Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 18:16-19:38

16 Então os três homens se levantaram para partir. Olharam para Sodoma e caminharam nessa direção. E Abraão os acompanhou para se despedir.

Abraão intercede por Sodoma

17 O SENHOR disse:

—Não vou esconder de Abraão o que vou fazer. 18 Ele vai dar origem a uma grande e poderosa nação. Além disso, todas as nações do mundo serão abençoadas por meio dele. 19 Eu o escolhi para que ensine aos seus filhos e aos seus descendentes a fazerem a vontade do SENHOR. Eles deverão praticar o que é justo e bom. Assim eu, o SENHOR, darei a ele tudo o que lhe prometi.

20 Então o SENHOR disse:

—São tantas as acusações contra Sodoma e Gomorra, e os seus pecados são tão graves, 21 que decidi descer para ver se realmente foi feito todo o mal que tenho ouvido.

22 Dois dos homens partiram em direção a Sodoma. Mas Abraão ficou junto ao SENHOR. 23 Abraão se aproximou dele e perguntou:

—O Senhor está pensando em destruir tanto as pessoas boas como as pessoas más? 24 E se na cidade viverem cinquenta pessoas boas? O Senhor iria destruir toda a cidade? Tenho certeza de que o Senhor iria perdoar a cidade por causa daquelas cinquenta pessoas que vivem lá. 25 Não posso imaginar o Senhor matando tanto as pessoas boas como as pessoas más. Se isso chegasse a acontecer, tanto as pessoas boas (que não merecem ser castigadas) como as pessoas más (que merecem ser castigadas) seriam tratadas da mesma maneira: todas elas seriam castigadas. Já que o Senhor é o Juiz do mundo inteiro, o Senhor não pode fazer tal injustiça!

26 Então o SENHOR disse:

—Se eu encontrar cinquenta pessoas boas em Sodoma, perdoarei toda a cidade por causa delas.

27 E Abraão disse:

—Já que me atrevi a falar assim com o Senhor, embora eu não seja mais do que pó e cinza, 28 deixe-me perguntar, o que acontecerá se faltarem cinco pessoas para completar as cinquenta? O Senhor destruirá a cidade só porque faltam cinco?

E o Senhor disse:

—Não destruirei a cidade se eu encontrar lá quarenta e cinco pessoas boas.

29 E Abraão voltou a perguntar:

—O que acontecerá se só encontrar quarenta pessoas boas?

E o Senhor disse:

—Não destruirei a cidade se eu encontrar lá quarenta pessoas boas.

30 Abraão voltou a falar:

—Senhor, por favor, não se irrite comigo por falar de novo. Mas se só encontrar lá trinta pessoas boas?

E o Senhor respondeu:

—Não destruirei a cidade se eu encontrar lá trinta pessoas boas.

31 Abraão continuou:

—Sou demasiado atrevido ao falar com o Senhor, mas o que acontecerá se só encontrar lá vinte pessoas boas?

E o Senhor respondeu:

—Se eu encontrar lá vinte pessoas boas, não destruirei a cidade.

32 Finalmente Abraão disse:

—Senhor, por favor, não se irrite comigo, pois vou falar mais uma vez. O que acontecerá se encontrar lá só dez pessoas boas?

E o Senhor lhe disse:

—Não destruirei a cidade se eu encontrar lá dez pessoas boas.

33 Quando acabou de falar com Abraão, o SENHOR partiu. E Abraão voltou para a sua casa.

A visita dos anjos a Ló

19 Os dois anjos chegaram à cidade de Sodoma no fim da tarde e Ló estava sentado perto da entrada da cidade. Quando os viu, Ló se levantou e foi ao seu encontro. Inclinando-se diante deles, disse:

—Senhores, por favor, venham ficar na minha casa, passem lá a noite e lavem os pés. Eu serei como o seu servo. Amanhã poderão se levantar cedo e continuar a viagem.

Os anjos responderam:

—Não é preciso. Passaremos a noite na rua.

Mas Ló insistiu tanto, que os anjos aceitaram e foram com ele para a sua casa. Então Ló mandou preparar um bom jantar e assar pães sem fermento. Logo os anjos comeram.

Mais tarde, antes dos anjos se deitarem, todos os homens de Sodoma, novos e velhos, cercaram a casa. Chamaram Ló e lhe disseram:

—Onde estão os homens que chegaram aqui esta noite? Mande-os sair para podermos ter relações sexuais com eles.

E Ló saiu para fora da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse:

—Meus amigos, por favor, não façam uma coisa tão má! Tenho duas filhas que nunca tiverem relações sexuais com nenhum homem. Vou trazê-las e poderão fazer com elas o que desejarem, mas não façam nada a estes senhores. Eles são meus hóspedes e estão debaixo da minha proteção.[a]

Mas eles responderam:

—Saia da nossa frente!

E falaram entre eles:

—Este homem chegou aqui como estrangeiro e agora quer nos dizer o que devemos fazer!

Depois, virando-se para Ló, disseram:

—Vamos fazer com você algo pior do que a eles!

Então empurraram Ló e se aproximaram da porta para arrombá-la.

10 Mas os dois anjos agarraram Ló e o puxaram para dentro da casa, e fecharam a porta. 11 Depois fizeram com que todos os homens, tanto os jovens como os velhos, que estavam lá fora, ficassem cegos e não pudessem encontrar a porta.

Destruição de Sodoma e Gomorra

12 Os dois anjos então perguntaram a Ló:

—Há mais alguém da sua família na cidade? Saia deste lugar e leve com você os seus filhos, as suas filhas, os maridos das suas filhas e todos os seus parentes, 13 porque vamos destruir esta cidade. A maldade que há nela é tanta que já chegou até o SENHOR, e ele nos enviou para destruí-la.

14 Então Ló saiu e foi falar com os maridos das suas filhas:

—Depressa, saiam deste lugar, porque o SENHOR vai destruir esta cidade.

Mas os seus genros pensavam que ele estava brincando. 15 Ao amanhecer, os anjos insistiram com Ló, dizendo:

—Depressa, leve a sua esposa e as suas duas filhas que estão aqui! Se você não sair, será destruído quando esta cidade for castigada.

16 Mesmo assim, Ló demorava em partir. Então os anjos o agarraram pela mão, e também a sua mulher e as suas filhas, porque o SENHOR teve compaixão de Ló, e os levaram para fora da cidade. 17 Depois um deles disse:

—Fuja, salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare em nenhum vale. Corra para as montanhas, senão será destruído.

18 Mas Ló disse:

—Por favor, meu senhor, 19 tem sido muito bom comigo, o seu servo, e salvou a minha vida. Mas se eu correr até as montanhas esta destruição irá me alcançar e matar antes de eu chegar lá. 20 Olhe, aquela cidade fica mais perto. Deixe-me escapar para lá e não a destrua. Não é mesmo uma cidade pequena? Assim poderei salvar a minha vida.

21 Então o anjo lhe disse:

—Está bem, vou fazer o que acaba de me pedir, não destruirei aquela cidade. 22 Fuja! Vá depressa, porque não posso fazer nada até você chegar lá.

Por isso, essa cidade foi chamada Zoar[b].

23 Ló chegou a Zoar ao amanhecer. 24 Então o SENHOR fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. 25 Assim ele destruiu essas cidades, o vale, todos os habitantes e tudo o que crescia no solo.

26 Aconteceu também que a esposa de Ló olhou para trás e ficou transformada numa estátua de sal.

27 Abraão levantou-se de manhã cedo e foi ao lugar onde tinha se encontrado com o SENHOR. 28 Olhou para Sodoma, Gomorra e todo o vale, e só viu nuvens de fumaça que subiam da terra, como a fumaça que sai de uma fornalha.

29 Quando Deus destruiu as cidades do vale, lembrou-se de Abraão e salvou Ló daquela destruição.

As filhas de Ló

30 Ló partiu de Zoar e foi viver nas montanhas com as suas duas filhas, porque tinha medo de viver em Zoar. Ele e as suas duas filhas foram viver numa caverna. 31 E a filha mais velha disse à outra:

—Nosso pai está velho e não há aqui nenhum homem para nos dar filhos, como é costume em todo lugar. 32 Vamos dar vinho ao nosso pai até ele ficar embriagado, depois deitemo-nos com ele. Assim poderemos ter filhos do nosso pai e a nossa família continuará existindo.

33 Nessa noite elas deram vinho ao seu pai e ele ficou embriagado. Então a filha mais velha teve relações com o pai, sem que ele se desse conta dela ter se deitado ou levantado da cama.

34 No dia seguinte, a filha mais velha disse à outra:

—Ontem à noite me deitei com o nosso pai. Vamos também embriagá-lo esta noite e você irá se deitar com ele. Assim nós poderemos ter filhos do nosso pai e a nossa família continuará existindo.

35 Nessa noite elas deram vinho ao seu pai e ele ficou embriagado. Então a filha mais nova teve relações com o pai, sem que ele se desse conta dela ter se deitado ou levantado da cama.

36 As duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai. 37 E a filha mais velha deu à luz um filho, a quem deu o nome de Moabe[c]. Ele é o pai de todos os moabitas que existem no dia de hoje. 38 E a filha mais nova também deu à luz um filho, a quem deu o nome de Ben-Ami[d]. Ele é o pai de todos os amonitas que existem no dia de hoje.

Mateus 6:25-7:14

Ponham em primeiro lugar o reino de Deus

(Lc 12.22-34)

25 —Por isso eu lhes digo: Não se preocupem com a comida ou com a bebida que precisam para viver ou mesmo com as roupas que precisam para vestir. Pois a vida é mais importante do que comida e o corpo é mais importante do que as roupas. 26 Reparem nos pássaros do céu; eles não plantam nem colhem, nem juntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês que está no céu lhes dá o que comer. Será que vocês não valem mais do que eles? 27 Qual de vocês, por mais que se preocupe, pode adicionar uma hora à sua vida? 28 E por que se preocupam por causa de roupas? Reparem nas flores do campo, como elas crescem! E no entanto, elas não trabalham nem fazem roupas para si mesmas. 29 Contudo eu lhes digo que nem mesmo o rei Salomão, com toda a sua riqueza, se vestiu como uma delas! 30 Se Deus veste dessa maneira as plantas do campo, que hoje estão aqui e amanhã são jogadas no fogo, quanto mais ele vestirá vocês, gente de pouca fé?

31 —Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: “O que iremos comer?” ou “O que iremos beber?” ou ainda “Com o que iremos nos vestir?” 32 As pessoas que não conhecem a Deus é que estão sempre procurando todas essas coisas. Mas o Pai de vocês que está no céu sabe que vocês precisam delas. 33 Portanto, se vocês colocarem em primeiro lugar nas suas vidas o reino de Deus e aquilo que Deus quer, ele lhes dará todas essas coisas. 34 Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará das suas próprias preocupações. Para cada dia bastam os seus próprios problemas.

Não devemos julgar ninguém

(Lc 6.37-38,41-42)

—Não julguem os outros para que Deus não julgue vocês. Pois da mesma maneira como vocês julgam os outros, Deus também julgará vocês. E a mesma medida que usarem com os outros Deus a usará com vocês.

—Por que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não vê o tronco que está no seu próprio olho? Como é que pode dizer ao seu irmão: “Deixe-me tirar o cisco do seu olho” quando você mesmo tem um tronco no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro o tronco que está no seu olho e então verá muito melhor para tirar o cisco do olho do seu irmão.

—Não deem as coisas sagradas aos cães, pois eles virão e atacarão a vocês. Não atirem as suas pérolas aos porcos, pois os porcos pisarão nas pérolas.

A necessidade de pedir a Deus sem cessar

(Lc 11.9-13)

—Não desistam de estar sempre pedindo porque vocês receberão. Não desistam de estar sempre procurando porque vocês acharão. Não desistam de estar sempre batendo na porta porque ela se abrirá. Pois todo aquele que fica pedindo, recebe. Todo aquele que fica procurando, acha. E a porta se abre para todo aquele que fica batendo.

—Qual de vocês dará uma pedra a um filho se este lhe pedir pão? 10 Ou lhe dará uma cobra quando ele lhe pedir peixe? 11 Ora, se até mesmo vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem!

12 —Portanto, tratem as outras pessoas da mesma maneira que vocês gostariam de ser tratados por elas. Este é o real significado da lei de Moisés e do ensino dos profetas.

As duas estradas

(Lc 13.24)

13 —Entrem pelo portão estreito! Pois largo é o portão e fácil de passar o caminho que conduz à perdição e muita gente anda por ela. 14 Pois estreito é o portão e apertado o caminho que conduz para a vida e pouca gente encontra essa estrada!

Salmos 8

Deus e os seres humanos

Ao diretor do coro. Com a gitite. Salmo de Davi.

Ó SENHOR, nosso Deus,
    magnífico é o seu nome em toda a terra!
    Mais alta do que os céus é a sua glória!

Fez com que as crianças e os pequeninos
    lhe cantassem louvores.
Cantaram por causa dos seus adversários,
    para porem fim ao inimigo vingador.

Quando olho para os céus, para a sua criação,
    e vejo a lua e as estrelas que o Senhor colocou nos seus lugares,
fico pensando: “Ó Deus! O que é o homem
    para que o Senhor se lembre dele?
Ou o filho do homem
    para que o Senhor se interesse por ele?”

O Senhor o fez um pouco abaixo dos seres celestiais[a]
    e o cobriu de glória e honra.
O Senhor lhe deu autoridade sobre toda a sua criação
    e colocou todas as coisas sob o seu poder:
todas as ovelhas, os bois
    e os animais selvagens,
as aves do céu, os peixes do mar
    e tudo o que passa pelas correntes dos mares.

SENHOR, nosso Deus,
    magnífico é o seu nome em toda a terra!

[b]

Provérbios 2:6-15

Porque o SENHOR é quem dá a sabedoria;
    o saber e o entendimento vêm dos seus lábios.
Ele guarda a inteligência para os justos,
    e protege os bons.
Ele cuida dos que são honestos
    e protege o caminho dos seus fiéis.
Assim você compreenderá o que é a justiça,
    a honestidade e a retidão, e todo bom caminho.
10 Pois a sabedoria entrará no seu coração,
    e o conhecimento lhe dará prazer.

11 A prudência o protegerá,
    e o entendimento cuidará de você.
12 A prudência o salvará do mau caminho,
    dos homens que fazem planos para o mal;
13 dos que se afastam do bom caminho
    para andar pelos caminhos das trevas;
14 dos que se alegram em fazer o mal
    e têm prazer em serem maus;
15 dos que andam por caminhos tortuosos
    e se desviam do caminho reto.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International