The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CEV. Switch to the CEV to read along with the audio.
O bezerro de ouro
32 O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então se reuniram em volta de Aarão e lhe disseram:
—Faça para nós um deus[a] que nos guie, porque não sabemos o que aconteceu com Moisés, o homem que nos tirou do Egito.
2 Aarão disse ao povo:
—Tirem os brincos de ouro que as suas esposas, filhos e filhas têm nas orelhas e tragam-nos a mim.
3 E todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Aarão. 4 Aarão recebeu o ouro, o derreteu e, com uma ferramenta própria, fez um ídolo na forma de um bezerro. E todo o povo disse:
—Israel, aqui está o deus que os tirou do Egito!
5 Quando Aarão viu aquilo, construiu um altar em frente do bezerro e anunciou:
—Amanhã celebraremos uma festa em honra do SENHOR.
6 Na manhã seguinte o povo se levantou cedo e ofereceu sacrifícios queimados e sacrifícios de comunhão. Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir.
7 Então o SENHOR disse a Moisés:
—Desça depressa, porque o povo que você tirou do Egito cometeu um grande pecado. 8 Esqueceram-se daquilo que eu tinha lhes ordenado. Eles fizeram um bezerro de ouro, inclinaram-se diante dele em adoração e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: “Israel, aqui está o deus que os tirou do Egito!”
9 O SENHOR disse a Moisés:
10 —Agora vi que este povo é teimoso e rebelde. Portanto, deixe-me, porque estou muito irritado contra eles e vou destruí-los. Mas farei de você uma grande nação.
11 Moisés implorou ao SENHOR, seu Deus, dizendo:
—Ó SENHOR, por que está tão irritado contra o seu povo, o povo que tirou do Egito com grande força e poder? 12 Se o Senhor fizer isso, o povo do Egito irá dizer: “Foi para lhes fazer mal que os libertou. Foi para matá-los nas montanhas e removê-los da superfície da terra”. Não esteja tão irritado e abandone a ideia de fazer mal ao seu povo. 13 Lembre-se dos seus servos Abraão, Isaque e Israel. O Senhor jurou pelo seu nome e prometeu a eles: “Multiplicarei os seus descendentes e farei com que vocês sejam tantos como as estrelas do céu. E esta terra que lhes prometi será dos seus descendentes para sempre”.
14 Então o SENHOR teve compaixão e não destruiu o seu povo como tinha dito que ia fazer.
15 Então Moisés desceu do monte levando nas mãos as duas tábuas de pedra do Testemunho, que estavam escritas nos dois lados, na frente e atrás. 16 As tábuas de pedra tinham sido feitas por Deus. E os mandamentos que estavam gravados nelas tinham sido escritos por Deus.
17 Quando Josué ouviu os gritos do povo, disse a Moisés:
—Há gritos de guerra no acampamento.
18 Moisés respondeu:
—Não ouço gritos de vitória, nem lamentos de derrota. O que ouço é o som de pessoas cantando.
19 Moisés ficou muito irritado quando chegou ao acampamento e viu o bezerro de ouro e o povo dançando. Então atirou as tábuas ao chão, e elas se partiram em pedaços junto ao monte. 20 E Moisés agarrou o bezerro que o povo tinha feito, o lançou ao fogo e fez com que se tornasse pó. Depois espalhou o pó na água e fez com que os israelitas bebessem daquela água.
21 E Moisés perguntou a Aarão:
—Que mal lhe fez o povo para que o tenha feito cometer um pecado tão grande?
22 Aarão respondeu:
—Senhor, não se irrite comigo. Bem sabe que o povo está sempre disposto a fazer o mal. 23 Eles me disseram: “Faça para nós um deus que nos guie, porque não sabemos o que aconteceu com Moisés, o homem que nos tirou do Egito”. 24 Então eu disse: “Quem tiver ouro, tire-o e traga-o a mim”. Depois eu joguei o ouro no fogo e saiu este bezerro.
25 Moisés viu que o povo estava desenfreado e que os seus inimigos se riam deles, porque Aarão tinha deixado que eles fizessem o que queriam. 26 Então Moisés se colocou na entrada do acampamento e disse:
—Aqueles que estão do lado do SENHOR juntem-se a mim.
Todos os levitas se juntaram a ele. 27 E Moisés lhes disse:
—Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: “Cada um de vocês pegue a sua espada, percorra todo o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho”.
28 Os levitas fizeram o que Moisés disse. Nesse dia morreram uns 3.000 homens. 29 Depois Moisés disse:
—Hoje vocês se consagraram ao SENHOR, sacrificando os seus filhos e irmãos. Por isso, o SENHOR abençoou vocês hoje.
30 Na manhã seguinte Moisés disse ao povo:
—Vocês cometeram um grande pecado. Mas vou subir para junto do SENHOR, talvez possa fazer uma oferta para que vocês sejam perdoados.
31 E Moisés subiu até ao SENHOR e disse:
—Por favor, Senhor, ouça-me. Este povo cometeu um grande pecado, eles fizeram um deus de ouro para adorá-lo. 32 Mas agora, peço que perdoe os seus pecados. Se o Senhor não os perdoar, apague também o meu nome do livro[b] que escreveu.
33 O SENHOR disse a Moisés:
—Só apago do meu livro aqueles que pecam contra mim. 34 Agora desça e guie o povo para onde eu disse a você. O meu anjo irá na sua frente para guiá-lo. No entanto, quando chegar o dia, castigarei os que pecaram contra mim.
35 E o SENHOR castigou o povo por adorar o bezerro que Aarão tinha feito.
A Tenda do Encontro
33 O SENHOR disse a Moisés:
—Saia daqui com o povo que tirou do Egito. Vão para a terra que prometi dar a Abraão, Isaque, Jacó e aos seus descendentes. 2 Enviarei um anjo na sua frente e expulsarei os cananeus, amorreus, heteus, ferezeus e jebuseus das suas terras. 3 Vocês vão para uma terra boa para semear e para criar gado. Mas eu não irei com vocês, porque são muito teimosos e eu acabaria por destruí-los no caminho.
4 Ao ouvir esta má notícia, o povo ficou muito triste e deixaram de usar as suas joias. 5 Fizeram isso porque o SENHOR tinha dito a Moisés:
—Diga ao povo de Israel: “Vocês são muito teimosos. Mesmo que eu fosse com vocês só por um instante, acabaria por destruir vocês. Tirem todas as joias enquanto decido o que fazer com vocês”.
6 Por isso, a partir do monte Horebe, o povo deixou de usar joias.
7 Moisés pegou a tenda e foi montá-la fora do acampamento e lhe deu o nome de Tenda do Encontro. Quem quisesse pedir alguma coisa ao SENHOR ia à Tenda do Encontro, fora do acampamento. 8 Quando Moisés ia à tenda, todos ficavam de pé na entrada das suas tendas. Ficavam olhando para Moisés, até ele entrar na tenda. 9 Quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e colocava-se diante da entrada da Tenda do Encontro enquanto o SENHOR falava com Moisés. 10 Quando o povo via a coluna de nuvem diante da entrada da Tenda do Encontro, todos se inclinavam em adoração, cada um na entrada da sua própria tenda.
11 O SENHOR falava com Moisés, frente a frente, como quem fala com um amigo. Quando Moisés voltava ao acampamento, o seu ajudante, o jovem Josué, filho de Num, não se afastava da tenda.
Moisés e a glória do Senhor
12 Moisés disse ao SENHOR:
—O Senhor me falou para guiar este povo, mas não me disse quem iria me acompanhar. Também disse que me conhecia muito bem e que estava contente comigo. 13 Se está realmente contente comigo, revele-me os seus planos, para que eu possa continuar a agradá-lo. Lembre-se que este povo é o seu povo.
14 O SENHOR disse:
—Eu mesmo irei com você e lhe darei descanso[c].
15 Então Moisés disse:
—Se o Senhor não nos acompanhar, não nos faça sair deste lugar. 16 Como poderei saber se está satisfeito comigo e com o seu povo se não nos acompanhar? É isso que nos distingue de todos os outros povos.
17 O SENHOR disse a Moisés:
—Farei o que você me pede, porque estou contente com você e o conheço pelo seu nome.
18 Moisés disse:
—Peço ao Senhor que me permita ver a sua glória.
19 E Deus disse:
—Farei com que toda a minha bondade passe diante você e proclamarei o meu nome, YAVÉ, diante de você. Terei misericórdia de quem eu quiser e terei compaixão de quem eu desejar. 20 Mas não poderá ver o meu rosto, porque nenhum ser humano pode ver o meu rosto e continuar vivo.
21 O SENHOR disse ainda:
—Há aqui uma rocha perto de mim onde poderá ficar. 22 Quando a minha glória passar, eu colocarei você na abertura da rocha e o cobrirei com a minha mão até que tenha passado. 23 Depois, quando retirar a minha mão, poderá ver as minhas costas, mas o meu rosto não pode ser visto por ninguém.
Pedro nega conhecer Jesus
(Mc 14.66-72; Lc 22.54-62; Jo 18.15-18,25-27)
69 Ora, Pedro estava sentado no pátio quando uma mulher que trabalhava ali se aproximou dele e lhe disse:
—Você também não estava com Jesus da Galileia?
70 Pedro, porém, negou diante de todos que conhecia a Jesus. Ele disse:
—Não sei do que você está falando.
71 E, saindo dali em direção à porta do pátio, ele foi visto por uma outra mulher que trabalhava ali, que disse aos homens que estavam ali:
—Este homem também estava com Jesus, o Nazareno.
72 E Pedro, pela segunda vez, negou que conhecia Jesus, jurando:
—Eu não conheço esse homem!
73 Pouco tempo depois, alguns homens se aproximaram de Pedro e lhe disseram:
—Não há dúvida de que você também é um deles; o seu modo de falar o acusa.
74 Pedro, então, começou a afirmar sob juramento, e assegurando se colocar debaixo da maldição de Deus se estivesse mentindo, disse:
—Já disse que não conheço esse homem!
E nesse mesmo instante o galo cantou. 75 Nesse momento Pedro se lembrou do que Jesus tinha lhe dito: “Antes que o galo cante, você negará três vezes que me conhece”. Então Pedro saiu dali, e chorou amargamente.
Jesus é entregue ao governador Pilatos
(Mc 15.1; Lc 23.1-2; Jo 18.28-32)
27 Quando rompeu o dia, todos os líderes dos sacerdotes e líderes do povo se reuniram para planejar como iriam condenar Jesus à morte. 2 Eles o amarraram e o levaram até a presença do governador Pôncio Pilatos.
Judas se enforca
(At 1.18-19)
3 Quando Judas, que o traiu, viu que Jesus tinha sido condenado, ficou cheio de remorso. Ele foi até os líderes dos sacerdotes e líderes, devolveu as trinta moedas de prata que tinha recebido para trair a Jesus 4 e disse:
—Eu pequei, pois traí um homem inocente.
Eles, porém, lhe disseram:
—Nós não temos nada com isso. Isso é problema seu.
5 Judas, então, atirou as moedas de prata para dentro do templo, saiu de lá e se enforcou. 6 Os líderes dos sacerdotes pegaram o dinheiro e disseram os uns aos outros:
—Nós não podemos colocar este dinheiro na caixa das ofertas do templo, pois foi usado para matar alguém.
7 E, depois de entrarem em acordo, eles decidiram usar aquele dinheiro para comprar o Campo do Oleiro, para que servisse de cemitério para os estrangeiros. 8 E aquele campo, por causa disso, até hoje é conhecido como “Campo de Sangue”. 9 Dessa forma se cumpriu o que Deus disse por intermédio do profeta Jeremias:
“Eles pegaram as trinta moedas de prata, preço que o povo de Israel tinha concordado em pagar por ele, 10 e compraram o Campo do Oleiro, assim como o Senhor tinha mandado que eu fizesse”[a].
O governador Pilatos interroga Jesus
(Mc 15.2-5; Lc 23.3-5; Jo 18.33-38)
11 Jesus estava de pé, diante do governador, e este lhe interrogou, dizendo:
—Você é o rei dos judeus?
Ao que Jesus lhe respondeu:
—Você está dizendo isso.
12 E, mesmo sendo acusado pelos líderes dos sacerdotes e pelos líderes, Jesus não respondia nada. 13 Pilatos, então, lhe perguntou:
—Não está ouvindo todas as acusações que estão sendo feitas contra você?
14 Jesus, porém, não respondeu nada e isso impressionou muito o governador.
Cantem ao SENHOR
33 Que os justos cantem com alegria ao SENHOR.
Fica bem, aos bons, louvarem a Deus.
2 Louvem o SENHOR com harpa,
cantem a ele salmos com lira de dez cordas.
3 Louvem-no com um cântico novo[a];
Toquem harpa e cantem bem alto.
4 Porque a palavra do SENHOR é verdadeira,
ele é fiel em tudo o que faz.
5 Ele ama a retidão e a justiça.
O amor fiel do SENHOR enche toda a terra.
6 Por meio da sua palavra, o SENHOR fez os céus,
pelo sopro da sua boca foram feitas as estrelas.
7 Deus amontoou as águas do mar,
e colocou o oceano no seu lugar.
8 Que toda a terra respeite o SENHOR,
que todos os habitantes do mundo tremam diante dele.
9 Porque ele falou e aconteceu,
deu uma ordem e ela foi cumprida.
10 O SENHOR desfaz os planos das nações,
arruína os projetos dos povos.
11 Mas as decisões do SENHOR permanecem para sempre,
os seus planos, por todas as gerações.
33 Ouçam o que eu ensino, sejam sábios,
e não ignorem a minha instrução.
34 Felizes são as pessoas que me ouvem,
que se apresentam na minha porta todos os dias
e esperam na entrada da minha casa.
35 Porque quem me encontra, encontra a vida
e recebe os favores do SENHOR.
36 Mas quem me rejeita, faz mal a si mesmo.
Quem me odeia, ama a morte”.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International