Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Samuel 22-23

22 Davi saiu de Gate e escapou para a caverna[a] de Adulão. Quando seus irmãos e parentes ficaram sabendo que Davi estava em Adulão, foram até lá e ficaram com ele. Muitos outros também se uniram a Davi. Uns estavam metidos em algum problema, outros deviam muito dinheiro e alguns outros não estavam satisfeitos com as suas vidas. Uns quatrocentos homens se uniram a Davi e ele se tornou o líder deles.

Davi foi a Mispá, em Moabe, e pediu ao rei desse lugar:

—Deixe que meus pais venham viver com vocês até que eu saiba o que Deus tem planejado para mim.

Então Davi deixou seus pais com o rei de Moabe e ficaram ali enquanto Davi estava no forte.

Mas o profeta Gade disse a Davi:

—Não fique no forte, vá para a terra de Judá.

Davi saiu dali e permaneceu na floresta de Herete.

Saul destrói a família de Aimeleque

Enquanto estava sentado debaixo da sombra de uma árvore, no monte de Gibeá, Saul ouviu dizer que seu exército tinha ouvido de Davi e seus homens. Com sua lança na mão foi aos oficiais que estavam ao seu redor:

—Escutem bem, homens de Benjamim! Acreditam que o filho de Jessé lhes dará campos e vinhas? Acreditam que um homem de Judá promoverá vocês e os fará oficiais de 1.000 e oficiais de 100 homens? Vocês estão conspirando contra mim! Fizeram planos em segredo. Nenhum de vocês me advertiu sobre meu filho Jônatas nem que tinha feito uma aliança com o filho de Jessé. Ninguém cuida dos meus interesses. Ninguém me disse que meu próprio filho encoraja Davi a se esconder e me atacar. Isso é o que está acontecendo agora.

Doegue, o edomita, que se encontrava entre os oficiais disse:

—Eu vi o filho de Jessé em Nobe quando fui ver Aimeleque, filho de Aitube. 10 Aimeleque orou ao SENHOR por Davi e lhe deu provisões e a espada de Golias.

11 Então o rei Saul mandou chamar ao sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, e a todos seus parentes, que eram sacerdotes em Nobe. Quando chegaram, 12 Saul disse a Aimeleque:

—Ouça, filho de Aitube.

—Sim, senhor—respondeu Aimeleque.

13 Saul lhe perguntou:

—Por que você e o filho de Jessé conspiram contra mim? Você lhe deu pão e uma espada, e orou por ele. E agora está pronto para me atacar!

14 Respondeu Aimeleque:

—Davi é fiel ao senhor. Nenhum dos seus oficiais é tão fiel como ele. Além do mais é seu genro e capitão da sua guarda. A sua própria família o respeita. 15 Não é a primeira vez que oro por Davi, oro por ele muitas vezes. Não culpe a mim nem a minha família, já que somos somente seus servos e não sabemos nada sobre isto.

16 Mas o rei disse:

—Aimeleque, você e sua família morrerão!

17 Nesse momento, o rei ordenou aos guardas que o acompanhavam:

—Matem os sacerdotes do SENHOR porque estão do lado de Davi! Sabiam que Davi estava fugindo e mesmo assim não me avisaram.

Mas os oficiais do rei não se atreveram a fazer mal aos sacerdotes do SENHOR.

18 Então o rei ordenou a Doegue que os matasse. Nesse dia Doegue, o edomita, matou oitenta e cinco sacerdotes[b]. 19 Saul matou todo o povo de Nobe, o povo dos sacerdotes: homens, mulheres, crianças e bebês. Também matou o gado, os burros e as ovelhas.

20 Porém Abiatar, um dos filhos de Aimeleque, escapou e foi aonde estava Davi. 21 Abiatar contou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do SENHOR. 22 Então Davi disse a Abiatar:

—Eu sou o responsável pela morte da sua família. Quando naquele dia vi o edomita Doegue em Nobe, sabia que ele iria avisar Saul. 23 Mas não tenha medo, fique comigo. O homem que tentou matá-lo é o mesmo que quer me matar. Eu o protegerei se você ficar aqui.

Davi em Queila

23 O povo disse a Davi:

—Olhe, os filisteus estão atacando a cidade de Queila e saqueando os celeiros.

Davi consultou o SENHOR:

—Devo ir lutar contra os filisteus?

O SENHOR lhe respondeu:

—Sim, vá e lute contra eles e liberte Queila.

Mas os homens de Davi disseram:

—Olhe, se estando aqui em Judá temos medo, imagine como estaremos se formos para onde está o exército filisteu.

Davi consultou novamente o SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu:

—Vá a Queila que eu ajudarei você a derrotar os filisteus.

Davi e seus homens foram a Queila, lutaram contra os filisteus e se apoderaram do gado. Assim Davi libertou o povo de Queila. Quando Abiatar, filho de Aimeleque, escapou e foi para onde estava Davi, tinha levado o éfode com ele.

O povo disse a Saul que Davi estava em Queila, e Saul disse:

—Deus entregou Davi para mim! Ele está sem saída, numa cidade com portas e fechaduras.

Saul convocou todo o seu exército para a batalha. Eles se prepararam para descer até Queila e cercar ali a Davi e seus homens.

Davi ficou sabendo dos planos de Saul e disse a Abiatar:

—Traga o éfode.

10 Davi orou:

—SENHOR, Deus de Israel, estou sabendo dos planos de Saul de vir e destruir Queila por minha causa. 11 Virá realmente? O povo de Queila me entregará a Saul? Diga-me, SENHOR, Deus de Israel, eu sou seu servo.

O SENHOR respondeu:

—Saul virá.

12 Davi perguntou novamente:

—O povo de Queila entregará a mim e o meu povo?

O SENHOR respondeu:

—Sim, o entregarão.

13 Portanto, Davi e seus homens saíram de Queila. Uns seiscentos homens iam com Davi de um lado para o outro. Saul, ao saber que Davi tinha fugido de Queila, não foi à cidade.

Saul persegue a Davi

14 Davi parou num forte que estava nos montes do deserto de Zife. Dia após dia, Saul procurava Davi, mas o SENHOR[c] não permitia encontrá-lo.

15 Davi se encontrava em Horesa no deserto de Zife. Tinha medo porque Saul vinha matá-lo. 16 Mas Jônatas, o filho de Saul, foi a Horesa para ver Davi e o encorajou a ter mais confiança no SENHOR. 17 Jônatas disse a Davi:

—Não tenha medo, meu pai não lhe fará nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu serei seu segundo. Até meu pai sabe disso.

18 Jônatas e Davi fizeram uma aliança perante o SENHOR. Depois Jônatas regressou para sua casa e Davi parou em Horesa.

19 O povo de Zife foi ver Saul em Gibeá para lhe dizer:

—Davi está escondido em nosso território, em Horesa, na colina de Haquilá, ao sul de Jesimom. 20 Nosso dever é entregar Davi ao senhor. Vá e prenda-o quando quiser.

21 Saul respondeu:

—Que o SENHOR os abençoe por me avisar. 22 Vão e investiguem mais sobre o paradeiro de Davi, onde se esconde e quem tem ido vê-lo ali. Fui avisado de que Davi é muito astuto e está preparando uma armadilha para mim. 23 Procurem em todos os seus esconderijos e voltem para me informar de tudo. Então eu irei com vocês e se Davi estiver no seu território, eu o encontrarei, mesmo que tenha que procurá-lo no meio de todas as famílias de Judá.

24 O povo voltou a Zife, e Saul foi depois. Enquanto isso, Davi e seus homens estavam no deserto de Maom, ao sul de Jesimom. 25 O povo avisou a Davi que Saul o estava procurando. Então Davi foi para “A Pedra”, um esconderijo no deserto de Maom. Saul, ao saber que Davi tinha fugido para aquele lugar, se dirigiu para lá.

26 Saul se encontrava em um lado da montanha e Davi e seus homens no outro lado. Saul e o seu exército estavam rodeando a montanha para capturar Davi e seus homens, 27 quando um mensageiro de Saul chegou e disse:

—Apresse-se, Sua Majestade, que os filisteus estão atacando Israel!

28 Então Saul deixou de perseguir Davi e foi lutar contra os filisteus.

Por isso esse lugar se conhece como “A Pedra Escorregadia”[d]. 29 Davi saiu do deserto de Maom para os esconderijos perto de En-Gedi.

João 10:1-21

O Pastor e suas ovelhas

10 Jesus disse:

—Digo a verdade a vocês: se um homem não entra num curral de ovelhas pela porta, mas sobe pelo outro lado, é ladrão e assaltante. Mas quem entra pela porta é quem realmente é o pastor das ovelhas. O vigia abre a porta para ele e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Quando sai com todas as ovelhas, ele vai na frente delas e as guia. Elas o seguem porque conhecem a sua voz. As ovelhas, porém, nunca seguirão um estranho. Elas fugirão dele porque não conhecem a sua voz. Jesus usou esta parábola enquanto falava para a multidão, mas as pessoas não compreenderam o que ele queria dizer.

Jesus é o bom Pastor

Então Jesus lhes disse outra vez:

—Digo a verdade a vocês: Eu sou a Porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes e as ovelhas não os ouviram. Eu sou a Porta e quem entrar por mim será salvo. Poderá entrar e sair e achar pasto. 10 O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu, porém, venho para dar vida e vida em abundância.

11 —Eu sou o bom Pastor e o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas. 12 O trabalhador que é pago para guardar as ovelhas é diferente do pastor. As ovelhas são do pastor e não do trabalhador. Quando o trabalhador vê o lobo, foge e deixa as ovelhas sozinhas. Então o lobo vem, ataca e espalha as ovelhas. 13 O trabalhador foge porque só é pago para tomar conta das ovelhas e não se importa realmente com elas.

14-15 —Eu sou o bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, assim como o meu Pai me conhece. E as minhas ovelhas me conhecem, assim como eu conheço o Pai. Eu dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho. Eu ainda tenho que trazê-las para este rebanho. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho, um só pastor.[a] 17 O Pai me ama porque eu dou a minha vida para poder recebê-la de novo. 18 Ninguém pode tirar a minha vida. Eu dou minha própria vida por minha livre vontade. Tenho o direito de dar minha vida, assim como tenho o direito de recebê-la de novo. Foi isto que o meu Pai me mandou fazer.

19 Mais uma vez os judeus não concordavam entre eles por causa das palavras de Jesus.

20 Muitos deles diziam:

—Ele tem um demônio! Está louco! Por que o ouvimos?

21 Mas outros diziam:

—Um homem louco, com um demônio, não diz as coisas que ele diz. Pode um demônio abrir os olhos dos cegos?

Salmos 115

A Deus todo o louvor

115 Não a nós, ó SENHOR, não a nós!
    Ao Senhor, e só ao Senhor, seja dada toda a glória.
Pois só o Senhor tem amor verdadeiro,
    só o Senhor é sempre fiel.

Por que as nações nos perguntam:
    “Onde está o seu Deus?”
O nosso Deus está no céu;
    ele faz o que lhe agrada!
Os ídolos deles são de ouro e de prata,
    foram feitos pelos homens.
Têm boca, mas não falam;
    têm olhos, mas não veem.
Têm ouvidos, mas não ouvem;
    têm nariz, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam;
    têm pés, mas não andam.
    Das suas gargantas não sai qualquer som.
Que sejam como os seus ídolos,
    aqueles que os fizeram e os que neles confiam.

Ó israelitas, confiem no SENHOR!
    Porque ele ajuda e protege.
10 Confiem no SENHOR, ó sacerdotes, descendentes de Aarão.
    Porque ele ajuda e protege.
11 Todos os que temem o SENHOR, confiem nele!
    Porque ele ajuda e protege.

12 O SENHOR se lembra de nós e nos abençoará;
    ele abençoará os israelitas e os sacerdotes, os filhos de Aarão.
13 Ele abençoará todos os que temem o SENHOR,
    desde o mais humilde até o mais importante.

14 Que o SENHOR multiplique os seus filhos,
    e os filhos deles.
15 Que o SENHOR, o Criador dos céus e da terra,
    abençoe vocês!

16 Os céus pertencem ao SENHOR,
    mas a terra ele deu aos seres humanos.
17 Os mortos, os que desceram ao mundo do silêncio,
    não louvam o SENHOR.
18 Mas nós louvaremos o SENHOR,
    agora e para sempre.

Aleluia!

Provérbios 15:18-19

18 Quem se irrita com facilidade arma confusão,
    mas quem tem paciência acalma as coisas.
19 Para quem é preguiçoso, a vida está cheia de espinhos,
    mas para os justos a vida é uma estrada plana.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International