The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
O assassinato de Is-Bosete
4 Quando Is-Bosete, filho de Saul, ouviu dizer que Abner tinha morrido em Hebrom, ficou sem forças, e todo o povo de Israel ficou com medo. 2 A chefia do exército passou então para dois irmãos, Recabe e Baaná, filhos do benjamita Rimom. (Eles eram dois chefes das forças de ataque do filho de Saul e eram de Beerote, da tribo de Benjamim, 3 embora o povo de Beerote não vivesse mais lá, pois todos tinham fugido para Gitaim,[a] onde vivem ainda hoje.)
4 Também vivia um filho de Jônatas, neto do rei Saul, que se chamava Mefibosete. Mefibosete era aleijado dos dois pés. Ele tinha cinco anos quando seu pai e o seu avô morreram. Ao receber a notícia da morte deles, a sua ama fugiu correndo, mas o menino caiu e ficou aleijado. 5 Recabe e Baaná, filhos do berotita Rimom, foram para a casa de Is-Bosete ao meio-dia. Ele estava descansando porque fazia muito calor. 6 Os dois entraram na casa de Is-Bosete, como se fossem tirar um pouco de trigo, e o mataram espetando um punhal na barriga dele. Depois fugiram. 7 (Eles mataram Is-Bosete quando este estava dormindo no seu quarto e depois cortaram a sua cabeça.) Durante toda a noite, eles fugiram pelo vale do Jordão 8 e, quando chegaram a Hebrom, entregaram a cabeça a Davi, dizendo:
—Aqui está a cabeça do seu inimigo Is-Bosete. Ele era filho de Saul, que queria matar você. Mas hoje o SENHOR castigou Saul e a família dele pelo mal que lhe fizeram.
9 Mas Davi respondeu a Recabe e ao seu irmão Baaná:
—Tão certo como vive o SENHOR, o qual tem me livrado de todos os meus problemas, que vocês não continuarão com vida! 10 Já uma vez antes alguém pensou que me trazia boas notícias quando me disse: “Saul está morto”, mas eu agarrei aquele homem e o matei em Ziclague. Essa foi a recompensa que lhe dei pela sua notícia. 11 Agora vou fazer o mesmo com vocês: eliminá-los da terra. Vocês são traiçoeiros, mataram uma pessoa inocente enquanto dormia na sua própria cama!
12 Então Davi ordenou aos soldados que matassem Recabe e Baaná. Eles cortaram as mãos e os pés deles e os penduraram perto da lagoa de Hebrom. Depois pegaram a cabeça de Is-Bosete e a enterraram em Hebrom, no mesmo lugar onde Abner tinha sido enterrado.
Davi é consagrado rei de todo Israel
5 Todas as tribos de Israel se apresentaram diante de Davi em Hebrom para lhe dizer:
—Somos da mesma família, temos o mesmo sangue. 2 Mesmo quando Saul era o nosso rei, era você quem nos dirigia nas batalhas. E o SENHOR também lhe disse: “Você será o pastor do meu povo, Israel, e reinará sobre ele”.
3 Então os líderes de Israel se reuniram com o rei Davi em Hebrom. Ali o rei Davi fez uma aliança com eles, diante do SENHOR, e os líderes o consagraram rei de Israel. 4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 5 Em Hebrom, foi rei de Judá durante sete anos e meio e, em Jerusalém, foi rei de todo Israel e Judá durante trinta e três anos.
6 O rei e os seus soldados atacaram os jebuseus, que moravam em Jerusalém. Os jebuseus disseram a Davi:
—Você não entrará nesta cidade![b] Até os cegos e os coxos a podem defender!
Diziam isso porque não acreditavam que Davi pudesse entrar na cidade. 7 Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que passou a se chamar Cidade de Davi. 8 Nesse dia Davi disse aos seus soldados:
—Quem quiser atacar os jebuseus, esses cegos e coxos que eu odeio, terá que entrar pelo canal da água.[c] (É por isso que se diz: “Nenhum cego nem coxo entrará na casa[d]”.)
9 Depois Davi passou a morar na fortaleza e lhe deu o nome de Cidade de Davi. Construiu uma muralha desde Milo até o palácio[e]. 10 Davi se fortalecia mais e mais porque o SENHOR Todo-Poderoso estava com ele. 11 Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, os quais lhe trouxeram toras de madeira de cedro, juntamente com carpinteiros e pedreiros para construir uma casa para ele. 12 Então Davi compreendeu que o SENHOR o tinha confirmado como rei de Israel, e que tinha feito com que o seu reino fosse importante, pelo amor que tinha ao seu povo Israel.
13 Quando Davi mudou de Hebrom para Jerusalém, arranjou mais esposas,[f] com as quais teve mais filhos e filhas. 14 Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 15 Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, 16 Elisama, Eliada, Elifelete.
Davi luta contra os filisteus
17 Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido consagrado rei de Israel, foram procurá-lo para matá-lo. Mas Davi ficou sabendo dos seus planos e foi para a fortaleza, em Jerusalém. 18 Os filisteus acamparam no vale de Refaim. 19 Então Davi perguntou ao SENHOR:
—Devo atacar os filisteus? O Senhor me dará a vitória?
O SENHOR disse:
—Sim, eu lhe darei a vitória.
20 Então Davi foi para Baal-Perazim e venceu os filisteus. Depois ele disse:
—Como uma enchente que destrói tudo, assim o SENHOR destruiu os meus inimigos.
Por isso Davi chamou aquele lugar de Baal-Perazim[g]. 21 Os filisteus abandonaram as estátuas dos seus deuses, e Davi e os seus homens as levaram com eles.
22 Os filisteus acamparam de novo no vale de Refaim. 23 Davi consultou o SENHOR, e ele respondeu:
—Não ataque pela frente. Rodeie-os e ataque-os pela parte de trás, do outro lado das árvores do bálsamo. 24 Assim que você ouvir, por cima das amoreiras, o rumor de pessoas marchando, ataque imediatamente. Esse é o momento em que o SENHOR irá na sua frente para vencer os filisteus.
25 Davi obedeceu ao SENHOR e derrotou os filisteus. Ele os perseguiu desde Gibeom[h] até Gezer.
A arca de Deus é levada para Jerusalém
6 Novamente, Davi reuniu 30.000 dos melhores soldados de Israel. 2 Ele partiu com todos eles para Baalá, de Judá,[i] para trazer de lá a arca de Deus. (É lá que o povo invoca o nome do SENHOR, Todo-Poderoso, que se senta no trono, no meio dos querubins.) 3 Os homens de Davi tiraram a arca de Deus da casa de Abinadabe, que estava situada num monte, e a colocaram num carro de bois novo. Os filhos de Abinadabe, Uzá e Aiô, guiavam o carro de bois 4 com a arca de Deus. Aiô caminhava na frente da arca.[j] 5 Enquanto isso, Davi e todo o povo de Israel dançavam diante do SENHOR ao ritmo dos instrumentos musicais. Eles cantavam[k] enquanto tocavam harpas, liras, tamborins, chocalhos, e címbalos.
6 Quando chegaram ao lugar onde se debulha o trigo, na eira de Nacom, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão e segurou a arca de Deus para que não caísse. 7 Mas o SENHOR ficou furioso com Uzá e o matou, pela sua falta de respeito.[l] Uzá morreu ali mesmo, ao lado da arca. 8 Davi ficou irritado pela maneira como o SENHOR destruiu Uzá e chamou aquele lugar “Perez-Uzá”.[m] Ainda hoje esse é o seu nome. 9 Nesse dia Davi teve medo do SENHOR e pensou: “Não há maneira de eu levar a arca do SENHOR comigo”. 10 Então Davi decidiu não levar a arca do SENHOR para a Cidade de Davi, e ordenou que a levassem para a casa de Obede-Edom, de Gate[n]. 11 A arca do SENHOR permaneceu na casa de Obede-Edom durante três meses e o SENHOR abençoou a ele e a toda a sua família.
12 Então disseram a Davi:
—O SENHOR tem abençoado Obede-Edom e toda a família dele, porque a arca de Deus está em sua casa.
E Davi pensou:
—Vou trazer essa bênção para a minha família.[o]
Então Davi, cheio de alegria, foi buscar a arca na casa de Obede-Edom. Dali ele a levou para a Cidade de Davi. 13 Quando os homens que levavam a arca do SENHOR avançaram apenas seis passos, Davi sacrificou um boi e um bezerro gordo. 14 Vestido com um éfode de linho, Davi começou a dançar com muita alegria,[p] diante do SENHOR. 15 Davi e todo o povo de Israel acompanhavam a arca do SENHOR com gritos de alegria e ao som de trombetas. 16 Quando a arca do SENHOR entrou na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou pela janela e, ao ver Davi saltando e dançando[q] diante do SENHOR, sentiu desprezo por ele.
17 Os israelitas colocaram a arca do SENHOR numa tenda que Davi tinha preparado para a arca. Depois Davi ofereceu ao SENHOR os sacrifícios que deveriam ser queimados completamente e as ofertas de paz. 18 Depois de ter oferecido os sacrifícios, Davi abençoou o povo no nome do SENHOR Todo-Poderoso. 19 Também repartiu um pão, uma torta de passas e outra de tâmaras por todo o povo de Israel que ali estava, por cada homem e cada mulher. Depois disso, o povo foi para casa.
20 Quando Davi voltou para casa, para abençoar a sua família, Mical saiu ao seu encontro e lhe disse:
—O rei de Israel não se comportou nada bem hoje, despindo-se como um louco qualquer diante das servidoras dos seus oficiais![r]
21 Então Davi respondeu:
—Me alegrei diante do SENHOR, que me escolheu para ser líder do seu povo, o povo de Israel. Ele não escolheu o seu pai nem ninguém da família dele. 22 Ainda irei me humilhar e rebaixar mais. Talvez você não me respeite, mas as escravas de quem você fala se orgulham de mim.
23 E Mical, filha de Saul, morreu sem ter filhos.
Jesus fala de sua morte pela segunda vez
31 Depois de Judas ter saído, Jesus disse:
—Agora o Filho do Homem será glorificado, e Deus será glorificado por meio dele. 32 Se Deus é glorificado por intermédio dele, então Deus também glorificará o Filho do Homem nele mesmo. E Deus vai lhe dar essa glória muito em breve. 33 Queridos filhos! Eu não vou ficar com vocês por muito mais tempo. Vocês vão me procurar; mas, como eu já disse aos líderes dos judeus, repito agora a vocês: Vocês não podem ir para onde eu vou. 34 Eu lhes dou um novo mandamento: Amem-se uns aos outros. Vocês devem se amar uns aos outros da mesma forma como eu amei a vocês. 35 Nisto todas as pessoas saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.
Jesus diz que Pedro vai negá-lo
(Mt 26.31-35; Mc 14.27-31; Lc 22.31-34)
36 Simão Pedro perguntou a Jesus:
—Para onde é que vai, Senhor?
Jesus lhe respondeu:
—Para onde eu vou, você não pode me seguir agora. Mais tarde, porém, você me seguirá.
37 Pedro disse a Jesus:
—Por que não posso segui-lo agora, Senhor? Estou pronto até a morrer pelo senhor!
38 Jesus respondeu:
—Está mesmo? Você daria realmente sua vida por mim? Digo-lhe a verdade: Antes que o galo cante, por três vezes você dirá que não me conhece.
Jesus consola os discípulos
14 Jesus disse:
—Não fiquem preocupados! Continuem confiando em Deus e continuem acreditando em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitos quartos. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito, pois vou preparar um lugar para vocês. 3 Depois de ir e preparar um lugar para vocês, eu voltarei. Então levarei vocês comigo, para que possam estar onde eu estiver. 4 Vocês sabem como chegar ao lugar para onde eu vou.
5 Tomé então disse a Jesus:
—Senhor, não sabemos para onde vai! Como podemos saber o caminho?
6 Jesus respondeu a ele:
—Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai se não for por mim. 7 Se vocês realmente me conhecessem, então conheceriam também meu Pai. De agora em diante, vocês o conhecem, pois já o viram.
8 Filipe disse-lhe:
—Senhor, mostre-nos o Pai e ficaremos satisfeitos.
9 Jesus respondeu:
—Já faz tanto tempo que estou com vocês e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu também o Pai. Como você pode dizer: “Mostre-nos o Pai?” 10 Você acredita que eu estou no Pai e que o Pai está em mim, não é verdade? As palavras que eu digo a vocês não vêm de mim. O Pai, que vive em mim, está fazendo suas próprias obras. 11 Acreditem em mim quando digo que eu estou no Pai e que o Pai está em mim. Se não for assim, acreditem, pelo menos, por causa das obras que faço. 12 Digo a verdade a vocês: Aquele que acredita em mim fará as mesmas coisas que eu faço. E fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o meu Pai. 13 E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, para que o Pai receba glória por meio do Filho. 14 Qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome, eu farei.
Guímel
17 Trate com bondade este seu servo,
para que eu tenha vida e obedeça à sua palavra.
18 Abra os meus olhos para que veja
as maravilhas da sua lei.
19 Estou só de passagem nesta terra,
não esconda de mim os seus mandamentos.
20 Desejo sempre obedecer aos seus mandamentos,
desejo obedecer com toda a minha alma.
21 O Senhor castiga os orgulhosos e os malditos,
aqueles que se desviam dos seus mandamentos.
22 Não deixe que me insultem e me desprezem,
pois eu guardo os seus mandamentos.
23 Mesmo que os príncipes se reúnam e falem mal de mim,
eu sempre serei seu servo e meditarei nos seus decretos.
24 Os seus mandamentos são o meu prazer,
eles são os meus conselheiros.
Dálet
25 Estou desanimado, caído no pó;
deixe-me viver, como prometeu.
26 Contei-lhe tudo sobre a minha vida e o Senhor me respondeu;
agora, ensine-me os seus decretos.
27 Deixe-me entender o propósito das suas instruções,
meditar nos seus ensinamentos maravilhosos.
28 Estou cansado e choro de tristeza;
fortaleça-me, como prometeu.
29 Não me deixe andar no caminho errado;
pela sua bondade, ensine-me a sua lei.
30 Eu escolhi andar na verdade,
decidi obedecer às suas ordens.
31 Tenho seguido os seus mandamentos, ó SENHOR,
não me deixe ficar envergonhado.
32 Estou sempre pronto para cumprir os seus mandamentos,
para que me dê mais entendimento.
31 Quem aceita a correção justa
terá um lugar entre os sábios.
32 Quem despreza a correção despreza a si mesmo,
mas quem aceita a correção obtém entendimento.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International