Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 24:52-26:16

52 Quando o servo de Abraão ouviu eles dizerem isto, ajoelhou-se no chão diante do SENHOR. 53 Depois foi buscar joias de ouro e de prata e vestidos e deu tudo a Rebeca. Também deu presentes valiosos ao irmão e à mãe dela. 54 Depois ele e os homens que estavam com ele comeram e passaram ali a noite. Na manhã seguinte se levantaram e disseram:

—Agora temos que voltar para o nosso senhor.

55 Mas o irmão e a mãe de Rebeca disseram:

—Deixem que a jovem fique aqui mais dez dias e depois poderá partir.

56 O servo disse de novo:

—Não me façam esperar pois o SENHOR fez com que a minha viagem tivesse êxito. Permitam que eu volte para a casa do meu senhor.

57 Então eles disseram:

—Vamos chamar a jovem e perguntar a ela o que quer fazer.

58 Então chamaram a Rebeca e lhe perguntaram:

—Quer ir com este homem?

Ela respondeu:

—Sim, quero ir.

59 Então deixaram que Rebeca e a mulher que sempre tinha tomado conta dela partissem com o servo de Abraão e os seus homens. 60 A família de Rebeca a abençoou assim:

“Nossa irmã, que você possa ter muitos filhos,
    ao ponto que ninguém consiga contá-los.
Que os descendentes da sua família conquistem
    as cidades dos seus inimigos!”

61 Então Rebeca e as suas servas se levantaram, montaram nos camelos e seguiram o homem. E assim o servo partiu com Rebeca.

62 Isaque tinha voltado de Beer-Laai-Roi pois estava vivendo no sul de Canaã. 63 Um dia Isaque estava caminhando[a] no campo e viu que se aproximavam camelos. 64 Rebeca também olhou e viu Isaque. Então desceu do camelo 65 e perguntou ao servo:

—Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?

O servo respondeu:

—É o meu senhor.

Então Rebeca pegou o seu véu e cobriu o rosto.

66 O servo contou a Isaque tudo o que tinha feito. 67 Então Isaque levou a Rebeca para a tenda da sua mãe Sara e casou-se com ela. Isaque amou a Rebeca e assim se conformou com a morte da sua mãe.

A família de Abraão

25 Abraão voltou a se casar com outra mulher, chamada Quetura. Ela lhe deu os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Jocsã foi o pai de Sabá e Dedã. Os descendentes de Dedã foram os povos de Assur[b], de Letus e de Leum. Os filhos de Midiã foram Efá, Éfer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram descendentes de Quetura. Abraão deu tudo o que tinha a Isaque. Mas antes da sua morte, Abraão deu alguns presentes aos filhos das suas outras mulheres e, para que ficassem longe do seu filho Isaque, enviou todos eles para lugares mais ao leste.

Abraão viveu cento e setenta e cinco anos e morreu com uma idade bastante avançada. Depois de uma vida longa e feliz, ele se juntou aos seus antepassados. Os seus filhos Isaque e Ismael o enterraram na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho do heteu Zoar, em frente de Mamre. 10 Este era o campo que Abraão tinha comprado dos heteus. Foi ali que Abraão e a sua esposa Sara foram enterrados. 11 Depois da morte de Abraão, Deus abençoou o seu filho Isaque, o qual vivia em Beer-Laai-Roi.

Descendentes de Ismael

12 Estes são os descendentes de Ismael, filho de Abraão e da egípcia Agar, escrava de Sara. 13 E estes são os nomes dos filhos de Ismael na ordem em que nasceram: Nebaiote, foi o primeiro filho de Ismael; depois nasceram Quedar, Adbeel, Mibsão, 14 Misma, Dumá, Massá, 15 Hadade, Temã, Jetur, Nafis e Quedemá. 16 Estes foram os filhos de Ismael, todos os seus acampamentos e povoados tinham os seus nomes. Cada um dos seus doze filhos se tornou chefe da sua própria tribo. 17 Ismael viveu cento e trinta e sete anos, morreu e se juntou aos seus antepassados. 18 Os seus descendentes viveram na região que vai de Havilá até Sur, perto do Egito, ao longo do caminho que vai para a Assíria. Os descendentes de Ismael se estabeleceram defronte de todos os seus irmãos.[c]

A família de Isaque

19 Estes são os descendentes de Isaque, filho de Abraão. 20 Isaque tinha quarenta anos de idade quando se casou com Rebeca, filha de Betuel e irmã de Labão. Betuel e Labão eram arameus de Padã-Arã. 21 A esposa de Isaque não podia ter filhos, então ele orou ao SENHOR por ela. O SENHOR ouviu as suas orações e Rebeca ficou grávida. 22 Dois gêmeos lutavam dentro do seu ventre e Rebeca pensou: “Por que isto está acontecendo comigo?” Então foi consultar o SENHOR. 23 O SENHOR lhe disse:

“Tem duas nações dentro do seu ventre.
    Do seu ventre nascerão dois povos que não se darão bem.
Um dos seus filhos será mais forte do que o outro,
    e o mais velho servirá o mais novo”.

24 Quando chegou o tempo, Rebeca teve dois gêmeos. 25 O que nasceu primeiro era ruivo e coberto de pelo. Por isso lhe deram o nome de Esaú[d]. 26 Depois nasceu o seu irmão, com uma das mãos agarrada ao calcanhar de Esaú. Por isso lhe deram o nome de Jacó[e]. Isaque tinha sessenta anos de idade quando eles nasceram.

27 Os meninos cresceram. Esaú se tornou um bom caçador e gostava de passar o tempo fora no campo. Mas Jacó era um homem muito calado, que gostava de ficar no acampamento. 28 Isaque gostava mais de Esaú porque gostava de comer os animais que ele trazia da caça, mas Rebeca gostava mais de Jacó.

29 Certo dia, quando Jacó estava fazendo um cozido, Esaú chegou do campo com fome 30 e disse a Jacó:

—Estou com fome, deixe que eu coma um pouco desse cozido vermelho que tem aí.

Por isso também foi chamado de Edom[f].

31 Mas Jacó lhe disse:

—Venda para mim, primeiro, os direitos que tem por ser o filho mais velho[g] do nosso pai.

32 Esaú lhe disse:

—Estou morrendo de fome, e se morrer, de nada me servirá toda a herança do meu pai.

33 Jacó disse:

—Jure primeiro que me dará os seus direitos de filho mais velho.

Esaú jurou e vendeu a Jacó os direitos que tinha como filho mais velho. 34 Então Jacó lhe deu pão e cozido de lentilhas. Esaú, comeu e bebeu, e depois se levantou e foi embora. Assim Esaú mostrou desprezo pelos seus direitos de ser o filho mais velho.

Isaque mente para Abimeleque

26 Houve muita fome naquela região, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde vivia Abimeleque, rei dos filisteus. Ali o SENHOR apareceu a Isaque e lhe disse:

—Não vá para o Egito, mas fique na terra que eu vou dizer para você ir. Por enquanto permaneça nesta terra como imigrante. Eu irei ajudar e abençoar você. Vou dar todas estas terras a você e aos seus descendentes. Assim vou cumprir a aliança que fiz com Abraão, o seu pai. Os seus filhos serão tão numerosos, como as estrelas do céu. A eles darei estas terras, e todas as nações do mundo serão abençoadas através da sua descendência. Faço isto porque o seu pai Abraão me obedeceu e fez tudo o que eu lhe ordenei. Abraão obedeceu às minhas ordens, mandamentos, regras e leis.

Isaque ficou vivendo em Gerar e, quando os homens desse lugar faziam perguntas a Isaque sobre a sua esposa, ele respondia:

—Ela é minha irmã.

(Ele tinha medo de dizer que ela era sua esposa porque pensava: “Se disser que é minha esposa, os homens deste lugar podem me matar para ficarem com Rebeca, porque ela é muito linda”.)

Isaque viveu nesse lugar durante muito tempo. Um dia Abimeleque, rei dos filisteus, estava na janela e viu Isaque acariciando a sua esposa Rebeca. Então Abimeleque chamou Isaque e disse:

—Essa mulher é sua esposa! Porque é que disse que era sua irmã?

Isaque respondeu:

—Porque pensei que vocês me matariam para ficarem com ela.

10 Abimeleque disse:

—Por que você fez isso? Qualquer homem poderia ter dormido com a sua mulher, e seria culpado de nos fazer pecar.

11 Depois Abimeleque deu a seguinte ordem ao seu povo:

—Quem tocar neste homem ou na sua esposa, será morto.

Isaque fica rico

12 Isaque semeou um campo e, nesse mesmo ano, a colheita lhe rendeu cem vezes mais do que plantou. O SENHOR o abençoou 13 e ele se tornou um homem rico. A sua riqueza continuou aumentando, até ficar riquíssimo. 14 Possuía tantas ovelhas, bois e escravos que os filisteus começaram a ter inveja dele. 15 Eles taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado naquele tempo. Os filisteus taparam esses poços enchendo-os de terra. 16 Então Abimeleque disse a Isaque:

—Saia desta terra, é poderoso demais para ficar conosco.

Mateus 8:18-34

Como seguir a Jesus

(Lc 9.57-62)

18 Quando Jesus viu a multidão à sua volta, mandou seus discípulos irem para o outro lado do lago. 19 Um mestre da lei se aproximou dele e lhe disse:

—Mestre, eu o seguirei aonde quer que o senhor vá.

20 Mas Jesus lhe respondeu:

—As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde descansar.

21 Um outro discípulo de Jesus lhe disse:

—Senhor, deixe-me primeiro ir enterrar meu pai.

22 Mas Jesus lhe disse:

—Siga-me e deixe que os mortos enterrem os seus próprios mortos.

Jesus acalma a tempestade

(Mc 4.35-41; Lc 8.22-25)

23 Jesus entrou num barco e os seus discípulos o acompanharam. 24 De repente, uma grande tempestade agitou o lago e as suas ondas eram tão grandes que cobriam o barco. Entretanto, Jesus dormia. 25 Mas os discípulos foram acordá-lo e lhe disseram:

—Salve-nos, Senhor, pois estamos prestes a morrer!

26 Jesus, porém, lhes disse:

—Por que vocês estão com tanto medo, homens de pouca fé?

E, levantando-se, repreendeu o vento e o lago e tudo ficou calmo.

27 Os discípulos ficaram muito espantados e diziam entre si:

—Que tipo de homem é este que até o vento e as águas lhe obedecem?

Jesus cura dois homens possuídos por demônios

(Mc 5.1-20; Lc 8.26-39)

28 Quando Jesus chegou ao país dos gadarenos[a], do outro lado do lago, dois homens que estavam possuídos por demônios foram ao seu encontro. Eles tinham saído dos túmulos e estavam tão furiosos que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 Os dois homens se aproximaram de Jesus e gritaram:

—O que o senhor quer conosco, Filho de Deus? Veio para nos castigar antes do tempo?

30 Não muito longe dali havia uma grande manada de porcos comendo. 31 Os demônios pediram a Jesus:

—Se vai nos obrigar a sair destes homens, então permita-nos entrar naqueles porcos.

32 Jesus lhes disse:

—Podem ir!

E os demônios, saindo dos homens, entraram nos porcos. Então, todos os porcos se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, onde se afogaram.

33 Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram dali e foram para a vila. Ali contaram tudo isso, incluindo o que tinha acontecido com os homens que estavam possuídos pelos demônios. 34 Então, toda a vila foi ao encontro de Jesus e, quando o viram, lhe imploraram que fosse embora da terra deles.

Salmos 10:1-15

As obras dos maus

Ó SENHOR, por que está tão distante?
    Por que se esconde nos tempos de angústia?

Com arrogância, os maus perseguem os pobres.
    Faça-os cair nas suas próprias armadilhas.
O injusto orgulha-se dos seus desejos maus,
    ele abençoa quem rouba e despreza o SENHOR.
O injusto é arrogante,
    pensa que não tem que prestar contas a Deus,
    que Deus não quer saber o que ele faz.
Ele tem tudo o que precisa,
    não se interessa pelas suas ordens
    e despreza todos os seus inimigos.
Pensa que nunca lhe acontecerá nada de mal,
    que nunca terá dificuldades.
A sua boca está cheia de pragas, mentiras e insultos.
    Na sua língua só há maldade e violência.
Ele se esconde perto das aldeias
    e fica à espreita para matar algum inocente que passe por ali,
    os seus olhos procuram uma vítima.
Ele é como um leão escondido no mato,
    pronto para atacar os infelizes,
    que caem na sua armadilha.
10 As suas vítimas, apanhadas nas suas redes fortes,
    são lançadas ao chão e esmagadas.
11 Ele faz isso porque pensa que Deus se esqueceu das pessoas,
    que não está olhando para nós e que nunca vê o que acontece aqui.

12 Levante-se, SENHOR! Ó Deus, castigue os maus!
    Não se esqueça das pessoas que estão sofrendo.
13 O homem mau não respeita a Deus,
    porque pensa que Deus nunca o vai julgar.
14 Mas o Senhor vê tudo o que acontece,
    o Senhor conhece a dor e o sofrimento das pessoas.
Os que sofrem confiam no Senhor,
    o Senhor é o protetor dos órfãos.
15 Por favor, destrua o poder dos maus e dos pecadores.
    Castigue a maldade que eles pensavam que nunca seria descoberta.

Provérbios 3:7-8

Não se julgue mais sábio do que os outros;
    respeite e tema ao SENHOR e afaste-se do mal.
Isso dará saúde ao seu corpo
    e o refrescará por dentro.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International