The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.
A atitude de Davi para com a família de Saul
9 Davi perguntou:
—Há alguém da família de Saul que não tenha morrido? Eu gostaria de ajudar essa pessoa por causa de Jônatas.
2 Então os servos de Davi mandaram chamar um servo da família de Saul, chamado Siba. O rei Davi lhe perguntou:
—Você é Siba?
E Siba disse:
—Sim, eu sou Siba, o seu servo.
3 O rei disse:
—Há alguém ainda vivo da família de Saul a quem eu possa mostrar a bondade de Deus?
Siba disse ao rei Davi:
—Jônatas tem um filho que é aleijado dos dois pés.
4 O rei perguntou a Siba:
—Onde está ele?
Siba lhe respondeu:
—Em Lo-Debar, na casa de Maquir, filho de Amiel.
5 Então o rei Davi enviou seus oficiais a Lo-Debar para procurar o filho de Jônatas na casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, apresentou-se diante de Davi e se ajoelhou, rosto em terra, diante dele.
Davi lhe perguntou:
—Você é Mefibosete?
Mefibosete lhe respondeu:
—Sim, sou eu, o seu servo.
7 Davi disse:
—Não tenha medo. Eu quero lhe fazer bem, por causa do seu pai Jônatas. Quero lhe devolver toda a terra do seu avô Saul. Também quero que se sente sempre à minha mesa.
8 Mefibosete se inclinou diante de Davi novamente e disse:
—Quem sou eu, para que se preocupe comigo? Eu sou como um cão morto.
9 Então o rei Davi chamou Siba, servo de Saul, e lhe disse:
—Tudo o que pertenceu a Saul e à família dele, agora dou ao neto do seu senhor. 10 Você, os seus filhos e os seus servos trabalharão na terra de Mefibosete e guardarão as colheitas para que o neto do seu senhor tenha comida em abundância. Mas Mefibosete, o neto do seu senhor, irá se sentar para comer à minha mesa sempre.
Siba tinha quinze filhos e vinte servos.
11 Siba disse ao rei Davi:
—Eu, o seu servo, farei tudo o que o senhor ordenar.
Assim Mefibosete se sentava para comer com Davi, como se fosse um dos seus filhos. 12 Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Toda a família de Siba estava agora ao serviço de Mefibosete. 13 Mas Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, foi morar em Jerusalém, pois comia sempre com o rei.
Davi derrota os amonitas
10 Depois de um tempo morreu o rei dos amonitas. O seu filho Hanum reinou no seu lugar. 2 Davi disse:
—Vou ser leal com Hanum, filho de Naás, porque seu pai foi leal comigo.
Então Davi enviou alguns mensageiros para expressarem suas condolências a Hanum pela morte de seu pai. Os representantes de Davi chegaram à terra dos amonitas. 3 Mas os líderes amonitas disseram ao seu rei Hanum:
—Olhe, não foi para honrar o seu pai que Davi enviou os seus oficiais com as suas condolências. Davi enviou esses homens para espiar a cidade e para saber como a pode destruir.
4 Então Hanum prendeu os representantes de Davi, fez com que eles raspassem a barba e que rasgassem suas roupas até as nádegas. Depois os enviou de volta. 5 Quando Davi foi informado do que tinha acontecido, enviou mensageiros para que fossem ao encontro dos representantes, pois os homens estavam envergonhados. O rei Davi lhes disse:
—Esperem em Jericó até que lhes cresça a barba de novo e depois regressem.
6 Ao ver que tinham se tornado inimigos de Davi, os amonitas contrataram 20.000 soldados sírios de Bete-Reobe e Zobá. E também contrataram o rei de Maacá com 1.000 homens e 12.000 homens de Tobe. 7 Quando Davi soube disso, enviou Joabe com todos os soldados do exército. 8 Os amonitas ficaram prontos para a batalha e se posicionaram na entrada da cidade. Os sírios de Zobá e Reobe e os homens de Tobe e Maacá formaram um grupo separado e se posicionaram em campo aberto.
9 Ao ver que ia ser atacado pela frente e pela retaguarda, Joabe escolheu as melhores tropas israelitas e as colocou de maneira a enfrentarem os sírios. 10 Depois encarregou os outros homens a seu irmão Abisai para que enfrentassem os amonitas. 11 Joabe disse a Abisai:
—Se os sírios forem mais fortes do que eu, venha me ajudar, e se os amonitas forem mais fortes do que você, eu irei ajudar você. 12 Sejamos fortes e lutemos com coragem por nosso povo e as cidades do nosso Deus. Que o SENHOR faça sua vontade!
13 Então Joabe e seus homens atacaram os sírios, os quais fugiram deles. 14 Ao ver que os sírios fugiam, os amonitas fugiram de Abisai e voltaram para a sua cidade. Então Joabe suspendeu a batalha e voltou para Jerusalém.
15 Ao se verem derrotados por Israel, os sírios se uniram e formaram um grande exército. 16 Hadadezer enviou mensageiros para reunir a todos os sírios que estavam do outro lado do rio Eufrates. Eles chegaram a Helã e ficaram sob o comando de Sobaque, comandante do exército de Hadadezer.
17 Quando Davi soube disso, reuniu todos os israelitas e juntos atravessaram o rio Jordão em direção a Helã. Os sírios se agruparam e atacaram os israelitas, 18 mas tiveram que fugir deles. Davi matou setecentos condutores dos carros de guerra e 40.000 soldados de cavalaria. Também matou a Sobaque, o comandante do exército sírio. 19 Ao ver que os israelitas os tinham derrotado, os reis que serviam Hadadezer fizeram um acordo de paz e se submeteram a eles. Os sírios ficaram com medo e não voltaram a ajudar os amonitas.
O pecado de Davi com Bate-Seba
11 Na primavera, época em que os reis saíam em campanha militar, Davi enviou Joabe, seus oficiais e todos os israelitas para destruir os amonitas. O exército de Joabe atacou a capital, Rabá, mas Davi ficou em Jerusalém.
2 Uma tarde, Davi se levantou da cama e foi passear pelo terraço do seu palácio. Dali ele viu uma mulher tomando banho, e a mulher era muito bonita. 3 Então ele mandou chamar os seus oficiais e lhes perguntou quem era a mulher. Um deles respondeu:
—É Bate-Seba, filha de Eliã, esposa de Urias, o heteu.
4 Então Davi enviou mensageiros para que lhe trouxessem a mulher. Quando ela chegou, ele se deitou com ela. Depois ela voltou para casa. Bate-Seba tinha recentemente terminado o período menstrual e completado os ritos de purificação.[a] 5 Bate-Seba engravidou e mandou informar a Davi de que estava grávida.
6 Então Davi enviou esta mensagem a Joabe:
—Envie-me Urias, o heteu.
E Joabe fez isso. 7 Urias se apresentou e Davi lhe perguntou como estavam Joabe e os soldados, e como ia a guerra. 8 Depois Davi disse a Urias:
—Vá para casa e descanse[b].
Urias saiu do palácio com um presente que o rei tinha lhe dado. 9 Mas Urias não foi para casa, ele foi dormir à entrada do palácio, com os outros servos do rei. 10 Os servos informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa. Então Davi disse a Urias:
—Você teve uma viagem longa, por que não foi para casa?
11 Urias respondeu:
—A arca sagrada e os soldados de Israel e de Judá estão acampados em Sucote[c]. Joabe, o meu chefe, e os seus oficiais acampam ao ar livre. Não é justo que eu vá para casa, coma, beba e me deite com minha esposa. Juro pela vida do rei que não farei isso.
12 Davi disse:
—Fique aqui esta noite e amanhã regressará para a batalha.
Urias ficou em Jerusalém aquela noite. 13 No dia seguinte, Davi o convidou para comer. Urias comeu e bebeu com Davi até que Davi o embriagou. Mesmo assim, Urias não foi para casa. Nessa noite ele dormiu de novo com os servos do rei. 14 Então, na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joabe e a enviou com o próprio Urias. 15 Na carta Davi dizia a Joabe que pusesse Urias na frente do combate, onde a luta fosse mais dura, e que o deixasse sozinho até que fosse morto pelo inimigo.
16 Joabe observou a cidade para ver onde estavam os amonitas mais fortes e mandou Urias para esse lado. 17 Os homens da cidade foram combater contra Joabe. Alguns dos oficiais de Davi foram mortos, e morreu também Urias, o heteu.
18 Então Joabe enviou um mensageiro para dar a Davi um relatório detalhado da batalha. 19 Disse o seguinte ao mensageiro:
—Quando você terminar de dar ao rei o relatório completo, 20 se ele se irritar e perguntar: “Por que é que o exército de Joabe se aproximou tanto da cidade? Será que ele não sabe que há homens nas muralhas da cidade que podem matar os seus soldados com flechas? 21 Será que ele não se lembra que uma mulher lançou uma pedra de moinho sobre Abimeleque, o filho de Jerusebete, em Tebas, e o matou?[d] Então por que ele se aproximou tanto da muralha?” Se o rei Davi falar isso, então informe também ao rei que o oficial Urias, o heteu, também morreu.
22 O mensageiro foi e disse a Davi tudo o que Joabe tinha lhe indicado:
23 —Os amonitas nos atacaram no campo, lutamos e os perseguimos até a entrada da cidade, 24 mas os soldados que estavam nas muralhas lançaram flechas contra nós e alguns dos seus oficiais morreram. Entre eles Urias, o heteu.
25 Então Davi disse ao mensageiro:
—Diga a Joabe que não se preocupe tanto com o passado, a espada tanto pode matar um homem como outro. Fale para ele que organize um ataque mais forte contra Rabá até conseguir a vitória.
26 Quando Bate-Seba ouviu falar que Urias, seu marido, tinha morrido, chorou por ele. 27 Depois do luto, Davi mandou que a trouxessem ao palácio. Davi se casou com ela e ela lhe deu um filho, mas o SENHOR não gostou daquilo que Davi tinha feito.
Jesus é como a videira
15 —Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador. 2 Ele corta todos os galhos[a] que não dão frutos.[b] Mas ele poda e limpa todos os galhos que dão frutos, para que deem ainda mais. 3 Vocês já estão limpos por causa dos ensinamentos que eu tenho dado a vocês. 4 Continuem em mim e eu continuarei em vocês. Assim como o galho não pode dar frutos por si mesmo, a não ser que continue na videira, vocês também não podem dar frutos por si mesmos, a não ser que continuem em mim.
5 —Eu sou a videira e vocês são os galhos. Aquele que continuar em mim e eu nele, dará muitos frutos, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Se alguém, porém, não continuar em mim, é como o galho que é jogado fora e seca. As pessoas juntam os galhos secos e os queimam no fogo.
7 —Se vocês permanecerem em mim e continuarem obedecendo aos meus ensinamentos, pedirão tudo o que quiserem e será dado a vocês. 8 Vocês devem dar muitos frutos e assim mostrar que são meus discípulos. Isto trará glória ao meu Pai. 9 Assim como o Pai mostrou o seu amor por mim, eu também mostrei o meu amor por vocês. Continuem no meu amor. 10 Eu tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e assim continuo em seu amor. Da mesma forma, se vocês obedecerem aos meus mandamentos, continuarão no meu amor. 11 Digo estas coisas a vocês para que a minha alegria esteja em vocês e para que a alegria de vocês seja completa. 12 Este é o meu mandamento: Que vocês se amem uns aos outros, assim como eu tenho amado vocês. 13 O maior amor que alguém pode demonstrar por seus amigos é dar sua vida por eles. 14 Vocês são meus amigos se continuarem a fazer aquilo que eu digo. 15 Eu não os chamo mais de servos, pois o servo não sabe o que o seu senhor faz. Agora eu os chamo de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Vocês não me escolheram; pelo contrário, eu escolhi vocês. Vocês foram escolhidos para irem e darem frutos. E o meu desejo é que esses frutos durem muito. Então o Pai lhes dará tudo o que vocês pedirem em meu nome. 17 Este é o meu mandamento: Que vocês se amem uns aos outros.
Cuidado com o mundo
18 —Se o mundo odeia a vocês, lembrem-se de que ele odiou primeiro a mim. 19 Se vocês pertencessem ao mundo, então o mundo amaria a vocês da mesma forma que ama a todos os que pertencem a ele. Mas vocês não pertencem ao mundo, pois eu os escolhi e os tirei do mundo. Por isso o mundo odeia a vocês. 20 Lembrem-se do que eu disse a vocês: “O servo não é maior que o seu senhor”. Se perseguiram a mim, também perseguirão a vocês. Se obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos de vocês. 21 Eles vão fazer tudo isto a vocês por minha causa, pois não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não tivesse vindo e falado com eles, eles não seriam culpados de nenhum pecado. Mas agora eles não têm qualquer desculpa para seus pecados. 23 Aquele que me odeia também odeia ao meu Pai. 24 Eu fiz obras entre eles que ninguém jamais fez e, se eu não tivesse feito essas obras, eles não seriam culpados de nenhum pecado. Mas eles viram todas as obras que fiz e, mesmo assim, ainda odeiam a mim e a meu Pai. 25 Isto, porém, é assim para que aconteça o que está escrito na lei deles: “Eles me odiaram sem nenhum motivo”.[c]
26 —Eu enviarei a vocês, da parte do Pai, o Auxiliador. Ele é o Espírito da verdade que vem do Pai e, quando ele vier, falará a meu respeito. 27 Vocês também falarão a meu respeito, porque têm estado comigo desde o princípio.
Zain
49 Lembre-se da promessa que fez ao seu servo,
é ela que me dá esperança.
50 A sua promessa é o meu consolo no sofrimento;
a sua palavra me dá vida.
51 As pessoas que se julgam melhores do que eu zombam de mim,
mas eu não me afasto da sua lei.
52 SENHOR, lembro-me dos seus ensinamentos antigos,
são eles que me dão consolo.
53 Fico indignado
ao ver que os maus rejeitam a sua lei.
54 Onde quer que eu esteja,
as suas ordens são o tema dos meus cânticos.
55 SENHOR, de noite me lembro do Senhor,
e obedecerei às suas ordens.
56 Este é o meu dever:
ser obediente às suas instruções.
Het
57 O SENHOR é tudo o que tenho,
prometo guardar os seus mandamentos.
58 Peço ao Senhor com todo o meu coração
que me trate com bondade, como prometeu.
59 Examinei a minha vida
e resolvi voltar a viver na sua lei.
60 Sem perder tempo,
me apressei a ser obediente aos seus mandamentos.
61 Os maus querem me prender nas suas cordas,
mas eu não esqueço a sua lei.
62 No meio da noite, acordo e me levanto
para lhe agradecer pelos seus justos ensinamentos.
63 Sou amigo dos que o temem,
de todos os que são obedientes às suas instruções.
64 SENHOR, a terra está cheia do seu amor fiel,
ensine-me os seus decretos.
16 As pessoas podem fazer planos,
mas só o SENHOR pode torná-los realidade.
2 Cada pessoa pensa que o que faz é bom,
mas o SENHOR é quem julga as intenções.
3 Ponha nas mãos do SENHOR tudo o que faz,
para que os seus planos se tornem realidade.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International