Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the ESV. Switch to the ESV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 46-47

Jacó vai para o Egito

46 Então Israel partiu para o Egito com tudo o que tinha. Quando chegou a Berseba, ofereceu sacrifícios ao Deus do seu pai, Isaque. Naquela noite, Deus falou com ele numa visão:

—Jacó, Jacó!

—Estou aqui—respondeu Jacó.

Depois Deus disse:

—Eu sou Deus, o Deus do seu pai. Não tenha medo de ir para o Egito, porque ali irei fazer de você uma grande nação. Eu irei com você para o Egito e, dali, eu farei com que os seus descendentes voltem. Quando você morrer, vai ser José quem vai fechar os seus olhos.

Então Jacó partiu de Berseba. Os filhos de Israel levaram o seu pai Jacó, as suas mulheres e os seus filhos, nos carros que o faraó tinha enviado para trazê-los. Jacó e os seus descendentes levaram todo o seu gado e todas as coisas que tinham adquirido na terra de Canaã e foram para o Egito. Assim Jacó levou consigo para o Egito todos os seus descendentes: filhos e filhas, netos e netas.

São estes os nomes dos israelitas, isto é, Jacó e os seus filhos, que foram para o Egito:

Rúben, o primeiro filho de Jacó.

Estes foram os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.

10 Estes foram os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oad, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma mulher cananeia.

11 Estes foram os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.

12 Estes foram os filhos de Judá: Er, Onã, Selá, Perez e Zera. (Er e Onã morreram na terra de Canaã.)

Estes foram os filhos de Perez: Hezrom e Hamul.

13 Estes foram os filhos de Issacar: Tolá, Puá, Jó e Sinrom.

14 Estes foram os filhos de Zabulom: Serede, Elom e Jaleel.

15 Estes[a] foram os filhos que Lia teve em Padã-Arã, além da sua filha Dina. Eram ao todo trinta e três pessoas na sua família.

16 Estes foram os filhos de Gade: Zefom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli.

17 Estes foram os filhos de Asser: Imna, Isvá, Isvi, Beria e a sua irmã, Sera. Estes foram os filhos de Beria: e Malquiel.

18 Esses foram os filhos de Zilpa e Jacó. Zilpa era a serva que Labão tinha dado à sua filha Lia. Eram ao todo dezesseis pessoas nesta parte da família.

19 Estes foram os filhos de Raquel, mulher de Jacó: José e Benjamim.

20 José teve dois filhos na terra do Egito: Manassés e Efraim. A mãe deles era Assenate, a filha de Potífera, sacerdote de Om.

21 Estes foram os filhos de Benjamim: Bela, Bequer, Asbel, Guera, Naamã, Eí, Rós, Mupim, Hupim e Arde.

22 Foram estes os filhos de Raquel e Jacó. Eram catorze pessoas nesta parte da família.

23 O filho de Dã foi Husim.

24 Estes foram os filhos de Naftali: Jazeel, Guni, Jezer e Silém.

25 Foram estes os filhos de Bila e Jacó. Bila era a serva que Labão tinha dado à sua filha Raquel. Eram sete pessoas nesta parte da família.

26 O número total de descendentes que foram com Jacó para o Egito foi de sessenta e seis, sem contar as mulheres dos seus filhos. 27 Além desses, havia também dois filhos de José que tinham nascido no Egito. Portanto, havia um total de setenta[b] pessoas da família de Jacó no Egito.

28 Israel enviou Judá à sua frente para pedir a José que se encontrassem todos na terra de Gósen. 29 José mandou preparar a sua carruagem e partiu para Gósen a fim de se encontrar com o seu pai, Israel. Assim que o viu, abraçou-o e chorou muito tempo abraçado com ele.

30 Depois Israel disse a José:

—Agora já posso morrer em paz porque já vi o seu rosto e sei que está vivo.

31 José então disse aos seus irmãos e a toda a família do seu pai:

—Vou partir e dizer ao faraó que já chegaram os meus irmãos e a família do meu pai, que estavam na terra de Canaã. 32 Vou dizer que são pastores e que sempre tiveram ovelhas e gado. Também direi que trouxeram os seus animais e tudo o que tinham lá para aqui. 33 Quando o faraó chamar vocês e perguntar: “Que trabalho é que vocês fazem?”, 34 respondam: “Nós, os seus servos, somos criadores de gado desde pequenos, assim como também foram os nossos antepassados”. Assim, vocês poderão viver em Gósen, já que no Egito detestam os pastores de ovelhas.

Israel fica vivendo em Gósen

47 Então José foi dar a notícia ao rei. Ele disse:

—O meu pai e os meus irmãos chegaram da terra de Canaã, com as suas ovelhas, vacas, e tudo o que têm. E já estão na terra de Gósen.

José levou com ele cinco dos seus irmãos e os apresentou ao faraó. Então o faraó perguntou aos seus irmãos:

—Que tipo de trabalho vocês fazem?

Eles responderam:

—Nós, os seus servos, somos pastores, como foram os nossos antepassados.

Depois disseram ao faraó:

—Há muita fome na terra de Canaã. Não resta nenhum lugar onde os nossos animais possam pastar. Por isso nós viemos aqui. Agora, por favor, permita que fiquemos vivendo em Gósen.

Então o faraó disse a José:

—O seu pai e os seus irmãos vieram procurar você. A terra do Egito está à sua disposição. Faça com que o seu pai e os seus irmãos fiquem na melhor região do país. Deixe que eles vivam na terra de Gósen. E se souber que há entre eles homens capazes de tomar conta do meu gado, dê-lhes esse trabalho.

A seguir José levou o seu pai, Jacó, e foi apresentá-lo ao faraó. Jacó abençoou o rei. E o faraó lhe perguntou:

—Quantos anos tem?

Jacó respondeu ao faraó:

—Só tenho cento e trinta anos. Estes anos têm sido difíceis. Eu tenho andando de um lugar para outro como estrangeiro. Os meus antepassados também andavam assim e viveram mais anos do que eu já vivi.

10 Depois Jacó abençoou[c] o faraó e saiu. 11 José instalou o seu pai e os seus irmãos na melhor terra do Egito. Deu-lhes a região de Ramessés, assim como o faraó tinha lhe ordenado. 12 José também deu ao seu pai, aos seus irmãos, e a toda a família deles a comida que precisavam.

José compra terras para o faraó

13 Tanto no Egito como em Canaã havia muita fome. Não havia comida em lugar nenhum. As pessoas desfaleciam por causa da fome. 14 Nesse tempo, José juntava todo o dinheiro que as pessoas de Canaã e do Egito traziam para comprar trigo. Depois ele levava o dinheiro para o palácio do faraó. 15 Quando já não havia mais dinheiro em Canaã e no Egito, todos os egípcios foram falar com José e lhe disseram:

—Por favor, nos dê trigo. Já não temos mais dinheiro. Se o senhor não nos der comida, morreremos aqui.

16 E José respondeu:

—Tragam os rebanhos que têm. Se vocês não têm mais dinheiro, eu lhes darei trigo em troca dos animais.

17 O povo levou os seus rebanhos a José, e ele lhes deu trigo em troca de cavalos, rebanhos de ovelhas, vacas e jumentos. Durante todo aquele ano, José lhes deu comida em troca dos seus animais.

18 Quando o ano acabou, o povo voltou e lhe disse:

—O senhor sabe que não temos mais dinheiro e que já lhe demos todos os nossos animais. Só nos restam os nossos corpos e as nossas terras. 19 Certamente não nos vai deixar morrer diante de você. Compre as pessoas e as nossas terras em troca de comida. Seremos escravos do faraó e as nossas terras também lhe pertencerão. Mas dê-nos semente para semearmos, assim iremos sobreviver e a terra não se tornará um deserto.

20 Então José comprou toda a terra do Egito para o faraó. Todos os egípcios tiveram que vender os seus campos porque tinham muita fome. E a terra passou a pertencer ao faraó. 21 José fez com que toda a gente, de uma extremidade do Egito à outra, se tornassem escravos do faraó.[d] 22 Só não comprou as terras dos sacerdotes porque os sacerdotes não precisavam vender as suas terras. Eles eram pagos pelo faraó pelo seu trabalho e, por isso, tinham dinheiro para comprar comida.

23 Então José disse ao povo:

—Hoje comprei vocês e as suas terras para o faraó. Aqui estão as sementes para vocês semearem as terras. 24 Mas, no tempo da colheita, devem entregar uma quinta parte da colheita ao faraó. As outras quatro partes serão para vocês. Assim vocês terão sementes para semear e comida para vocês, para as suas famílias e para os seus filhos.

25 Então o povo disse:

—O senhor salvou as nossas vidas! Já que nos tratou tão bem, seremos escravos do faraó.

26 Assim José estabeleceu uma lei que permanece até hoje no Egito: a quinta parte das colheitas pertence ao faraó. Só a terra dos sacerdotes é que não pertence ao faraó.

27 Israel ficou vivendo no Egito, na terra de Gósen. Ali compraram terras, tiveram muitos filhos e se tornaram numa família muito numerosa. 28 Jacó viveu dezessete anos na terra do Egito. Ele viveu até chegar aos cento e quarenta e sete anos de idade. 29 Quando a hora da sua morte estava próxima, chamou ao seu filho José e lhe disse:

—Se você realmente me ama, coloque a sua mão debaixo da minha coxa e prometa-me[e] que vai fazer o que lhe peço: por favor, não me enterre no Egito. 30 Quando eu for descansar junto aos meus antepassados, leve-me do Egito e enterre-me no sepulcro deles.

Então José lhe disse:

—Farei tudo o que o senhor me pediu.

31 Mas Israel insistiu:

—Prometa-me.

José prometeu e Israel, enquanto se apoiava na sua vara, adorou a Deus.

Mateus 15:1-28

A lei de Deus e a tradição dos judeus

(Mc 7.1-23)

15 Depois disto, alguns fariseus e professores da lei de Jerusalém se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:

—Por que os seus discípulos não obedecem às tradições dos líderes? Pois eles não lavam as mãos antes de comer.

Jesus, porém, lhes respondeu:

—Por que vocês desobedecem aos mandamentos de Deus, seguindo as suas próprias tradições? Porque Deus disse: “Respeitem o seu pai e a sua mãe”(A) e “Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe, será condenado à morte”.(B)

—Mas vocês dizem que qualquer um que disser a seu pai ou a sua mãe: “Eu não posso ajudá-lo, pois tudo o que tenho está dedicado a Deus”, não precisa honrar a seus pais. Vocês têm anulado a palavra de Deus por causa das suas tradições! Hipócritas! Isaías estava certo quando profetizou a respeito de vocês e disse:

“Esse povo me honra com suas palavras,
    mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram,
    ensinando coisas que são mandamentos de homens”.(C)

10 Então, chamando a multidão, Jesus lhes disse:

—Ouçam e entendam. 11 Não é o que entra pela boca de uma pessoa que a contamina, mas sim o que sai dela.

12 Os discípulos de Jesus, então, se aproximaram dele e lhe disseram:

—Sabe que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram o que o senhor disse?

13 Mas Jesus lhes respondeu:

—Toda planta que meu Pai que está no céu não plantou será arrancada. 14 Não se preocupem com eles, pois são cegos, guiando outros cegos. E se um cego guiar outro cego, ambos cairão no buraco!

15 Pedro, porém, lhe pediu:

—Explique-nos o significado do que o senhor falou antes à multidão.

16 Mas Jesus lhes disse:

—Vocês também ainda não entendem? 17 Vocês não entendem que tudo o que entra pela boca vai para o estômago e depois sai do corpo? 18 O que sai da boca vem do coração e é isso o que contamina a pessoa. 19 Pois é do coração que vêm todos os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, mentiras e insultos. 20 São essas coisas que contaminam a pessoa; comer sem antes lavar as mãos não contamina ninguém.

Jesus ajuda uma mulher não-judia

(Mc 7.24-30)

21 Jesus partiu daquele lugar e se dirigiu para a região das cidades de Tiro e de Sidom. 22 Uma mulher cananeia que morava naquela região se aproximou dele e começou a gritar, dizendo:

—Senhor, Filho de Davi, tenha piedade de mim! Minha filha está possuída por um demônio e sofre terrivelmente!

23 Jesus, porém, não lhe respondeu nada. Seus discípulos, então, se aproximaram dele e lhe disseram:

—Mande essa mulher embora, pois ela vem gritando atrás de nós.

24 Jesus, então, lhe disse:

—Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas do povo de Israel.

25 Mas a mulher, tendo se aproximado, se ajoelhou diante dele e lhe disse:

—Ajude-me, Senhor!

26 Em resposta Jesus lhe disse:

—Não está certo tirar a comida dos filhos para dá-la aos cachorrinhos.

27 Mas a mulher lhe disse:

—Isso é verdade, Senhor, porém até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos.

28 Ao ouvir aquilo, Jesus lhe disse:

—A sua fé é grande, senhora! Que seja feito o que a senhora deseja.

E naquele mesmo momento sua filha ficou curada.

Salmos 19

A glória de Deus

Ao diretor do coro. Salmo de Davi.

19 Os céus proclamam a glória de Deus,
    e o firmamento revela a obra das suas mãos.
Um dia fala dessa glória ao dia seguinte;
    uma noite revela isso à outra noite.
Não se ouvem discursos, nem palavras,
    nem se ouvem as suas vozes,
no entanto as suas vozes atravessam o mundo inteiro,
    as suas palavras chegam aos confins da terra.

No céu, Deus fez um lugar para o sol habitar.
    Como um noivo, ele sai do seu lugar cheio de alegria;
como um atleta, ele está cheio de força para a corrida.
Ele sai correndo de uma ponta do céu
    e atravessa o céu todo até chegar à outra ponta,
    nada na terra escapa ao seu calor.

A lei do SENHOR é perfeita
    e dá vida nova.
Os mandamentos do SENHOR são dignos de confiança,
    transformam os simples em sábios.
As ordens do SENHOR são justas,
    dão alegria ao coração.
As regras do SENHOR são boas,
    mostram o caminho da vida.

O temor do SENHOR purifica,
    e permanece para sempre.
As decisões do SENHOR são justas,
    e são sempre corretas.
10 Os seus ensinos valem mais do que o ouro, mais inclusive do que o ouro puro;
    eles são mais doces do que o mel, mais inclusive do que o mel tirado do favo.
11 Na verdade, os seus ensinos avisam os seus servos de todos os perigos.
    Os obedientes serão recompensados.

12 Quem pode conhecer todos os seus erros?
    Perdoe os pecados que eu cometo sem saber.
13 Guarde-me de fazer aquilo que sei que é pecado,
    não deixe que o pecado domine a minha vida.
Só assim poderei ser puro
    e livre do pecado de rebelião.
14 O SENHOR é a minha rocha;
    o Senhor é quem me salva.
Que as palavras que digo e todos os pensamentos que tenho
    lhe deem prazer.

Provérbios 4:14-19

14 Não siga o caminho dos maus,
    não faça o que eles fazem.
15 Afaste-se do mal, não se aproxime dele;
    passe longe dele e não se detenha.
16 Os maus só conseguem dormir após fazer o mal,
    eles só descansam após fazer o mal a alguém.
17 A sua comida é a maldade
    e a sua bebida, a violência.
18 O caminho dos justos é como a luz do amanhecer,
    que brilha cada vez até que se torne a luz do dia.
19 Mas o caminho dos maus é só escuridão;
    nem sabem aquilo em que tropeçam.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International