The Daily Audio Bible
Today's audio is from the EHV. Switch to the EHV to read along with the audio.
Deus rejeita Saul
15 Samuel disse a Saul:
—O SENHOR me enviou para ungi-lo como rei sobre o seu povo Israel. Agora ouça a sua mensagem. 2 O SENHOR Todo-Poderoso diz: “Quando os israelitas saíram do Egito, os amalequitas trataram de impedir que fossem a Canaã. Eu vi o que fizeram os amalequitas. 3 Agora vá e enfrente os amalequitas, destrua-os completamente com todos os seus bens. Não deixe nada com vida: mate os homens, as mulheres, as crianças e os recém-nascidos, bois e ovelhas e todos os seus camelos e burros”.
4 Saul reuniu o exército em Telaim. Eram 200.000 soldados de infantaria e 10.000 soldados de Judá. 5 Depois se dirigiram à cidade de Amaleque e esperaram no vale. 6 Saul disse aos queneus:
—Afastem-se dos amalequitas para que não os destrua junto com eles. Vocês foram bons com os israelitas quando saíram do Egito.
Então os queneus se afastaram dos amalequitas.
7 Saul lutou contra os amalequitas, os perseguiu desde Havilá até Sur, perto da fronteira do Egito, e os derrotou. 8 Saul capturou vivo Agague, rei dos amalequitas. Saul lhe perdoou a vida, mas matou o seu povo. 9 Saul e seus soldados se sentiram mal por terem destruído tudo, então perdoaram a vida de Agague, e ficaram com o melhor do gado, as melhores ovelhas e os carneiros. Ficaram com tudo o que tinha valor e destruíram o que não tinha muito valor.
10 Depois Samuel recebeu a palavra do SENHOR:
11 —Saul deixou de me seguir. Eu estou arrependido de tê-lo nomeado rei porque não me obedece.
Samuel ficou muito chateado e clamou ao SENHOR durante toda a noite. 12 Na manhã seguinte, bem cedo, Samuel foi ver a Saul, mas o povo disse a Samuel:
—Saul foi para Carmelo. Ali ele fará um monumento em honra de si mesmo. Depois disso ele irá a vários lugares e por fim irá a Gilgal.
Então Samuel foi aonde estava Saul e o encontrou oferecendo, daquilo que havia tomado dos amalequitas, um sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR.[a] 13 Samuel se aproximou de Saul e este o cumprimentou assim:
—Que o SENHOR o abençoe! Obedeci aos mandamentos do SENHOR.
14 Mas Samuel disse:
—Então, o que é esse barulho? Por que eu ouço o barulho de ovelhas e de gado?
15 Saul respondeu:
—Os soldados os tomaram dos amalequitas e ficaram com o melhor para sacrificá-los ao SENHOR, seu Deus, mas destruímos todo o resto.
16 Samuel disse a Saul:
—Espere! Deixe-me dizer o que o SENHOR me disse essa noite.
Saul respondeu:
—Está bem, diga-me o que lhe disse.
17 Samuel disse:
—Antes o considerava alguém sem importância, mas depois você se tornou o líder das tribos de Israel. O SENHOR o escolheu como rei de Israel. 18 O SENHOR o enviou em uma missão e lhe disse: “Vá e destrua todos os amalequitas porque são malvados. Lute contra eles até destruí-los completamente”. 19 Por que não obedeceu ao SENHOR mas permaneceu com o despojo fazendo o que não é do agrado do SENHOR?
20 Saul respondeu:
—Sim obedeci ao SENHOR! Fui para onde o SENHOR me enviou e destruí os amalequitas, trouxe o rei Agague 21 e os soldados tomaram as melhores ovelhas e gado para sacrificar ao SENHOR, seu Deus, em Gilgal.
22 Mas Samuel disse:
—O que agrada mais ao SENHOR: sacrifícios ou obediência aos seus mandamentos? É melhor obedecer do que oferecer sacrifícios. É melhor obedecer do que oferecer a gordura dos carneiros. 23 Recusar-se a obedecê-lo é tão mau quanto a feitiçaria. Ser teimoso e fazer a vontade própria é como o pecado de pedir conselho às estátuas de ancestrais. Você se recusou a obedecer à ordem do SENHOR, por isso ele agora se recusa a aceitar você como rei.
24 Então Saul disse a Samuel:
—Pequei. Não obedeci aos mandamentos do SENHOR nem fiz o que me disse. Tive medo do povo e lhes fiz caso. 25 Agora peço a você que me perdoe por haver pecado. Venha comigo para que faça culto ao SENHOR.
26 Mas Samuel disse a Saul:
—Não regressarei com você. Da mesma forma como você rejeitou a ordem do SENHOR, ele também rejeita você como rei de Israel.
27 Quando Samuel se virou para partir, Saul agarrou a borda do manto, e este se rasgou. 28 Então Samuel disse a Saul:
—Hoje mesmo o SENHOR rasgou de você o reino de Israel. Este será dado a um dos seus amigos que é melhor que você. 29 Deus, que é a Glória de Israel, vive para sempre. Não mente nem muda de ideia. Não é como os homens que mudam de opinião.
30 Saul respondeu:
—Está bem, pequei! Mas por favor, volte comigo. Demonstre-me algo de respeito diante dos líderes e do povo de Israel. Volte comigo para que possa adorar ao SENHOR, seu Deus.
31 Samuel regressou com Saul e este adorou ao SENHOR. 32 Depois Samuel disse:
—Tragam-me Agague, o rei dos amalequitas.
Trouxeram-no aprisionado, mas muito tranquilo, pois estava certo que Samuel não o mataria.[b] 33 Mas Samuel disse a Agague:
—Como com sua espada tirou os filhos de muitas mães, agora sua mãe ficará sem filho.
E ali mesmo o despedaçou diante do SENHOR.
34 Depois Samuel regressou a Ramá e Saul foi para sua casa em Gibeá. 35 Samuel sentia grande tristeza por Saul e nunca mais voltou a vê-lo. O SENHOR se arrependeu de ter feito a Saul rei de Israel.
Samuel consagra Davi
16 O SENHOR disse a Samuel:
—Até quando vai estar triste por causa de Saul? Eu não o quero mais como rei de Israel. Leve um chifre[c] de azeite e vá a Belém ver um homem chamado Jessé, pois tenho escolhido um dos seus filhos para ser o novo rei.
2 Mas Samuel disse:
—Se eu for, Saul ficará sabendo e tentará me matar.
O SENHOR disse:
—Vá a Belém. Leve um bezerro e diga que vai oferecer um sacrifício ao SENHOR. 3 Convide Jessé para o sacrifício e eu lhe direi o que fazer. Ungirá a quem eu lhe mostrar.
4 Samuel fez o que o SENHOR ordenou, mas ao chegar em Belém os líderes se assustaram e lhe perguntaram:
—Aconteceu alguma coisa, vidente[d]?
5 Samuel respondeu:
—Não aconteceu nada, só vim oferecer um sacrifício ao SENHOR. Purifiquem-se e venham comigo ao sacrifício.
Samuel purificou Jessé e seus filhos e os convidou a estarem com ele no sacrifício. 6 Quando chegaram, Samuel olhou para Eliabe e pensou:
—Com certeza é este a quem o SENHOR tem escolhido.
7 Mas o SENHOR disse a Samuel:
—Eliabe é alto e arrojado, mas não preste atenção nisso. Deus não olha as coisas da mesma forma que as pessoas olham. As pessoas só prestam atenção na aparência, mas o SENHOR vê seu coração. Eliabe não é o homem que tenho escolhido.
8 Então Jessé chamou Abinadade, seu segundo filho, e este se aproximou de Samuel, mas Samuel disse:
—Tampouco este é o escolhido do SENHOR.
9 Jessé lhe apresentou Samá, mas Samuel disse de novo:
—Nem é este o escolhido do SENHOR.
10 Jessé apresentou sete dos seus filhos a Samuel, mas este disse:
—Nenhum deles é o escolhido do SENHOR.
11 Então Samuel perguntou a Jessé:
—Você não tem mais filhos?
Jessé respondeu:
—Sim, tenho outro filho, o mais novo, mas está cuidando do rebanho.
Samuel disse:
—Mande trazê-lo. Não começaremos a comer até que ele chegue.
12 Jessé mandou que fossem procurá-lo. Seu filho mais novo era um jovem de boa aparência, saudável[e] e arrojado. O SENHOR disse a Samuel:
—Este é meu escolhido, levante-se e unja-o.
13 Samuel pegou o chifre de azeite e derramou o azeite no filho mais novo de Jessé, perante os seus irmãos. O Espírito do SENHOR veio com poder sobre Davi e desde aquele dia esteve com ele. Depois Samuel regressou a Ramá.
Um espírito mau atormenta Saul
14 O Espírito do SENHOR abandonou Saul e o SENHOR lhe enviou um espírito maligno que o atormentava. 15 Os servos de Saul disseram:
—Como você sabe, um espírito maligno da parte de Deus o está atormentando. 16 Portanto, se o senhor ordenar, podemos procurar um músico. Ele irá tocar quando o espírito maligno vier sobre o senhor. Dessa forma o senhor se sentirá melhor.
17 Saul disse aos servos:
—Procurem um bom músico e tragam-no.
18 Um dos servos disse:
—Um dos filhos de Jessé, de Belém, sabe tocar a harpa. É um guerreiro valente, prudente no falar e de boa aparência. Além do mais, o SENHOR está com ele.
19 Saul enviou mensageiros a Jessé para falar a ele:
—Envie-me seu filho Davi, aquele que cuida do rebanho.
20 Jessé pegou um jumento, pão, um couro de vinho e um cabrito, e os enviou a Saul como presente por intermédio de Davi. 21 Davi se apresentou diante de Saul, e Saul chegou a apreciá-lo muito, e o fez seu escudeiro. 22 Saul enviou uma mensagem a Jessé:
—Davi me causou uma boa impressão, deixe que ele fique ao meu serviço.
23 Assim, cada vez que o espírito maligno da parte de Deus incomodava Saul, Davi tocava a sua harpa. O espírito ia embora, e Saul se sentia melhor.
8 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 No outro dia, de manhã cedo, Jesus voltou outra vez para o templo e todo o povo se ajuntou perto dele. Jesus então se sentou e começou a ensinar. 3 Os professores da lei e os fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada cometendo adultério e puseram a mulher no meio de todos. 4 Depois disseram a Jesus:
—Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. 5 A lei de Moisés manda apedrejar todas as mulheres que façam isso. Que diz o senhor?
6 Eles fizeram esta pergunta para comprometer a Jesus, para ver se ele dizia alguma coisa que pudesse ser usada contra ele mesmo. Jesus abaixou-se e começou a escrever na terra com o dedo. 7 Eles perguntaram de novo. Então Jesus se levantou e disse:
—Quem não tem nenhum pecado pode atirar a primeira pedra.
8 Depois voltou a se abaixar e a escrever na terra.
9 Um por um, todos os que o ouviram foram embora, começando pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher, que continuava diante dele. 10 Jesus levantou-se outra vez e perguntou:
—Senhora, foram todos embora? Ninguém condenou você?
11 Ela respondeu:
—Ninguém, senhor.
Então Jesus disse:
—Eu também não vou condenar você. Pode ir embora, mas não volte a pecar.
Jesus é a Luz do mundo
12 Mais tarde, Jesus voltou a falar com o povo. Ele disse:
—Eu sou a Luz do mundo. Quem me seguir nunca ficará na escuridão, mas terá luz, a luz que dá a vida.
13 Mas os fariseus disseram a ele:
—Está testemunhando sobre você mesmo e isso não tem nenhum valor.
14 Jesus respondeu:
—Mesmo que eu testemunhe de mim mesmo, o que eu digo é válido. Eu sei de onde eu vim e para onde eu vou. Mas vocês não sabem de onde eu vim ou para onde eu vou. 15 Vocês me julgam do ponto de vista humano. Eu mesmo não julgo ninguém. 16 Mas se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro porque eu não estou julgando sozinho. O Pai que me enviou está comigo. 17 A lei de vocês diz que quando duas testemunhas concordam uma com a outra, o testemunho delas é válido. 18 Eu, que falo de mim mesmo, sou uma testemunha. O Pai que me enviou é a outra.
19 Eles perguntaram:
—Onde está o seu pai?
Jesus respondeu:
—Vocês não conhecem a mim nem ao meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam ao meu Pai.
20 Jesus disse estas coisas quando estava ensinando no templo. Ele estava perto das caixas de ofertas e ninguém o prendeu. O momento determinado para ele ainda não tinha chegado.
A promessa de Deus
Salmo de Davi.
110 O SENHOR disse ao meu Senhor:
“Sente-se à minha direita,
até eu pôr os seus inimigos
debaixo dos seus pés”.
2 O SENHOR fará com que o poder do seu reino se estenda desde Sião
até que domine todos os seus inimigos.
3 No dia de batalha,
o seu povo o seguirá de boa vontade.
Brilhando com santidade,
você se reunirá com os seus jovens de manhã cedo.
Eles estarão à sua volta como o orvalho da manhã.
4 O SENHOR jurou
e não voltará atrás:
“Você é sacerdote para sempre,
de acordo com a ordem do sacerdócio de Melquisedeque”.
5 O Senhor, à direita de Deus[a],
esmagará os reis no dia da sua ira.
6 Ele julgará as nações e os mortos ficarão amontoados.
Ele esmagará as suas cabeças em toda a terra.
7 No caminho beberá água de um ribeiro,
e levantará a sua cabeça.[b]
[c]
8 O SENHOR detesta as ofertas dos maus,
mas gosta das orações dos justos.
9 O SENHOR odeia o modo de vida dos maus,
mas ama a quem procura ser justo.
10 Quem se desvia do bom caminho será castigado,
e quem odeia que o corrijam será destruído.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International