Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Samuel 17

O conselho de Aitofel e o de Husai

17 Aitofel disse a Absalão:

—Deixe-me escolher 12.000 homens e perseguir Davi esta noite. Eu o surpreenderei enquanto ele está fraco e em desvantagem. O seu exército fugirá, o rei ficará sozinho e eu o matarei. Depois trarei todo o seu povo como uma noiva voltando ao seu marido.[a] Uma vez morto Davi, todo o povo regressará em paz.

O plano pareceu bom a Absalão e a todos os líderes de Israel. Mas Absalão disse:

—Chame agora Husai, o arquita, porque quero ouvir sua opinião.

Quando Husai chegou, Absalão disse:

—Este é o conselho de Aitofel. Devemos seguir o seu plano ou não? Qual é a sua recomendação?

Husai disse a Absalão:

—Desta vez o conselho de Aitofel não é bom. Você sabe que o seu pai e os seus homens são fortes e perigosos, e estão furiosos como uma ursa selvagem da qual roubaram os filhotes. Você também sabe que o seu pai é um guerreiro experiente e não passará a noite com o exército. Agora mesmo ele deve estar escondido em alguma caverna ou em outro lugar. Se o seu pai atacar os seus homens primeiro, então o povo saberá disso e dirão: “Foram mortos muitos dos homens de Absalão!” 10 Então até os mais valentes, corajosos como um leão, vão ficar com medo. Pois os israelitas sabem que o seu pai é um grande guerreiro e que todos os seus homens são corajosos.

11 —Esta é a minha sugestão: reúna todos os homens de Israel, desde Dã até Berseba,[b] serão tantos como a areia do mar, e você mesmo os guiará para a batalha. 12 Encontraremos Davi onde quer que ele esteja escondido e ali o atacaremos com muitos soldados, seremos como o orvalho que cobre a terra. Ele e todos os seus homens serão mortos, nenhum escapará vivo. 13 Se ele escapar para alguma cidade, então todos os israelitas trarão cordas e derrubarão as suas muralhas, e as lançarão para o vale, até que não fique nem uma pedra na cidade.

14 Absalão e os israelitas disseram:

—O conselho de Husai, o arquita, é melhor do que o de Aitofel.

Eles disseram isso porque esse era o plano do SENHOR. O SENHOR queria castigar Absalão e fez com que eles não aceitassem o bom conselho que Aitofel tinha lhes dado. 15 Depois Husai foi contar aos sacerdotes Zadoque e Abiatar o que Aitofel tinha sugerido a Absalão e aos líderes de Israel e o que ele próprio tinha dito. E lhes disse:

16 —Depressa! Enviem uma mensagem a Davi. Digam-lhe que não fique durante a noite nos lugares por onde as pessoas atravessam para o deserto, mas que atravesse o rio imediatamente. Se o atravessar, então ele e os seus homens não serão destruídos.

17 Os filhos dos sacerdotes Jônatas e Aimaás estavam à espera em En-Rogel, para não serem vistos entrando na cidade. Eles eram informados por uma jovem serva e, depois, eles iam informar o rei Davi. 18 Mesmo assim, um jovem os viu e correu para avisar Absalão. Então Jônatas e Aimaás fugiram depressa até chegar na casa de um homem que morava em Baurim. A casa tinha um poço no quintal, e Jônatas e Aimaás se esconderam dentro dele. 19 A esposa do homem estendeu uma manta sobre a boca do poço e cobriu-a com trigo. 20 Ao chegarem a essa casa, os servos de Absalão perguntaram à dona da casa:

—Onde estão Aimaás e Jônatas?

A mulher disse aos servos de Absalão:

—Eles atravessaram o ribeiro.

Então os servos de Absalão procuraram Jônatas e Aimaás, mas, como não os encontraram, voltaram para Jerusalém. 21 Depois dos servos de Absalão terem ido embora, Jônatas e Aimaás saíram do poço e foram informar o rei Davi. Eles disseram:

—Depressa, ó rei, atravesse o rio, porque Aitofel tem um plano para apanhar você.

22 Então Davi e toda sua gente atravessaram o rio Jordão. Antes que saísse o sol, todo o povo de Davi já tinha atravessado o rio Jordão. 23 Ao ver Aitofel que os israelitas não tinham seguido seu conselho, selou um jumento e saiu para a sua cidade natal. Depois de deixar em ordem os seus assuntos familiares, se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo do seu pai.

24 Davi já tinha chegado a Maanaim quando Absalão e os israelitas atravessaram o rio Jordão. 25 Absalão nomeou Amasa como capitão do exército, em lugar de Joabe.[c] Amasa era filho de um ismaelita[d], chamado Itrá. Itrá tinha tido relações sexuais com Abigail (filha de Najás e irmã de Zeruia), mãe de Joabe. 26 Absalão e os israelitas acamparam na terra de Gileade.

27 Quando Davi chegou a Maanaim encontrou Sobi, Maquir e Barzilai. Sobi era filho de Najás, da cidade de Rabá, capital dos amonitas. Maquir, filho de Amiel, era de Lo-Debar. Barzilai era de Rogelim, em Gileade. 28 Os três trouxeram camas, taças e vasilhas de barro, trigo, cevada, farinha, grão queimado, feijão, lentilhas, sementes secas, 29 mel, manteiga, ovelhas e queijo de vaca para Davi e para todos os que estavam com ele. Pois eles sabiam que Davi e os seus homens estavam cansados, cheios de fome e de sede por causa do deserto.

João 19:23-42

23 Depois de terem pregado a Jesus na cruz, os soldados pegaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um. Pegaram também sua túnica, mas ela era feita de uma só peça de pano, sem costura. 24 Então disseram uns aos outros:

—Não vamos rasgar a túnica! Vamos tirar a sorte para ver quem fica com ela.

Isso aconteceu para que se cumprisse o que dizem as Escrituras:

“Dividiram a minha roupa entre si,
    e tiraram a sorte pela minha túnica”.(A)

E os soldados assim o fizeram.

25 A mãe de Jesus estava perto da cruz junto com a irmã dela. Também lá estavam Maria, que era a mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26 Quando Jesus viu que sua mãe e o discípulo que ele amava estavam ali, ele disse para sua mãe:

—Senhora, aí está o seu filho.

27 Depois disse ao discípulo:

—Aí está a sua mãe.

Daquele momento em diante, o discípulo a levou para morar em sua casa.

A morte de Jesus

(Mt 27.45-56; Mc 15.33-41; Lc 23.44-49)

28 Depois disto, Jesus percebeu que tudo já estava terminado. Mas, para que acontecesse o que dizem as Escrituras, ele disse:

—Tenho sede[a]!

29 Havia ali uma vasilha cheia de vinagre de vinho. Os soldados puseram uma esponja numa vara de hissopo, molharam-na no vinagre da vasilha e a levaram até a boca de Jesus. 30 Depois que Jesus provou o vinagre, disse:

—Está terminado! Então abaixou a cabeça e morreu.

31 Tudo isto aconteceu na sexta-feira. Os judeus não queriam que os corpos ficassem na cruz até o dia seguinte, pois era um sábado muito especial. Pediram então a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos homens e tirar os corpos de lá. 32 Quando os soldados chegaram, quebraram as pernas do homem que estava de um lado de Jesus. Depois quebraram as pernas do homem que estava do outro lado de Jesus. 33 Mas, quando chegaram perto de Jesus, viram que ele já estava morto e não quebraram as pernas dele. 34 Um dos soldados, porém, atravessou o lado de Jesus com uma lança, fazendo sair sangue e água. 35 (Quem viu isto acontecer deu testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que fala a verdade para que vocês possam ter fé.) 36 Foi assim para que se cumprisse o que dizem as Escrituras: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”(B). 37 E também uma outra Escritura diz: “E eles olharão para aquele a quem traspassaram”(C).

O enterro de Jesus

(Mt 27.57-61; Mc 15.42-47; Lc 23.50-56)

38 Mais tarde, um homem de Arimateia chamado José pediu a Pilatos o corpo de Jesus. (José era um discípulo de Jesus, mas em segredo, porque tinha medo dos judeus.) Pilatos deu permissão a José e ele veio e levou o corpo de Jesus. 39 Nicodemos, aquele que tinha ido falar com Jesus à noite, também foi com José. Ele tinha levado um bálsamo feito de uma mistura de mirra e aloés que pesava uns trinta quilos[b]. 40 Os dois levaram o corpo de Jesus e o enrolaram em tiras de lençóis de linho perfumadas com o bálsamo. (Era assim que os judeus enterravam os mortos.) 41 Havia um jardim no lugar onde Jesus foi crucificado. Nesse jardim havia um túmulo novo, onde ninguém ainda tinha sido enterrado. 42 Puseram então o corpo de Jesus nesse túmulo, pois ficava perto e também porque os judeus estavam se preparando para o sábado.

Salmos 119:129-152

129 As suas regras são maravilhosas,
    por isso as cumpro de todo o coração.
130 A explicação da sua palavra ilumina
    e dá entendimento aos mais simples.
131 Estou ansioso para comer,
    tenho fome dos seus mandamentos.
132 Olhe para mim e tenha compaixão de mim,
    como costuma ter daqueles amam o seu nome.
133 Guie-me como prometeu;
    não deixe que o pecado me domine.
134 Livre-me da opressão dos homens,
    para que possa obedecer às suas instruções.
135 Olhe com bondade para mim, este seu servo,
    e ensine-me os seus decretos.
136 Estou sempre chorando
    porque as pessoas não obedecem à sua lei.

Tsade

137 O SENHOR é justo,
    e os seus ensinamentos são certos.
138 Os mandamentos que nos deu são justos,
    podemos confiar neles.
139 Eu fico muito indignado,
    porque os meus inimigos se esquecem da sua palavra.
140 Este seu servo ama a sua promessa,
    já se provou muitas vezes que ela sempre se cumpre.
141 Posso ser jovem e desprezado,
    mas não esqueço as suas instruções.
142 A sua justiça é para sempre,
    a sua lei é verdadeira.
143 Tenho sofrido muito na vida, tenho tido muitas dificuldades,
    mas os seus mandamentos me dão sempre prazer.
144 As suas regras são sempre justas,
    dê-me entendimento para poder viver.

Qof

145 Eu o chamo com todo o meu coração, me responda, ó SENHOR,
    pois quero obedecer às suas ordens.
146 Peço-lhe que me salve,
    ajude-me a ser obediente aos seus ensinamentos.
147 Levanto-me de manhã cedo para pedir a sua ajuda,
    confio na sua promessa.
148 Fico acordado toda a noite
    meditando na sua palavra.
149 Ouça-me, SENHOR, de acordo com o seu amor fiel.
    Deixe-me viver, segundo a sua justiça.
150 Os maus que me perseguem aproximam-se,
    os que não querem saber da sua lei.
151 Mas o SENHOR está perto de mim,
    e eu confio em todos os seus mandamentos.
152 Há muito tempo que sei que as suas regras
    são válidas para sempre.

Provérbios 16:12-13

12 Os reis destestam as pessoas que praticam o mal
    porque é a justiça que faz o governo ser forte.
13 O rei alegra-se quando as pessoas são honestas
    e gosta de quem lhe diz a verdade.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International