The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NET. Switch to the NET to read along with the audio.
22 Eli era muito idoso. Muitas vezes ouvia falar das coisas más que os seus filhos faziam aos israelitas em Siló e também que eles dormiam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. 23 Então ele disse aos seus filhos:
—O povo me conta todo o mal que vocês fazem. Por que fazem isso? 24 Parem com isso. Todo o povo do SENHOR fala mal de vocês. 25 Se alguém pecar contra um ser humano, Deus pode ajudá-lo, mas se alguém pecar contra o SENHOR, quem é que vai ajudá-lo?
Mas os filhos de Eli não queriam ouvir o pai, e o SENHOR decidiu matá-los. 26 No entanto, o jovem Samuel continuava crescendo e agradando o SENHOR e o povo.
27 O SENHOR falou a seguinte mensagem para Eli através de um homem de Deus[a]:
—Os seus pais eram escravos do faraó, mas eu me revelei a eles. 28 Dentre todas as tribos de Israel, eu escolhi a sua tribo para que vocês fossem sacerdotes, oferecessem sacrifícios no altar, queimassem incenso e vestissem o éfode. Também deixei que a sua família recebesse a carne dos sacrifícios que o povo de Israel me oferece. 29 Então por que despreza os meus sacrifícios e as minhas ofertas? Por que honra os seus filhos mais do que a mim? Vocês engordam com o melhor da carne que o povo de Israel me oferece.
30 —Eu, o SENHOR, Deus de Israel, prometi que a sua família e os seus descendentes seriam os meus sacerdotes para sempre, mas agora eu digo que isso nunca acontecerá! Pois honrarei aqueles que me honram e humilharei aqueles que me desprezam. 31 Chegarão os dias em que destruirei toda a sua família, ninguém da sua família chegará a ser velho. 32 Farei bem a Israel, mas, na sua casa, só haverá calamidades, ninguém viverá muitos anos. 33 Não acabarei de uma só vez com os seus descendentes, um deles continuará servindo no meu altar e chegará à velhice. Mas os outros serão mortos pela espada.[b] 34 Isto será o sinal de que vou fazer isso: os seus dois filhos, Hofni e Fineias, morrerão no mesmo dia. 35 Eu mesmo colocarei um sacerdote fiel, que me ouvirá e fará tudo o que eu quero. Farei que sempre tenha descendentes e ele sempre servirá diante do meu rei escolhido.[c] 36 Então toda pessoa que restar da sua família virá se inclinar diante dele para pedir dinheiro ou pão. Eles dirão: “Por favor, dê-me trabalho como sacerdote, não tenho nada para comer”.
Deus chama a Samuel
3 O jovem Samuel servia ao SENHOR, ajudando Eli. Naquela época, o SENHOR raramente falava com as pessoas através da sua palavra ou de visões.
2 Os olhos de Eli estavam tão fracos que ele quase não via. Uma noite Eli foi se deitar no lugar de costume. 3 Samuel estava dormindo no santuário do SENHOR, onde estava a arca de Deus, e a lâmpada de Deus estava acesa. 4 Nessa noite o SENHOR chamou Samuel e ele respondeu:
—Aqui estou.
5 E Samuel correu para Eli e disse:
—Aqui estou, por que me chamou?
Mas Eli respondeu:
—Eu não chamei você, volte para a sua cama.
Samuel voltou para a sua cama. 6 De novo, o SENHOR chamou:
—Samuel!
E novamente Samuel correu para Eli e disse:
—Aqui estou, por que me chamou?
Eli disse:
—Eu não chamei você, volte para a sua cama.
7 Samuel não conhecia a voz do SENHOR, pois o SENHOR nunca tinha falado diretamente[d] com ele. 8 O SENHOR chamou Samuel pela terceira vez e de novo Samuel se levantou, foi até Eli e lhe disse:
—Aqui estou, por que me chamou?
Então Eli entendeu que era o SENHOR que estava chamando o jovem, 9 e disse a Samuel:
—Volte para a sua cama, e se ele chamar você de novo, diga: “Fale, SENHOR, porque o seu servo está ouvindo”.
E Samuel voltou para a sua cama. 10 O SENHOR veio e ficou ali. E o chamou, como das outras vezes:
—Samuel, Samuel!
Samuel disse:
—Fale, SENHOR, o seu servo está ouvindo.
11 O SENHOR disse a Samuel:
—Vou fazer uma coisa terrível em Israel. As pessoas que ouvirem o que vou fazer ficarão apavoradas. 12 Farei tudo o que disse que faria contra Eli e sua família, desde o princípio até o fim. 13 Disse a Eli que ia castigar a sua família para sempre, porque ele sabia que os seus filhos disseram e fizeram coisas más contra mim, mas não os corrigiu. 14 Por isso eu jurei à família de Eli que as ofertas e os sacrifícios nunca conseguirão apagar os seus pecados.
15 Samuel permaneceu deitado até de manhã cedo. Depois se levantou e abriu as portas da casa do SENHOR. Mas estava com medo de contar a visão a Eli. 16 Então Eli disse a Samuel:
—Samuel, meu filho!
Samuel respondeu:
—Sim, senhor.
17 Eli perguntou:
—Que mensagem você recebeu? Não me esconda nada porque se você fizer isso, Deus o castigará.
18 Samuel disse tudo a Eli sem esconder nada. Eli disse:
—Ele é o SENHOR! Que faça o que lhe parecer melhor.
19 O SENHOR estava com Samuel enquanto ele crescia, e tudo o que revelava a Samuel, acontecia. 20 Então todo o povo de Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel era um verdadeiro profeta do SENHOR. 21 E o SENHOR continuou se revelando a Samuel em Siló; ali o SENHOR se revelava a Samuel e lhe comunicava a palavra do SENHOR.[e]
Os filisteus derrotam os israelitas
4 As notícias a respeito de Samuel se espalharam por todo Israel. Eli era muito velho e seus filhos seguiam fazendo maldades perante o SENHOR.[f]
Nessa época, os israelitas foram combater contra os filisteus. Eles acamparam em Ebenézer[g], enquanto os filisteus acamparam em Afeca. 2 Os filisteus se prepararam para atacar Israel e, após o início do combate, eles conseguiram derrotar os israelitas, matando na batalha por volta de 4.000 soldados do exército de Israel. 3 Os soldados israelitas voltaram ao seu acampamento. Então os líderes de Israel perguntaram:
—Por que nos derrotou o SENHOR diante dos filisteus? Tragamos a arca da aliança do SENHOR desde Siló e levemos a arca para a batalha conosco. Assim Deus nos salvará dos nossos inimigos.
4 Então o povo enviou homens a Siló para que trouxessem a arca da aliança do SENHOR Todo-Poderoso. Na parte superior da arca estavam os querubins. Estes são como o trono em que Deus se assenta. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, chegaram com a arca.
5 Quando a arca do SENHOR chegou ao acampamento, todos os israelitas gritaram tão forte que fizeram com que a terra tremesse. 6 Os filisteus ouviram o grito, e se perguntaram:
—Por que há tanto alvoroço no acampamento dos hebreus?
Então os filisteus entenderam que tinham trazido a arca do SENHOR ao acampamento de Israel. 7 Se atemorizaram e disseram:
—Os deuses vieram para o acampamento deles! Coitado de nós porque nunca antes tinha nos acontecido isto! 8 Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? Estes são os mesmos deuses que mandaram essas pragas e essas terríveis doenças[h] aos egípcios. 9 Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens! Antes os hebreus foram nossos escravos. Lutem como homens ou vocês se tornarão escravos deles!
10 Então os filisteus lutaram muito duro e derrotaram os israelitas, que correram fugindo para as suas tendas. Foi uma derrota terrível para Israel, uma matança de 30.000 soldados. 11 Os filisteus se apoderaram da arca de Deus e mataram a Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
12 Um homem da tribo de Benjamim saiu em direção a Siló, aonde chegou no mesmo dia, fugindo do combate. Ele rasgou suas roupas e colocou pó na cabeça, demonstrando assim sua profunda tristeza. 13 Quando chegou a Siló, Eli estava sentado em sua cadeira, observando perto da entrada da cidade, porque estava preocupado com a arca de Deus. Então o homem da tribo de Benjamim entrou na cidade e deu as más notícias e todo o povo começou a gritar. 14 Ao ouvir o grito, Eli perguntou:
—Por que fazem tanto alvoroço?
Um homem se aproximou para dar a notícia a Eli. 15 (Eli tinha noventa e oito anos de idade e já estava completamente cego.)
16 O homem disse:
—Venho do combate, acabo de fugir da batalha!
Eli lhe perguntou:
—O que aconteceu, meu filho?
17 O homem respondeu:
—Os israelitas fugiram dos filisteus e o exército perdeu muitos soldados. Os seus dois filhos morreram e os filisteus se apoderaram da arca de Deus.
18 Ao ouvir menção da arca de Deus, Eli caiu de costas da sua cadeira, perto da entrada. Como já era velho e pesava muito, quebrou o pescoço ao cair e morreu. Eli tinha liderado Israel durante quarenta anos.
19 A nora de Eli, esposa de Fineias, estava grávida, a ponto de dar à luz. Ao ouvir a notícia que tinham tomado a arca de Deus e que seu sogro e o seu marido haviam morrido, começou a ter as dores de parto e deu à luz. 20 Ela esteve a ponto de morrer por causa da dificuldade do parto, mas as parteiras que a ajudavam disseram:
—Fique calma, você deu à luz um menino.
A nora de Eli não respondeu nem deu atenção, 21 e lhe deu o nome de Icabode, que significa “Eles têm tirado a glória de Israel”. Ela lhe deu este nome porque haviam tomado a arca de Deus e porque tanto seu sogro como seu marido estavam mortos. 22 Ela disse:
—Foi tirada a glória de Israel, porque os filisteus tiraram a arca de Deus.
24 —Digo a verdade a vocês: Quem ouve o que eu digo e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será julgado; ele já passou da morte para a vida.
25 —Digo a verdade a vocês: A hora está chegando, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus. Aqueles que a ouvirem terão a vida eterna. 26 Pois assim como o Pai é a fonte da vida, da mesma maneira ele fez com que o Filho também fosse a fonte da vida. 27 O Pai deu ao Filho o poder de julgar a todos, porque este Filho é o Filho do Homem. 28 Não se admirem disso, porque está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a sua voz 29 e sairão dos túmulos. Aqueles que fizeram o bem, vão ressuscitar para a vida eterna. Mas aqueles que fizeram o mal, vão ressuscitar para ser condenados. 30 Eu não posso fazer nada por minha própria autoridade. Assim como eu ouço, eu julgo. O meu julgamento é justo, porque não quero agradar a mim mesmo, mas agradar aquele que me enviou.
Testemunhos a favor de Jesus
31 Se eu falar para as pessoas a respeito de mim mesmo, esse meu testemunho não é válido. 32 Outro é que fala a meu respeito e eu sei que o seu testemunho é válido.
33 —Vocês enviaram homens a João e ele testemunhou sobre a verdade. 34 Eu não preciso que um homem testemunhe a meu respeito. Porém, digo a vocês estas coisas para que vocês possam ser salvos. 35 João era como uma lâmpada que ardia e dava luz e vocês, durante algum tempo, estavam contentes com a sua luz. 36 Mas eu tenho um testemunho maior do que o de João: as obras que eu faço, que meu Pai me deu para acabar, testemunham a meu respeito. Elas mostram que o Pai me enviou. 37 O próprio Pai que me enviou testemunhou a meu respeito, mas vocês não o têm visto nem ouvido a sua voz. 38 O ensino do Pai não está nos seus corações porque vocês não acreditam naquele que o Pai enviou. 39 Vocês estudam as Escrituras com muita atenção porque pensam que elas dão a vocês a vida eterna. E são as próprias Escrituras que testemunham a meu respeito. 40 Mas vocês não querem vir a mim para que possam ter vida.
41 —Eu procuro agradar a Deus e não preciso da glória que vem dos homens. 42 Mas eu conheço vocês e sei que vocês não amam a Deus de verdade. 43 Eu vim em nome do meu Pai, e vocês não me aceitam. Se outro vier em seu próprio nome, a esse vocês vão aceitá-lo. 44 Como é que vocês podem crer, se gostam de ser elogiados pelas pessoas, e não procuram ser elogiados pelo único Deus? 45 Não pensem que eu vou acusar vocês diante do meu Pai; Moisés é quem vai acusar vocês, em quem vocês confiam. 46 Se realmente acreditassem em Moisés, também acreditariam em mim, porque Moisés escreveu a meu respeito. 47 Mas, se vocês não acreditam no que Moisés escreveu, como podem acreditar naquilo que eu digo?
O Deus de Israel
106 Aleluia!
Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom,
e o seu amor fiel dura para sempre.
2 Quem pode contar todos os atos poderosos do SENHOR?
Quem pode proclamar o louvor que ele merece?
3 Felizes são aqueles que praticam a justiça,
que fazem sempre o que é justo.
4 SENHOR, quando tiver compaixão do seu povo, lembre-se de mim;
pense em mim quando o salvar.
5 Deixe-me ver a prosperidade dos seus escolhidos,
participar na alegria do seu povo,
e me orgulhar com aqueles que lhe pertencem.
6 Pecamos como os nossos antepassados pecaram;
fizemos o que não devíamos, fomos rebeldes.
7 No Egito, os nossos antepassados
não deram importância aos seus grandes milagres.
Eles se esqueceram das vezes que Deus mostrou o seu amor por eles.
Junto ao mar Vermelho, eles se revoltaram contra o Senhor.
8 Mesmo assim, Deus os salvou como tinha prometido,
mostrando o seu grande poder.
9 Repreendeu o mar Vermelho, e o mar secou.
Fez com que eles passassem pelo mar profundo como se fosse um deserto.
10 Livrou-os dos seus inimigos,
do poder daqueles que os odiavam.
11 As águas sepultaram os seus inimigos,
nem um só escapou.
12 Então acreditaram nas suas promessas
e cantaram louvores a ele.
30 A mente tranquila é saúde para o corpo,
mas a inveja causa a doença.
31 Quem explora os pobres ofende o Criador,
mas quem tem compaixão deles honra a Deus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International