Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Levítico 19:1-20:21

Santidade e justiça

19 O SENHOR disse a Moisés:

—Diga a toda a comunidade de Israel que eles devem ser santos porque eu, o SENHOR, seu Deus, sou santo.

—Cada um de vocês respeite o seu pai e a sua mãe, e guarde os meus dias de descanso, os sábados. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

—Não adorem os ídolos, nem façam deuses de metal. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

—Quando oferecerem um sacrifício de comunhão ao SENHOR, deverão fazer da maneira que eu mandei, para que seja aceito. A oferta deverá ser comida no dia em que for oferecida, ou no dia seguinte. Mas se ainda sobrar comida no terceiro dia, a comida deverá ser queimada. Não deverão comer a comida que ainda estiver sobrando no terceiro dia, pois a comida estará impura e o sacrifício já não será aceito. Quem o comer estará pecando e será castigado, pois não respeitou as coisas sagradas do SENHOR. Ele será expulso da comunidade.

—Quando fizerem a colheita dos seus terrenos, deixem os cantos do terreno sem colher. E não voltem atrás para apanhar as espigas que caírem no chão. 10 Também deixem algumas uvas nas videiras e não apanhem as uvas que caírem no chão. Tudo o que não apanharem ficará para os pobres e para os imigrantes. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

11 —Não roubem, não mintam e não enganem ninguém.

12 —Não façam promessas falsas em meu nome, pois estariam desonrando o nome do seu Deus. Eu sou o SENHOR.

13 —Não explorem as pessoas e não roubem nada de ninguém.

—Não deixem para o dia seguinte[a] o pagamento do salário que devem aos trabalhadores.

14 —Não insultem os surdos.

—Não ponham nada na frente dos cegos para que eles tropecem, mas respeitem o seu Deus. Eu sou o SENHOR.

15 —Nos julgamentos sejam justos. Não favoreçam os pobres nem ajudem os ricos. Julguem com toda justiça.

16 —Não andem espalhando calúnias entre o povo, não seja culpado de ter causado a morte de alguém. Eu sou o SENHOR.

17 —Não tenham ódio no coração contra o seu irmão, mas não deixem de repreendê-lo, para que vocês não sejam também culpados pelo pecado dele.

18 —Não procurem vingança, nem guardem rancor contra ninguém do seu povo, mas amem o seu próximo como vocês amam a vocês mesmos. Eu sou o SENHOR.

19 —Obedeçam às minhas leis.

—Não deixem que dois animais de espécies diferentes se acasalem.

—Não semeiem no mesmo campo duas espécies diferentes de semente.

—Não se vistam com roupas feitas de dois tipos de tecido.

20 —Se um homem tiver relações sexuais com uma escrava que está prometida a outro homem, mas que ainda não foi comprada nem libertada, devem ser castigados os dois. No entanto não serão condenados à morte porque ela ainda não era livre. 21 O homem trará ao SENHOR, diante da entrada da Tenda do Encontro, um carneiro como sacrifício de restituição. 22 Com o carneiro de restituição, o sacerdote fará a cerimônia de purificação dos pecados, diante do SENHOR. Então ele ficará purificado do pecado que cometeu.

23 —Quando entrarem na terra de Canaã e plantarem árvores que dão fruto, deverão considerar os seus frutos impuros durante os três primeiros anos, não comam dos seus frutos. 24 No quarto ano todos os frutos serão oferecidos ao SENHOR. Será uma oferta de louvor. 25 No quinto ano já poderão comer dos frutos. Assim a sua colheita aumentará. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

26 —Não comam nada que tenha sangue.

—Não pratiquem adivinhação nem magia.

27 —Não arredondem os cantos do cabelo nem cortem os cantos da barba.

28 —Não façam cortes no corpo em memória aos mortos, nem tatuagens na pele. Eu sou o SENHOR.

29 —Não desonre a sua filha tornando-a uma prostituta. Se fizer isso, toda a terra se afastará de Deus e se encherá de maldade.

30 —Guardem os meus sábados e respeitem o meu santuário. Eu sou o SENHOR.

31 —Não se tornem impuros, consultando espíritos dos mortos ou feiticeiros. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

32 —Vocês devem levantar-se na presença dos idosos, honrar os líderes e respeitar o seu Deus. Eu sou o SENHOR.

33 —Não tratem mal o imigrante que vive na terra de vocês. 34 Devem tratá-lo como qualquer outra pessoa e amá-lo como se amam uns aos outros, pois vocês também foram imigrantes no Egito. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

35 —Não cometam fraudes nas medidas de comprimento, peso ou quantidade. 36 Usem balanças, pesos e medidas justas. Eu sou o SENHOR, seu Deus, que tirou vocês do Egito.

37 —Obedeçam às minhas regras e leis, praticando-as. Eu sou o SENHOR.

Avisos contra a desobediência

20 O SENHOR disse a Moisés:

—Diga aos israelitas que se uma pessoa sacrificar um dos seus filhos ao deus Moloque, será condenada à morte. Não importa se essa pessoa for israelita ou imigrante. Ela será apedrejada pelo povo daquela terra. Eu mesmo estarei contra essa pessoa e a expulsarei do povo por ter dado um dos seus filhos a Moloque. Essa pessoa tornou impuro o meu santuário e não respeitou o meu santo nome. Se o povo fechar os olhos para o pecado que essa pessoa cometeu, dando um dos seus filhos a Moloque, e não a condenar à morte, então eu mesmo estarei contra essa pessoa e sua família. Eu a expulsarei do meio do povo junto com todos os que me forem infiéis seguindo o deus Moloque.

—Se alguém for infiel a mim e consultar os espíritos dos mortos e os feiticeiros, eu estarei contra essa pessoa e a expulsarei da comunidade.

—Vocês devem se purificar e ser santos, porque eu sou o SENHOR, o seu Deus. Sejam sempre obedientes às minhas leis, porque eu sou o SENHOR, que santifica vocês.

—Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe será morto. A própria pessoa é culpada da sua morte porque desprezou o seu pai e a sua mãe.

10 —Se um homem cometer adultério com a esposa de outro homem, tanto o homem como a mulher serão condenados à morte.

11 —Se um homem tiver relações sexuais com a mulher do seu pai, ele está desonrando o seu pai e, por isso, tanto o homem como a mulher deverão ser condenados à morte. Eles mesmos se condenaram à morte.

12 —Se um homem tiver relações sexuais com a sua nora, ambos deverão ser mortos. O que fizeram é indecente, eles são culpados da sua própria morte.

13 —Se um homem tiver relações sexuais com outro homem, ambos deverão ser condenados à morte. O que fizeram é uma abominação. Eles são culpados da sua própria morte.

14 —Se um homem se casar com uma mulher e com a mãe dela, comete perversidade. Tanto o homem como as duas mulheres deverão ser queimados no fogo para que não se faça mais esta perversidade entre vocês.

15 —O homem que tiver relações sexuais com um animal será condenado à morte e o animal também será morto. 16 Se uma mulher tiver relações sexuais com um animal, tanto a mulher como o animal serão mortos. Eles são culpados da sua própria morte.

17 —Um homem não poderá se casar com a sua própria irmã, mesmo que seja filha do seu pai ou da sua mãe. Se um homem tiver relações sexuais com a sua irmã, eles cometem um ato vergonhoso e serão expulsos da comunidade diante de todos. O homem que desonrar a sua irmã será castigado pelo seu pecado.

18 —Se um homem tiver relações sexuais com a sua mulher durante o período menstrual, os dois devem ser expulsos da comunidade. Eles pecaram porque expuseram o sangramento dela.

19 —Um homem não deve ter relações sexuais com a irmã da sua mãe, nem com a irmã do seu pai. Elas são suas parentes próximas. Tanto você como ela sofrerão as consequências se fizerem isso.

20 —Se um homem tiver relações sexuais com a mulher do seu tio, desonra o seu tio. Nesse caso, tanto o homem como a mulher serão castigados e morrerão sem terem filhos.

21 —É indecente um homem se casar com a mulher do seu irmão. Ele desonra o seu irmão. Tanto ele como a mulher morrerão sem filhos.

Marcos 8:11-38

Algumas pessoas duvidam da autoridade de Jesus

(Mt 16.1-4)

11 Os fariseus chegaram e começaram a discutir com ele e, com o propósito de testá-lo, lhe pediram que lhes mostrasse algum sinal do céu. 12 Mas Jesus, dando um suspiro profundo, disse:

—Por que é que esta geração pede um sinal? Digo a verdade a vocês: nenhum sinal será mostrado para esta geração.

13 Depois, deixando-os, voltou para o barco e partiu para o outro lado do lago.

Os discípulos de Jesus não o entendem

(Mt 16.5-12)

14 Aconteceu que os discípulos tinham se esquecido de levar pão e tinham somente um pão com eles no barco. 15 Jesus, então, chamando a atenção deles, disse:

—Olhem, tenham cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes.

16 Eles começaram a discutir entre si sobre qual seria o significado das palavras de Jesus, e diziam:

—Ele está dizendo isso porque nós não temos pão.

17 Jesus entendeu o que estava acontecendo com eles e lhes disse:

—Por que vocês estão discutindo por não ter pão? Ainda não entenderam? Será que as mentes de vocês são tão estreitas assim? 18 Vocês têm olhos mas não veem; têm ouvidos mas não ouvem! Será que já se esqueceram? 19 Quando eu reparti os cinco pães entre aquelas cinco mil pessoas, quantos cestos vocês encheram com o que sobrou?

—Doze—responderam eles.

20 —E quando eu reparti os sete pães para aquelas quatro mil pessoas, quantos cestos vocês encheram com o que sobrou?

—Sete—responderam eles.

21 Então Jesus lhes disse:

—Vocês ainda não entenderam?

Jesus cura um cego de Betsaida

22 Depois disso eles chegaram a Betsaida. Lá as pessoas levaram a ele um cego e lhe imploraram para que tocasse nele. 23 Jesus levou o cego pela mão e o guiou para fora da vila. Depois, lhe cuspiu nos olhos e, colocando as mãos sobre ele, lhe perguntou:

—Você está vendo alguma coisa?

24 Ele olhou e respondeu:

—Sim, estou vendo pessoas; e elas se parecem com árvores, mas estão andando.

25 Jesus colocou novamente as mãos nos olhos do homem. E quando o homem abriu de novo os olhos, sua visão foi restabelecida e podia ver tudo claramente. 26 Depois disto Jesus mandou que fosse para casa, dizendo:

—Não vá para a vila.

A confissão de Pedro

(Mt 16.13-20; Lc 9.18-21)

27 Jesus e seus discípulos partiram para as vilas situadas ao redor da cidade de Cesareia de Filipe. No caminho, Jesus perguntou a seus discípulos:

—Quem as pessoas dizem que eu sou?

28 Eles responderam:

—Alguns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias; e outros, ainda, dizem que é um dos profetas.

29 Então Jesus lhes perguntou:

—E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?

E Pedro respondeu:

—É o Cristo.

30 Ao ouvir isto, Jesus lhes ordenou que não dissessem nada a ninguém a respeito dele.

Jesus fala de sua morte pela primeira vez

(Mt 16.21-28; Lc 9.22-27)

31 Depois Jesus começou a ensinar a seus discípulos, dizendo:

—É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas, que seja rejeitado pelos líderes, pelos líderes dos sacerdotes e pelos professores da lei, que seja morto e que ressuscite no terceiro dia.

32 Jesus disse estas coisas claramente a eles. Mas Pedro o chamou de lado e começou a repreendê-lo. 33 Então Jesus se virou e, olhando para os discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo:

—Afaste-se de mim, Satanás[a]! Você não está interessado nas coisas de Deus, mas nas coisas humanas.

34 Depois de convocar a multidão e os seus discípulos, lhes disse:

—Se alguém quiser vir comigo, tem que negar a si mesmo, pegar a sua cruz e me seguir. 35 Pois todo aquele que quiser salvar a sua vida a todo custo, irá perdê-la; mas aquele que perder a sua vida por minha causa e por causa das Boas Novas, irá salvá-la. 36 Que vantagem terá alguém em ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 O que pode um homem dar em troca de sua alma? 38 As pessoas de hoje em dia são pecadoras. Elas têm sido infiéis a Deus. Enquanto vocês estiverem morando no meio delas, não tenham vergonha de mim nem das coisas que ensino. Se acontecer isso, então eu, o Filho do Homem, também terei vergonha de vocês quando eu vier na glória de meu Pai com os santos anjos.

Salmos 42

Livro 2

(Salmos 42–72)

Sede por Deus

Ao diretor do coro. Poema dos filhos de Coré.

42 Assim como a corça procura pelas águas do rio quando tem sede,
    também eu procuro pelo Senhor, ó meu Deus.
Tenho sede de Deus, do Deus vivo!
    Quando estarei na presença de Deus?
As minhas lágrimas são a minha comida de dia e de noite,
    porque os meus inimigos me atormentam o tempo todo
    e estão sempre perguntando: “Onde está o seu Deus?”

Choro quando me lembro do tempo
    em que conduzia a multidão à casa de Deus.
Quando íamos à festa santa cantando louvores com alegria
    e dando graças a Deus.

Por que estou tão triste e sofrendo tanto?
    Ficarei esperando em Deus! Voltarei a louvar o meu Deus e o meu Salvador.

Porque estou muito triste, digo: “Vou me lembrar do Senhor, aqui, em Mizar,
    onde o monte Hermom e o rio Jordão se encontram”.
As águas das profundezas da terra
    chamam outras águas profundas,
com o barulho das suas cascatas.
    As suas fortes ondas me cobrem e me afogam.[a]

Mostre-me, ó SENHOR, o seu amor fiel durante o dia.
    De noite, cantarei louvores, uma oração ao Deus vivo[b].
Perguntarei a Deus, minha rocha:
    Por que se esqueceu de mim?
    Por que devo sofrer tanta crueldade dos meus inimigos?
10 Sinto muita dor quando eles se riem de mim,
    e me perguntam: “Onde está o seu Deus?”

11 Por que estou tão triste e sofrendo tanto?
    Ficarei esperando em Deus!
    Voltarei a louvar o meu Deus e o meu Salvador.

Provérbios 10:17

17 Quem aceita a correção mostra aos outros como se deve viver,
    mas quem rejeita a correção leva os outros a andar pelo caminho errado.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International