The Daily Audio Bible
Today's audio is from the EHV. Switch to the EHV to read along with the audio.
Samuel consagra a Saul
10 Samuel pegou um frasco de azeite e o derramou sobre a cabeça de Saul. Depois o beijou e disse:
—O SENHOR o escolheu[a] para ser líder do seu povo. Você será o líder do povo de Deus e o salvará dos inimigos que estão ao seu redor. Aqui está o sinal que confirmará o que eu disse[b]: 2 Depois de você ir embora, encontrará dois homens perto do sepulcro de Raquel, em Zelza, no território de Benjamim. Eles lhe dirão que alguém encontrou os burros que procura. Também dirão que seu pai está preocupado com você e se pergunta o que deve fazer para encontrar você.
3 —Dali você seguirá a Tabor, até onde está o carvalho e ali encontrará três homens que estarão a caminho de Betel para adorar a Deus, levando suas ofertas para o santuário. Um deles levará três cabritos; o outro, três pães; e o outro, um odre de vinho. 4 Os três homens o saudarão e lhe oferecerão duas ofertas de pão para consagrar,[c] e você os aceitará. 5 Depois irá a Gibeá de Deus, onde se encontra um forte filisteu. Quando você chegar, sairá a recebê-lo um grupo de profetas do lugar da adoração[d]. Eles virão profetizando, tocando harpas, pandeiros, flautas e liras. 6 Então o Espírito do SENHOR virá sobre você com grande poder e acontecerá uma mudança em você. Será uma pessoa diferente e começará a profetizar como eles. 7 Depois poderá fazer o que achar melhor porque Deus estará com você. 8 Vá até Gilgal antes de mim. Ali me unirei a você para apresentar sacrifícios que devem ser queimados completamente e ofertas para festejar. Mas espere ali sete dias até eu ir lhe falar o que deverá fazer.
9 Desde o momento em que Saul partiu, Deus mudou a vida dele. Tudo aconteceu assim como disse Samuel. 10 Saul e o seu servo foram a Gibeá para se unirem a um grupo de profetas. O Espírito de Deus se apoderou de Saul e ele profetizou com eles. 11 Algumas pessoas, que tinham conhecido Saul antes, viram Saul profetizando e começaram a se perguntar:
—O que está acontecendo com o filho de Quis? Ele é um dos profetas?
12 Um homem que morava ali disse:
—Sim! E parece ser o líder.[e]
Por isso ficou famoso o ditado: “Será Saul também um dos profetas?”
13 Depois de profetizar, Saul foi ao lugar da adoração. 14 O tio de Saul perguntou a ele e ao servo onde tinham estado. Saul disse:
—Estávamos procurando os burros, mas como não podíamos encontrá-los, fomos ver Samuel.
15 O tio pediu que eles contassem o que Samuel disse. 16 Saul respondeu:
—Nos disse que já haviam encontrado os burros.
Mas não contou o que Samuel lhe disse sobre o reino.
17 Samuel convocou todo o povo de Israel para que se unissem com o SENHOR em Mispá. 18 Ali disse a eles o seguinte:
—O SENHOR, Deus de Israel, diz: “Eu tirei Israel do Egito. Eu os salvei do controle do Egito e dos outros reinos que tratavam de lhes fazer mal. 19 Eu, seu Deus, salvou vocês de todas as suas dificuldades. Mas vocês disseram que querem um rei para reinar sobre vocês. Portanto, agora apresentem-se perante o SENHOR tribo por tribo”.
20 A seguir Samuel pediu às tribos que se aproximassem. A primeira tribo escolhida foi a tribo de Benjamim. 21 Da tribo de Benjamim, escolheu à família de Matri, e pediu aos homens dessa família que se aproximassem. Dessa família escolheu Saul, filho de Quis. Também, quando o povo procurou por Saul, não conseguiram encontrá-lo. 22 Então perguntaram ao SENHOR se Saul não havia chegado ainda. O SENHOR respondeu:
—Saul está escondido entre o equipamento.
23 Então foram e o tiraram dali. Ao colocá-lo entre o povo, viram que era tão alto que as pessoas apenas chegavam até o ombro dele. 24 Samuel disse ao povo:
—Vejam o homem que o SENHOR escolheu! Não há ninguém como ele em todo o povo.
Então o povo começou a gritar:
—Viva o rei!
25 Samuel explicou as leis do reino ao povo. Ele as escreveu em um livro que colocou diante do SENHOR. Depois disse a eles que fossem para casa. 26 Também Saul foi para sua casa em Gibeá. Deus tocou o coração de alguns homens corajosos e eles começaram a seguir Saul. 27 Mas alguns homens de mau-caráter começaram a dizer:
—Como este homem pode nos salvar?
Falavam mal de Saul e se negavam a levar presentes, mas ele não dizia nada.
Saul vence os amonitas
Naás, o rei dos amonitas, tinha oprimido os gaditas e os rubenitas. Ele tinha tirado o olho direito de todos os homens israelitas dessas tribos que moravam ao leste do rio Jordão e não tinha deixado que ninguém os ajudasse. Isto causou muito temor em Israel. Mas 7.000 israelitas escaparam dos amonitas e foram a Jabes-Gileade.[f]
11 Por volta de um mês depois,[g] Naás, o amonita, e o seu exército rodearam Jabes-Gileade. Todos os homens[h] dessa cidade disseram a Naás:
—Se você fizer uma aliança conosco, serviremos você.
2 Mas Naás respondeu:
—Farei uma aliança com vocês somente se me deixarem tirar o olho direito a cada um de vocês. Assim causarei desgraça a todo Israel!
3 Os líderes de Jabes disseram a Naás:
—Dê-nos sete dias para enviar mensageiros por todo Israel. Se ninguém vier nos ajudar, nós mesmos iremos a você e nos renderemos.
4 Quando os mensageiros chegaram a Gibeá, onde vivia Saul, e deram a notícia ao povo, todos começaram a chorar. 5 Ao regressar de arrear os bois no campo, Saul ouviu o povo chorando e perguntou:
—O que aconteceu com o povo? Por que choram?
Então o povo disse a Saul o que tinham dito os mensageiros de Jabes. 6 Enquanto os ouvia, o Espírito de Deus se apoderou dele com grande poder. Com fúria 7 pegou dois bois e os despedaçou. Depois deu os pedaços aos mensageiros e lhes ordenou que os levassem por toda a terra de Israel e que entregassem a seguinte mensagem ao povo:
—Quem não sair para unir-se com Saul e Samuel terá a mesma sorte que estes bois!
O temor do SENHOR se apoderou do povo e todos se uniram. 8 Saul reuniu 300.000 soldados[i] de Israel e 30.000[j] de Judá. 9 Saul e o seu exército disseram aos mensageiros de Jabes:
—Digam ao povo de Jabes-Gileade que amanhã, ao meio-dia, iremos ajudá-los.
Os mensageiros levaram a mensagem de Saul ao povo de Jabes e todos se alegraram muito. 10 Então os habitantes de Jabes disseram a Naás:
—Amanhã nos renderemos e poderá fazer o que quiser conosco.
11 No dia seguinte, antes do amanhecer, Saul dividiu os seus homens em três grupos e invadiram o acampamento dos amonitas. Antes do meio-dia, tinham derrotado os amonitas. Os soldados amonitas corriam por todos os lados, ficando completamente dispersos. 12 Depois o povo disse a Samuel:
—Onde estão os que não queriam que Saul nos governasse? Tragam-nos para que os matemos!
13 Mas Saul disse:
—Não! Não matem ninguém hoje, pois o SENHOR deu a vitória ao povo de Israel.
14 Então Samuel disse ao povo:
—Venham! Vamos a Gilgal para confirmar Saul como rei.
15 Todos foram a Gilgal e, diante do SENHOR, o povo confirmou Saul como rei, apresentaram perante o SENHOR ofertas para festejar, e Saul e todos os israelitas tiveram uma celebração bem grande.
43 Jesus respondeu:
—Deixem de se queixar em voz baixa uns com os outros! 44 Foi o Pai quem me enviou. Ninguém pode vir a mim se o Pai não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Os profetas escreveram: “Deus vai ensinar a todos”(A). Todo aquele que ouve o Pai e aprende do que ele diz, vem a mim. 46 Nunca ninguém viu o Pai a não ser aquele que veio do Pai. Só ele viu o Pai.
47 —Digo a verdade a vocês: Aquele que crê em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão que dá vida. 49 Os seus parentes que viveram na época de Moisés comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Mas este é o pão que desce do céu e quem comer dele nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu e quem comer deste pão viverá para sempre. Este pão é o meu corpo, e eu darei o meu corpo para que o mundo possa ter vida.
52 Então os judeus começaram a discutir entre eles:
—Como pode este homem nos dar para comer o seu próprio corpo?
53 Jesus disse:
—Digo a verdade a vocês: Vocês têm que comer o corpo do Filho do Homem e têm que beber o seu sangue. Se não fizerem isto, vocês não terão vida dentro de vocês. 54 Quem come do meu corpo e bebe do meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. 55 O meu corpo é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Quem comer do meu corpo e beber do meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 O Pai me enviou. O Pai vive e eu vivo por causa do Pai. Assim, quem comer a minha carne também viverá por meio de mim. 58 Eu não sou como o pão que os vossos pais comeram. Eles comeram esse pão e mesmo assim morreram. Eu sou o pão que desceu do céu e quem comer deste pão viverá para sempre. 59 Jesus disse tudo isto enquanto ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
As palavras da vida eterna
60 Os discípulos de Jesus ouviram isto e muitos deles disseram:
—Estas palavras são muito duras. Quem é que pode aceitá-las?
61 Jesus sabia que os seus discípulos não tinham gostado do que ele tinha dito e que se queixavam uns com os outros. Então disse:
—Vocês não gostaram do que eu disse? 62 E se virem o Filho do Homem voltar para o lugar de onde ele veio? 63 É o Espírito que dá vida; o corpo não pode fazer isso. As palavras que eu disse são espírito e portanto dão vida. 64 Mas alguns de vocês não acreditam.
(Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não acreditavam e, também, quem iria traí-lo mais tarde.) 65 E ele prosseguiu:
—Foi por isso que eu disse: Aquele que o Pai não deixar vir a mim, não poderá vir.
66 Depois de Jesus dizer isto, muitos daqueles que o seguiam o abandonaram.
67 Então Jesus perguntou aos doze discípulos:
—Vocês não querem ir embora, não é verdade?
68 Simão Pedro respondeu a Jesus:
—Senhor, para quem iremos? O senhor é que tem as palavras que dão a vida eterna. 69 Nós confiamos no senhor e sabemos que é o Santo de Deus. 70 Então Jesus respondeu:
—Eu escolhi a todos vocês, aos doze, e um de vocês é diabo.
71 Jesus estava falando de Judas, filho de Simão Iscariotes. Judas era um dos doze, mas iria trair a Jesus mais tarde.
Livro 5
(Salmos 107–150)
Deem graças ao Senhor
107 Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom!
O seu amor dura para sempre!
2 Repitam isso todos aqueles que o SENHOR salvou,
aqueles que ele resgatou do poder do inimigo.
3 Louvem-no aqueles que ele fez voltar de todas as terras,
do leste e do oeste, do norte e do sul[a].
4 Andavam perdidos num deserto vazio,
à procura de uma cidade onde pudessem viver,
mas não a encontravam.
5 Estavam fracos, com fome e com sede,
quase morrerendo.
6 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR
e ele os livrou das suas aflições.
7 Ele os levou pelo caminho certo
para a cidade onde podiam viver.
8 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
9 Deus dá água aos que têm sede
e comida aos que têm fome.
10 Eles se encontravam na mais profunda escuridão,
estavam presos com correntes e aflitos.
11 Tinham se revoltado contra as ordens de Deus,
rejeitado os ensinamentos do Altíssimo.
12 Deus os fez sofrer para humilhá-los;
eles tropeçaram e caíram, e não havia ninguém para ajudá-los.
13 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR,
e ele os livrou das suas aflições.
14 Deus os tirou da profunda escuridão
e quebrou as correntes que os prendiam.
15 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
16 Ele derrubou as portas de bronze
e partiu as correntes de ferro para libertá-los.
17 Estavam loucos, eram rebeldes,
sofriam por causa do mal que tinham feito.
18 Estavam tão doentes que nem tinham vontade de comer,
estavam prestes a morrer.
19 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR,
e ele os livrou das suas aflições.
20 Deus enviou a sua palavra e os curou.
Ele os livrou da morte.
21 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
22 Ofereçam sacrifícios de gratidão[b]
e proclamem com cânticos de alegria o que ele tem feito.
23 Foram para o mar em navios,
atravessaram o oceano para fazer negócios;
24 eles viram as obras do SENHOR,
as suas maravilhas no alto mar.
25 Deus falou e se levantou um vento tempestuoso,
as ondas se tornaram cada vez mais altas.
26 Os navios se elevavam até o céu e desciam até o fundo do mar.
No meio desse perigo, os homens perdiam todas as forças.
27 Eles tropeçavam e caíam como bêbados.
De nada lhes servia serem bons marinheiros.
28 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR,
e ele os livrou das suas aflições.
29 Transformou a tempestade num vento leve
e acalmou as ondas.
30 Todos se alegraram ao ver o mar calmo
e Deus os levou ao porto desejado.
31 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
32 Louvem-no na assembleia do povo
e louvem-no na assembleia dos líderes do povo.
33 Deus converteu os rios em desertos
e fez secar as fontes de água;
34 e por causa da maldade dos seus habitantes,
transformou a terra fértil em salinas.
35 Mas, para os necessitados, ele converteu o deserto num lago
e a terra seca em fontes de água.
36 Ele levou para essa terra os famintos
e eles construíram uma cidade para viver nela.
37 Semearam campos, plantaram vinhas
e tiveram boas colheitas.
38 Deus abençoou o seu povo e lhes deu muitos filhos
e muitos animais.
39 Os orgulhosos são cada vez menos,
eles são derrotados, oprimidos e sofrem com muitas dores.
40 Deus humilha os mais poderosos
e os faz passar por desertos sem caminhos.
41 Deus resgata os necessitados da sua aflição
e aumenta as suas famílias como rebanhos.
42 Os justos se alegram ao ver tudo isso,
mas os injustos não dizem nada.
43 Que o sábio se lembre dessas coisas
e medite na fidelidade e no amor do SENHOR.
15 Uma resposta amável acalma a ira,
mas uma resposta dura aumenta a ira.
2 As pessoas gostam de ouvir os sábios,
mas os insensatos dizem só loucuras.
3 Os olhos do SENHOR estão em toda parte,
ele observa tanto os bons como os maus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International