Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Reis 10:32-12:21

32 Naquele tempo, o SENHOR começou a tirar partes do território de Israel para dá-los a outras nações. Hazael, rei da Síria, derrotou aos israelitas em todas as fronteiras de Israel. 33 Conquistou todo o território ao leste do rio Jordão, ou seja, o território de Gileade, até a terra que pertencia às tribos de Gade, Rúben e Manassés. Ocupou também toda a terra de Aroer pelo vale de Arnom até Gileade e Basã.

34 Todas as outras coisas que Jeú fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel. 35 Jeú morreu e foi sepultado com os seus antepassados em Samaria. O filho de Jeú, Jeoacaz, reinou em Israel. 36 Jeú governou em Samaria durante vinte e oito anos.

Atalia mata os filhos do rei em Judá

11 Atalia, a mãe de Acazias, ao ver que seu filho estava morto, matou toda a família do rei.

Jeoseba, a filha do rei Jeorão e irmã de Acazias, pegou Joás, um dos filhos do rei Acazias, e enquanto matavam as outras crianças, o escondeu junto com a sua babá no seu próprio quarto. Dessa forma Jeoseba e a babá o esconderam de Atalia e salvaram a vida dele. Ele permaneceu escondido com ela seis anos no templo do SENHOR. Durante esse tempo Atalia reinou em Judá.

No sétimo ano, o sumo sacerdote Joiada mandou chamar os capitães dos cários e os guardas, e os reuniu no templo do SENHOR. Então Joiada fez uma aliança com eles, e lhes fez jurar no templo do SENHOR. Depois disso lhes mostrou o filho do rei.

Então Joiada lhes deu esta ordem:

—Uma terceira parte de vocês virá cada dia de descanso aqui no templo para proteger o filho do rei. A outra terceira parte estará na porta sul, e a outra terceira parte estará na porta por trás da guarda. Desta maneira serão como uma muralha protetora para Joás. No final de cada dia de descanso, duas terceiras partes de vocês farão guarda no templo do SENHOR e protegerão o rei Joás. Rodearão o rei em todo momento onde quer que for, cada um de armas na mão. Matarão a qualquer um que se aproximar.

Os capitães obedeceram ao sacerdote Joiada em tudo o que ordenou. Cada capitão levou os seus soldados. Cada um reuniu os seus homens, tanto os que estavam de serviço no templo no dia de descanso como os que estavam saindo. Todos foram até o sacerdote Joiada, 10 e ele lhes deu lanças e escudos. Eram as lanças e os escudos que tinham pertencido ao rei Davi e se encontravam guardados no templo do SENHOR. 11 Os guardas estavam todos em seus postos, cada um com sua lança na mão, à direita e à esquerda do templo e ao redor do rei. 12 Depois Joiada levou para fora a Joás, o filho do rei, colocou a coroa nele e lhe deu o memorial da aliança entre o rei e Deus.[a] Então o consagraram com azeite e o proclamaram novo rei, aplaudindo e gritando:

—Viva o rei!

13 Atalia ouviu o barulho dos guardas e do povo. Então foi para o templo do SENHOR onde estavam todos reunidos. 14 Atalia viu o rei junto da coluna onde normalmente ficava o rei de pé, os líderes e os homens tocando trombetas em honra ao rei. Viu também as pessoas muito alegres. Então Atalia rasgou as suas roupas e gritou:

—Traição, traição!

15 O sacerdote Joiada ordenou aos capitães que estavam encarregados dos soldados:

—Levem Atalia fora da área do templo e matem a todos os que a sigam, mas não os matem dentro do templo do SENHOR.

16 Então os soldados prenderam Atalia e a mataram quando passou pela entrada dos cavalos do palácio.

17 Então Joiada fez uma aliança entre o SENHOR, o rei e o povo, todos se comprometendo a ser o povo do SENHOR. Joiada também fez um acordo entre o povo e o rei.

18 Depois todo o povo foi para o templo de Baal. Destruíram a estátua de Baal e os seus altares, quebrando tudo em muitos pedaços. Também mataram a Matã, o sacerdote de Baal, na frente de um dos altares.

Então o sacerdote Joiada colocou guardas encarregados da manutenção do templo do SENHOR. 19 O sacerdote levou o povo do templo do SENHOR até a casa do rei, por meio da entrada dos guardas. Os cários e os capitães iam junto ao rei e o resto do povo os seguia. O rei Joás sentou-se no trono. 20 Todo o povo esteve contente e a cidade ficou em paz depois que Atalia foi morta à espada perto da casa do rei.

21 Joás tinha sete anos quando se tornou rei.

Joás obedece à lei de Deus

12 Joás começou a reinar durante o sétimo ano do reinado de Jeú em Israel. Joás reinou em Jerusalém quarenta anos. A mãe de Joás era Zíbia, de Berseba. Joás fez o que agradava ao SENHOR, obedecendo-o toda a sua vida e fez o que o sacerdote Joiada lhe ensinou. Mas não destruiu os santuários sobre as montanhas. As pessoas continuavam oferecendo sacrifícios e queimando incenso naqueles santuários.

Joás disse aos sacerdotes:

—Há muito dinheiro no templo do SENHOR. As pessoas têm dado ofertas ao templo, têm pago o imposto do templo quando foi feito o censo e têm doado dinheiro ao templo simplesmente porque queriam fazê-lo. Tomem vocês esse dinheiro e que seja usado para reparar o templo do SENHOR. Cada sacerdote pegará o dinheiro que recebe das pessoas às que ele serve e o usará para reparar os danos feitos ao templo do SENHOR.

Já era o ano vinte e três do reinado de Joás e os sacerdotes não tinham reparado o templo. Então o rei Joás chamou ao sacerdote Joiada e aos outros sacerdotes e lhes disse:

—Por que não repararam o que é necessário reparar do templo? Não tomem para vocês o dinheiro das pessoas que ofertam. Esse dinheiro será usado para reparar o templo.

Os sacerdotes concordaram em não cobrar mais dinheiro ao povo, pois não estavam preparados para reparar o templo. O sacerdote Joiada pegou uma caixa, fez uma abertura na tampa e a colocou ao lado direito do altar. No lugar onde se entra na casa do SENHOR, ali colocavam os sacerdotes que cuidavam a porta todo o dinheiro que se trazia à casa do SENHOR. 10 E acontecia que quando o escrivão e o sumo sacerdote viam a grande quantidade de dinheiro que estava dentro da caixa, eles subiam e contavam o dinheiro que havia no templo do SENHOR. 11 Eles entregavam o dinheiro que tinha sido pesado aos supervisores encarregados de fazer a obra da casa do SENHOR, e eles o entregavam aos carpinteiros, construtores e aos que reparavam a casa do SENHOR. 12 Eles pagavam aos pedreiros e cortadores de pedras, e aos que compravam madeira e pedra para cortar e reforçavam a parte destruída do templo do SENHOR, e tudo o que era necessário para o templo.

13 Mas com o dinheiro que se trazia ao templo do SENHOR não se fizeram fontes de prata, cortadores de pavio, pratos fundos, nem nenhuma fonte de ouro nem prata para o templo do SENHOR. 14 Porque dava-se o dinheiro às pessoas que realizavam a obra de reforçar o templo do SENHOR, 15 e não pediam contas aos homens que administravam o dinheiro para dá-lo aos que realizavam a obra porque atuavam com diligência.

16 O dinheiro da oferta pela culpa e o sacrifício pelo pecado não entrava no templo do SENHOR, mas era para os sacerdotes.

17 Então Hazael, rei da Síria, atacou a cidade de Gate e a conquistou. Depois fez planos para atacar Jerusalém.

18 Josafá, Jeorão e Acazias tinham sido reis de Judá, antepassados de Joás, tinham dado muito ao SENHOR, e esses presentes eram guardados no templo. Joás também tinha feito muitos presentes. Então pegou tudo o que tinha guardado no templo e na sua própria casa e o enviou a Hazael, rei da Síria, e o rei da Síria se retirou de Jerusalém.

19 Todas as grandes obras que Joás realizou estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel.

20 Os oficiais de Joás conspiraram contra ele e o mataram na casa de Milo pelo caminho que desce até Sila. 21 Jozabade, filho de Simeate, e Jeozabade, filho de Somer, foram os oficiais de Joás que o assassinaram.

As pessoas sepultaram Joás com os seus antepassados, na Cidade de Davi, e o seu filho Amazias reinou no seu lugar.

Atos 18:1-22

Em Corinto

18 Depois disto, Paulo deixou a cidade de Atenas e foi para Corinto. Lá ele encontrou um judeu chamado Áquila, natural da região do Ponto. Ele e sua esposa, Priscila, tinham vindo da Itália há pouco tempo, porque o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo, então, foi visitá-los e acabou ficando ali para trabalhar com eles, pois tinham a mesma profissão: fazer tendas. Todos os sábados Paulo discutia na sinagoga e tentava convencer tanto os judeus como aqueles que não eram judeus.

Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo passou a dedicar todo o seu tempo à proclamação da mensagem, testemunhando aos judeus que Jesus é o Cristo. Quando os judeus se opuseram a Paulo e o insultaram, ele sacudiu a poeira das suas roupas como uma advertência contra eles e lhes disse:

—Se vocês não forem salvos, a culpa será somente de vocês. A minha consciência está tranquila e, de agora em diante, eu irei para os que não são judeus.

E, saindo dali, Paulo foi para a casa de Tício Justo, homem temente a Deus e que morava ao lado da sinagoga. Tanto Crispo, o chefe da sinagoga, como toda a sua família, creram no Senhor. Muitos dos coríntios, que também ouviram a Paulo, creram e foram batizados. Uma noite o Senhor disse a Paulo por meio de uma visão:

—Continue falando às pessoas sem ter medo delas e não desista, 10 pois eu estou com você. Ninguém lhe atacará para lhe fazer mal, porque tenho muitas pessoas nesta cidade.

11 Então Paulo permaneceu ali por um ano e meio, ensinando a mensagem de Deus entre eles.

Paulo e o governador Gálio

12 Quando Gálio era governador da Acaia, os judeus, num esforço conjunto, atacaram a Paulo e o levaram ao tribunal, 13 dizendo:

—Este homem está convencendo o povo a adorar a Deus de maneira contrária à nossa lei.

14 Quando Paulo ia falar, Gálio disse aos judeus:

—Se isto fosse uma injustiça ou um crime sério, seria razoável que eu os escutasse. 15 Mas desde que isto é uma questão a respeito de palavras, de nomes, e da própria lei de vocês, vocês que a resolvam por si mesmos. Eu me recuso a ser juiz em casos deste tipo.

16 E os expulsou do tribunal. 17 Então, todos eles agarraram a Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram em frente do tribunal. Gálio, entretanto, nem se incomodava com isso.

Paulo volta para Antioquia

18 Paulo permaneceu ali ainda por vários dias, mas depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, juntamente com Priscila e Áquila. Em Cencreia Paulo raspou a cabeça, pois tinha feito uma promessa a Deus. 19 Depois eles chegaram à cidade de Éfeso, onde Paulo deixou a Priscila e Áquila. Ele mesmo, porém, entrando na sinagoga, discutia com os judeus. 20 Estes lhe pediram para que ficasse com eles por mais tempo, mas Paulo recusou e, 21 ao partir, disse:

—Se Deus quiser, eu voltarei.

E partiu da cidade de Éfeso.

22 Depois de chegar a Cesareia, ele foi para Jerusalém. Ali cumprimentou a igreja e, em seguida, partiu para a cidade de Antioquia.

Salmos 145

Grande é o Senhor

Canção de louvor. Salmo de Davi.

145 Anunciarei a sua grandeza, meu Deus e meu Rei;
    louvarei o seu nome para todo o sempre!
Todos os dias o louvarei;
    louvarei o seu nome, para todo o sempre!
Grande é o SENHOR e digno de louvor;
    a sua grandeza, ninguém pode entender.
Cada geração contará à seguinte as suas grandes obras,
    os seus atos poderosos serão sempre anunciados.
Meditarei na sua glória e sua majestade,
    e nas suas obras maravilhosas.
Os seus atos poderosos e terríveis serão sempre proclamados
    e eu falarei da sua grandeza.
Sempre se falará da sua grande bondade
    e se cantará da sua generosidade.

O SENHOR é bondoso e compassivo,
    paciente e cheio de amor fiel.
O SENHOR é bom para com todos,
    ele mostra a sua compaixão por toda a criação.
10 Que toda a criação lhe agradeça, ó SENHOR,
    que os seus fiéis o louvem.
11 Que eles anunciem a glória do seu reino
    e falem dos seus feitos poderosos.
12 Assim os seres humanos ficarão conhecendo os seus feitos poderosos
    e o esplendor glorioso do seu reino.
13 O seu reino é eterno
    e o seu poder permanece por todas as gerações.

O SENHOR cumpre todas as suas promessas,
    e tudo o que ele faz é bom.[a]
14 O SENHOR ajuda os que estão quase caindo
    e levanta os que caem.
15 Todos olham para o Senhor com esperança,
    e o Senhor lhes dá a comida no momento certo.
16 Abre a sua mão
    e dá aos seres vivos tudo o que necessitam.

17 O SENHOR é justo em tudo o que faz
    e bondoso em todos os seus atos.
18 O SENHOR está perto de todos os que pedem a sua ajuda,
    daqueles que a pedem com sinceridade.
19 Ele faz a vontade daqueles que o temem;
    ouve os seus pedidos de ajuda e os salva.
20 O SENHOR protege todos os que o amam,
    mas destruirá todos os que fazem o mal.

21 Que a minha boca sempre louve ao SENHOR!
    Que todos os povos louvem o Santo Deus, agora e para sempre!

Provérbios 18:1

18 Quem se separa dos outros só quer fazer o que quer,
    despreza qualquer conselho que seja dado a ele.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International