Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Levítico 4-5

Os sacrifícios pelos pecados feitos sem intenção

O SENHOR disse a Moisés:

—Diga aos israelitas que pode acontecer de alguém pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR mandou que não fosse feito.

—Se foi o sumo sacerdote[a] quem cometeu o pecado e trouxe culpa sobre todo o povo, então ele deverá oferecer ao SENHOR um bezerro sem defeito. O bezerro será sacrificado para purificar o seu pecado. O sacerdote apresentará o bezerro ao SENHOR diante da Tenda do Encontro, colocará a mão sobre a cabeça do animal e a empurrará para baixo. Então o matará diante do SENHOR. Depois levará um pouco do sangue do animal para dentro da Tenda do Encontro e, molhando o dedo nele, aspergirá o sangue sete vezes na presença do SENHOR, diante da cortina do Lugar Santo. E colocará um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso que está diante do SENHOR, na Tenda do Encontro. Ele deverá derramar o resto do sangue sobre a base do altar dos sacrifícios queimados, diante da entrada da Tenda do Encontro. Então tirará toda a gordura do bezerro oferecido em sacrifício pelo pecado: a gordura das entranhas, os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e a parte gorda do fígado, que ele tira juntamente com os rins. 10 Ele fará tudo conforme se faz com as partes do bezerro no sacrifício de comunhão, e queimará toda a gordura no altar dos sacrifícios queimados. 11 Mas o resto do bezerro: pele, carne, cabeça, patas, entranhas e intestinos, 12 ele levará para fora do acampamento, para um lugar puro, e ali queimará tudo sobre a lenha.

13 —Se a comunidade de Israel pecar sem saber e fizer o que o SENHOR mandou que não fosse feito, eles ficarão conscientes da sua culpa 14 assim que souberem que pecaram. Então a comunidade deverá oferecer um bezerro para purificação do pecado. Ele deverá ser apresentado diante da Tenda do Encontro. 15 Os líderes da comunidade colocarão as mãos deles sobre a cabeça do animal e a empurrarão para baixo. Então o matarão diante do SENHOR. 16 O sumo sacerdote levará um pouco do sangue para dentro da Tenda do Encontro 17 e, molhando o seu dedo nele, aspergirá o sangue sete vezes na presença do SENHOR, diante da cortina do Lugar Santo. 18 E colocará um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso, que está diante do SENHOR, na Tenda do Encontro. Ele deverá derramar o resto do sangue sobre a base do altar dos sacrifícios queimados diante da entrada da Tenda do Encontro. 19 Então tirará toda a gordura do animal e a queimará no altar. 20 Ele fará com este bezerro o mesmo que é feito com o bezerro do sacrifício para o perdão dos pecados. Assim o sacerdote fará a purificação pelos israelitas e eles serão perdoados. 21 Depois o sacerdote levará o bezerro para fora do acampamento e o queimará como queimou o primeiro bezerro. É o sacrifício para perdoar o pecado da comunidade.

22 —Quando um chefe da comunidade pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR, seu Deus, mandou que não fizessem, ele será culpado. 23 Quando souber que pecou, deverá oferecer um bode sem defeito para receber perdão pelo seu pecado. 24 O chefe colocará a mão sobre a cabeça do bode e a empurrará para baixo. Então matará o animal no lugar onde se oferecem os sacrifícios queimados, na presença do SENHOR. É um sacrifício para o perdão do seu pecado. 25 Então o sacerdote molhará o dedo com um pouco do sangue do bode e o colocará nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. E derramará o resto do sangue sobre a base do altar. 26 Depois queimará toda a gordura do animal no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará a purificação pelo pecado do chefe da comunidade e ele será perdoado.

27 —Se qualquer pessoa da comunidade pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR tinha mandado que não fosse feito, ela será culpada. 28 Assim que souber que cometeu pecado, deverá oferecer uma cabra sem defeito pelo seu pecado. 29 Ela colocará a mão sobre a cabeça da cabra e a empurrará para baixo. Então matará a cabra no lugar onde se matam os animais dos sacrifícios queimados. 30 E o sacerdote molhará o seu dedo com um pouco do sangue da cabra e o colocará nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. Ele derramará o resto do sangue sobre a base do altar. 31 O sacerdote também tirará toda a gordura da cabra da mesma forma como tirou a gordura dos sacrifícios de comunhão e a queimará no altar como um aroma agradável ao SENHOR. Assim o sacerdote fará purificação por essa pessoa e ela será perdoada.

32 —Se ela trouxer uma ovelha para ser oferecida como sacrifício pelo seu pecado, deverá ser uma ovelha sem defeito. 33 Ela colocará a mão sobre a cabeça da ovelha e a empurrará para baixo. Então matará a ovelha como sacrifício pelo seu pecado. A ovelha será morta no lugar onde se sacrificam os animais queimados. 34 Então o sacerdote molhará o seu dedo num pouco do sangue do animal e o porá nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. Ele derramará o resto do sangue na base do altar. 35 O sacerdote tirará toda a gordura da ovelha assim como fez com os sacrifícios de comunhão e a queimará em oferta ao SENHOR. Assim o sacerdote fará purificação por essa pessoa e ela será perdoada.

Os sacrifícios por alguns pecados

—Se alguém for chamado para ser testemunha de algo que viu ou ouviu, mas se recusar a falar, ele está pecando e será responsável pelo seu pecado.

—Se alguém, mesmo que não tenha se dado conta disso, tocar em qualquer coisa impura: no corpo morto de um animal selvagem ou doméstico ou de um réptil, essa pessoa ficará impura e será culpada.

—Se alguém tocar numa pessoa que está impura, mesmo que não se dê conta disso, ela também ficará impura. E assim que souber o que fez, será culpada.

—Se alguém, sem pensar, jurar que vai fazer alguma coisa, seja boa ou má, como algumas vezes as pessoas fazem, será culpado ao se dar conta do que disse. Nesse caso, ele confessará o seu pecado e levará ao SENHOR uma ovelha ou uma cabra do seu rebanho como sacrifício pelo seu pecado. E o sacerdote fará o sacrifício de purificação pelos seus pecados.

—Se a pessoa não tiver a possibilidade de oferecer uma ovelha, então levará ao SENHOR duas rolas ou dois pombinhos. Uma das aves será oferecida em sacrifício pelo pecado e a outra, em sacrifício queimado. A pessoa levará as aves ao sacerdote. O sacerdote oferecerá primeiro o sacrifício pelo pecado. Ele quebrará o pescoço da ave, mas sem arrancar a cabeça dela totalmente. Depois ele salpicará o sangue do sacrifício pelo pecado no lado do altar e derramará o resto do sangue sobre a base do altar. É o sacrifício pelo pecado. 10 A seguir, o sacerdote oferecerá a segunda ave em sacrifício queimado e de acordo com as normas. Assim o sacerdote fará a purificação pelo pecado e a pessoa será perdoada.

11 —Se a pessoa não tiver condições de oferecer duas rolas ou duas pombinhas, então levará dois quilos[b] da melhor farinha de trigo como sacrifício pelo pecado. Não derramará azeite nem incenso sobre a farinha, porque é um sacrifício pelo pecado. 12 Ele dará a farinha ao sacerdote que tirará uma mão-cheia para representar toda a farinha, e a queimará no altar juntamente com as ofertas queimadas ao SENHOR. É um sacrifício pelo pecado. 13 Assim o sacerdote fará a purificação do pecado dessa pessoa e ela será perdoada. O resto da farinha será para o sacerdote, como nas ofertas de cereais.

O sacrifício de restituição

14 O SENHOR disse a Moisés:

15 —Quando alguém, sem querer, for culpado de ficar com as coisas consagradas ao SENHOR, ele deverá levar um carneiro sem qualquer defeito ao SENHOR como sacrifício de restituição, ou o equivalente em moedas de prata, segundo o peso oficial da moeda no santuário. 16 Para pagar pelo pecado que cometeu por ter ficado com as coisas consagradas, ele deverá levar ao sacerdote a oferta que tinha prometido e acrescentar mais vinte por cento. O sacerdote fará a purificação da pessoa com o carneiro do sacrifício de restituição e ela será perdoada.

17 —Se alguém pecar e fizer algo que os mandamentos do SENHOR dizem que não deve ser feito, mesmo que não seja de propósito, ele é culpado e será responsável pelo seu pecado. 18 Ele deverá levar ao sacerdote um carneiro do seu rebanho sem qualquer defeito, ou o pagamento avaliado de acordo com o pecado cometido. E o sacerdote fará a purificação da pessoa que cometeu o pecado sem querer, e a pessoa será perdoada. 19 É o sacrifício de restituição, porque a pessoa era culpada diante do SENHOR.

Marcos 2:13-3:6

Jesus chama Levi

(Mt 9.9-13; Lc 5.27-32)

13 De novo Jesus saiu e foi para a margem do lago. Toda a multidão foi ao seu encontro e Jesus começou a ensiná-los. 14 Enquanto Jesus caminhava, ele viu Levi, filho de Alfeu. Ele estava sentado no lugar onde as pessoas pagavam os seus impostos. Jesus lhe disse:

—Siga-me!

Levi se levantou e o seguiu. 15 Mais tarde, Jesus estava comendo na casa de Levi. Junto com Jesus e seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e pecadores que o seguiam. 16 Quando os professores da lei, do grupo dos fariseus, viram que Jesus comia com pecadores e com cobradores de impostos, eles perguntaram aos seus discípulos:

—Por que ele come com cobradores de impostos e com pecadores?

17 Jesus, porém, ao ouvir isto, lhes respondeu:

—Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Por isso eu não vim chamar aqueles que se creem justos, mas sim os pecadores.

Jesus ensina sobre o jejum

(Mt 9.14-17; Lc 5.33-39)

18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Então algumas pessoas se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:

—Por que é que tanto os discípulos de João Batista como os fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?

19 E Jesus lhes respondeu:

—Por acaso os convidados do noivo jejuam enquanto o noivo está com eles? Claro que não! 20 Mas virá o tempo em que o noivo será levado para longe deles. Então eles jejuarão.

21 —Ninguém remenda uma roupa velha com retalho de pano novo. Se fizer isso, o pano novo vai encolher e rasgar a roupa velha, e o rasgo ficará ainda maior. 22 Da mesma forma, ninguém coloca vinho novo[a] em odres velhos, pois o vinho arrebentará os odres e tanto o vinho como os odres ficarão arruinados. Vinho novo é colocado em odres novos.

Jesus é Senhor do sábado

(Mt 12.1-8; Lc 6.1-5)

23 Num sábado, Jesus estava atravessando as searas. Enquanto passavam, seus discípulos começaram a colher espigas. 24 Os fariseus, então, lhe perguntaram:

—Por que os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer no sábado?

25 Mas Jesus lhes respondeu:

—Vocês nunca leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros estavam com fome e não tinham o que comer?[b] 26 Davi entrou na casa de Deus no tempo em que Abiatar era o sumo sacerdote, e comeu do pão consagrado a Deus. Somente os sacerdotes é que podiam comer desse pão, mas Davi não só o comeu como também o repartiu com os homens que estavam com ele.

27 Depois Jesus lhes disse:

—O sábado foi feito para o benefício do homem e não o homem para o benefício do sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é Senhor até do sábado.

Jesus cura um homem no sábado

(Mt 12.9-14; Lc 6.6-11)

Numa outra ocasião, Jesus entrou novamente na sinagoga. Ali também se encontrava um homem que tinha uma das mãos paralizada. Algumas pessoas, porém, estavam lá somente para observar Jesus de perto. Eles queriam ver se Jesus iria curar alguém no sábado, pois assim eles poderiam acusá-lo. Jesus disse ao homem com a mão paralizada:

—Levante-se e coloque-se de frente para todos.

Depois Jesus perguntou:

—O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal? É permitido salvar uma vida ou destruí-la? Mas ninguém lhe respondeu nada. Jesus, então, olhou muito zangado para eles à sua volta e, ao mesmo tempo, ficou triste por causa da dureza dos seus corações. Ele se dirigiu ao homem e lhe disse:

—Estenda a sua mão.

O homem a estendeu e ela ficou curada. Os fariseus, então, saíram e, encontrando-se com os herodianos, começaram imediatamente a fazer planos para matá-lo.

Salmos 36

O amor fiel de Deus

Ao diretor do coro. De Davi, servo do Senhor.

36 Há uma voz no fundo do coração do perverso
    que lhe diz para fazer o que é errado.
Ele não teme,
    nem respeita a Deus.
Mentem a si mesmos já que não veem as suas faltas,
    e por isso não se sentem mal com o que fazem.
As suas palavras são só maldades e traições;
    deixaram de ser sensatos e de fazer o bem.
Quando se vão deitar,
    planejam o mal que querem fazer.
No dia seguinte se levantam prontos para fazer o mal
    e não param de fazê-lo.

Mas o seu amor, SENHOR, chega até ao céu,
    a sua fidelidade, até às nuvens.
A sua justiça é grande como as mais altas montanhas;
    as suas decisões, profundas como o oceano.
O SENHOR protege os seres humanos e os animais.
    Não há nada mais precioso do que o seu amor.
Os seres humanos procuram proteção
    debaixo das suas asas.
Eles se alegram com tudo o que há de bom na sua casa,
    e deixa que eles bebam do seu rio maravilhoso.
O Senhor é a fonte que dá vida
    e a luz que nos ilumina.

10 Mostre o seu amor aos que o conhecem
    e a sua justiça aos que são sinceros.
11 SENHOR, não me deixe cair na armadilha dos orgulhosos,
    nem permita que me façam fugir deles.

12 Daqui posso ver que os maus estão caídos,
    lançados ao chão, nunca mais poderão se levantar.

[a]

Provérbios 10:1-2

Provérbios de Salomão

10 Provérbios de Salomão.

Um filho sábio dá alegria ao seu pai,
    mas um filho sem juízo é a tristeza da sua mãe.

O dinheiro obtido de forma desonesta não tem valor;
    mas a honestidade salva da morte.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International