Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the EHV. Switch to the EHV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Samuel 18:5-19:24

Saul enviou Davi para lutar em muitas batalhas, e em todas tinha sucesso. Também o deixou encarregado dos soldados, o qual foi do agrado de todos, até dos oficiais.

Quando Davi voltou de matar os filisteus, as mulheres dos povos de Israel saíram cantando e dançando para receber o rei Saul. Gritando tocavam pandeiros e liras, e exclamavam:

“Saul matou 1.000,
    mas Davi matou 10.000!”

Saul não gostou nada disso e se irritou muito. Pensava: “As mulheres dão crédito a Davi de ter matado 10.000, mas a mim de só ter matado 1.000. Mais um pouco e vão dar a ele todo o reino”.

A partir daquele momento Saul começou a olhá-lo com receio.

10 No dia seguinte, um espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul, fazendo com que ele agisse como louco em casa. Davi tocou a harpa como de costume. Mas Saul tinha uma lança na mão 11 e pensou: “Encravarei Davi na parede”.

Saul tentou fazer isso duas vezes, mas em ambas ocasiões Davi saltou e se desviou da lança.

12 Saul tinha medo de Davi porque o SENHOR já não estava mais com ele, mas sim com Davi. 13 Saul mandou Davi para longe como comandante de 1.000 soldados. Davi os comandava nas batalhas. 14 Davi era bem-sucedido porque o SENHOR estava com ele. 15 Ao ver seu sucesso, Saul cada vez mais tinha medo de Davi. 16 Mas todos em Israel e Judá apreciavam Davi porque os comandava nas batalhas.

17 Um dia Saul disse a Davi:

—Aqui está Merabe, minha filha maior. Case-se com ela e assim se tornará um soldado poderoso. Você será como um filho para mim. Logo irá e lutará as batalhas do SENHOR.

Na realidade, Saul pensava: “Assim não terei que matar Davi eu mesmo, mas os filisteus o matarão”.

18 Mas Davi disse:

—Eu não posso me casar com a filha do rei. Não venho de uma família importante nem mesmo sou importante.

19 Mas quando chegou a hora de Davi se casar com Merabe, Saul a entregou a Adriel, de Meolá. 20 Mical, a outra filha de Saul, estava apaixonada por Davi. Quando Saul soube disso, gostou da notícia, 21 e pensou: “Vou deixar que Mical se case com Davi, mas vou usar Mical como uma armadilha para Davi ser morto pelos filisteus”. Assim Saul falou com Davi novamente:

—Pode casar-se com minha filha hoje mesmo.

22 Saul ordenou aos seus oficiais que falassem com Davi em particular e lhe dissessem:

—Olhe, o rei o aprecia e seus oficiais também. Você deverá se casar com sua filha.

23 Os oficiais falaram com Davi, mas ele respondeu:

—Pensam que é muito fácil ser genro do rei? Eu não sou mais do que um homem qualquer.

24 Os oficiais disseram a Saul o que Davi tinha dito. 25 Saul disse a eles:

—Digam a Davi que o rei não quer que ele pague dinheiro pela sua filha.[a] Saul só quer se vingar dos seus inimigos, por isso ele pede cem prepúcios dos filisteus para lhe dar sua filha em casamento.

Esta era a armadilha que Saul tinha preparado contra Davi. Ele pensava em segredo que os filisteus matariam Davi.

26 Os oficiais falaram de novo com Davi, que ficou contente com esta oportunidade de ser genro do rei, e logo se pôs em ação. 27 Davi e seus soldados foram lutar contra os filisteus e chegaram a matar duzentos[b] deles. Em seguida eles levaram os prepúcios a Saul para assim Davi poder se tornar genro do rei. Saul entregou sua filha Mical em casamento. 28 Então Saul se deu conta de que o SENHOR estava com Davi e que sua filha Mical amava Davi. 29 Por isso, ficou com mais medo de Davi e sempre se colocava contra ele.

30 Além disso, os comandantes filisteus continuaram saindo para lutar contra os israelitas, mas Davi sempre os derrotava, e aumentava sua fama por ser o melhor oficial.

Saul tenta matar Davi

19 Saul mandou que Jônatas e seus oficiais matassem Davi, mas Jônatas gostava muito de Davi, e o avisou:

—Tenha cuidado. Saul está procurando uma oportunidade para matar você. Vá amanhã ao campo e esconda-se ali. Eu sairei com meu pai para o campo onde você estiver e falarei de você. Quando descobrir quais são os seus planos, eu lhe farei saber.

Jônatas falou com Saul, seu pai, e disse em favor de Davi:

—Você é o rei e Davi é o seu servo, ele não lhe fez nada de mal. Não lhe faça nada. Sempre foi bom com você. Até arriscou sua vida quando matou Golias. Você viu quando o SENHOR deu essa grande vitória a todo Israel, e ficou muito contente. Por que agora quer matar Davi? Ele é inocente, não há razão para matá-lo. Saul ouviu a Jônatas e fez uma promessa:

—Tão certo como o SENHOR vive, Davi não morrerá.

Então Jônatas chamou Davi e disse tudo o que haviam falado. Depois o levou de novo diante de Saul para que estivesse ao seu serviço como antes.

A guerra começou de novo. Davi saiu para lutar contra os filisteus, e os derrotou tão violentamente que eles saíram fugindo. Mas enquanto Saul escutava Davi tocar a harpa, veio sobre Saul um espírito maligno mandado pelo SENHOR. 10 Saul tentou encravar Davi na parede com uma lança que tinha na mão, mas Davi se desviou, deixando a lança espetada na parede. Assim Davi fugiu na mesma noite.

11 Saul enviou homens para que vigiassem a casa de Davi por toda a noite. Planejavam matá-lo pela manhã, mas Mical, a esposa de Davi, o avisou dizendo:

—Se você não escapar esta noite e ficar a salvo, amanhã será um homem morto.

12 Em seguida Mical o ajudou a escapar por uma janela, e assim ele saiu fugindo. 13 Depois pegou uma estátua de um dos ancestrais e o vestiu, o colocou na cama e pôs um tecido de pelo de cabra na cabeça do ídolo.

14 Saul enviou homens para prender Davi, mas Mical disse a eles que Davi estava ferido. 15 Os homens comunicaram a Saul, mas ele os enviou de novo, dizendo:

—Tragam-me Davi de qualquer jeito, mesmo que o tenham que trazer com cama e tudo. Eu quero que morra.

16 Os homens voltaram à casa de Davi. Mas quando entraram para procurá-lo, viram que em sua cama estava só uma estátua com pelo de cabra. 17 Então Saul disse a Mical:

—Por que você me enganou? Deixou escapar o meu inimigo.

Ela respondeu:

—Davi ameaçou me matar se não o deixasse escapar.

18 Davi foi a Ramá e disse a Samuel tudo o que Saul tinha feito com ele. Então Davi e Samuel foram ao acampamento e ficaram ali. 19 Quando Saul soube que Davi estava em Naiote, de Ramá, 20 mandou seus homens para que o prendessem. Mas quando os homens chegaram onde estava Davi, encontraram um grupo de profetas liderados por Samuel, que estavam profetizando. O Espírito de Deus veio sobre os homens de Saul, e eles também começaram a profetizar.

21 Ao ouvir isso, Saul enviou outro grupo, mas eles também começaram a profetizar. Enviou então um terceiro grupo, que também começou a profetizar. 22 Por último, Saul, foi ele mesmo a Ramá. Ao chegar ao grande poço que estava junto ao lugar de onde se debulha o trigo, em Seco, perguntou onde estavam Samuel e Davi. O povo respondeu:

—Eles estão nos acampamentos de Ramá.

23 Então Saul saiu para procurá-los perto de Ramá. O Espírito de Deus veio sobre Saul e ele também começou a profetizar. Profetizou durante todo o caminho até chegar aos acampamentos de Ramá. 24 Depois tirou a sua roupa e profetizou na presença de Samuel. E ficou deitado no chão, nu, durante todo o dia e toda a noite.

Por isso o povo dizia:

—Por acaso Saul também é um dos profetas?

João 8:31-59

Livres do pecado

31 Então Jesus disse aos judeus que tinham acreditado nele:

—Se vocês continuarem a obedecer às minhas palavras, serão verdadeiramente meus discípulos. 32 Então conhecerão a verdade; e a verdade libertará vocês.

33 Os judeus responderam:

—Nós viemos da família de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Por que você diz que nós seremos libertados?

34 Jesus respondeu:

—Digo a verdade a vocês: Todos os que pecam são escravos do pecado. 35 Ora, um escravo não pertence à família[a] para sempre, mas um filho pertence. 36 Portanto, se o Filho libertar vocês, então serão realmente livres. 37 Eu sei que vocês são filhos de Abraão. Mas sei também que vocês querem me matar porque não aceitam o que eu digo. 38 Eu falo das coisas que meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que ouviram do pai de vocês.

39 Eles responderam:

—Nosso pai é Abraão.

Jesus então disse:

—Se vocês fossem realmente filhos de Abraão, fariam o que ele fez. 40 Entretanto vocês querem me matar, a mim, um homem que tem trazido a vocês a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez uma coisa dessas. 41 Vocês fazem as obras do pai de vocês.

Mas os judeus diziam:

—Nós não somos filhos ilegítimos! Nós temos um pai que é Deus.

42 Jesus disse:

—Se Deus fosse realmente o Pai de vocês, vocês me amariam. Eu vim de Deus e agora estou aqui. Não vim pela minha própria conta, mas porque Deus me enviou. 43 Vocês não compreendem o que eu ensino porque não conseguem aceitar o que eu digo. 44 O pai de vocês é o diabo. Vocês pertencem a ele e querem fazer a sua vontade. Ele foi um assassino desde o princípio. Ele é contra a verdade e nele não há verdade nenhuma. Quando mente só diz o que lhe é natural, pois é um mentiroso. Ele é o pai das mentiras. 45 Eu, porém, digo a verdade, mas vocês não acreditam em mim. 46 Pode algum de vocês me acusar de um pecado qualquer? Se digo a verdade, por que não acreditam em mim? 47 Aquele que é de Deus, aceita o que Deus diz. Mas vocês não aceitam o que Deus diz porque não pertencem a Deus.

Jesus e Abraão

48 Os judeus responderam:

—Temos ou não razão quando dizemos que você é um samaritano e que tem um demônio?

49 Jesus respondeu:

—Eu não tenho nenhum demônio. Eu honro o meu Pai, mas vocês me desonram. 50 Eu não estou tentando obter glória para mim mesmo. Há quem esteja tentando obter essa glória para mim. E ele é o Juiz. 51 Digo a verdade a vocês: Aquele que obedecer aos meus ensinamentos nunca morrerá.

52 Os judeus disseram a Jesus:

—Agora temos certeza de que você tem um demônio! Até mesmo Abraão e os profetas morreram, mas você diz: “Aquele que obedecer aos meus ensinamentos nunca morrerá”. 53 Você pensa que é superior ao nosso pai Abraão? Abraão morreu e os profetas também morreram. Quem você pensa que é?

54 Jesus respondeu:

—Se eu der glória a mim mesmo, essa glória não vale nada. Quem me dá glória é o meu Pai. Vocês dizem que ele é o Deus de vocês, 55 mas a verdade é que vocês não o conhecem. Eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, então seria um mentiroso como vocês. Mas eu o conheço e obedeço a tudo o que ele diz. 56 Abraão, o pai de vocês, queria muito ver o dia da minha vinda. Ele viu e ficou muito contente.

57 Os judeus disseram:

—O que você está dizendo? Você nunca viu Abraão! Não tem nem cinquenta anos!

58 Jesus respondeu:

—Digo a verdade a vocês: Antes de Abraão nascer, Eu Sou!

59 Então os judeus pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e depois saiu do templo.

Salmos 112

Feliz é o justo

112 Aleluia!

Feliz é aquele que teme o SENHOR
    e que gosta de fazer o que ele manda!
Os seus filhos serão poderosos na terra.
    Ele abençoará os justos.
Haverá riqueza na sua casa
    e as suas boas ações durarão para sempre.
Para os bons haverá luz no meio da escuridão,
    para quem é misericordioso, compassivo e justo.
Feliz é quem empresta com generosidade
    e é justo nos seus negócios.
O justo nunca cairá,
    ele será lembrado para sempre.
Não terá medo das más notícias,
    porque o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
O seu coração está seguro, por isso não sente medo
    e vencerá os seus inimigos.
O justo semeia, dá generosamente
    aos pobres,
e o bem que ele faz dura para sempre.
    Ele será vitorioso e honrado.

10 Ao ver isso, o mau fica furioso, e cheio de raiva ele morre.
    Os maus nunca conseguirão o que eles mais desejam.

Provérbios 15:12-14

12 O zombador não gosta que o corrijam,
    nem procura o conselho dos sábios.

13 O coração contente torna o rosto feliz,
    mas o coração triste deprime o espírito.
14 O sábio procura ganhar mais conhecimento,
    mas os tolos só querem saber de tolices.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International