Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 35-36

Jacó em Betel

35 Deus disse a Jacó:

—Vá para Betel[a] e fique vivendo lá. Faça lá um altar ao Deus que lhe apareceu[b] quando você estava fugindo do seu irmão Esaú.

Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele:

—Destruam todos os deuses estranhos que vocês têm, purifiquem-se e mudem de roupa. Vamos sair daqui e ir para Betel. Em Betel vou edificar um altar ao Deus que me ouviu quando eu tive problemas. Ele tem estado sempre comigo em todos os lugares.

Então entregaram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham e todos os brincos que usavam nas orelhas. E Jacó enterrou tudo ao lado de uma grande árvore que fica perto de Siquém. Então se puseram a caminho, passando por várias cidades. Deus fez com que os habitantes dessas cidades tivessem um medo terrível deles. Por isso, ninguém os perseguiu. Jacó e todas as pessoas que estavam com ele chegaram a Luz, que agora se chama Betel e fica na terra de Canaã. Ali Jacó edificou um altar e chamou aquele lugar de El-Betel[c], porque foi ali que Deus tinha lhe aparecido quando ele estava fugindo do seu irmão.

Débora, serva de Rebeca, morreu ali e foi enterrada ao lado do carvalho que ficava perto de Betel. Jacó chamou essa árvore de “Carvalho das Lágrimas”[d].

O novo nome de Jacó

Quando Jacó regressou de Padã-Arã, Deus voltou a lhe aparecer e o abençoou. 10 Deus lhe disse:

—O seu nome é Jacó, mas de agora em diante o seu nome não será mais Jacó, senão Israel[e].

Foi assim que Deus lhe deu o nome de Israel.

11 E Deus também lhe disse:

—Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Tenha muitos filhos e que eles se tornem uma nação. Que você dê origem a uma multidão de nações. Dos seus descendentes, alguns chegarão a ser reis. 12 A terra que dei a Abraão e a Isaque, também a darei a você, e aos seus descendentes depois de você.

13 Depois Deus subiu e foi embora do lugar de onde tinha falado com ele. 14 Então Jacó levantou ali uma pedra para comemorar o lugar onde Deus tinha lhe falado e derramou sobre ela vinho e azeite para consagrá-la. 15 Jacó chamou Betel ao lugar onde Deus tinha lhe falado.

Raquel morre ao dar à luz

16 Depois saíram de Betel. Quando ainda estavam longe de Efrata, Raquel começou a dar à luz e a sofrer dores de parto terríveis. 17 Ao vê-la sofrendo tanto, a parteira lhe disse:

—Não tenha medo, você vai dar à luz outro filho.

18 Raquel morreu dando à luz. Antes de morrer, deu ao filho o nome de Benoni[f], mas o seu pai o chamou de Benjamim[g].

19 Assim morreu Raquel e foi enterrada no caminho para Efrata, que é também Belém. 20 Jacó levantou uma pedra sobre seu túmulo. Até o dia de hoje ainda é conhecida como a “Pedra do Túmulo de Raquel”. 21 Depois Israel continuou no seu caminho e foi acampar ao sul da “Torre do Rebanho”[h].

22 Enquanto Israel estava vivendo naquela região, Rúben se deitou com Bila, a concubina de seu pai. Quando Israel soube disso, ficou furioso.[i]

A família de Israel

Jacó teve doze filhos.

23 Estes foram os filhos que ele teve com Lia: Rúben, o filho mais velho; Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom.

24 Estes foram os filhos que teve com Raquel: José e Benjamim.

25 Estes foram os filhos que teve com Bila, a serva de Raquel: Dã e Naftali.

26 Estes foram os filhos que teve com Zilpa, a serva de Lia: Gade e Aser.

Estes foram os filhos de Jacó que nasceram em Padã-Arã.

A morte de Isaque

27 Depois Jacó foi ver o seu pai, Isaque, em Mamre, de Quiriate-Arbá, que é também chamado de Hebrom, onde Abraão e Isaque tinham vivido. 28 Aos cento e oitenta anos, 29 Isaque deu o seu último suspiro, morreu e juntou-se aos seus antepassados. Era já velho e tinha vivido uma vida cheia. Os seus filhos, Esaú e Jacó, o enterraram.

Os descendentes de Esaú

36 São estes os descendentes de Esaú, que também se chama Edom.

Esaú se casou com mulheres da terra de Canaã. As suas esposas eram Ada, filha do heteu Elom; Aolibama, filha de Aná que era filho de Zibeão, o heveu; e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.

Ada e Esaú tiveram um filho chamado Elifaz. Basemate deu à luz Reuel. Aolibama deu à luz Jeús, Jalam e Corá. Estes foram os filhos de Esaú que nasceram na terra do Canaã.

Depois disto, Esaú, levou as suas esposas, os seus filhos, as suas filhas, e todas as pessoas que viviam com ele. Levou também o seu gado, todos os seus outros animais e tudo o que tinha obtido em Canaã. E foi viver em outra terra, longe do seu irmão Jacó. Pois o gado de Jacó e o gado de Esaú tinha aumentado tanto que não era possível viverem juntos na terra de Canaã. Por isso, Esaú foi viver na região montanhosa de Seir[j]. Esaú também é chamado Edom.

São estes os descendentes de Esaú, o antepassado dos habitantes de Edom, na região montanhosa de Seir.

10 Estes são os nomes dos filhos de Esaú:

Elifaz, filho de Ada, uma das esposas de Esaú; e Reuel, filho de Basemate, outra das esposas de Esaú.

11 Os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz.

12 Elifaz também tinha uma concubina chamada Timna. Ela e Elifaz tiveram um filho chamado Amaleque.

Eles todos foram netos de Ada, uma das esposas de Esaú.

13 Os filhos de Reuel foram: Naate, Zerá, Samá e Mizá. Todos eles foram netos de Basemate, a outra esposa de Esaú.

14 A terceira esposa de Esaú foi Aolibama, filha de Aná e neta de Zibeão. Os seus filhos foram: Jeús, Jalão e Corá.

15 Foram estes os chefes dos descendentes de Esaú:

De Elifaz, filho mais velho de Esaú, os chefes foram: Teman, Omar, Zefô, Quenaz, 16 Corá, Gatam e Amaleque. Eles foram os chefes dos descendentes de Elifaz na terra de Edom, todos eles eram netos de Ada, uma das esposas de Esaú.

17 De Reuel, filho de Esaú, os chefes foram: Naate, Zera, Shama e Mizá.

Eles foram os chefes dos descendentes de Reuel na terra de Edom, todos eles eram netos de Basemate, uma das esposas de Esaú.

18 Os descendentes da outra esposa de Esaú, Aolibama, filha de Aná, foram os chefes: Jeús, Jalam e Corá. Estes três homens foram os chefes das suas famílias.

19 Todos estes homens eram os chefes dos descendentes de Esaú, as tribos de Edom.

20 Seir, o horeu, vivia em Edom. Foram estes os seus filhos:

Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, 21 Disom, Ézer e Disã. Todos estes homens eram os chefes dos horeus, descendentes de Seir, em Edom.

22 Os filhos de Lotã foram Hori e Homã. A irmã de Lotã foi Timna.

23 Estes foram os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.

24 Estes foram os filhos de Zibeão: Aia e Ana. Ana foi quem encontrou a fonte termal no deserto quando cuidava dos jumentos do seu pai, Zibeão.

25 Ana teve um filho chamado Disom, e uma filha chamada Aolibama.

26 Os filhos de Disom foram Hendã, Esbã, Itrã e Querã.

27 Estes foram os filhos de Ézer: Bilã, Zaavã e Acã.

28 Os filhos de Disã foram Uz e Arã.

29 São estes os nomes dos chefes dos horeus: Lotan, Shobal, Zibeão, Ana, 30 Disom, Ezer e Dishan. Estes homens eram os chefes das tribos que viviam na terra de Seir.

31 Foram estes os reis que reinaram na terra de Edom antes dos israelitas terem reis[k]:

32 Belá, filho de Beor, foi rei de Edom, a sua cidade[l] se chamava Dinabá.

33 Belá morreu e Jobabe, filho de Zera, de Bosra, reinou no seu lugar.

34 Jobabe morreu e Husã, da terra dos temanitas, reinou no seu lugar.

35 Husã morreu e Hadade, filho de Bedade, reinou no seu lugar. Hadade foi quem derrotou Madiã na terra de Moabe. O nome da sua cidade era Avite.

36 Hadade morreu e Samlá de Masreca, reinou no seu lugar.

37 Samlá morreu e Saul reinou no seu lugar. Saul era de Reobote, que fica perto do rio Eufrates.

38 Saul morreu e Baal-Hanã, filho de Acbor, reinou no seu lugar.

39 Baal-Hanã, filho de Acbor, morreu e Hadade reinou no seu lugar. O nome da sua cidade era Paú e a esposa dele era Meetabel, filha de Matrede e neta de Mezaabe.[m]

40 Estes são os nomes dos chefes descendentes de Esaú, nomeados segundo as suas famílias e os lugares onde viveram:

Timna, Alva, Jetete, 41 Oolibama, Elá, Pinom, 42 Quenaz, Temã, Mibzar, 43 Magdiel e Irã. Estes foram os chefes de Edom, que viviam na terra herdada por Esaú, o pai dos edomitas.

Mateus 12:1-21

Jesus é Senhor do sábado

(Mc 2.23-28; Lc 6.1-5)

12 Naquela mesma época, num sábado, Jesus estava atravessando um campo de trigo. Seus discípulos tiveram fome e então começaram a colher algumas espigas e a comê-las. Quando os fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:

—Olhe! Os seus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer no sábado!

Jesus, porém, lhes perguntou:

—Por acaso vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus e, tanto ele como os seus companheiros comeram dos pães consagrados a Deus, os quais não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros. Somente os sacerdotes podiam comê-los. Ou, por acaso, vocês também nunca leram na lei de Moisés que os sacerdotes, ao ficar trabalhando no templo aos sábados, desobedecem à lei e ficam sem culpa? Pois eu lhes digo que aqui está alguém que é maior do que o templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras querem dizer com: “Eu quero de vocês compaixão em vez de sacrifícios de animais”(A), não condenariam pessoas inocentes. Pois o Filho do Homem é Senhor do sábado.

Jesus cura um homem no sábado

(Mc 3.1-6; Lc 6.6-11)

Jesus saiu dali e foi para a sinagoga deles. 10 Havia ali um homem que tinha uma das mãos paralizada. Alguns judeus, então, se aproximaram de Jesus e perguntaram:

—É permitido curar alguém no sábado?

(Eles tinham perguntado aquilo pois queriam arranjar um meio de acusar Jesus de desobedecer a lei.) 11 Mas Jesus lhes disse:

—Suponhamos que um de vocês tenha uma ovelha e que ela caia num poço num sábado. Será que você não se esforçará para tirá-la de lá? 12 Ora, não vale uma pessoa muito mais do que uma ovelha? Portanto, é permitido fazer o bem no sábado.

13 Depois Jesus se dirigiu ao homem que tinha a mão paralizada e lhe disse:

—Estenda a sua mão.

E quando o homem a estendeu, ela sarou completamente, ficando igual à outra.

14 Os fariseus foram embora e começaram a fazer planos para matar a Jesus.

Jesus é o servo escolhido por Deus

15 Quando Jesus descobriu o que os fariseus queriam fazer contra ele, saiu dali.

Muitas pessoas o seguiram e ele curou todos os doentes, 16 e lhes advertiu para que não contassem a ninguém quem ele era. 17 Isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito por Deus por meio do profeta Isaías:

18 “Aqui está o meu servo!
    Fui eu que o escolhi!
Eu o amo,
    e ele me dá muita alegria.
Porei nele o meu Espírito,
    e ele proclamará justiça para todas as nações.
19 Ele não discutirá nem gritará,
    e ninguém ouvirá a sua voz nas praças.
20 Ele não quebrará o ramo que já está trincado,
    e nem tampouco apagará a luz que já está fraca.
Ao contrário! Ele persistirá até que a justiça triunfe.
21     E então, todas as nações depositarão nele suas esperanças”.(B)

Salmos 15

Quem pode estar com Deus?

Salmo de Davi.

SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
    Quem pode estar no seu monte santo[a]?
Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
    que é sincero e verdadeiro no que diz.
Aquele que não fala mal de ninguém,
    e que não faz mal aos seus semelhantes,
    nem insulta os seus vizinhos.
Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
    e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
    ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
    e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.

Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.

Provérbios 3:21-26

Sabedoria e relações humanas

21 Meu filho, não perca de vista a sabedoria.
    Guarde com você a sensatez e a discrição.
22 Elas serão uma fonte de vida para você;
    serão um enfeite para o seu pescoço.
23 Com elas na sua vida, estará sempre seguro
    e nunca cairá.
24 Quando você se deitar, não terá medo;
    ao descansar, o seu sono será tranquilo.
25 Não terá medo dos desastres repentinos
    nem da desgraça que cairá sobre os maus,
26 porque o SENHOR o guardará em segurança
    e o livrará de cair em qualquer armadilha.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International