The Daily Audio Bible
Today's audio is from the GW. Switch to the GW to read along with the audio.
Elias no monte Horebe (Sinai)
19 O rei Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias fez, até como Elias tinha assassinado com a espada a todos os profetas. 2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias dizendo:
—Eu lhe garanto que amanhã a esta hora o matarei, assim como matou a esses profetas. Se não tiver sucesso, que me castiguem os deuses.
3 Elias se assustou tanto ao ouvir isto que escapou para salvar sua vida, levando consigo o seu servo. Foram a Berseba, que está em Judá, e Elias deixou o seu servo ali. 4 Então Elias caminhou todo o dia pelo deserto, se sentou debaixo de um arbusto e com vontade de morrer, disse:
—Já basta, SENHOR! Me deixe morrer, que não sou melhor do que os meus antepassados!
5 Então Elias se deitou ali, debaixo do arbusto, e dormiu. Um anjo se aproximou a Elias, o tocou e lhe disse:
—Levante-se e coma!
6 Elias viu que perto dele havia um pão cozido sobre um fogo de carvão e uma jarra de água. Elias comeu e bebeu e depois voltou a dormir.
7 Mais tarde o anjo do SENHOR se aproximou novamente, tocou nele e lhe disse:
—Levante-se e coma! Se não fizer isso, não terá a força necessária para a viagem. 8 Então Elias se levantou, comeu e bebeu. A comida lhe deu força suficiente para caminhar por quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus. 9 Ali Elias entrou numa caverna e passou toda a noite.
Então o SENHOR disse a Elias:
—Elias, por que está aqui?
10 Ele respondeu:
—SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre o servi da melhor maneira que pude, mas os israelitas quebraram a aliança que tinham com o Senhor. Eles destruíram os seus altares e mataram os seus profetas. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar.
11 Então o SENHOR disse:
—Vá, e fique de pé diante do monte perante mim e eu passarei diante de você.[a]
Então passou o SENHOR e soprou um vento tão forte que quebrou uma parte do monte e quebrou grandes pedras diante do SENHOR, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto, mas o SENHOR também não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto passou um fogo mas o SENHOR também não estava no fogo. Depois do fogo, se ouviu um som muito suave. 13 Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com seu manto. Então saiu e ficou parado na entrada da caverna e uma voz lhe disse:
—Elias, por que está aqui?
14 Elias disse:
—SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre o servi da melhor maneira que pude, mas os israelitas quebraram a aliança que tinham com o Senhor. Destruíram os seus altares e mataram aos seus profetas. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar.
15 O SENHOR respondeu:
—Volte pelo caminho que leva ao deserto perto de Damasco, entre e consagre[b] a Hazael como rei da Síria. 16 Depois consagre a Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e depois consagre a Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como o profeta que tomará seu lugar. 17 Jeú matará os que escaparem da espada de Hazael, e Eliseu matará àquele que escapar da espada de Jeú. 18 Além disso, ainda há 7.000 em Israel que não adoraram Baal nem o beijaram. Estes são os que eu deixarei com vida.
Eliseu se torna profeta
19 Elias saiu desse lugar e foi encontrar a Eliseu, filho de Safate. Eliseu estava arando doze fanegadas[c] de terra e já estava por acabar quando Elias se aproximou e pôs seu manto nele. 20 De imediato Eliseu deixou seu arado e correu para alcançar a Elias e lhe disse:
—Me deixe dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe, e depois o seguirei.
Elias respondeu:
—Claro, faça isso, não o impedirei.[d]
21 Eliseu saiu e matou dois bois, e usando o jugo como lenha cozinhou a carne. Então a deu às pessoas e a comeram como uma oferta para festejar. Então Eliseu começou a seguir a Elias e se tornou o seu ajudante.
Herodes persegue a igreja
12 Nesta ocasião, o rei Herodes prendeu alguns membros da igreja para os maltratar, 2 e mandou matar Tiago, irmão de João, à espada. 3 Quando percebeu que isto agradava aos judeus, Herodes mandou também prender Pedro. (Isto aconteceu durante os dias da Festa dos Pães Sem Fermento.) 4 Depois de tê-lo prendido, Herodes o colocou na prisão, guardado por quatro grupos de soldados com quatro soldados em cada grupo. A sua intenção era de fazê-lo comparecer diante do povo, depois da Páscoa. 5 Pedro estava preso, mas a igreja orava constantemente a Deus por ele.
Um anjo liberta a Pedro da prisão
6 Pedro estava dormindo entre dois soldados na noite antes de Herodes apresentá-lo ao povo. Ele estava amarrado com duas correntes e havia guardas vigiando a entrada da prisão. 7 De repente, um anjo do Senhor apareceu e uma luz brilhou na cela. Ele tocou em Pedro na altura da sua costela e, acordando-o, disse-lhe:
—Levante-se depressa!
E nesse mesmo momento as correntes caíram das suas mãos. 8 O anjo lhe disse:
—Vista-se e calce as suas sandálias.
Depois de Pedro ter feito isto, o anjo lhe disse:
—Vista a sua capa e siga-me.
9 Então Pedro o seguiu para fora da prisão. Ele não sabia que aquilo que o anjo estava fazendo era real, pois pensava que tudo não passava de uma visão que estava tendo. 10 Depois de terem passado pelo primeiro e pelo segundo guarda, eles chegaram a um portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu sozinho e Pedro e o anjo saíram e continuaram pela rua. Depois, de repente, o anjo desapareceu. 11 Então, Pedro caiu em si e disse:
—Agora eu entendo que tudo isto que está acontecendo é real! O Senhor enviou o seu anjo e ele me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que os judeus queriam fazer comigo.
12 Quando Pedro entendeu o que estava acontecendo, foi até a casa de Maria, mãe de João, que também é conhecido como Marcos. Lá, muitas pessoas estavam reunidas e orando. 13 Pedro bateu à porta e uma das mulheres que trabalhava ali chamada Rode foi ver quem era. 14 Ao reconhecer a voz de Pedro, ela ficou tão alegre que, ao invés de abrir a porta, correu para dentro para anunciar que Pedro estava lá fora. 15 Eles disseram a ela:
—Você está louca!
Mas, como insistia ela em dizer que era verdade, eles lhe disseram:
—É o anjo dele![a]
16 Pedro, no entanto, continuava batendo à porta. Quando eles abriram a porta e o viram, ficaram espantados. 17 Ele fez com a mão um sinal para que fizessem silêncio e lhes explicou como o Senhor o tinha tirado da prisão. Ele disse:
—Contem tudo isto a Tiago e aos outros irmãos.
Depois partiu e foi para outro lugar.
18 Quando amanheceu o dia, havia uma grande confusão entre os guardas. Eles não sabiam o que pensar sobre o que tinha acontecido com Pedro. 19 Herodes procurou por Pedro em toda parte, mas não o encontrou. Então, depois de interrogar os guardas, mandou matá-los. Depois disso, Herodes deixou a região da Judeia e foi para a cidade de Cesareia, onde permaneceu por algum tempo.
A morte de Herodes
20 Herodes estava com muita raiva das pessoas das cidades de Tiro e de Sidom. Então elas formaram um grupo e, depois de terem conseguido o apoio de Blasto, guarda pessoal do rei, foram visitar a Herodes. Foram pedir paz, pois o país deles recebia alimentos do país do rei. 21 No dia marcado, Herodes se vestiu com o manto real e, sentando-se em seu trono, fez um discurso para o povo. 22 O povo gritava:
—Isto é a voz de um deus e não de um homem!
23 Então, de repente, um anjo do Senhor fez com que ficasse doente, pois ele não tinha dado glória a Deus. Herodes foi comido pelos vermes e morreu.
O amor de Deus
136 Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom.
O seu amor dura para sempre.
2 Deem graças ao Deus dos deuses,
porque o seu amor dura para sempre.
3 Deem graças ao Senhor dos senhores,
porque o seu amor dura para sempre.
4 Ao único que faz grandes maravilhas,
porque o seu amor dura para sempre.
5 Ao que fez os céus com sabedoria,
porque o seu amor dura para sempre.
6 Ao que estendeu a terra sobre as águas,
porque o seu amor dura para sempre.
7 Ao que fez o sol, a lua e as estrelas,
porque o seu amor dura para sempre.
8 O sol para governar o dia,
porque o seu amor dura para sempre.
9 A lua e as estrelas para governarem a noite,
porque o seu amor dura para sempre.
10 Ao que matou os filhos mais velhos dos egípcios,
porque o seu amor dura para sempre.
11 E tirou do Egito o povo de Israel,
porque o seu amor dura para sempre.
12 Com uma mão forte e um braço poderoso,
porque o seu amor dura para sempre.
13 Ao que dividiu o mar Vermelho,
porque o seu amor dura para sempre.
14 E fez Israel passar pelo meio dele,
porque o seu amor dura para sempre.
15 Ao que afundou o faraó e os seus soldados no mar Vermelho,
porque o seu amor dura para sempre.
16 Ao que conduziu o seu povo pelo deserto,
porque o seu amor dura para sempre.
17 Ao que derrotou reis poderosos,
porque o seu amor dura para sempre.
18 Ao que matou reis poderosos,
porque o seu amor dura para sempre.
19 Seom, rei dos amorreus,
porque o seu amor dura para sempre.
20 Ogue, rei de Basã,
porque o seu amor dura para sempre.
21 Ao que deu a terra deles por herança,
porque o seu amor dura para sempre.
22 Como herança ao seu servo Israel,
porque o seu amor dura para sempre.
23 Ao que se lembrou de nós quando fomos humilhados,
porque o seu amor dura para sempre.
24 Ao que nos salvou dos nossos inimigos,
porque o seu amor dura para sempre.
25 Ao que dá comida a todos os seres vivos,
porque o seu amor dura para sempre.
26 Deem graças ao Deus dos céus,
porque o seu amor dura para sempre!
14 Começar uma briga é como abrir brecha numa represa;
o melhor é desistir antes que haja problemas.
15 O SENHOR detesta estas duas coisas:
que o justo seja condenado e que o mau seja declarado inocente.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International