Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 5-7

Os descendentes de Adão

Este é o livro da história de Adão[a].

No dia em que Deus criou os seres humanos,
    ele os fez à imagem de Deus.
Ele os fez homem e mulher.
    E quando os fez,
ele os abençoou,
    e lhes deu o nome de “seres humanos[b]”.

Quando Adão tinha 130 anos, teve um filho com a sua aparência, segundo a sua imagem. Adão lhe deu o nome de Sete.

Depois do nascimento de Sete, Adão viveu mais 800 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. Adão morreu com 930 anos.

Quando Sete tinha 105 anos, teve um filho chamado Enos. Depois do nascimento de Enos, Sete viveu mais 807 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. Sete morreu com 912 anos.

Aos 90 anos de idade, Enos teve um filho chamado Cainã. 10 Depois do nascimento de Cainã, Enos viveu mais 815 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 11 Enos morreu com 905 anos.

12 Quando Cainã tinha 70 anos, teve um filho chamado Maalalel. 13 Depois do nascimento de Maalalel, Cainã viveu mais 840 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 14 Cainã morreu com 910 anos.

15 Quando Maalalel tinha 65 anos, teve um filho chamado Jarede. 16 Depois do nascimento de Jarede, Maalalel viveu mais 830 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 17 Maalalel morreu com 895 anos.

18 Aos 162 anos de idade, Jarede teve um filho chamado Enoque. 19 Depois do nascimento de Enoque, Jarede viveu mais 800 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 20 Jarede morreu com 962 anos.

21 Quando Enoque tinha 65 anos, teve um filho chamado Matusalém. 22 Depois do nascimento de Matusalém, Enoque viveu mais 300 anos e sempre viveu em comunhão com Deus. Durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 23 Enoque viveu 365 anos. 24 Enoque sempre viveu em comunhão com Deus. Um dia ele desapareceu, porque Deus o levou.

25 Aos 187 anos de idade, Matusalém teve um filho chamado Lameque. 26 Depois do nascimento de Lameque, Matusalém viveu mais 782 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 27 Matusalém morreu com 969 anos.

28 Quando Lameque tinha 182 anos, teve um filho. 29 Deu-lhe o nome de Noé[c] e disse:

—Ele nos dará descanso do trabalho duro que nós temos por causa do SENHOR ter amaldiçoado a terra.

30 Depois do nascimento de Noé, Lameque viveu mais 595 anos e, durante esse tempo, teve outros filhos e filhas. 31 Lameque morreu com 777 anos.

32 Noé tinha 500 anos quando teve os seus filhos: Sem, Cam e Jafé.

A corrupção do ser humano

As pessoas aumentaram em número e foram se espalhando por toda a terra à medida que iam tendo filhos e filhas. Então os filhos de Deus[d] viram que as mulheres dos homens eram bonitas. Eles escolheram as mulheres que quiseram e casaram-se com elas. E o SENHOR disse:

—O meu Espírito[e] não ficará no ser humano por muito tempo. Ele é mortal e irá morrer. Só terá cento e vinte anos de vida.[f]

Nesse tempo os filhos de Deus tiveram filhos com as filhas dos homens. Esses filhos se tornaram os grandes heróis dos tempos antigos. Eles foram homens de muito poder[g] que viveram na terra naquele tempo e também depois.

O SENHOR viu que a maldade das pessoas era cada vez maior e que só pensavam em fazer o mal. Então o SENHOR ficou ferido no seu coração e lamentou ter criado o ser humano. E o SENHOR disse:

—Apagarei da face da terra o ser humano que criei. Destruirei as pessoas, os animais domésticos, os animais que rastejam pelo chão e as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feito.

Mas o SENHOR olhou com prazer para um homem chamado Noé.

Noé e o grande dilúvio

Esta é a história da família de Noé: Noé era um homem justo. Ele vivia honestamente entre as pessoas do seu tempo. Ele vivia em comunhão com Deus. 10 Ele teve três filhos: Sem, Cam e Jafé.

11 Em contraste com Noé, Deus via que todas as outras pessoas só faziam o mal umas às outras. Todas as pessoas tinham se afastado de Deus, tornando-se perversas. 12 Quando Deus viu que ninguém fazia o que era certo, e que as pessoas tinham se tornado perversas, 13 ele disse a Noé:

—Em todo lugar, as pessoas só fazem o mal umas às outras. Por isso, decidi pôr um fim a todos os seres vivos. Eu também irei destruir a terra. 14 Mas você deverá fazer uma barca[h] de madeira de cipreste[i], com vários compartimentos e cobri-la com betume por dentro e por fora. 15 A barca deverá ter cento e trinta e três metros de comprimento por vinte e dois metros de largura por treze metros e meio de altura.[j] 16 Faça com que a barca tenha três andares, um sobre o outro, e faça uma janela meio metro abaixo do teto. Faça também uma porta num dos lados.

17 —Enviarei um dilúvio sobre a terra para destruir todos os seres vivos que existem debaixo do céu. Tudo o que há na terra morrerá. 18 Mas com você farei uma aliança. Você deverá entrar na barca com os seus filhos, a sua esposa e as suas noras. 19 Deverá também levar para a barca um casal de cada espécie de animal, um macho e uma fêmea, para poderem sobreviver: 20 um casal de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de bichos que rastejam. Dois animais de cada espécie virão até você para sobreviverem. 21 Você deverá também levar e armazenar todo tipo de comida para você, a sua família e os animais terem o que comer.

22 Noé fez tudo exatamente como Deus tinha lhe ordenado.

Depois o SENHOR disse a Noé:

—Entrem você e a sua família na barca, pois tenho visto que você é o único homem justo desta geração. Leve com você sete pares, macho e fêmea, de todos os animais puros[k] e um só par, macho e fêmea, de cada animal impuro. Leve também sete pares, macho e fêmea, de cada ave do céu para que a sua espécie possa continuar vivendo na terra. Daqui a sete dias farei chover durante quarenta dias e quarenta noites, e apagarei da face da terra todos os seres vivos que criei.

Noé fez tudo o que o SENHOR tinha lhe ordenado.

Noé tinha 600 anos quando o dilúvio inundou a terra. E Noé, os seus filhos, a sua mulher e as mulheres dos seus filhos entraram na barca, para escaparem das águas do dilúvio. Todos os casais de animais puros e impuros, de aves e de bichos que rastejam pelo chão, vieram até Noé e entraram na barca. Eles entraram em pares, macho e fêmea, tal como Deus tinha ordenado. 10 Sete dias depois, as águas do dilúvio começaram a cair sobre a terra.

11 Quando Noé tinha 600 anos, no dia dezessete do segundo mês, todas as fontes do grande abismo se arrebentaram e as janelas do céu se abriram. 12 E a chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. 13 Nesse mesmo dia, Noé entrou na barca com a sua esposa, os seus filhos e as suas três noras. 14 Com eles também entraram cada uma das espécies dos animais selvagens e domésticos, cada uma das espécies dos bichos que rastejam pelo chão e cada uma das espécies das aves. 15 Entraram na barca, com Noé, casais de todas as espécies de animais que têm respiração e vida. 16 Entraram um macho e uma fêmea de cada espécie, como Deus tinha mandado. Depois o SENHOR fechou a porta.

17 As águas do dilúvio continuaram caindo sobre a terra durante quarenta dias. As águas subiram e levantaram a barca acima da terra. 18 As águas continuaram subindo até cobrirem a terra. E a barca flutuava sobre as águas. 19 As águas subiram tanto que cubriram as montanhas mais altas. 20 As águas subiram até ficarem sete metros acima das montanhas. 21 Morreram todos os seres vivos que viviam na terra: as aves, os animais selvagens e domésticos, os animais que rastejam pelo chão e todos os seres humanos. 22 Morreu tudo que vivia e que respirava em terra firme. 23 Assim Deus destruiu todos os seres vivos que havia na terra: os seres humanos, os animais, as criaturas que rastejam e as aves. Todos foram destruídos, só ficando Noé e aqueles que estavam com ele na barca. 24 As águas cobriram a terra durante cento e cinquenta dias.

Mateus 3:7-4:11

Quando João viu que muitos dos fariseus e saduceus estavam se aproximando para serem batizados por ele, lhes disse:

—Raça de cobras venenosas! Quem ensinou a vocês como escapar do castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês mudaram o seu comportamento. Não comecem a dizer entre vocês mesmos: “Somos da família de Abraão”. Pois eu lhes digo que até destas pedras Deus é capaz de fazer parentes que vêm da família de Abraão! 10 O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não produz bom fruto será cortada e jogada no fogo.

11 —Eu os batizo em água como prova de que vocês decidiram mudar o seu comportamento. Mas aquele que vem depois de mim os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele é muito mais poderoso do que eu e não sou digno nem de tirar as sandálias dele. 12 Ele tem uma pá nas mãos para separar o trigo da palha. O trigo será juntado em seu depósito, mas a palha será queimada com um fogo que nunca se apaga.

O batismo de Jesus

(Mc 1.9-11; Lc 3.21-22)

13 Naquela mesma época Jesus viajou da Galileia para o rio Jordão e foi ao encontro de João Batista, pois queria que ele o batizasse. 14 João, porém, queria impedi-lo, pois dizia:

—Eu é que devo ser batizado por você e é você que vem a mim pedindo que eu o batize?

15 Jesus, entretanto, respondeu:

—Deixe as coisas como estão por agora. Devemos fazer tudo o que é exigido por Deus. Então, depois de ouvir isto, João concordou em batizar Jesus.

16 Jesus foi batizado e, assim que se levantou da água, viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer sobre ele como uma pomba. 17 E uma voz vinda do céu disse:

—Este é o meu Filho querido. Ele me dá muita alegria!

A tentação de Jesus

(Mc 1.12-13; Lc 4.1-13)

Então, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Depois de não comer nada durante quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome. Então o Diabo[a] se aproximou dele para pô-lo a prova e disse:

—Se você é mesmo o Filho de Deus, mande estas pedras se transformarem em pão.

Jesus, porém, respondeu:

—As Escrituras dizem: “O ser humano não vive só de pão, mas de tudo o que Deus diz”.(A)

Então o Diabo o levou à cidade santa de Jerusalém e o colocou na parte mais alta do templo e lhe disse:

—Se você é mesmo o Filho de Deus, atire-se daqui, pois as Escrituras dizem:

“Deus dará ordens aos seus anjos
    para que cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com as suas mãos
    para que nem mesmo os seus pés se machuquem nas pedras”.(B)

Jesus, porém, respondeu:

—Mas as Escrituras também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”.(C)

Então o Diabo o levou para um lugar muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória que eles tinham. Depois, disse:

—Eu lhe darei tudo isto se você se ajoelhar e me adorar.

10 Jesus lhe disse:

—Vá embora daqui, Satanás! As Escrituras dizem: “Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele”.(D)

11 Depois disto, o Diabo o deixou e anjos vieram e o serviram.

Salmos 3

A ajuda de Deus

Salmo de Davi, escrito quando fugia do seu filho Absalão.

SENHOR, são tantos os meus inimigos!
    São tantas as pessoas que me atacam!
Muitos falam de mim e dizem:
    “Deus não o salvará”. Selah.

Mas o SENHOR é o escudo que me protege;
    é o Senhor que me honra e me dá esperança.
Peço ajuda ao SENHOR
    e ele me responde do seu monte santo. Selah

Eu me deito, durmo e acordo de novo,
    porque o SENHOR me protege.
Não tenho medo dos milhares de inimigos
    que me atacam de todos os lados.

Levante-se, SENHOR!
    Salve-me, ó meu Deus!
Pois é o Senhor quem quebra os queixos dos meus inimigos
    e fere os dentes dos maus.

O SENHOR é quem nos dá a salvação,
    é quem abençoa o seu povo. Selah

Provérbios 1:10-19

10 Meu filho, não se deixe enganar
    pelos pecadores.
11 Se lhe disserem: “Venha conosco.
    Vamos nos esconder e atacar as pessoas que passam.
    Matemos quem quer que seja.
12 Vamos engolir as pessoas, tirar-lhes a vida,
    como faz o lugar dos mortos[a] ou o sepulcro.
13 Então ficaremos ricos
    e as nossas casas ficarão cheias de tudo o que roubamos.
14 Vamos, junte-se ao nosso bando.
    Tudo o que roubarmos será dividido igualmente entre nós”.

15 Meu filho, não vá atrás dessas pessoas,
    nem sequer pense em fazer o que eles fazem,
16 porque eles correm para o mal,
    têm pressa de matar alguém.
17 Mas de nada serve estender uma rede
    quando os passarinhos estão vendo.
18 Assim também esses homens estão pondo em perigo as suas próprias vidas,
    eles mesmos serão apanhados pelas suas armadilhas.
19 Assim acabam os gananciosos,
    são mortos pela sua própria ganância.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International