Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NET. Switch to the NET to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Samuel 5-7

A arca de Deus nas mãos dos filisteus

Os filisteus levaram a arca de Deus de Ebenézer a Asdode. Eles a levaram ao templo de Dagom e a colocaram ao lado da estátua desse deus. Na manhã seguinte, quando os habitantes de Asdode se levantaram, viram que a estátua de Dagom estava caída no chão, de boca para baixo, diante da arca do SENHOR. Então a levantaram e a colocaram no seu lugar. Mas quando se levantaram na manhã seguinte, outra vez encontraram a estátua caída no chão diante da arca do SENHOR! Desta vez a cabeça e as mãos da estátua estavam quebradas, caídas na entrada. O único que ficou inteiro foi o corpo da estátua. É por isso que até hoje os sacerdotes de Dagom e todas as pessoas que entram no templo de Dagom em Asdode não pisam na entrada.

O SENHOR fez a vida do povo de Asdode e de seus vizinhos difícil. Ele causou muitos problemas e fez com que eles tivessem tumores. Também lhes enviou ratazanas que andaram por todos seus barcos e depois foram para sua terra. O povo da cidade tinha muito medo delas.[a] O povo de Asdode viu o que estava acontecendo e disse:

—A arca do Deus de Israel não pode ficar aqui! Deus está castigando a nós e ao nosso deus Dagom.

O povo de Asdode convocou os cinco governantes filisteus e lhes perguntou:

—O que devemos fazer com a arca do Deus de Israel?

Os governantes responderam:

—Levem a arca até a cidade de Gate.

E eles assim fizeram. Mas quando os filisteus levaram a arca de Deus a Gate, o SENHOR castigou essa cidade e as pessoas se atemorizaram. Deus causou muitos problemas a todo o povo, jovens e líderes, e fez com que eles tivessem tumores. 10 Portanto, os filisteus enviaram a arca de Deus à cidade de Ecrom, mas quando a arca chegou a essa cidade, o povo de Ecrom começou a se queixar, gritando:

—Por que trouxeram a arca do Deus de Israel a esta cidade? Querem matar todos nós?

11 O povo de Ecrom convocou todos os governantes filisteus e lhes disse:

—Devolvam a arca do Deus de Israel ao seu lugar, antes que nós e o nosso povo sejamos mortos.

Os habitantes de Ecrom tinham muito medo deles. Deus fez com que a vida deles ficasse impossível nesse lugar, 12 e aos que não morreram lhes saíram tumores. Os gritos do povo de Ecrom chegaram até o céu.

O retorno da arca do SENHOR

Os filisteus mantiveram a arca do SENHOR na terra deles durante sete meses. Chamaram os seus sacerdotes e magos, e lhes disseram:

—O que devemos fazer com a arca do SENHOR? Diga-nos como devemos devolver a arca ao seu lugar.

Os sacerdotes e os magos responderam:

—Se vocês devolverem a arca do Deus de Israel, não a enviem vazia. Vocês devem enviá-la com ofertas para o Deus de Israel. Então vocês serão curados. Façam isso para que Deus deixe de castigá-los.[b]

Os filisteus perguntaram:

—Que tipo de oferta devemos enviar para que o Deus de Israel nos perdoe?

Os sacerdotes e os magos responderam:

—Como há cinco líderes filisteus e todo o povo e seus líderes tiveram os mesmos problemas, façam cinco estátuas de ouro que pareçam cinco tumores e cinco estátuas de ouro que pareçam cinco ratazanas. Façam estátuas dos tumores e das ratazanas que estão arruinando o país e que sejam apresentadas ao Deus de Israel como pagamento. Talvez então o Deus de Israel deixe de castigar vocês, seus deuses e sua terra. Não sejam teimosos como o faraó e os egípcios, a quem Deus castigou. Por isso os egípcios deixaram escapar o povo israelita.

—Vocês têm que fazer uma carroça nova e conseguir duas vacas com crias que nunca tenham arado o campo. Amarrem-nas à carroça para que a puxem, levem os bezerros para o estábulo e não deixem que sigam as vacas.[c] Ponham a arca do SENHOR na carroça e as estátuas de ouro na sacola dentro da arca. As estátuas de ouro são as suas ofertas para que Deus perdoe os seus pecados. Enviem a carroça e fiquem observando. Se ela for para Bete-Semes, no seu próprio território, então quer dizer que Deus nos tem mandado esta desgraça. Mas se as vacas não forem diretamente a Bete-Semes, então saberemos que o Deus de Israel não nos tem castigado, mas que a nossa desgraça foi só uma coincidência.

10 Os filisteus fizeram o que disseram os sacerdotes e os magos. Encontraram duas vacas que acabavam de dar cria. Amarraram as vacas na carroça e colocaram os bezerros no estábulo. 11 Depois colocaram a arca do SENHOR na carroça, junto com a sacola das estátuas dos tumores e ratazanas. 12 As vacas foram mugindo pelo caminho, diretamente a Bete-Semes, sem se desviarem para nada. Os governantes dos filisteus seguiram as vacas até os limites da cidade de Bete-Semes.

13 O povo de Bete-Semes estava colhendo trigo no vale quando levantaram seus olhos e viram a arca. Se alegraram de ver a arca de novo e correram a recebê-la. 14 A carroça chegou até a plantação que pertencia a Josué de Bete-Semes e parou junto a uma grande pedra. Então o povo de Bete-Semes colocou lenha na carroça e ofereceu as vacas nesse dia como sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR. 15 Alguns levitas tinham descarregado a carroça, a arca do SENHOR e a sacola que continha as estátuas de ouro, e puseram tudo na pedra grande. Nesse dia os homens de Bete-Semes ofereceram ao SENHOR sacrifícios que foram queimados completamente e outros sacrifícios. 16 Os cinco governantes filisteus viram o povo de Bete-Semes fazer tudo isso e depois voltaram a Ecrom nesse mesmo dia.

17 Assim os filisteus enviaram ao SENHOR as estátuas de tumores como ofertas pelos seus pecados. Enviaram uma estátua de ouro por cada povo filisteu: Asdode, Gaza, Asquelom, Gate e Ecrom. 18 Também enviaram estátuas de ouro com forma de ratazanas. A quantidade destas ratazanas de ouro era a mesma que todos os povos que pertenciam aos cinco governantes filisteus. Cada povo tinha muralhas e vilas ao redor.

O povo de Bete-Semes pôs a arca do SENHOR sobre a pedra, a qual ainda se encontra na plantação de Josué, de Bete-Semes. 19 Então Deus matou alguns dos homens de Bete-Semes por terem olhado para dentro da arca da aliança do SENHOR.[d] Ao todo foram setenta homens[e] os que morreram. O povo sentiu muita tristeza e chorou porque o SENHOR os castigou de maneira tão dura. 20 Eles disseram:

—Não tem um sacerdote que possa servir diante do SENHOR, este Deus santo? Para onde esta arca deve ser levada?

21 Em Quiriate-Jearim havia um sacerdote, por isso o povo de Bete-Semes enviou esta mensagem ao povo dessa cidade:

—Os filisteus devolveram a arca do SENHOR. Venham e levem esta arca para a cidade de vocês.

O povo de Quiriate-Jearim foi e levou a arca do SENHOR até a casa de Abinadade, que ficava na colina. Fizeram uma cerimônia a fim de preparar seu filho Eleazar para cuidá-la. A arca permaneceu em Quiriate-Jearim durante muito tempo.

Deus salva os israelitas

Passaram vinte anos e o povo de Israel começou a chorar, pedindo ajuda ao SENHOR novamente. Samuel disse a eles:

—Se em realidade querem voltar para o SENHOR de todo o coração, então livrem-se dos seus deuses estrangeiros e dos ídolos de Astarote. Dediquem-se completamente ao SENHOR. Só a ele devem servir! Então ele os salvará dos filisteus.

Então os israelitas se livraram das suas estátuas de Baal e Astarote e serviram somente ao SENHOR. Samuel disse:

—Reúnam todo o povo de Israel em Mispá para que eu ore por vocês.

O povo se reuniu em Mispá, conseguiram água e a derramaram perante o SENHOR. Deste modo começaram um período de jejum. Não comeram nenhuma comida nesse dia e confessaram seus pecados, dizendo:

—Pecamos contra o SENHOR.

E Samuel serviu como líder de Israel em Mispá.

Os filisteus ouviram que os israelitas estavam se reunindo em Mispá e os governantes dos filisteus foram lutar contra eles. Ao ouvirem que os filisteus vinham, os israelitas se atemorizaram e disseram a Samuel:

—Não deixe de pedir ao SENHOR por nós! Peça que nos salve dos filisteus!

Então Samuel pegou um cordeiro e o ofereceu como sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR. Depois suplicou ao SENHOR em favor de Israel e o SENHOR respondeu a sua oração.

10 Enquanto Samuel estava oferecendo o sacrifício que deveria queimar completamente, os filisteus atacaram Israel, mas o SENHOR enviou fortes trovões contra os filisteus, confundindo a todos e causando grande temor entre eles. Então os israelitas derrotaram os filisteus. 11 Os homens de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho. 12 Depois disso Samuel pegou uma pedra, a pôs entre Mispá e Sem[f], e lhe deu o nome de “A pedra da ajuda”[g] porque disse:

—O SENHOR nos ajudou até agora.

13 Os filisteus foram derrotados e não invadiram mais o território de Israel. O SENHOR esteve contra os filisteus durante toda a vida de Samuel. 14 Os israelitas recuperaram as cidades que os filisteus tinham tirado deles, desde Ecrom até Gate. Também houve paz entre Israel e os amorreus.

15 Samuel liderou o povo de Israel toda a sua vida 16 e ia de um lugar a outro para julgar o povo. Cada ano viajava a Betel, Gilgal e Mispá e por todo o país atuava como juiz e governador do povo em todas estas regiões. 17 Mas a sua casa estava em Ramá, para onde sempre regressava e de onde julgava o povo. Ali construiu um altar ao SENHOR.

João 6:1-21

Jesus alimenta mais de cinco mil pessoas

(Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-17)

Depois disto, Jesus atravessou o lago da Galileia (ou lago de Tiberíades). Uma grande multidão o seguia porque tinha visto os milagres que ele fazia quando curava os doentes. Jesus subiu para um monte e ali se sentou com os seus discípulos. Estava próxima a festa da Páscoa dos judeus.

Jesus, então, olhou ao redor dele e, vendo a multidão que se aproximava, disse a Filipe:

—Onde podemos comprar pão para toda esta gente?

(Mas Jesus perguntou isto para provar a Filipe; porque ele já sabia o que ia fazer.)

Filipe respondeu:

—Duzentas moedas de prata[a] não seriam suficientes para comprar um pedaço de pão para cada pessoa.

Outro discípulo que lá estava, André, irmão de Simão Pedro, disse:

—Está aqui um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?

10 Jesus disse:

—Digam a todos que se sentem.

(Aquele lugar tinha muita grama.) E os homens, mais ou menos cinco mil, se sentaram. 11 Então Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus, e os deu a todos que estavam sentados. Fez o mesmo com os peixes, dando a todos quanto queriam.

12 Todos ficaram satisfeitos. Quando acabaram de comer, Jesus disse aos seus discípulos:

—Recolham todos os pedaços que sobraram para que nada se estrague. 13 Então eles recolheram os pedaços que tinham sobrado. Quando as pessoas começaram a comer, tinham apenas cinco pães de cevada. Mas os discípulos encheram doze cestos com as sobras.

14 Quando a multidão viu o milagre que Jesus tinha feito, começou a dizer:

—Com certeza este é o Profeta[b] que devia vir ao mundo.

15 Sabendo Jesus que a multidão estava com a ideia de pegá-lo à força para fazê-lo rei, voltou sozinho para o monte.

Jesus anda sobre as águas

(Mt 14.22-27; Mc 6.45-52)

16-17 Ao anoitecer, os discípulos de Jesus desceram ao lago. Como já era noite e Jesus ainda não tinha chegado, eles decidiram entrar no barco e partir sozinhos para Cafarnaum. 18 Um vento muito forte começou a soprar e as ondas começaram a se agitar. 19 Eles já tinham remado cerca de cinco ou seis quilômetros[c] quando viram a Jesus caminhando sobre as águas e se aproximando do barco. Os discípulos ficaram com medo. 20 Mas Jesus disse:

—Sou eu, deixem de ter medo!

21 Ao ouvirem a Jesus, de bom grado os discípulos o receberam a bordo, e logo o barco chegou ao seu destino.

Salmos 106:13-31

13 Mas depressa esqueceram do que Deus tinha feito por eles
    e não esperaram pelas suas instruções.
14 No deserto, só quiseram saber da comida,
    e puseram Deus à prova.
15 Deus lhes deu o que pediram,
    mas também lhes enviou uma doença terrível.

16 No acampamento, tiveram inveja de Moisés e de Aarão,
    a quem o SENHOR tinha feito sacerdote.
17 Então a terra se abriu, engoliu Datã
    e enterrou Abiram e o seu grupo.
18 Depois, fogo consumiu os seus seguidores
    e queimou todos aqueles ímpios.

19 No monte Horebe, fizeram um bezerro
    e adoraram uma imagem feita de metal.
20 Trocaram o Deus glorioso
    pela imagem de um animal que come erva.
21 Deus salvou os nossos antepassados,
    mas eles se esqueceram dele.
    Eles esqueceram os milagres que Deus fez no Egito,
22 as maravilhas que ele fez no país de Cam,
    e as coisas espantosas que fez no mar Vermelho.
23 Por isso Deus quis matar os israelitas;
    mas Moisés, o seu escolhido,
ficou entre Deus e o povo
    e evitou que a fúria de Deus destruísse o povo.

24 Mais tarde, eles se recusaram a entrar naquela terra deliciosa,
    porque não acreditavam no que Deus lhes dizia.
25 Nas suas tendas se queixavam do SENHOR
    e não obedeciam às suas ordens.
26 Então Deus levantou a sua mão para jurar
    que eles iriam morrer no deserto.
27 E que os seus descendentes seriam derrotados
    e espalhados pelas nações.

28 No monte Peor se entregaram ao deus Baal
    e comeram dos sacrifícios oferecidos aos mortos[a].
29 Com as suas más ações, provocaram a ira de Deus
    e foram atacados por uma praga terrível.
30 Mas Fineias levantou-se e fez justiça;
    a sua intervenção conteve a praga.
31 Por causa do que ele fez,
    ele será sempre considerado justo, por todas as gerações.

Provérbios 14:32-33

32 A maldade faz cair os maus,
    mas a honestidade[a] protege os justos.

33 A sabedoria está no coração do sábio,
    mas no coração do insensato ela não é conhecida.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International