The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
Jorão, rei de Israel
3 Então Jorão, filho de Acabe, governou como rei de Israel em Samaria. Começou a reinar durante o ano dezoito do reinado de Josafá, rei de Judá. Jorão governou durante doze anos. 2 O que ele fazia não agradava ao SENHOR. Mesmo assim, não foi tão mau como seu pai nem como a sua mãe, porque tirou o pilar que tinha feito seu pai para adorar a Baal. 3 Nisto ele fez bem, mas cometeu os mesmos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que foram motivo para que os israelitas pecassem.
Moabe se rebela contra Israel
4 Messa, rei de Moabe, era criador de gado e tinha muitas ovelhas. Dava ao rei de Israel 100.000 cordeiros e 100.000 ovelhas com a sua lã. 5 Mas quando morreu Acabe, o rei de Moabe se rebelou contra o rei de Israel. 6 Então Jorão saiu de Samaria tendo reunido a todos os homens de Israel. 7 Jorão mandou chamar a Josafá, rei de Judá, e lhe disse:
—O rei de Moabe se revoltou contra mim. Irá comigo para lutar contra Moabe?
Josafá respondeu:
—Sim, eu irei com você. Os meus soldados e os meus cavalos estão tão dispostos como os seus.
8 Josafá perguntou a Jorão:
—Por qual caminho iremos?
Jorão respondeu:
—Iremos pelo deserto de Edom.
9 Então o rei de Israel saiu junto com os reis de Judá e de Edom. Mas como tiveram que dar uma volta pelo deserto que durou sete dias, não houve água suficiente para o exército nem para os animais. 10 Finalmente o rei de Israel disse:
—Ai! O SENHOR trouxe a estes três reis para o deserto para nos entregar nas mãos dos moabitas.
11 Mas Josafá disse:
—Certamente um dos profetas do SENHOR está aqui, perguntemos a ele o que o SENHOR diz.
Um dos servos do rei de Israel disse:
—Eliseu, filho de Safate e servo de Elias, está aqui.
12 Josafá disse:
—A palavra do SENHOR está com Eliseu!
Então o rei de Israel, Josafá e o rei de Edom foram ver Eliseu.
13 Eliseu disse ao rei de Israel:
—O que tem você a ver comigo? Vá e consulte os profetas do seu pai e da sua mãe!
O rei de Israel disse a Eliseu:
—Me diga se é certo que o SENHOR nos ajuntou, nós três, para nos entregar aos moabitas.
14 Eliseu disse:
—Eu respeito Josafá, rei de Judá, e sirvo ao SENHOR Todo-Poderoso. Tão certo como Deus existe, que vim aqui só por Josafá. Se não fosse por ele, não obedeceria a você, nem sequer olharia para você. 15 Agora, chamem alguém para tocar a harpa.
Quando o músico começou a tocar a música, o poder[a] do SENHOR começou a operar por meio de Eliseu. 16 Então Eliseu disse:
—O SENHOR diz que cavem poços por todo este vale. 17 Assim diz o SENHOR: “Não verão um vento nem chuva; contudo, o vale ficará cheio de água e então vocês, seu gado e os seus outros animais terão água para beber. 18 E tudo isso é pouco aos olhos do SENHOR, quem também entregará Moabe nas mãos de vocês. 19 Atacarão todas as cidades fortificadas e importantes, cortarão todas as árvores boas, tamparão todos os poços de água e arruinarão toda a terra arável com pedras”.
20 No dia seguinte, na hora do sacrifício da manhã, começou a correr água desde Edom e encheu todo o vale.
21 Os moabitas ouviram que os reis tinham saído para combater contra eles. Por isso reuniram todos os homens em idade de cumprir o serviço militar e esperaram na fronteira. 22 Quando os moabitas se levantaram de madrugada, saiu o sol e o reflexo da água parecia sangue. 23 Os moabitas disseram:
—Vejam, sangue! Os reis devem ter lutado entre si e acabado um com o outro. Agora tudo o que era deles será nosso despojo de batalha.
24 Os moabitas se aproximaram do acampamento israelita, mas os israelitas contra-atacaram e os moabitas fugiram. Então os israelitas perseguiram os moabitas e acabaram com eles. 25 Destruíram as suas cidades, lançaram pedras na terra cultivável, tamparam os poços de água e cortaram todas as boas árvores. Continuaram a luta por todo o país, sitiaram a cidade de Quir-Haressete e a atacaram.
26 O rei de Moabe viu que a batalha piorava, portanto, pegou setecentos homens com espadas para abrir uma brecha e atacar o rei de Edom, mas fracassou. 27 Então o rei de Moabe pegou o seu filho mais velho, o herdeiro do trono, e o ofereceu como um sacrifício que deve ser queimado completamente. Isso deixou os israelitas tão chateados que abandonaram o ataque e voltaram para o seu país.
O milagre para ajudar uma viúva
4 A esposa de um dos homens do grupo dos profetas se aproximou de Eliseu gritando:
—Meu marido foi um dos seus servos, e agora está morto. Você sabe como honrava ao SENHOR. Mas devia dinheiro a um homem que agora vem levar os meus dois filhos para que sejam os seus escravos!
2 Eliseu respondeu:
—Como posso ajudá-la? Fale o que tem na sua casa?
A mulher disse:
—Não tenho nada, só um vasilha de azeite de oliva.
3 Então Eliseu disse:
—Vá e fale com os seus vizinhos e peça emprestadas todas as vasilhas vazias que tenham. 4 Entre em casa e feche a porta, que estejam só você e os seus filhos dentro. Use a vasilha de azeite e encha cada vasilha vazia, uma atrás da outra.
5 Ela saiu depois de falar com Eliseu, entrou em casa e fechou a porta, somente com ela e os seus dois filhos dentro. Os seus dois filhos levavam as vasilhas para ela as encher. 6 Quando todas as vasilhas já estavam cheias, ela perguntou ao seu filho:
—Não tem mais vasilhas?
Ele lhe disse:
—Não tem mais.
Então o azeite deixou de fluir.
7 Depois contou ao homem de Deus o que aconteceu, e Eliseu disse:
—Vá, venda o azeite e pague sua dívida. Com o que sobrar poderão se sustentar você e os seus filhos.
A mulher de Suném e Eliseu
8 Certo dia Eliseu foi para Suném, onde morava uma mulher importante. Ela insistiu que Eliseu ficasse para comer em sua casa. Assim cada vez que Eliseu passava por aquele lugar se detinha para comer ali.
9 A mulher disse ao seu marido:
—Olhe, você sabe que Eliseu é um homem santo de Deus e que sempre passa por nossa casa. 10 Por favor, façamos para ele um quarto no andar de cima. Coloquemos uma cama no quarto com uma mesinha, uma cadeira e uma lâmpada. Então, quando ele se hospedar na nossa casa, poderá ter seu próprio quarto.
11 Certo dia Eliseu se hospedou naquela casa e entrou no quarto para descansar. 12 Eliseu disse ao seu servo Geazi:
—Chame a esta mulher sunamita.
O servo a chamou e ela veio e o ajudou. 13 Eliseu lhe disse:
—Agora diga a ela: “Olhe, fez o melhor que pode para nos atender. O que podemos fazer por você? Quer que falemos da sua parte ao rei ou ao comandante do exército?”
Ela respondeu:
—Estou contente morando no meio do meu povo.
14 Eliseu disse a Geazi:
—Que podemos fazer por ela?
Ele respondeu:
—Já sei! Ela não tem filhos e o seu marido já é velho.
15 Então Eliseu disse:
—Chame-a de novo.
Então Geazi a chamou e ela aproximou-se para atendê-lo. 16 Eliseu disse:
—Na próxima primavera terá nos braços o seu próprio filho.
A mulher respondeu:
—Não, SENHOR! Que o homem de Deus não minta para mim!
17 Mesmo assim, a mulher ficou grávida e na primavera seguinte deu à luz um filho, assim como Eliseu tinha lhe falado.
Em Listra
8 Havia em Listra um homem que estava sempre sentado, pois era aleijado dos pés. Ele era paralítico de nascença e nunca tinha andado. 9 Este homem ouviu a Paulo falando e, quando Paulo olhou bem para ele, viu que ele tinha fé em ser curado. 10 Então Paulo disse em voz alta:
—Levante-se! Fique de pé!
O homem deu um pulo e começou a andar.
11 Quando as pessoas da multidão viram o que Paulo tinha feito, gritaram em língua licaônica, dizendo:
—Os deuses se transformaram em homens e desceram até nós.
12 Eles começaram a chamar a Barnabé de Júpiter e Paulo de Mercúrio, pois ele era o principal orador. 13 O templo do deus Júpiter ficava bem perto da cidade. O seu sacerdote trouxe touros e coroas de flores para os portões da cidade, pois tanto ele como a multidão queriam oferecer sacrifícios a Paulo e a Barnabé.
14 Quando os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isso, rasgaram as suas roupas e correram para a multidão, 15 gritando o seguinte:
—Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos apenas homens, seres humanos como vocês! Nós estamos aqui para lhes falar das Boas Novas, a fim de que vocês deixem essas coisas que não valem nada e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. 16 No passado, Deus deixou que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. 17 Mas, nem por isso ele as deixou sem qualquer evidência de quem ele é, pois ele tem feito boas coisas a todos. Ele tem dado chuva do céu e colheitas nos tempos certos. Ele não deixa que lhes falte comida, e enche os corações de vocês de alegria.
18 Mesmo com estas palavras foi muito difícil impedir que a multidão oferecesse sacrifícios a eles.
19 Depois disto, alguns judeus que tinham vindo de Antioquia e de Icônio convenceram as multidões e, juntos, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade pensando que ele estivesse morto. 20 Quando os discípulos se juntaram ao seu redor, ele se levantou e voltou para a cidade. No dia seguinte ele e Barnabé partiram para Derbe. 21 Eles proclamaram as Boas Novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos.
Depois eles voltaram para as regiões de Listra, Icônio e Antioquia, sempre 22 animando os discípulos e encorajando-os a continuar na fé. Eles diziam:
—Nós temos que passar por muitas aflições para podermos entrar no reino de Deus.
23 Eles nomearam presbíteros em cada igreja e, orando e jejuando, os entregaram ao Senhor em quem acreditavam.
24 Depois de Paulo e Barnabé terem passado pela região da Pisídia, chegaram até a região da Panfília. 25 Lá, depois de anunciarem a mensagem em Perge, foram para a Atália. 26 Dali eles navegaram para Antioquia onde tinham sido entregues aos cuidados de Deus para o trabalho que tinham agora terminado.
27 Ao chegarem, eles reuniram toda a igreja e contaram tudo o que Deus havia feito por meio deles e como Deus tinha criado oportunidades para que aqueles que não eram judeus também pudessem acreditar em Jesus. 28 E por muito tempo eles permaneceram lá com os discípulos.
Proteção de Deus
Ao diretor do coro. Salmo de Davi.
1 SENHOR, livre-me dos maus;
proteja-me dos violentos,
2 dos que estão sempre fazendo o mal,
dos que provocam conflitos a cada momento.
3 As suas línguas são como as das serpentes venenosas,
as suas palavras são como veneno de cobras. Selah
4 Proteja-me, SENHOR, do poder dos maus;
proteja-me dos violentos que fazem planos para me fazer tropeçar.
5 Esses orgulhosos escondem armadilhas contra mim;
estendem redes junto ao caminho
e armam laços para me apanhar. Selah
6 Eu digo ao SENHOR: “O Senhor é o meu Deus;
SENHOR, tenha compaixão, ouça o meu pedido”.
7 Ó SENHOR, meu Deus, meu poderoso salvador,
é o Senhor quem protege a minha cabeça no dia de guerra.
8 SENHOR, não faça a vontade dos maus.
Não deixe que os seus planos se realizem. Selah
9 Que o mal que aqueles que me cercam dizem contra mim,
caia sobre as suas próprias cabeças.
10 Que caiam brasas sobre eles,
que sejam lançados ao fogo;
que sejam atirados para um poço de onde nunca mais possam sair.
11 Que aqueles que falam mal dos outros desapareçam da terra;
que a desgraça persiga os violentos até que eles sejam destruídos.
12 Eu sei que o SENHOR fará justiça aos pobres
e defenderá os direitos dos necessitados.
13 Por isso, os justos o louvarão,
e as pessoas honestas viverão na sua presença.
22 Um coração alegre dá boa saúde,
mas o espírito abatido faz mal ao corpo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International