Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the EHV. Switch to the EHV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Samuel 12-13

Samuel se despede perante o povo

12 Samuel falou a todo Israel:

—Fiz tudo o que queriam que fizesse. Escolhi um rei para guiá-los. Já estou velho e cheio de cabelos brancos, mas os meus filhos estão aqui com vocês. Tenho sido seu líder desde jovem, aqui estou. Se fiz alguma coisa má, podem me acusar perante o SENHOR e diante do seu rei escolhido[a]. Alguma vez roubei o boi ou o jumento de alguém? Alguma vez fiz mal a alguém? Alguma vez tomei dinheiro para favorecer a alguém quando eu julgava? Se fiz alguma dessas coisas, a corrigirei.

Os israelitas responderam:

—Não! Nunca nos fez nada de mal; não nos enganou nem nos roubou.

Samuel disse aos israelitas:

—O SENHOR e o seu rei escolhido são testemunhas do que disseram. Sabem que não encontraram nada de mal em mim.

E o povo respondeu:

—Sim! Ele é testemunha.

Então Samuel disse ao povo:

—O SENHOR viu o que aconteceu. Foi ele quem escolheu Moisés e Arão e quem tirou os nossos antepassados[b] do Egito. Agora eu os acuso perante o SENHOR. Defendam-se como puderem perante o SENHOR,[c] que vou lhes contar[d] o que o SENHOR fez para salvar vocês e seus antepassados. Jacó foi para o Egito. Depois os egípcios fizeram a vida dos seus descendentes impossível. Estando eles desesperados, pediram ajuda ao SENHOR, e o SENHOR lhes enviou Moisés e Arão. Eles tiraram seus antepassados do Egito e os trouxeram para morar aqui. Mas como os seus antepassados se esqueceram do SENHOR, seu Deus, o SENHOR permitiu que se tornassem escravos de Sísera, que era o comandante do exército de Hazor. Também permitiu que se tornassem escravos dos filisteus e do rei de Moabe. Todos eles lutaram contra os seus antepassados. 10 Mas os seus antepassados clamaram ao SENHOR: “Somos pecadores. Abandonamos o SENHOR para servir os falsos deuses Baal e Astarote. Livre-nos agora dos nossos inimigos e o serviremos”.

11 —Então o SENHOR enviou Jerubaal[e], Baraque[f], Jefté[g] e Samuel[h], e os livrou dos seus inimigos e viveram a salvo. 12 Assim também, quando viram que Naás, rei dos amonitas, iria atacá-los, disseram: “Queremos que um rei nos governe!” Mas o SENHOR, seu Deus, já era o seu rei. 13 Agora aqui está o rei que vocês escolheram, o SENHOR o colocou sobre vocês. 14 Devem temer e respeitar o SENHOR, servi-lo e não desobedecer aos seus mandamentos. Não se voltem contra ele. Vocês e o rei que os governa devem obedecer ao SENHOR, seu Deus, para que ele os resgate.[i] 15 Se não obedecerem ao SENHOR, ele lhes fará mal. Se rejeitarem o que o SENHOR manda com sua boca, o SENHOR se voltará contra vocês. Com mão dura destruirá vocês e seu rei![j]

16 —Agora, prestem atenção e vejam com seus próprios olhos as grandes obras que o SENHOR fará. 17 Agora é o momento da colheita do trigo.[k] Pedirei ao SENHOR que envie trovões e chuva. Então saberão que fizeram o que não é do agrado do SENHOR quando pediram um rei.

18 No mesmo dia em que Samuel orou ao SENHOR, o SENHOR enviou trovões e chuva, e o povo teve grande temor do SENHOR e de Samuel. 19 Todos diziam a Samuel:

—Peça ao SENHOR, seu Deus, por nós, os seus servos. Não nos deixe morrer! Temos pecado muito e agora pecamos novamente quando pedimos por um rei.

20 Samuel respondeu:

—Não tenham medo. É verdade que fizeram todo esse mal, mas não deixem de seguir ao SENHOR. Sirvam ao SENHOR com todo o coração. 21 Os ídolos são só estátuas que não podem ajudar em nada! Não os adorem, eles não podem ajudar nem salvar. Não são nada! 22 Assim também, o SENHOR não abandonará o seu povo. O SENHOR se agradou em fazê-los o seu povo. Portanto, por amor do seu nome, não os abandonará. 23 E quanto a mim, nunca deixarei de orar por vocês, porque se deixasse de fazê-lo, então pecaria contra o SENHOR. Continuarei ensinando a vocês o caminho reto para viverem da maneira que ele manda. 24 Mas respeitem o SENHOR e sirvam-no com todo o coração. Lembrem-se de todas as maravilhas que fez por vocês! 25 Se forem teimosos em fazer o mal, Deus lançará fora vocês e seu rei, como se joga fora a poeira quando se varre.

A guerra contra os filisteus

13 Saul tinha certa idade[l] quando começou a reinar e reinou em Israel por quarenta e dois[m] anos. Saul escolheu 3.000 soldados israelitas: 2.000 ficaram com ele em Micmás, nas terras de Betel, e 1.000 ficaram com Jônatas, em Gibeá de Benjamim. Saul enviou os demais soldados para suas casas.

Jônatas atacou a guarnição dos filisteus em Geba e venceu. Os outros filisteus souberam disso. Então Saul disse para os que estavam com ele:

—Deixem que todos os hebreus saibam o que aconteceu aqui[n].

Saul lhes ordenou que tocassem as trombetas por todo o país. Todos os israelitas ouviram a notícia:

—Saul matou o líder filisteu, e agora os filisteus nos odeiam!

Então os israelitas se reuniram com Saul em Gilgal, e os filisteus reuniram-se para lutar contra Israel. Os filisteus acamparam em Micmás, ao leste de Bete-Avém, com 3.000[o] carros de combate e 6.000 cavalos. Havia tantos filisteus como a areia da praia.

Os israelitas viram que estavam com problemas e sentiram que estavam sem saída. Correram para se esconder onde podiam: em cavernas, gretas, túneis, poços de água e trincheiras. Alguns hebreus até atravessaram o rio Jordão para a terra de Gade e Gileade. Saul ainda estava em Gilgal com todo seu exército tremendo de medo deles. Como Samuel disse que se reuniria com Saul em Gilgal, Saul ficou ali por sete dias. Mas Samuel não chegava e os soldados começaram a abandonar Saul. Portanto, Saul disse:

—Tragam os sacrifícios que devem ser queimados completamente e as ofertas para festejar.

E Saul ofereceu o sacrifício que deve ser queimado completamente. 10 Quando Saul acabou de oferecer o sacrifício, Samuel chegou. Saul saiu a recebê-lo 11 e Samuel lhe perguntou:

—O que você fez?

Saul respondeu:

—Vi que os soldados estavam me abandonando, e como você não chegava e os filisteus estavam se reunindo em Micmás, 12 eu pensei: “Os filisteus virão e me atacarão em Gilgal e nem sequer pedi ajuda ao SENHOR!”

Foi por isso que eu me atrevi a oferecer o sacrifício que deve ser queimado completamente.

13 Samuel respondeu:

—Você é um tolo! Não obedeceu ao SENHOR, seu Deus. Se tivesse obedecido à sua ordem, então o SENHOR teria deixado que sua família governasse Israel para sempre. 14 Mas agora seu reinado não permanecerá. O SENHOR tem buscado um homem que obedecerá a ele[p] e o tem encontrado. O SENHOR o nomeará como o novo líder do seu povo. Como não obedeceu à ordem do SENHOR, ele nomeará um novo líder.

15 Então Samuel se levantou e saiu de Gilgal.

Saul e o resto do exército saíram de Gilgal[q] rumo a Gibeá, de Benjamim. Saul contou os homens que ainda estavam com ele e eram seiscentos. 16 Saul, seu filho Jônatas e os soldados foram a Geba, de Benjamim. Os filisteus estavam acampando em Micmás. 17 O exército filisteu começou a atacar dividido em três grupos. Um grupo avançou pelo caminho de Ofra, perto de Saul; 18 outro, pelo caminho de Bete-Horom, ao oeste; e o terceiro, pela fronteira do vale de Zeboim, em direção ao deserto. 19 Nenhum dos israelitas sabia como trabalhar o ferro, pois não havia nenhum ferreiro. Os filisteus não ensinaram aos israelitas como utilizá-lo porque tinham medo que fizessem espadas e lanças. 20 Somente os filisteus sabiam afiar as ferramentas. Os israelitas dependiam dos filisteus quando necessitavam afiar os seus arados, enxadas, machados e foices. 21 Por um arado ou uma enxada os filisteus cobravam oito gramas[r] de prata; e por um ferrão, um machado ou uma aguilhada cobravam quatro gramas[s]. 22 Portanto, no dia da batalha o exército israelita não tinha espadas nem lanças, a não ser Saul e Jônatas.

23 Então um grupo de filisteus avançou até o desfiladeiro da terra de Micmás.

João 7:1-30

Jesus e os seus irmãos

Depois disto, Jesus andava pela Galileia. Ele não queria mais andar pela Judeia[a] porque os líderes judeus procuravam matá-lo. Estava próxima uma das festas dos judeus (a Festa dos Tabernáculos). Os irmãos de Jesus disseram a ele:

—Você deve sair daqui e ir para a Judeia. Assim os seus discípulos que estão lá poderão ver os milagres que você faz. Quem quer ser bem conhecido não esconde o que faz. Já que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo.

(Nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.)

Jesus então respondeu:

—Ainda não chegou a hora oportuna para eu ir, mas para vocês qualquer hora serve. O mundo não pode odiar a vocês, mas me odeia porque eu falo do mal que ele faz. Portanto, vão vocês para a festa. Eu não vou agora, pois ainda não chegou o momento certo. Depois de dizer isto, Jesus ficou na Galileia.

10 Os irmãos de Jesus foram para a festa. Depois deles terem ido, Jesus também foi, mas não deixou que ninguém o visse. 11 Durante a festa, os líderes judeus procuravam por Jesus. Eles perguntavam para as pessoas:

—Onde está aquele homem?

12 Havia muitas pessoas na festa, e várias falavam em voz baixa a respeito de Jesus. Algumas diziam:

—Ele é um bom homem!

Outras diziam:

—Não, ele está enganando o povo!

13 Porém, ninguém tinha coragem de falar dele abertamente por terem medo dos líderes judeus.

Jesus ensina na festa

14 No decorrer da festa, Jesus foi ao templo e começou a ensinar a todos. 15 Os judeus, admirados, diziam:

—Como é que este homem sabe tanto se ele nunca estudou para isso?

16 Jesus respondeu:

—As coisas que ensino não vêm de mim. O que eu ensino vem daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, saberá que o meu ensino vem dele e não de mim mesmo. 18 Quem ensina as suas próprias ideias busca glória para si mesmo. Porém, aquele que procura a glória de quem o enviou fala a verdade e não engana ninguém. 19 Moisés não deu a lei a vocês? Porém nenhum de vocês obedece a essa lei. Por que vocês querem me matar? 20 O povo respondeu:

—Você tem um demônio. Quem é que quer matá-lo?

21 Jesus respondeu:

—Fiz um milagre e vocês ficaram admirados. 22 Moisés deu a lei da circuncisão a vocês. (Aliás, nem foi Moisés que deu essa lei. A lei da circuncisão já existia desde os tempos dos nossos pais.) No entanto vocês circuncidam os meninos no sábado. 23 Se um menino pode ser circuncidado no sábado para se cumprir a lei de Moisés, por que então vocês se irritaram comigo por eu ter curado um homem por completo no sábado? 24 Deixem de julgar só pelas aparências. Sejam justos e julguem por aquilo que é reto.

Será Jesus o Messias?

25 Então algumas pessoas que viviam em Jerusalém disseram:

—Não é este o homem que eles queriam matar? 26 Vejam só! Ele está aí falando abertamente a todos e ninguém lhe faz nada! Será que os líderes do povo sabem que este é realmente o Messias? 27 Nós sabemos de onde este homem vem mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele virá.

28 Jesus, que ainda estava ensinando no templo, exclamou em voz alta:

—Vocês me conhecem e sabem de onde eu venho. Porém eu não vim por minha própria vontade. Eu fui enviado por aquele que é verdadeiro e que vocês não conhecem. 29 Mas eu o conheço. Eu venho dele e foi ele quem me enviou.

30 Quando Jesus disse isto, o povo tentou prendê-lo, mas ninguém conseguiu sequer tocar nele, pois o momento certo ainda não tinha chegado.

Salmos 108

Oração pela vitória

Cântico. Salmo de Davi.

108 O meu coração está decidido, ó Deus,
    a cantar hinos que lhe deem louvor.
Acordem, harpa e lira!
    Acordarei o sol!
Ó SENHOR, eu o louvarei entre as nações,
    no meio dos povos lhe cantarei salmos.
Porque o seu amor é mais alto do que o céu,
    a sua fidelidade chega até às nuvens.
Ó Deus, que a sua grandeza seja mais alta do que os céus,
    que toda a terra fique cheia da sua glória.
Salve-nos com o seu grande poder!
    Responda à minha oração e salve o seu amado povo.

Deus disse no seu santuário:
“Quando eu vencer, dividirei entre o meu povo
    as terras de Siquém e as do vale de Sucote.
Gileade e Manassés são meus;
    Efraim é o meu capacete e Judá é o meu cetro de rei.
Moabe será a bacia onde me lavo,
    e Edom será o escravo que me traz as sandálias.
    Cantarei a vitória sobre os filisteus”.

10 Ó Deus, quem me guiará à cidade fortificada?
    Quem me guiará até Edom?
11 Ó Deus, será que nos abandonou?
    Será que deixou de sair com os nossos exércitos?
12 Ajude-nos a derrotar o inimigo,
    pois a ajuda dos homens é inútil.
13 Com a ajuda de Deus alcançaremos a vitória;
    ele mesmo esmagará os nosos inimigos!

Provérbios 15:4

A palavra amável dá vida a todos;
    a palavra perversa destrói o espírito.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International