The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
Jeoacaz desobede à lei de Deus
13 Jeoacaz, filho de Jeú, começou a ser rei de Israel em Samaria no ano vinte e três do reinado de Joás, filho de Acazias, em Judá. Jeoacaz governou por dezessete anos. 2 Jeoacaz fez o que não agradava ao SENHOR. Seguiu com os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, quem fez pecar a Israel. Não fez nada para parar essas coisas. 3 Então o SENHOR se irritou com Israel e permitiu que Hazael, rei da Síria, e o seu filho Ben-Hadade tomassem controle de Israel.
4 Então Jeoacaz implorou ao SENHOR que o ajudasse e o SENHOR o ouviu, pois viu as dificuldades que atravessava Israel por causa da opressão do rei da Síria. 5 Então o SENHOR mandou um homem para salvar Israel, livrando-os dos sírios e fazendo com que voltassem para suas casas como antes. 6 Os israelitas não deixaram de cometer os pecados que a família de Jeroboão cometeu e levou a Israel ao pecado. Os israelitas continuaram cometendo os mesmos pecados e mantiveram os postes de Aserá em Samaria.
7 O rei da Síria derrotou o exército de Jeoacaz e destruiu quase tudo. Jeoacaz ficou somente com cinquenta homens de cavalaria, dez carros de combate e 10.000 homens de infantaria. Os soldados de Jeoacaz eram como a palha espalhada pelo vento no tempo da trilha do trigo.
8 As grandes coisas que fez Jeoacaz estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel. 9 Jeoacaz morreu e foi sepultado com os seus antepassados em Samaria e o seu filho Joás reinou no seu lugar.
Jeoás reina em Israel
10 Jeoás, filho de Jeoacaz, chegou a ser rei de Israel em Samaria no ano trinta e sete do reinado de Joás, rei de Judá. Jeoás governou Israel durante dezesseis anos. 11 Jeoás, rei de Israel, fez o que não agradava ao SENHOR. Ele seguiu cometendo os mesmos pecados cometidos por Jeroboão, filho de Nebate, que tinham feito pecar a Israel. 12 Todas as grandes obras que Jeoás fez e as suas guerras contra Amazias, rei de Judá, estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel. 13 Jeoás morreu e foi sepultado com os seus antepassados, os outros reis de Israel. Jeroboão reinou no seu lugar.
14 Eliseu estava ferido de morte e Jeoás, rei de Israel, foi visitá-lo. Jeoás chorou por ele e disse:
—Pai meu, pai meu! Carro de Israel e a sua cavalaria![a]
15 Eliseu disse a Jeoás:
—Tome um arco e umas flechas.
Jeoás pegou um arco e umas flechas. 16 Então Eliseu disse ao rei de Israel:
—Coloque a sua mão no arco.
Jeoás pôs a sua mão no arco. Então Eliseu pôs as suas mãos nas mãos do rei. 17 Eliseu disse:
—Abra a janela que dá para o leste.
Jeoás abriu a janela e Eliseu disse:
—Atire.
Jeoás atirou. Então Eliseu disse:
—Essa é a flecha da vitória do SENHOR. A flecha da vitória sobre a Síria. Você os derrotará em Afeque e os destruirá.
18 Eliseu disse novamente:
—Tome as flechas.
Jeoás pegou as flechas. Então Eliseu disse ao rei de Israel:
—Atire para a terra.
Jeoás atirou três vezes e parou. 19 O homem de Deus[b] se irritou com Jeoás. Eliseu disse:
—Devia ter atirado cinco ou seis vezes! Então teria derrotado a Síria até destruí-la. Mas agora derrotará a Síria só três vezes.
20 Depois disto, Eliseu morreu e foi sepultado.
Uma vez a cada primavera, um grupo de soldados moabitas vinha e atacava a Israel. 21 Alguns israelitas estavam sepultando uma pessoa quando foram surpreendidos pelo ataque. Então eles o jogaram na tumba de Eliseu. Quando o morto tocou os ossos de Eliseu, o homem voltou à vida e se pôs de pé!
Jeoás recupera algumas cidades
22 Durante todo o tempo do reinado de Jeoacaz, Hazael, rei da Síria, causou dificuldades a Israel. 23 Mas o SENHOR foi bom com os israelitas, teve compaixão deles e os ajudou pela aliança que tinha com Abraão, Isaque e Jacó. Não quis destruir aos israelitas nem se desfazer deles até hoje.
24 Morreu Hazael, rei da Síria, e seu filho Ben-Hadade reinou no lugar dele. 25 Antes de morrer, Hazael tirou umas cidades de Jeoacaz, pai de Jeoás, mas Jeoás as tirou de Ben-Hadade, o filho de Hazael. Jeoás derrotou a Ben-Hadade três vezes e tomou o controle daquelas cidades de Israel.
Amazias reina em Judá
14 Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar no segundo ano do reinado de Jeoás, filho de Jeoacaz, em Israel. 2 Amazias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou vinte e nove anos em Jerusalém. A mãe de Amazias era Jeoadã, de Jerusalém. 3 Amazias fez o que agradava ao SENHOR, mas não seguiu a Deus completamente, como fez seu antepassado Davi. Amazias fez tudo o que Joás, seu pai, fez. 4 Não destruiu os santuários sagrados sobre as montanhas do campo. O povo continuou sacrificando animais e queimando incenso nesses lugares de adoração.
5 Quando Amazias se firmou no controle do seu reino, matou os oficiais que tinham assassinado o seu pai. 6 Mas não matou os filhos dos que mataram o seu pai, seguindo assim o ensino do Livro da Lei de Moisés. O SENHOR deu a ordem na lei de Moisés: “Os pais não devem ser mortos pelos crimes que fizeram os seus filhos, e os filhos não devem ser mortos pelos crimes que fizeram os seus pais. Cada um deve ser morto pelo seu próprio pecado”.(A)
7 Amazias matou 10.000 edomitas no vale do Sal. Durante a batalha, Amazias conquistou Selá e a chamou “Jocteel”, nome que tem até hoje.
8 Amazias mandou mensageiros a Jeoás, rei de Israel, que era filho de Jeoacaz e neto de Jeú. Na mensagem o desafiava para se enfrentar com ele. 9 Jeoás, rei de Israel, mandou esta resposta a Amazias, rei de Judá:
—No Líbano o espinheiro mandou esta mensagem ao cedro: “Entregue a sua filha para que se case com o meu filho”, mas passou um animal selvagem e esmagou o espinheiro. 10 É verdade que você derrotou os edomitas e está orgulhoso, mas alegre-se com isso, fique em casa e não arranje mais problemas. Vale a pena procurar mais problemas e cair não só você mas também Judá com você?
11 Mas Amazias não obedeceu ao aviso de Jeoás. Então Jeoás, rei de Israel, lutou contra Amazias, rei de Judá. Eles se enfrentaram no povoado de Bete-Semes, em Judá. 12 Israel derrotou Judá e os homens de Judá fugiram para suas casas. 13 Em Bete-Semes, Jeoás, rei de Israel, prendeu Amazias, rei de Judá, filho de Joás e neto de Acazias. Jeoás capturou Amazias e o levou para Jerusalém. Ali ele fez abrir uma brecha de cento e oitenta metros[c] no muro de Jerusalém desde a porta de Efraim até a porta da Esquina. 14 Então Jeoás levou todo o ouro, a prata e os objetos do templo do SENHOR. Ele levou também os tesouros que estavam na casa do rei e fez prisioneiros. Depois ele voltou para Samaria.
15 Todas as coisas que Jeoás fez, inclusive a sua luta contra Amazias, rei de Judá, estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel. 16 Jeoás morreu e o sepultaram com os seus antepassados em Samaria, junto com os reis de Israel. Jeroboão, filho de Jeoás, reinou no seu lugar.
17 Amazias, filho de Joás, rei de Judá, viveu quinze anos depois da morte de Jeoás, rei de Israel, filho de Jeoacaz. 18 Todas as coisas que Amazias fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Judá. 19 O povo conspirou contra Amazias em Jerusalém. Então ele fugiu para Láquis. Mesmo assim os seus inimigos foram até lá e o mataram. 20 O seu corpo foi levado para Jerusalém sobre cavalos e foi sepultado junto com os seus antepassados, na Cidade de Davi.
Azarias reina em Judá
21 Então a população de Judá proclamou Azarias como rei. Ele tinha dezesseis anos. 22 Depois que seu pai, o rei Amazias, morreu e foi sepultado com os seus antepassados, o rei Azarias reconstruiu a cidade de Elate e fez com que voltasse a ser parte de Judá.
Jeroboão II reina em Israel
23 Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, começou a reinar em Samaria no ano quinze do reinado de Amazias, filho de Joás, rei de Judá. Jeroboão governou quarenta e um anos 24 e fez o que não agradava ao SENHOR. Não deixou de cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fizeram pecar a Israel. 25 Jeroboão recuperou a terra de Israel desde Lebo-Hamate até o mar Morto[d]. Aconteceu assim como o SENHOR de Israel disse a Jonas, filho de Amitai, o profeta de Gate-Héfer. 26 O SENHOR viu que os israelitas tinham muitas dificuldades, tanto os escravos como os livres, e que não havia ninguém para ajudar Israel. 27 Então o SENHOR não disse que apagaria a recordação de Israel do mundo, mas usou a Jeroboão, filho de Joás, para os salvar.
28 Todas as coisas que Jeroboão realizou estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel. Inclusive ali está a história de como Jeroboão recuperou Damasco e Lebo-Hamate para Israel, que antes haviam pertencido a Judá. 29 Jeroboão morreu e foi sepultado junto aos seus antepassados. Zacarias, filho de Jeroboão, reinou no seu lugar.
23 Depois de ter permanecido lá por algum tempo, Paulo partiu e viajou de cidade em cidade por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a fé de todos os discípulos.
Apolo em Éfeso
24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural da cidade de Alexandria. Ele era um bom orador e conhecia muito bem as Escrituras. 25 Ele tinha sido instruído no caminho do Senhor; falava com bastante entusiasmo[a] e ensinava de maneira correta a respeito de Jesus, apesar de conhecer somente o batismo de João. 26 Ele falava sem medo na sinagoga e, quando Priscila e Áquila o ouviram, o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o caminho de Deus. 27 Apolo, então, quis ir para a região da Acaia. Os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos de lá pedindo que o recebessem bem quando ele chegasse. Ele foi uma grande ajuda para aqueles que, pela graça, tinham acreditado, 28 pois derrotava os argumentos dos judeus em público e com muita coragem, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.
Paulo em Éfeso
19 Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior do continente e chegou até Éfeso. Lá encontrou alguns discípulos e 2 lhes perguntou:
—Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?
Eles lhe responderam:
—Nós nem sequer ouvimos dizer que existe um Espírito Santo.
3 Paulo lhes perguntou:
—Então, que tipo de batismo vocês receberam?
Eles responderam:
—O batismo de João.
4 Paulo disse:
—João dizia ao povo de Israel que eles deviam ao mesmo tempo se propor em mudar o seu comportamento e ser batizados; ele também dizia que as pessoas deviam acreditar naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.
5 Quando ouviram isto, eles foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 E, quando Paulo colocou suas mãos sobre eles, o Espírito Santo veio sobre todos e eles começaram a falar em línguas e a profetizar. 7 Eram ao todo uns doze homens.
8 Durante três meses Paulo continuou indo à sinagoga, onde com muita coragem discutia e tentava convencer a todos a respeito do reino de Deus. 9 Alguns deles, porém, eram teimosos, se recusavam a acreditar e, ainda por cima, falavam coisas más a respeito do Caminho do Senhor na frente de todos. Por isso, Paulo os deixou e foi embora, levando consigo os discípulos. Depois começou a ensinar todos os dias na escola de um homem chamado Tirano. 10 E continuou a fazer isso durante dois anos, até que todas as pessoas que viviam na região da Ásia (tanto os judeus como os que não eram judeus) ouviram a mensagem do Senhor. 11 Deus fazia milagres tão grandes pelas mãos de Paulo 12 que até mesmo lenços e roupas do seu uso pessoal eram levados aos doentes e eles ficavam curados e os demônios se retiravam.
Louvor a Deus
146 Aleluia!
Louvarei o SENHOR com toda a minha alma!
2 Louvarei o SENHOR toda a minha vida.
Enquanto eu viver, cantarei louvores ao SENHOR.
3 Não confiem nas pessoas importantes,
pois são apenas seres humanos, que não podem salvar ninguém.
4 Elas também morrem e voltam ao pó;
nesse mesmo dia terminam todos os seus planos.
5 Feliz é aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó;
aquele que confia no SENHOR, seu Deus.
6 Foi ele que fez os céus, a terra, o mar
e tudo o que há neles,
ele é sempre fiel.
7 O SENHOR defende os oprimidos,
dá comida a quem tem fome
e dá liberdade aos prisioneiros.
8 O SENHOR dá vista aos cegos;
o SENHOR levanta os que caem;
o SENHOR ama os justos.
9 O SENHOR protege o estrangeiro,
cuida dos órfãos e das viúvas,
mas amarga a vida dos que praticam o mal.
10 O SENHOR reinará eternamente!
Ó Sião, o seu Deus reinará de geração em geração.
Aleluia!
2 O tolo não quer compreender os outros,
só quer que os outros o compreendam.
3 Quem faz o mal é desprezado,
e com a desonra vem a vergonha.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International