Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the ESV. Switch to the ESV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Êxodo 4:1-5:21

Deus dá poder a Moisés para fazer milagres

Moisés disse ao Senhor:

—O que farei se eles não acreditarem em mim nem me escutarem? Eles dirão: “O Senhor não lhe apareceu!”

Então o SENHOR lhe perguntou:

—O que tem na mão?

Moisés respondeu:

—Uma vara.

O Senhor lhe disse:

—Atire a vara para o chão.

Moisés atirou-a para o chão e a vara transformou-se numa cobra. Então Moisés fugiu dela, mas o SENHOR lhe disse:

—Estenda a sua mão e pegue nela pela cauda.

Quando Moisés estendeu a mão e pegou na cauda da cobra, ela tornou-se numa vara de novo.

Então o SENHOR disse:

—Faça isso para que eles creiam que o SENHOR lhe apareceu, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

O SENHOR também lhe disse:

—Ponha a sua mão no peito.

Moisés colocou a mão no peito e, quando a tirou, ela estava cheia de lepra, branca como a neve.

E Deus lhe disse:

—Coloque de novo a sua mão no peito.

Ele voltou a colocar a mão no peito. E, quando a tirou, a mão estava curada, tão boa como o resto da sua pele.

—Se não acreditarem em você depois do primeiro sinal, acreditarão depois do segundo. Mas se mesmo depois do segundo sinal ainda não acreditarem em você, então tire um pouco da água do rio Nilo e derrame-a na terra seca. A água que tirar do Nilo se transformará em sangue ao tocar na terra.

10 Moisés disse ao SENHOR:

—Por favor, Senhor, nunca falei muito bem. Nem antes nem mesmo agora que está falando com o seu servo. Tenho muita dificuldade em falar.

11 O SENHOR lhe disse:

—Quem faz com que a pessoa possa ou não possa falar? Quem faz a pessoa ouvir? Quem faz a pessoa ver ou ser cega? Sou eu, o SENHOR! 12 Vá agora. Eu estarei com você e lhe ensinarei o que deve falar.

13 Mas Moisés disse:

—Por favor, Senhor, envie qualquer outra pessoa, mas não a mim.

14 E o SENHOR ficou irritado com Moisés e lhe disse:

—Está bem! O seu irmão Aarão, da tribo de Levi, fala bem. Ele anda à sua procura e ficará contente por ver você. 15 Ensine a ele o que deve dizer. Eu direi o que vocês devem dizer e ensinarei o que devem fazer. 16 Será ele quem falará por você ao povo. Ele será como seu profeta e você será como seu Deus. 17 Leve a vara que tem na mão, pois é com ela que irá fazer os milagres que mostrarão o meu poder.

Moisés volta para o Egito

18 Moisés foi falar com o seu sogro Jetro e lhe disse:

—Por favor, deixe-me voltar ao Egito, pois quero ver se os meus irmãos hebreus ainda estão vivos.

Jetro disse a Moisés:

—Vá em paz.

19 Quando Moisés ainda estava em Midiã, o SENHOR tinha lhe dito:

—Já pode voltar para o Egito porque já morreram todos os que queriam matar você.

20 Então Moisés levou a sua mulher e aos seus filhos num jumento e voltou para o Egito, levando a vara de Deus na mão.

21 O SENHOR também tinha dito a Moisés:

—Quando você chegar ao Egito, não se esqueça de fazer diante do faraó todas as maravilhas que eu lhe dei poder para fazer. Mas eu farei com que o faraó seja teimoso e não deixe sair o meu povo. 22 Então você dirá ao faraó que eu, o SENHOR, digo isto: “Israel é o meu primeiro filho! 23 Falei para você deixar sair o meu filho para me adorar, mas você recusou. Por isso vou matar o seu primeiro filho”.

24 No caminho para o Egito, Moisés parou num certo lugar para passar a noite. O SENHOR encontrou-se com Moisés nesse lugar e queria matá-lo. 25 Mas Zípora pegou numa faca de pedra e circuncidou o seu filho. Depois, pegou na pele cortada e tocou com ela os pés de Moisés. E disse a Moisés:

—Você é um marido de sangue[a].

26 Então o SENHOR deixou Moisés viver. Zípora chamou Moisés de “marido de sangue” por causa da circuncisão.

27 Enquanto isso o SENHOR tinha dito a Aarão:

—Encontre-se com Moisés no deserto.

E Aarão foi se encontrar com ele no monte de Deus[b] e o saudou com um beijo. 28 Moisés contou a Aarão tudo o que o SENHOR tinha lhe mandado dizer e todos os sinais que tinha lhe mandado fazer. 29 Então Moisés e Aarão reuniram-se com todos os líderes de Israel. 30 Aarão contou-lhes tudo o que o SENHOR tinha dito a Moisés e Moisés fez os sinais diante do povo. 31 E todo o povo acreditou neles. Quando os israelitas souberam que o SENHOR os vinha libertar, já que tinha visto o seu sofrimento, eles inclinaram-se em adoração ao SENHOR.

Moisés e Aarão diante do faraó

Depois disso Moisés e Aarão foram falar com o faraó e lhe disseram:

—Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: “Deixe o meu povo ir ao deserto para fazerem uma festa em minha honra”.

Mas o faraó respondeu:

—Quem é o SENHOR para que eu faça o que ele quer e deixe Israel sair? Não conheço o SENHOR e não vou deixar Israel sair!

Então eles disseram:

—O Deus dos hebreus veio falar conosco. Deixe-nos sair para o deserto, a uma distância de três dias, pois temos que oferecer sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus. Se não lhe obedecermos, ele poderá nos castigar com pragas ou com guerra.

Mas o rei do Egito lhes disse:

—Moisés e Aarão, vocês estão impedindo que o povo faça o seu trabalho. Vamos, voltem todos para o trabalho! Eles já são mais numerosos do que o povo da terra, e agora vocês também querem que eles deixem de trabalhar?

Nesse mesmo dia o faraó deu esta ordem aos administradores e capatazes[c]:

—De agora em diante não deem mais palha aos israelitas para fazerem tijolos! Deixem que eles mesmos procurem a palha para os tijolos. No entanto obriguem-nos a produzir o mesmo número de tijolos que produziam antes. Eles são preguiçosos, e é por isso que estão queixando-se e dizendo que querem ir oferecer sacrifícios ao Deus deles. O que eles precisam é trabalhar mais. Assim estarão ocupados e não terão tempo para darem atenção às mentiras de Moisés.

10 Os administradores e os capatazes saíram e disseram ao povo:

—O faraó decidiu não lhes dar mais palha para fazerem tijolos. 11 Por isso, de agora em diante, vocês têm que procurar a palha para os tijolos e produzir o mesmo número de tijolos que produziam antes.

12 Então o povo espalhou-se por todo o Egito à procura da palha que restava das colheitas. 13 E os administradores obrigavam o povo a trabalhar mais, dizendo:

—Todos os dias vocês têm que produzir o mesmo número de tijolos que produziam antes, quando lhes dávamos a palha.

14 E os administradores batiam nos capatazes hebreus, responsáveis pelo trabalho do povo, e perguntavam:

—Por que vocês não produzem a mesma quantidade de tijolos que produziam antes?

15 Então os capatazes israelitas foram queixar-se ao faraó. Eles disseram:

—Nós somos os seus servos. Por que estão nos tratando tão mal? 16 Obrigam-nos a produzir a mesma quantidade de tijolos que produzíamos antes, sem se importarem de que agora não nos dão palha. Nós, os seus servos, temos sido espancados. Não está bem que o seu povo faça uma coisa assim.

17 O faraó respondeu:

—Vocês são preguiçosos. É por isso que me disseram: “Deixe-nos ir oferecer sacrifícios ao SENHOR”. 18 Voltem para o seu trabalho! Não vão receber palha alguma mas terão que continuar produzindo a mesma quantidade de tijolos.

19 Os capatazes dos israelitas viram que estavam numa situação difícil ao ouvirem dizer que deviam continuar produzindo a mesma quantidade de tijolos. 20 Então foram se encontrar com Moisés e Aarão, que estavam à espera deles quando saíram da presença do faraó. 21 Os capatazes disseram-lhes:

—Que o SENHOR olhe para vocês e os castigue! Vocês fizeram com que o faraó e os administradores nos odiassem. Agora eles têm motivo para nos matarem.

Mateus 18:1-20

Quem é o mais importante de todos?

(Mc 9.33-37; Lc 9.46-48)

18 Naquele momento os discípulos de Jesus chegaram perto dele e lhe perguntaram:

—Quem é o mais importante no reino de Deus?

Jesus, então, chamou uma criança e, colocando-a diante deles, lhes disse:

—Digo a verdade a vocês: Vocês devem mudar de atitude e se tornar como crianças. Se não fizerem isso, jamais entrarão no reino de Deus! Portanto, o mais importante no reino de Deus é aquele que se humilha como esta criança. Todo aquele que, em meu nome, recebe uma criança como esta, é como se estivesse recebendo a mim.

Jesus alerta sobre o perigo do pecado

(Mc 9.42-48; Lc 17.1-2)

—Se alguém fizer com que um destes pequeninos que tem fé em mim peque, será melhor para essa pessoa que ela seja jogada no mar com uma enorme pedra amarrada no pescoço. Ai do mundo por causa daquelas coisas que fazem com que as pessoas pequem! Essas coisas têm que acontecer, mas ai dos que são responsáveis por elas! Se a sua mão ou o seu pé faz com que você peque, corte-o e jogue-o fora. Pois é melhor entrar para a vida eterna manco ou aleijado do que ser jogado no fogo eterno do inferno com as duas mãos ou os dois pés. Se o seu olho faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora! Pois é melhor entrar para a vida eterna só com um olho do que ser jogado no fogo eterno do inferno com ambos os olhos.

A parábola da ovelha perdida

(Lc 15.3-7)

10 —Tomem cuidado, portanto, para não desprezar nenhum destes pequeninos, pois os anjos deles estão sempre na presença de meu Pai que está no céu. 11 [a] 12 Digam-me o que vocês acham. Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, será que ele não vai deixar as outras noventa e nove nos montes para procurar aquela que se perdeu? 13 É claro que vai! E eu lhes digo que quando ele a encontrar, vai ficar mais feliz por causa desta ovelha do que por causa das outras noventa e nove que nunca se perderam. 14 Da mesma forma, o Pai de vocês também não quer que nenhum destes pequeninos se perca.

Como devemos tratar o irmão que peca

(Lc 17.3)

15 —Se o seu irmão pecar contra você[b], vá e repreenda-o. Mas faça isso em particular, somente entre vocês dois. Se ele lhe der atenção, você terá ganho um irmão de volta. 16 Se ele, porém, não lhe der atenção, pegue e leve uma ou duas pessoas com você. Assim, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda acusação será confirmada.[c] 17 Mas se ele não der atenção nem mesmo a elas, informe a igreja. E se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como um pagão ou como um coletor de impostos.

O poder de permitir e de proibir

18 —Digo a verdade a vocês: Tudo o que proibirem na terra será proibido no céu; e tudo o que permitirem na terra será permitido no céu.[d] 19 E eu também lhes digo que se dois de vocês aqui na terra concordarem e pedirem a mesma coisa em oração, o pedido de vocês será realizado pelo meu Pai que está no céu. 20 Digo isso pois onde quer que duas ou três pessoas estejam reunidas em meu nome, eu estarei entre elas.

Salmos 22:19-31

19 SENHOR, não me deixe sozinho!
    O Senhor é a minha força,
    venha me ajudar depressa!
20 Salve-me da morte,
    salve a minha vida destes cães.
21 Salve-me da boca do leão, e dos chifres dos touros.
    E o Senhor ouviu a minha oração!

22 Contarei ao meu povo o que fez,
    no meio da assembleia cantarei os seus louvores.
23 Louvem o SENHOR, todos aqueles que o temem.
    Deem-lhe toda a glória, todos os descendentes de Jacó.
    Respeitem-no, todos os descendentes de Israel.
24 Porque ele nunca se esquece dos pobres que estão sofrendo.
    Nem se envergonha deles.
Quando o procuram, ele não se esconde
    e quando o chamam, ele responde.

25 O SENHOR é a razão porque canto louvores no meio da grande assembleia.
    No meio daqueles que o adoram
    cumprirei as promessas que lhe fiz.
26 Todos os pobres,
    venham comer até ficarem satisfeitos.[a]
Aqueles que buscam o SENHOR,
    irão adorá-lo e viverão para sempre.
27 Que todas as nações
    se lembrem do SENHOR e voltem para ele.
Que todas as nações
    se ajoelhem diante dele e o adorem.
28 Porque o SENHOR é rei,
    ele reina sobre todas as nações.
29 Todos os fortes da terra, adorem-no,
    ajoelhem-se diante dele, todos os que estão prestes a morrer
    e os que já não têm vida.
30 Os nossos filhos servirão ao Senhor
    e os que ainda não nasceram ouvirão falar dele.
31 Cada geração contará aos seus filhos
    tudo o que o Senhor fez.

Provérbios 5:15-21

15 Beba só da água da sua própria fonte,
    das águas do seu poço.[a]
16 Não se torne pai
    de filhos nascidos fora do matrimônio.
17 Não tenha filhos para outros criarem,
    eles devem ser só seus.
18 Que a sua esposa seja abençoada com muitos filhos!
    Alegre-se com a mulher que você se casou quando era jovem:
19 gazela querida, corça encantadora.
    Que os seios da sua esposa o satisfaçam completamente,
    que o seu amor o atraia para sempre.
20 Meu filho, não se deixe seduzir pela mulher de outro homem,
    não vá para a cama com uma mulher que não é sua.

21 O SENHOR está atento ao que cada pessoa faz,
    ele vê para onde a pessoa vai.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International