The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
Os ídolos de Mica
17 No território de Efraim havia um homem chamado Mica. 2 Ele disse à sua mãe:
—Sabe quem roubou as 1.100 moedas de prata que tinha? Uma vez ouvi você amaldiçoando o ladrão por causa desse roubo. Agora confesso que fui eu quem as roubou, eu tenho as moedas.
A mulher disse:
—Que o SENHOR o abençoe, meu filho!
3 Mica devolveu as moedas para a sua mãe e ela disse:
—Estas moedas de prata serão uma oferta ao SENHOR. Vou entregar as moedas ao meu filho para que ele faça um ídolo de madeira e o cubra de prata. Portanto, meu filho, eu lhe devolvo as moedas.
4 Mas ele devolveu as moedas de prata a sua mãe e ela pegou duzentas moedas e as levou para fundir, para que fosse feito um ídolo de madeira, coberto de prata. Quando a estátua ficou pronta, eles a levaram para a casa de Mica. 5 Na casa dele havia um altar sagrado[a]. Então Mica fez um éfode e algumas pequenas estátuas dos seus ancestrais e nomeou um dos seus filhos como sacerdote. 6 (Mica fez essas coisas porque nesse tempo o povo de Israel não tinha rei, e cada um fazia o que melhor lhe parecia.)
7 Havia um jovem levita que era da cidade de Belém de Judá. Ele estava vivendo entre a tribo de Judá. 8 Este jovem saiu de Belém de Judá, procurando um lugar para viver. Enquanto estava viajando, subiu ao monte de Efraim e chegou até a casa de Mica. 9 Mica lhe perguntou:
—De onde você vem?
O jovem respondeu:
—Venho de Belém de Judá, sou levita e estou procurando um lugar para viver.
10 Então Mica disse:
—Pode ficar comigo e ser meu pai e meu sacerdote. Pagarei a você dez moedas de prata por ano. Além disso lhe darei roupa e comida.
O levita ficou ali. 11 O jovem aceitou a proposta de Mica e chegou a ser como mais um dos seus filhos. 12 Mica o escolheu como sacerdote e ele acabou vivendo ali. 13 Mica disse:
—Agora sei que o SENHOR me abençoará porque tenho um levita como sacerdote.
Dã invade a cidade de Laís
18 Nessa época Israel não tinha rei. A tribo de Dã estava à procura de um território para habitar. Todas as outras tribos já tinham sua terra, mas a de Dã ainda não tinha conseguido território. 2 Então escolheram dentre as famílias da tribo cinco homens corajosos, e os enviaram de Zora e Estaol para explorar a região e encontrar um lugar bom para viver.
Os cinco guerreiros foram à região montanhosa de Efraim, chegaram até a casa de Mica e ali passaram a noite. 3 Quando os homens estavam na casa de Mica, reconheceram a voz do jovem levita. Então se aproximaram dele e lhe perguntaram:
—Quem o trouxe até aqui? O que está fazendo aqui? O que é que procura?
4 O levita contou-lhes o que Mica tinha feito por ele e lhes disse:
—Mica me contratou e me tornei seu sacerdote.
5 Os homens disseram ao jovem:
—Suplicamos que pergunte a Deus se a nossa viagem vai ser vitoriosa.
6 O sacerdote disse:
—Vão em paz. O SENHOR os acompanhará nesta viagem.
7 Os homens continuaram sua viagem e chegaram até Laís. Ali viram que as pessoas moravam tranquilamente. O povo estava sendo governado pelos líderes de Sidom. Tudo estava calmo e em paz. Não tinham inimigos e não lhes faltava nada. Moravam longe dos sidônios e não tinham acordo com ninguém.
8 Os cinco homens voltaram às cidades de Zora e Estaol. Os seus irmãos lhe perguntaram:
—O que encontraram?
9 Eles responderam:
—Encontramos uma terra muito boa, mas temos que atacá-los agora. Não podemos ficar aqui sem fazer nada. Temos que nos apossar da terra. 10 Ao chegar ao lugar vão ver que o território é muito grande. Ali não falta nada, as pessoas são pacíficas e não estão preparadas para um ataque. Com certeza Deus nos dará essa terra.
11 Então seiscentos homens da tribo de Dã saíram das cidades de Zora e Estaol, armados e prontos para o ataque. 12 A caminho da cidade de Laís, os soldados acamparam em um lugar ao oeste de Quiriate-Jearim. Esse lugar onde acamparam se chama “Acampamento de Dã”[b] até hoje. 13 Depois continuaram seu caminho para a região montanhosa de Efraim e chegaram até a casa de Mica.
14 Ali os cinco homens que antes haviam ido explorar disseram aos outros:
—Sabem que numa dessas casas há um éfode, algumas pequenas estatuas dos seus ancestrais, uma estátua esculpida, e um ídolo coberto de prata? Decidam agora o que fazer.
15 Então eles foram até a casa de Mica. Ali estava o jovem levita e o saudaram. 16 Os seiscentos soldados de Dã ficaram na entrada. Todos os homens estavam armados e prontos para atacar. 17 O sacerdote parou na entrada com os seiscentos soldados. 18 Os outros cinco homens entraram na casa e tiraram a estátua esculpida, o éfode, algumas pequenas estatuas dos seus ancestrais, e a imagem de prata. Quando o sacerdote os viu, perguntou:
—O que estão fazendo?
19 Os cinco homens disseram:
—Fique quieto! Não diga uma só palavra e venha conosco, queremos que seja nosso pai e nosso sacerdote. Não acha melhor ser o sacerdote de uma tribo toda de Israel do que da família de um só homem?
20 O sacerdote ficou muito alegre, pegou o éfode, as pequenas estatuas dos ancestrais e a estátua de madeira, e saiu com os soldados de Dã. 21 Todos saíram da casa de Mica levando na frente as crianças, os animais e os bens.
22 Os homens de Dã já estavam longe da casa de Mica, mas ele e seus vizinhos reuniram-se e saíram a procurar os homens de Dã e os alcançaram. 23 Mica começou a gritar e os homens de Dã voltaram e disseram:
—O qué aconteceu para você ter convocado estes homens?
24 Mica disse:
—Vocês roubaram os deuses que eu mesmo tinha feito e levaram também o meu sacerdote, e ainda me perguntam o que está acontecendo? Vocês me deixaram sem nada!
25 Os homens de Dã responderam:
—É melhor que não discuta conosco porque alguns dos soldados têm mau-caráter e se ficarem irritados podem atacar vocês. Nesse caso você e a sua família seriam mortos.
26 Então os homens de Dã seguiram seu caminho. Mica viu que aqueles homens eram muito fortes para poder combater contra eles. Portanto, deu a meia-volta e regressou para sua casa.
27 Os homens de Dã continuaram andando com o sacerdote e as estátuas que Mica tinha feito. Chegaram a Laís e atacaram seus habitantes, que eram muito pacíficos e não estavam preparados para o ataque. Os homens de Dã mataram todos os de Laís com a espada e queimaram a cidade. 28 As pessoas de Laís estavam muito longe dos sidônios e não tinham acordo com ninguém, por isso não houve ninguém que os ajudasse. A cidade de Laís estava num vale do povo de Bete-Reobe. Depois os homens de Dã voltaram a construir a cidade e ficaram vivendo ali. 29 A cidade se chamava Laís mas os homens de Dã trocaram o nome por Dã em honra ao seu antepassado Dã, que era filho de Israel.
30 Na nova cidade de Dã colocaram a estátua de madeira. O sacerdote era Jonatâs, filho de Gérson, neto de Moisés[c]. Jônatas e os seus filhos foram sacerdotes de Dã até o exílio do povo de Israel. 31 As pessoas de Dã adoraram a estátua que Mica tinha feito e continuaram a adorá-la enquanto a casa de Deus esteve em Siló.
Jesus e Nicodemos
3 Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos. Ele era um dos líderes do povo judeu. 2 Uma noite Nicodemos foi até Jesus e disse:
—Mestre, nós sabemos que o senhor foi enviado por Deus para nos ensinar, pois ninguém pode fazer os milagres que o senhor faz a não ser que Deus esteja com ele.
3 Jesus respondeu:
—Digo-lhe a verdade: Se uma pessoa não nascer de novo,[a] ela não pode fazer parte do reino de Deus.
4 Nicodemos disse:
—Mas se um homem já é velho, como pode ele nascer de novo? Ele não pode entrar outra vez no ventre de sua mãe. Portanto, como pode nascer pela segunda vez?
5 Jesus respondeu:
—Digo-lhe a verdade: Se uma pessoa não nascer da água e do Espírito, ela não pode entrar no reino de Deus. 6 A pessoa que nasce de pais humanos é um ser de este mundo. Mas a pessoa que nasce do Espírito é um ser do mundo espiritual. 7 Não se admire por eu lhe dizer: “Você tem que nascer de novo”. 8 O vento sopra onde quer. Você ouve o soprar do vento, mas não sabe nem de onde vem nem para onde vai. O mesmo acontece com todo aquele que nasce do Espírito.[b]
9 Nicodemos perguntou:
—Como isso pode ser possível?
10 Jesus disse:
—Você é um líder importante do povo de Israel e não compreende estas coisas? 11 Digo-lhe a verdade: Nós falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos. Mas vocês não aceitam o nosso testemunho. 12 Falei a vocês a respeito de coisas da terra, mas vocês não acreditam. Como então vão acreditar se eu lhes falar a respeito de coisas do céu? 13 A única pessoa que já subiu ao céu é aquela que desceu do céu: o Filho do Homem. 14 Moisés levantou a serpente no deserto.[c] Dessa mesma maneira o Filho do Homem também tem que ser levantado. 15 E ele tem que ser levantado para que todo o que nele crê possa ter a vida eterna.[d]
16 Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo por meio dele. 18 Quem acredita no Filho de Deus não será condenado. Quem não acredita no Filho de Deus já foi condenado, porque não acredita no Filho único de Deus. 19 Todos são julgados por este fato: A luz já veio ao mundo, mas os homens não amaram a luz. Amaram a escuridão porque faziam o mal. 20 Toda pessoa que faz o mal odeia a luz[e]. Ela não virá para a luz porque a luz mostrará todo o mal que essa pessoa tem feito. 21 Mas quem faz o bem conforme a verdade vem para a luz. Então a luz mostrará que as coisas que ele fez foram feitas por intermédio de Deus.
Grande é o Senhor!
104 Louve o SENHOR, ó minha alma!
SENHOR, meu Deus, quão grande é o Senhor!
Glória e majestade são as suas roupas
2 e se cobre com um manto de luz.
Ele estende os céus como se fossem uma cortina
3 e constrói a sua casa sobre as águas dos céus.
Ele faz das nuvens o seu carro,
viaja nas asas do vento;
4 faz dos ventos os seus mensageiros[a],
e das chamas de fogo, seus servos.
5 Colocou a terra sobre bases firmes,
ela nunca será abalada.
6 Cobriu a terra com o mar como se fosse um manto,
as águas cobriram os montes.
7 Mas quando o Senhor ameaçou as águas, elas fugiram;
ao ouvirem a sua voz de trovão, elas saíram correndo.
8 As águas correram pelos montes e desceram pelos vales,
até chegarem ao lugar que tinha determinado para elas.
9 O Senhor colocou limites
para as águas não voltarem a cobrir a terra.
10 O Senhor faz sair a água das nascentes
e os rios que correm entre as montanhas.
11 Dessa água bebem todos os animais selvagens,
e os jumentos selvagens se aproximam dela para beber.
12 As aves do céu fazem os ninhos junto às águas
e cantam nos galhos das árvores.
13 Do seu lar no alto, o Senhor rega os montes,
e enche a terra com o fruto das suas obras.
14 Faz crescer a erva para o gado,
e as plantas que as pessoas cultivam para comer e beber:
15 o vinho, que alegra as pessoas;
o azeite, que lhes dá felicidade,[b]
e o pão, que lhes dá a força.
16 As árvores do SENHOR são bem regadas,
os cedros do Líbano que ele plantou.
17 Neles as aves fazem os seus ninhos,
e as cegonhas fazem as suas casas.
18 Os montes altos são os lugares para as cabras,
e os coelhos se escondem entre os rochedos.
19 O Senhor fez a lua para marcar o começo das festas mensais
e o sol sabe a hora de se pôr.
20 O Senhor fez a escuridão,
chegando a noite, os animais da floresta saem.
21 Os leões rugem quando atacam,
porque pedem comida a Deus.
22 Quando o sol nasce,
os animais vão se deitar nas suas tocas
23 e as pessoas saem para trabalhar
até o anoitecer.
24 SENHOR, numerosas são as suas obras!
Com sabedoria fez todas elas!
A terra está cheia de tudo o que criou.
20 O pobre não tem amigos nem vizinhos,
mas o rico tem muitos amigos.
21 Quem despreza o seu semelhante comete pecado,
mas feliz é quem tem compaixão dos pobres.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International