The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
29 —Esta é uma lei que vocês, e os imigrantes que vivem entre vocês, terão que cumprir sempre: no dia dez do sétimo mês, todos jejuarão[a] e não farão nenhum trabalho. 30 Nesse dia o sacerdote fará a cerimônia de purificação por vocês, para ficarem limpos do pecado. Assim vocês ficarão puros diante do SENHOR. 31 Este será um dia de descanso para vocês, um dia de sábado, para jejuarem. Será uma lei para sempre.
32 —A cerimônia de purificação dos pecados será feita por um sacerdote ungido e escolhido para suceder ao seu pai como sumo sacerdote. O sacerdote vestirá as roupas sagradas de linho 33 e fará a cerimônia de purificação pelo Lugar Santíssimo, a Tenda do Encontro, o altar, os sacerdotes e toda a comunidade. 34 Esta será uma lei para sempre: uma vez por ano deverá ser realizada a cerimônia da purificação de todos os pecados dos israelitas.
Aarão fez tudo o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
As leis sobre os sacrifícios e o sangue
17 O SENHOR disse a Moisés:
2 —Diga a Aarão, aos seus filhos e a todos os israelitas que eu, o SENHOR, ordeno que 3 qualquer israelita deve levar ao SENHOR o bezerro, cordeiro ou cabra que sacrificou dentro ou fora do acampamento. 4 O sacrifício deverá ser levado diante da entrada da Tenda do Encontro, no santuário do SENHOR. Quem não fizer isso será culpado de derramar sangue e será expulso da comunidade. 5 Portanto, os israelitas devem levar ao SENHOR os sacrifícios que costumavam oferecer no campo. Devem levá-los diante da entrada da Tenda do Encontro, para o sacerdote oferecê-los ao SENHOR como sacrifício de comunhão. 6 E o sacerdote aspergirá o sangue sobre o altar do SENHOR, diante da entrada da Tenda do Encontro, e queimará a gordura como aroma agradável ao SENHOR. 7 Assim os israelitas não oferecerão mais sacrifícios aos demônios do deserto,[b] com os quais eles têm sido infiéis comigo. Esta será uma lei para sempre, para ser guardada por todas as gerações.
8 —Todo israelita, ou imigrante que oferecer um sacrifício queimado ou qualquer outro sacrifício 9 e não levá-lo diante da entrada da Tenda do Encontro, para oferecê-lo ao SENHOR, será expulso da comunidade.
10 —Se algum israelita, ou imigrante, comer o sangue de qualquer animal, eu estarei contra ele e o expulsarei do meio da comunidade, 11 pois a vida da carne está no sangue. Eu mesmo dei o sangue oferecido sobre o altar para a purificação da vida de vocês, pois é o sangue que faz a purificação da vida. 12 É por isso que eu digo que nenhum de vocês, israelitas ou imigrantes, deverá comer coisa alguma com sangue.
13 —Qualquer israelita ou imigrante que caçar um animal ou uma ave que é permitido comer, derramará o seu sangue no chão e o cobrirá com terra. 14 Deverão fazer assim porque o sangue é o que permite que os seres vivos vivam. Por isso eu disse aos israelitas: “Não devem se alimentar com o sangue de nenhum ser vivo”. Quem fizer isso será expulso da comunidade.
15 —Toda pessoa, seja israelita ou seja imigrante, que comer a carne de um animal encontrado morto ou que foi morto por animais selvagens, lavará a sua roupa, tomará banho e ficará impuro até o fim da tarde; depois disso ficará puro. 16 Mas se não lavar a sua roupa e não tomar banho, será castigado pelo seu pecado.
As leis sobre as relações sexuais
18 O SENHOR disse a Moisés:
2 —Diga aos israelitas que eu sou o SENHOR, seu Deus. 3 Não sigam os costumes do Egito, o país onde viviam antes, nem os costumes dos habitantes de Canaã, a terra para onde eu levarei vocês. Não vivam como eles vivem, nem sigam as suas leis. 4 Obedeçam aos meus mandamentos e às minhas leis e vivam conforme eu lhes ordeno, porque eu sou o SENHOR, seu Deus. 5 Obedeçam às minhas regras e leis, porque quem fizer o que a lei manda terá vida por meio dela. Eu sou o SENHOR.
6 —Ninguém deverá ter relações sexuais com uma pessoa da sua própria família. Eu sou o SENHOR.
7 —Não desonre o seu pai tendo relações sexuais com a sua mãe. Ela é sua mãe, portanto, não tenha relações sexuais com ela.
8 —Não desonre o seu pai tendo relações sexuais com a mulher casada com ele.
9 —Não tenha relações sexuais com a sua irmã, mesmo que ela só seja filha do seu pai ou só seja filha da sua mãe, quer tenha nascido na mesma casa ou em outra.
10 —Não tenha relações sexuais com a sua neta, a filha da sua filha ou do seu filho: isso seria uma desonra para você.
11 —Não tenha relações sexuais com a sua irmã, filha da sua madrasta, pois ela é filha do seu pai.
12 —Não tenha relações sexuais com a irmã do seu pai: ela é parente próxima do seu pai.
13 —Não tenha relações sexuais com a irmã da sua mãe: ela é parente próxima da sua mãe.
14 —Não desonre o seu tio tendo relações sexuais com a esposa dele: ela é sua tia.
15 —Não tenha relações sexuais com a sua nora: ela é esposa do seu filho.
16 —Não desonre o seu irmão tendo relações sexuais com a esposa dele.
17 —Não tenha relações sexuais com uma mulher e com a sua filha ou a sua neta. Não importa que a neta seja filha do filho ou da filha desta mulher. São parentes próximos dela. Isso seria um ato indecente.
18 —Enquanto a sua esposa for viva, não tenha relações sexuais nem se case com a irmã dela. Isso causaria rivalidade entre as duas.
19 —Não tenha relações sexuais com uma mulher durante o seu período menstrual, porque ela está impura.
20 —Não se corrompa tendo relações sexuais com a esposa de outro homem.
21 —Não despreze o nome do seu Deus oferecendo qualquer um dos seus filhos ou filhas em sacrifício a Moloque. Eu sou o SENHOR.
22 —Nenhum homem deverá ter relações sexuais com outro homem, porque é um pecado abominável.
23 —Não se corrompa tendo relações sexuais com um animal. Nem a mulher deverá se corromper tendo relações sexuais com um animal, porque é um ato indecente.
24 —Não se corrompam praticando esses atos perversos. É por terem feito esses pecados e terem se tornado impuros que eu vou expulsar os povos dessa terra e entregá-la a vocês. 25 Vou castigar esses povos porque os seus pecados contaminaram a terra e, agora, a terra os lançará fora. 26 Quanto a vocês, tanto israelitas como os imigrantes que vivem entre vocês, obedeçam às minhas regras e leis e não façam nenhum desses atos perversos. 27 Pois as pessoas que viviam nessa terra antes de vocês praticaram esses pecados e contaminaram a terra. 28 Se vocês não praticarem esses pecados, a terra não os expulsará, como fez com os povos que antes viviam nela. Foram expulsos porque contaminaram a terra com essas práticas perversas. 29 Quem cometer esses pecados será expulso da comunidade. 30 Obedeçam, portanto, ao que eu mando, e não pratiquem nenhum dos atos detestáveis que eles praticavam antes de vocês chegarem. Não façam as impurezas que eles faziam. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
Jesus ajuda uma mulher não-judia
(Mt 15.21-28)
24 Jesus partiu dali e foi para as redondezas da cidade de Tiro. Assim que chegou, entrou numa casa, pois não queria que ninguém soubesse que ele estava ali, mas foi impossível esconder-se. 25 Logo que uma mulher ouviu falar a respeito de Jesus, foi até ele e se ajoelhou a seus pés. (Ela tinha uma filha possuída por um demônio.) 26 A mulher era grega, da região siro-fenícia, e lhe implorava que expulsasse o demônio de sua filha. 27 Ele lhe disse:
—Deixe que as crianças se alimentem primeiro, pois não está certo tirar a comida das crianças para que seja dada aos cachorrinhos.
28 Ela, porém, disse:
—Sim, Senhor, mas ainda os cachorros que estão debaixo da mesa comem as migalhas que as crianças deixam cair.
29 Jesus, então, lhe disse:
—Por causa da resposta que me deu, você pode ir para sua casa em paz, pois o demônio já saiu da sua filha.
30 E depois de voltar para casa, a mulher encontrou a filha deitada na cama, pois o demônio já tinha saído dela.
Jesus cura um homem surdo e gago
31 Novamente Jesus partiu das redondezas da cidade de Tiro, e foi para o lago da Galileia, passando pela cidade de Sidom e também pelo território de Decápolis. 32 Assim que chegou lá, algumas pessoas levaram a ele um homem que era surdo e gago, e lhe pediram que pusesse a mão sobre ele. 33 Jesus o tirou do meio da multidão e, à parte, tocou nos ouvidos dele com os dedos, e em seguida tocou a língua do homem com saliva. 34 Depois, olhando para o céu, deu um suspiro profundo e disse:
—Efatá!—(que quer dizer: “Abra-se!”).
35 E no mesmo instante os ouvidos do homem se abriram e a sua língua ficou livre e ele começou a falar normalmente.
36 Jesus tinha ordenado que eles não dissessem nada a ninguém, mas quanto mais ele pedia, mais eles falavam. 37 Todo o povo tinha ficado grandemente admirado e todos diziam:
—Ele faz tudo tão bem! Faz até mesmo com que os surdos ouçam e com que os mudos falem!
Jesus alimenta mais de quatro mil pessoas
(Mt 15.32-39)
8 Em outra ocasião, uma outra grande multidão se reuniu e não tinham nada para comer. Jesus, então, chamou seus discípulos e disse-lhes:
2 —Sinto muita pena de toda esta gente; já faz três dias que estão comigo e não têm nada para comer. 3 Se eu mandá-los embora sem comer eles morrerão pelo caminho, pois alguns deles têm vindo de muito longe. 4 Os seus discípulos perguntaram:
—Mas onde poderíamos encontrar comida suficiente para toda essa multidão no meio deste deserto?
5 Mas Jesus lhes perguntou:
—Quantos pães vocês têm?
Eles responderam:
—Sete.
6 Então, ordenando à multidão que se sentasse no chão, Jesus pegou os sete pães, agradeceu a Deus, partiu-os e os deu aos seus discípulos, que os distribuíram entre a multidão. 7 E, como tinham também alguns peixinhos, Jesus agradeceu a Deus por eles e os deu aos discípulos para que também fossem distribuídos entre o povo. 8 Todos comeram e ficaram satisfeitos e, em seguida, recolheram sete cestos cheios com os pedaços que sobraram. 9 Havia mais ou menos quatro mil pessoas. Depois disso Jesus mandou que todos fossem para suas casas. 10 Logo depois disto Jesus entrou num barco com os seus discípulos e partiu para a região de Dalmanuta.
Deus ajuda os que ajudam os outros
Ao diretor do coro. Salmo de Davi.
41 Felizes são aqueles que se interessam pelos pobres!
O SENHOR os ajudará quando estiverem em dificuldades.
2 O SENHOR os protegerá e os manterá vivos.
Ele lhes dará felicidade e não os deixará cair nas mãos dos seus inimigos.
3 Quando estiverem fracos, o SENHOR lhes dará força.
Quando estiverem doentes, de cama, ele os curará.
4 Eu disse: “SENHOR, pequei contra o Senhor,
mas, por favor, tenha compaixão de mim e cure-me”.
5 Os meus inimigos falam mal de mim, eles dizem:
“Quando ele irá morrer e será esquecido?”
6 Vieram me visitar, mas não com bons motivos;
só vieram ouvir o que se dizia para depois irem falar mal de mim.
7 Todos os meus inimigos murmuravam
e faziam planos para me fazer mal.
8 Eles diziam: “Está quase morrendo,
nunca mais se levantará da cama”.
9 Até o meu melhor amigo, em quem eu mais confiava
e com quem eu dividia o meu pão, se voltou contra mim.
10 Por isso, ó SENHOR, tenha compaixão de mim.
Levante-me para que possa me vingar deles.
11 Não deixe que eles me vençam,
e assim saberei que está satisfeito comigo.
12 Quanto a mim, o Senhor me defende porque sou inocente,
e me permite ficar para sempre na sua presença.
13 Louvado seja o SENHOR, o Deus de Israel,
ele sempre existiu e, para sempre, existirá!
Amém! Amém!
15 A riqueza protege os ricos,
e a pobreza arruína os pobres.
16 O trabalho do justo produz a vida,
mas a pessoa má só produz o pecado.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International