagem do SENHOR, o Deus de Israel:

—Há muito tempo, os seus antepassados, Tera e os seus filhos, Abraão e Naor, viviam no outro lado do rio Eufrates e adoravam outros deuses. Mas eu tirei o pai de vocês, Abraão, do outro lado do rio e o conduzi por toda a terra de Canaã e lhe dei muitos descendentes: a Abraão eu dei Isaque, e a Isaque dei Jacó e Esaú. A Esaú dei as montanhas de Seir, mas Jacó e os seus filhos foram para o Egito. Mais tarde, enviei Moisés e Aarão para lá e castiguei os egípcios com as coisas que fiz no meio deles, e tirei vocês do Egito. Os seus antepassados saíram do Egito e chegaram até o mar. E os egípcios os perseguiram com carros de guerra e cavaleiros até o mar Vermelho. Então os seus antepassados gritaram por mim e eu coloquei uma grande escuridão entre vocês e os egípcios e fiz com que eles morressem afogados no mar. Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu fiz aos egípcios.

—Depois disto vocês viveram muito tempo no deserto. E eu os levei para a terra dos amorreus que viviam ao leste do Jordão. Eles fizeram guerra contra vocês, mas eu os entreguei nas suas mãos. Eu os destruí para vocês ficarem com a terra deles. Também Balaque, o rei de Moabe, filho de Zipor, foi combater contra Israel. Ele mandou buscar Balaão, filho de Beor, para amaldiçoar vocês. 10 Mas eu não dei atenção às palavras de Balaão e fiz com que ele tivesse que abençoar vocês muitas vezes. Assim eu livrei vocês do seu poder.

11 —Depois vocês atravessaram o rio Jordão e chegaram a Jericó. Os habitantes de Jericó lutaram contra vocês, assim como também fizeram os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus. Eu fiz com que vocês vencessem todos eles. 12 Enviei um grande terror[b] diante de vocês e expulsei os dois reis amorreus. Não foi pela espada nem pelo arco que vocês os venceram. 13 Dei-lhes terras que vocês não cultivaram e cidades que não construíram. É nelas que vocês vivem agora. E é das vinhas e dos olivais que vocês não plantaram, que agora comem.

14 Então Josué disse ao povo:

—Portanto, agora obedeçam ao SENHOR e sirvam-no com sinceridade e lealdade. Joguem fora os deuses que os seus pais serviam no outro lado do rio Eufrates e no Egito e sirvam ao SENHOR.

15 —Se não quiserem servir ao SENHOR, escolham hoje a quem vão servir: os deuses que os seus antepassados serviam no outro lado do rio Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês vivem. Mas eu e a minha família serviremos ao SENHOR.

16 Então todo o povo respondeu:

—Nunca deixaremos o SENHOR para servir outros deuses! 17 Pois foi o SENHOR, nosso Deus, quem nos tirou, a nós e aos nossos antepassados, da terra do Egito onde éramos escravos. Foi ele quem realizou aqueles grandes milagres que nós vimos. Foi ele quem nos protegeu durante toda a viagem e ao passarmos pelas terras das nações. 18 Também foi o SENHOR que expulsou diante de nós todas as nações e os amorreus que viviam nesta terra. Por tudo isso, nós também serviremos ao SENHOR, porque ele é o nosso Deus.

19 Então Josué avisou o povo:

—Vocês não vão poder servir ao SENHOR, porque ele é Deus santo! Ele é um Deus zeloso! Ele não perdoará a sua rebelião e os seus pecados. 20 Se vocês abandonarem o SENHOR e servirem os deuses das nações, então ele se voltará contra vocês. E mesmo depois de ter feito tanto bem a vocês, ele os castigará e destruirá.

21 Então o povo disse a Josué:

—Não! Nós serviremos ao SENHOR!

22 Então Josué perguntou ao povo:

—Vocês mesmos são testemunhas de que escolheram servir ao SENHOR.

E eles responderam:

—Sim, somos testemunhas.

23 Josué continuou:

—Então, joguem fora todos os deuses estrangeiros que vocês têm e dediquem-se com todo o coração ao SENHOR, o Deus de Israel.

24 E todas as pessoas disseram a Josué:

—Serviremos o SENHOR, nosso Deus, e faremos o que ele mandar.

25 Naquele dia, Josué fez uma aliança com o povo em Siquém e lhes deu normas e leis. 26 E Josué as escreveu no livro da Lei de Deus. Depois pegou uma grande pedra e a colocou debaixo do carvalho que estava no santuário do SENHOR. 27 E disse ao povo:

—Vejam, esta pedra ficará como testemunha contra vocês, pois ouviu tudo o que o SENHOR nos disse. Se vocês negarem o SENHOR, ela será testemunha contra vocês.

28 Depois Josué despediu o povo, e cada um foi para a terra que lhe foi dada.

A morte de Josué

29 Passado algum tempo, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, morreu. Tinha cento e dez anos de idade. 30 Foi enterrado na terra que lhe foi dada, em Timnat-Sera, que fica nas montanhas de Efraim, ao norte do monte Gaás.

31 Israel serviu ao SENHOR durante a vida de Josué e durante a vida dos líderes que ficaram depois da sua morte. Eles tinham conhecimento de tudo o que o SENHOR fez por Israel.

O enterro dos ossos de José

32 Os ossos de José, que os israelitas tinham trazido do Egito, foram enterrados em Siquém, no terreno que Jacó tinha comprado por cem moedas de prata aos filhos de Hamor. Aquele terreno ficou sendo propriedade dos descendentes de José.

33 Eleazar, filho de Aarão, morreu também e foi enterrado em Gibeá, nas montanhas de Efraim. Gibeá era a cidade que o seu filho Fineias tinha recebido como herança.

Lucas 21:1-28

Jesus ensina sobre o ato de dar

(Mc 12.41-44)

21 Jesus viu algumas pessoas ricas colocando dinheiro como oferta na caixa de contribuições do templo. Viu também uma viúva bastante pobre colocando lá duas moedas de pouco valor. Então, disse:

—Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre deu mais do que todos. Pois todas as outras pessoas fizeram as suas ofertas dando do dinheiro que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver.

Jesus fala sobre a destruição do templo

(Mt 24.1-2; Mc 13.1-2)

Alguns dos discípulos estavam comentando a respeito do templo, de como ele era bonito, da decoração feita com belas pedras e das ofertas dadas a Deus. Jesus, então, disse:

—Com relação ao que vocês estão vendo, dias virão em que nem uma pedra será deixada sobre a outra. Tudo será derrubado!

Jesus fala sobre as perseguições

(Mt 24.3-28; Mc 13.3-23)

Eles lhe perguntaram:

—Mestre, quando acontecerão essas coisas? Qual será o sinal de que essas coisas estão prestes a acontecer?

Jesus respondeu:

—Tenham cuidado para não serem enganados, pois muitos virão em meu nome e dirão: “Eu sou o Rei escolhido de Deus”,[a] ou ainda: “O tempo está próximo”. Não os sigam! Não tenham medo quando vocês ouvirem falar de guerras e rebeliões. Todas essas coisas têm que acontecer primeiro, mas isso não quer dizer que o fim está próximo.

10 Depois Jesus lhes disse:

—Uma nação vai fazer guerra contra outra e um país atacará outro. 11 Haverá grandes terremotos, fome e epidemias em vários lugares. Acontecerão coisas terríveis e grandes sinais serão vistos no céu. 12 Mas antes de tudo isto acontecer, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão levados para as sinagogas para julgamento e serão postos em prisões. E por minha causa serão levados para diante dos reis e dos governadores. 13 Isto lhes dará uma oportunidade de dar testemunho a meu respeito. 14 Portanto, decidam desde já não se preocuparem antes da hora com o que vocês dirão para se defender, 15 pois Eu lhes darei palavras e sabedoria que nenhum dos seus adversários poderá resistir nem negar. 16 Vocês serão traídos por seus pais, irmãos, parentes e amigos; alguns de vocês serão mortos. 17 Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome. 18 Mas, nem um só fio de cabelo de sua cabeça se perderá. 19 É por meio da perseverança que vocês salvarão suas almas.

20 Quando virem Jerusalém cercada por exércitos, saberão que a sua destruição está próxima. 21 Assim, aqueles que estiverem na Judeia, fujam para as montanhas; aqueles que estiverem na cidade, saiam dela; e aqueles que estiverem nos campos, não voltem para a cidade. 22 Pois estes são os dias de castigo, para que aconteçam todas as coisas que foram escritas. 23 Ai das mulheres que estiverem grávidas ou amamentando nessa época, pois haverá grande aflição na terra e a ira de Deus estará contra este povo. 24 Muitos serão mortos à espada, outros serão levados como escravos para todos os países e Jerusalém será pisada por aqueles que não são judeus até que se complete o tempo deles.

Jesus volta como o Filho do Homem

(Mt 24.29-31; Mc 13.24-27)

25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na Terra, as nações estarão desesperadas, com medo do barulho e da agitação do mar. 26 Muitos desmaiarão de medo e de apreensão com o que vai acontecer ao mundo, pois os corpos celestes serão abalados. 27 Depois, o Filho do Homem será visto vindo numa nuvem, com poder e grande glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, endireitem os seus corpos e levantem as suas cabeças, pois a libertação de vocês se aproxima.

Salmos 89:38-52

38 Mas o Senhor se irritou com o seu rei escolhido;
    o rejeitou e o abandonou.
39 Quebrou a aliança que tinha feito,
    e deitou por terra a coroa do rei.
40 Derrubou a muralha que protegia a cidade
    e destruiu todas as suas fortalezas.
41 Os que passam roubam tudo o que querem,
    os seus vizinhos zombam dele.
42 O Senhor apoiou os seus inimigos
    e fez com que os seus adversários se alegrassem.
43 Também tirou as armas dele
    e não o ajudou na batalha.
44 Não permitiu que ele ganhasse,
    derrubou o seu trono.
45 Encurtou os dias da sua juventude,
    e o encheu de vergonha. Selah

46 SENHOR, até quando vai nos ignorar?
    Será que a sua ira nunca deixará de nos queimar?
47 Lembre-se de que a vida é curta.
    O Senhor nos criou para vivermos por pouco tempo e depois morrermos.
48 Nenhum homem vive para sempre.
    Ninguém escapa à morte. Selah

49 Ó Senhor, onde está o seu amor antigo?
    Onde está a fidelidade que o Senhor jurou a Davi?
50 Lembre-se, Senhor, dos insultos que o seu servo tem sofrido.
    Trago no peito os ultrajes de muitas nações,
51 com que os seus inimigos nos ofendem, SENHOR;
    Eles estão sempre insultando o seu escolhido!

52 Bendito seja o SENHOR para sempre!
    Amém! Amém!

Provérbios 13:20-23

20 Quem anda com os sábios será sábio,
    quem anda com os insensatos terá problemas.
21 O mal persegue os pecadores,
    mas os justos alcançam a paz e o bem.
22 O homem bom deixa herança para os netos,
    mas a riqueza dos pecadores está reservada para os justos.
23 As terras dos pobres produzem muita comida,
    mas tudo se perde por falta de justiça.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International